4.7.11

TL for fun

O último integrante da família, e o mais nervosinho...

Ao invés de ser mais um carro convencional, decidi por dar características mais esportivas a ele, seria uma fastback com características de um coupé esportivo, teoricamente faria o papel de um Scirocco tupiniquim. As faixas no caso, lembram as do raro modelo TL Sport.
Não fiz a versão 4 portas para deixá-lo com a função de ser o esportivo dessa família de carros.

Imagens em 1600 x 1200

História do TL

O VW TL Surgiu em 1970 era uma variação fastback do VW 1600 (Zé do Caixão) e Variant. Já foi lançado com a frente de faróis duplos, portanto nunca teve o farol quadrado das primeiras Variants e 1600 Sedan de 1969. Depois com o encerramento do 1600 Sedan, surgiu a versão 4 portas do TL. 
 Em 1972 assim como a Variant, o TL ganhou nova frente e em 73 uma nova e maior lanterna traseira. Vendeu mais que o Zé do Caixão, mas não aguentou a concorrência interna do Passat e a Volkswagen encerrou sua produção em 1976.

26 comments:

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras said...

Oba!!!! Sou o primeiro a postar!!!! Aquela idéia do carro esticado e com motor dianteiro V10 biturbo tá de pé. Sonhar não custa nada, né???? Ou se você preferir, pode manter o motor atrás, e colocar um W12 hexaturbo. Ou um W8 (foi oferecido como opcional no Passat, mas não vingou...) quadriturbo. Ou um VR6 (este pode ser transversal) triturbo. Motor dianteiro transversal, com tração dianteira, fala sério!!!!
No mais, a caranga tá do carvalho.

Nanael Soubaim said...

Gostei muito dessa Tereza Louca! A traseira lembra um pouco a do Escort 2ª geração, o que é um elogio, pois é um dos carros mais bonitos e harmoniosos já feitos no Brasil. Não fosse o erro de estratégia da VW em não focar frotistas e taxistas, o TL ainda teria uns cinco anos de sobrevida, e talvez mais uma reestilização de frente e traseira.
As lanternsa traseiras me deram uma luz (perdoem o trocadilho), imagino os leds sendo substituídos por painéis LCD, protegidos por capas de policarbonato. Pense nos efeitos possíveis de "lanternas" assim em um carro. ela poderia até assumir totalmente a cor da função no momento, como totalmente âmbar, vermelha ou branca.

Ronaldo said...

Sensacional, Eduardo!!! Você é o cara!!!!

Victor Braga e Bravo said...

Curti as rodas da versão que tem as listas pretas (a azul e amarela). Os sulcos dos pneus estão bem detalhados, parabéns!

Os parachoques gostei também, assim como a traseira do carro. Show Du!

Abs!

Leonardo said...

sempre visito teu blog mais quase nunca comento, mais nesse vo ter q comenta, fico um dos carros mais lindos q eu ja vi esse TL, aquele amarelo ali então, imaginei eu lavando ele aqui na frente de casa, esse eu financiava em 60x e pagava dois carros só p ter! só falto fazer o interior, p meu sonho fica completo! parabens Eduardo, valeu!

Luis Hohmann said...

Gostei muito mas acho a frente deveria ser mais longa, assim ficaria mais parecida com a TL original.
Claro, o motor deveria ser um traseiro tipo Porsche e o porta bagagem na dianteira como manda o figurino.
Siga assim...
abraços

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras said...

Du, faz os motores das carangas também. Ou pede para alguém fazer.

Du Oliveira said...

Filho, isso aqui é virtual, não tem motor. hehe

Raí Carlos said...

parabéns pelo trabalho Du, pra mim é um dos melhores trabalhos que você já fez, fico imaginando como deve ser difícil fazer tantos detalhes, porque eu só pra desenhar no paint levo uma eternidade. Um dia desenharei como vc, rs !!!

Unknown said...

esse TL azul teria lugar garantido lá em casa, ficou muito bonito.
Perguntar não ofende, quanto custaria?? seria só gasolina ou teria versão flex?? qual motor teria?? abraço

Du Oliveira said...

bom, se fosse verdade e se penssássemos no fator viabilidade, teria a mesma motorização da linha VW 1.6 a 2.0 talvez. Pra essa versão Sport, o motor 2.0 Turbo do Jetta cairia bem, mas com um precinho mais camarada... hehe

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

pena que não rolou uma versão de 4 portas... depois da mercedes aparecer com o cls e a vw com o passat cc os "cupês de 4 portas" estão bem na fita...

Lucas Backes said...

sempre visitei seu blog
admiro muito o seu trabalho
gostei bastante da nova frente do seu fluence
adorei suas brasilias e variantas e poh o vw1600 esse tl fikaram top
mas só falta vc colocar mais uma pessoa nessa familia:uma pick-up com a frente desse TL ficaria show de bola,
se caisse no mercado em dois ou tres meses ganharia da saveiro e otras pick-ups

herbert said...

Du esse carro ta do muito f#da... show de bola mesmo.

Mas naum pare ai, faça o karmam ghia 1962,o TC eo SP2

Unknown said...

Mandou bem pra variar Du.
O segundo render ficou sensacional.
No teu caso, que está apresentando um produto, acho que seria interessante fazer renders de estúdio e externas. Isso por que, o teu primeiro render, tem um excesso de informações que dificultam a visualização do design do carro.
Já dá pra perceber um avanço no pneus. Tu colocou os escritos na lateral do pneu no primeiro render no PS?
Curti as rodas, a mais esportiva lembra a FUCHS, ficou 10.
O estilão do carro ficou bem esportivo.
Parabéns.

Mandriow said...

Ficou 10!!!!! Seria difícil escolher entre esse TL e o Brasília. Mas esse TL arrasou!!!! Ai VW... que fica perdendo tempo com fox, gol e etc...

Igor Viana said...

O TL e o Zé estão perfeitos. Estou esperando a Variant e o TC para completar a família.

PARABÉNS!!!

Editor said...

Olá Edu.
Parabéns pelo seu trabalho.
Qual programa que você utiliza?

Du Oliveira said...

Ola, é o 3D studio Max, com alguns retoques finais no Photoshop

Editor said...

Tá de Parabéns.

Editor said...

Olá Edu.
Gostaria de saber se você aceita parceria?
http://aguiarcarros.blogspot.com

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Opa, nesse sim a traseira truncada ficou muita coisa melhor viu Du? o carro ficou animal, parabéns!!

joaomerces said...

Poxa Eduardo, manda uma versão 4 portas aê!!! Sou fã do modelo. E aproveita faz alguma variação do modelo com frente quadrada!!!!Minha sugestão de propulsão seria um 2.0 TFSI central traseiro, transversal ou longitudinal, para a versão esportiva; e a 1.4 TFSI(do AUDI A1) para as versões de base, nesta mesma disposição

João Paulo Calvario said...

E o SP2? Faltou ele faz uma versão mais atualizada dele aí!

Du Oliveira said...

É só ver as postagens mais antigas do blog. Tem 4 anos de postagens.. rs

Veja pelas labels: VW

Bob Ramone said...

Opa Du! Iae, rapaz. Po, queria propor uma parceria com vc ja tem um tempo, mas como vc ficou sabendo, eu tive uns problemas com o computador e com a net. Sei que tu ta muito ocupado esses tempos, mas se isso for viavel pra vc, me fala, blz ;) abraço cara, e parabéns pelas postagens e pela "Familia Brasa"