28.4.09

Esclarecimento

Foi com profunda tristeza e indignação que li o conteúdo das 25 páginas impressas de uma notificação extra-judicial feita pelo departamento jurídico de uma montadora de origem alemã, na qual não citarei o nome, me acusando de uso indevido de sua marca e impondo a retirada imediata dos trabalhos deste blog, os quais fazem referência aos produtos da marca em questão, sob pena de processo. Correspondência essa timbrada com os nomes de um “exército” de advogados alemães e brasileiros.

Apenas um simples telefonema ou um e-mail seria o suficiente para resolver a questão, e não desta forma burocrática e truculenta a que fui exposto e com tudo isso ainda mencionaram que isso seria uma solução amigável, imaginem se não fosse.

O mais interessante é que por várias vezes tentei submeter meus trabalhos a avaliação desta montadora mas nunca obtive um canal de comunicação ou sequer uma resposta aos meus emails. Achava que as montadoras fossem mais liberais e receptivas quanto a novas idéias e trabalhos de admiradores, porém cheguei a decepcionante conclusão que o único intuito das montadoras é o lucro e não a paixão por automóveis.

Esclareço ainda que meus trabalhos na área de desenhos automotivos são de natureza artística, sem conotação comercial, e que de forma alguma são depreciativos a montadora, e sim uma homenagem a marca e a seus modelos clássicos que se imortalizaram na memória dos brasileiros, da qual eu era admirador.

Outrossim já informei nesta data a montadora por meio de carta registrada que, já retirei todas as imagens e quaisquer referências da marca em questão, porém não posso me responsabilizar por outros veículos de comunicação que entendem o objetivo do blog e admiram o meu trabalho e eventualmente publicam alguns deles.

Além disso também pretendo banir a marca em minha própria garagem.

26.4.09

Botinha renovada

Por causa de sua longevidade no mercado (25 anos), o Uno já virou um clássico, portanto nada mais justo que uma renovada no visual do eficiente Uno, carinhosamente apelidado de Botinha ortopédica. Isto é apenas uma projeção como todas as outras no blog.


Longe de ser um palpite para o novo Uno que a Fiat promete lançar, me inspirei apenas nas linhas do Uno mesclando com a frente do atual Mille, isto é, fiz apenas uma releitura. Quanto ao nome Uno que a Fiat abandonou, ressuscitei esse nome e Mille fica apenas como modelo 1.0, como era antes.


Quanto a versão esportiva estava na dúvida entre o 1.6 R e o Turbo, optei pelo R porque tinha um visual mais interessante como a tampa preta e faixas, quanto ao motor usaria o atual 1.4 da Fiat, ficando Uno 1.4 R, mas nada impede que tenha um Turbo assim como no Punto T-jet.


O Premio entraria no lugar do Siena Fire para concorrer com o Classic e talvez Prisma. Teria motores 1.0 e 1.4.


Elba, Elba Weekend ou Uno Wekeend? já que é uma homenagem, prefiro apenas Elba. Custaria um pouco menos que a Palio Weekend, teria um motor 1.0 e para o 1.4 uma versão Adventure, sem Locker.


A picape Fiorino também teria sua vez, para uso voltado mais ao trabalho do que para o lazer, versões 1.0 e 1.4. Por enquanto sem cabine estendida.


O Fiorino furgão seguiria a mesma base da picape, só que teria um baú um pouco mais aerodinâmico. As calotinhas são só para esta apresentação, rs.


História da família Uno

Lançado em 1984, o Uno era um carro muito moderno na época, possuia motores 1050cm3 e 1300cm3, tinha diferenças com o modelo italiano, como o capô, por exemplo. Em 1985 foi lançado o sedan Prêmio com motores de 1300 e 1500cm3, tinha 2 portas e um enorme porta-malas. Em 1986 surgiu a perua Elba, tinha a mesma motorização do Prêmio, era 3 portas.

Em 1987 surge a versão esportiva do Uno, o 1.5R enquanto o Premio ganhava a versão 4 portas. Em 1988 surgiu o Furgão Fiorino e a picape derivados do Uno. Em 1990 surge uma versão para mudar a história da indústria nacional, o Mille, com motor 1.0 que iniciou a moda dos carros populares, o carro era espartano, porém era o mais barato do mercado. O 1.5R passou a ser 1.6R, a Elba ganhava versão 4 portas.

Em 1991 uma nova frente com faróis mais estreitos, também estréia a versão Mille Brio, um pouco mais potente. Em 1992 o Uno ganhou uma injeção eletrônica. Surge a Elba Weekend, nome muito usado pelas peruas da marca a partir daí. Em 1993 o Uno Mille perde o nome Uno para se chamar apenas Mille. Em 1994 chega o Uno Turbo com motor 1.4 e 118 hp que chegava aos 195 km/h, o Premio passa a ser produzido na argentina e lá se chamava Duna.

Em 1996 com a chegada do Palio, o Mille limitava-se apenas a versão 1.0 e ao longo do tempo recebeu várias designações como: SX, EX, Smart e Fire. A Elba deixou de ser fabricada. Em 1999 a Picape Uno também deixou de ser fabricada. Em 2005 Mille e Fiorino recebem outra mudança na frente e traseira, pode-se dizer que esta foi a maior mudança pois, mexeu com capô, para-lamas e tampa traseira, em 2008 o Mille Economy que ficou 10% mais econômico. Até hoje é um dos carros mais vendidos do país.

19.4.09

Aguas de Lindoia 2009

Aguas de Lindóia, belíssima cidade


Erskine e Concorde

Replica da Romi-Iseta e Lincoln

Dodge Charger Nacional e americano


Packard e Mustang

Emme Lotus e Cadillac

Corvette Pace Car e Onibus GM

Caminhão GMC e Ford


16.4.09

2o. Encontro Paulista do 3 Cilindros Clube

Estive presente neste encontro que ocorreu no dia 11 de abril em SP, belíssimos DKW´s.


Belcar

Este interessante DKW de 2 portas é alemão

Candango


Um inusitado Wartburg da alemanha oriental, tem motor 3 cilindros e 2 tempos, assim como no DKW

DKW de competição

Belcar

O luxuoso Fissore e a popular Caiçara


Teaser Opala


Ainda estou trabalhando nele no 3d max, mas fica aí uma prévia, nas enquetes ganharam a frente Opala Luxo e motor.... V8 Northstar? meu deus, n é o Corvette não. hehe

12.4.09

Puma (Parte 2) o GTB

Para terminar a série Puma, dei uma revitalizada no Top da marca, o GTB


Alguns irão chiar, pois fiz na base do Mustang, já que o antigo GTB tinha alma de Chevrolet, mas tive o cuidado de manter alguns detalhes como os farois duplos.

A lanterna traseira deixei frisada, como fiz no Brasilia.

Me inspirei no Puma GTB S2 lançado em 1979, na minha opinião o mais belo dos GTB.

8.4.09

Puma, atualizando o felino

Uma atualizada no lendário esportivo nacional, o Puma.

As falsas entradas de ar na dianteira, contrastaram um pouco com as linhas do Puma GT clássico, mas em compensação deram um ar mais moderno e agressivo ao esportivo.
Para o teto e a traseira do cupe me inspirei nas linhas de um conceito da Lamborghini para um novo Miura , o motor continua traseiro. Um 1.8 turbo refrigerado a água cairia bem nele?
Semana que vem postarei o Puma GTB.


História da Puma

Rino Malzoni projetou em 1964 um esportivo de fibra-de-vidro inspirado na Ferrari 275 GTB, o carro foi feito em parceria com a Vemag, especialmente para competições, optando-se assim pela mecânica e chassis DKW. Para produzi-lo em série Rino então fundou a Sociedade de automoveis Lumimari, onde foram produzidas 35 unidade do GT Malzoni. Em 1966 foi apresentada uma versão mais requintada para ser vendida ao público, neste mesmo ano a Lumimari foi rebatizada para Puma e o carro passou por algumas modificações e passou a se chamar Puma GT (conhecido como Puma DKW), com motor DKW de 1100 cm3e 106hps.
Em 1967 com o fim da DKW, a Puma teve que desenvolver outro carro, agora a partir do motor 1500 refrigerado a ar de uma montadora de origem alemãs, e em 1968 foi lançado o Puma GT 1500. Em 1970 teve a cilindrada aumentada para 1600 cc (sendo que opcionalmente oferecia motores de 1700, 1800, 1900 e 2000 cc). Em 1971 foi lançada uma versão conversivel. Em 72 foi apresentado o modelo GTB, com mecânica do Opala 6 cilindros e 140 cv.
Em 1973 vendeu direitos de construção para uma empresa na Africa do Sul. Teve até um projeto para um mini carro baseado em um carro japones, um modelo com 650 cc, mas não foi adiante. Em 1974 a Puma lançou uma linha de caminhões. Em 1979 surgiu o GTB Serie II com algumas modificações e em 1980 o P018.
A década de 80 foi conturbada para a Puma, a fábrica estava cheia de dividas e foi vendida para a Alfa Metais, que relançou o GTB como AMV e os menores como AM3 e AM4. A Puma produziu até 1991, prejudicada com a chegada dos carros importados. Na Africa do Sul o Puma ainda continua a ser produzido.

2.4.09

Rural bombando por aí


A Rural está com destaque em vários sites.






Novas imagens da Rural, quem quiser Wallpapers...