Fiquei espantado ao saber da recente notificação de uma montadora para com um conhecido blog automotivo. Como todos sabem até eu já passei por isso, mas no fim deu tudo certo, reconheceram e tal.
Mas esse caso é estranho, impedir um blog de divulgar imagens de um segredo quando diversos blogs, sites e revistas do ramo fazem isso normalmente, cria-se aí uma contradição, então porque não processam todos veículos de informação de uma vez?
Ainda mais que o carro em questão não é mais nenhuma novidade, já é vendido no exterior e a montadora não teve o cuidado de camuflar o carro.
Quase todo mundo hoje em dia usa internet, fazem compras on-line, pagam contas, se comunicam com outras em qualquer parte do mundo, discutem e se informam sobre tal produto, nesse caso são automóveis e até influencia o consumidor, mas atitudes como essa só arranham a imagem da empresa.
Outra coisa é o descaso em relação a Blogs e Sites, parece que somos um bando de moleques imaturos e as notificações vem em forma de ameaça, quando bastava um e-mail ou um telefonema dizendo que não gostou da matéria e que poderiam por gentileza retirá-la, aí sim.
Só espero que esse fato seja erro de apenas uma ou poucas pessoas de um setor jurídico que não entenda de carros e de internet, não o pensamento de toda a empresa.
A internet já ganhou maturidade há muito tempo, está na hora das grandes corporações acordarem para o futuro e seus setores jurídicos tomarem aulas de boas maneiras.
Mas esse caso é estranho, impedir um blog de divulgar imagens de um segredo quando diversos blogs, sites e revistas do ramo fazem isso normalmente, cria-se aí uma contradição, então porque não processam todos veículos de informação de uma vez?
Ainda mais que o carro em questão não é mais nenhuma novidade, já é vendido no exterior e a montadora não teve o cuidado de camuflar o carro.
Quase todo mundo hoje em dia usa internet, fazem compras on-line, pagam contas, se comunicam com outras em qualquer parte do mundo, discutem e se informam sobre tal produto, nesse caso são automóveis e até influencia o consumidor, mas atitudes como essa só arranham a imagem da empresa.
Outra coisa é o descaso em relação a Blogs e Sites, parece que somos um bando de moleques imaturos e as notificações vem em forma de ameaça, quando bastava um e-mail ou um telefonema dizendo que não gostou da matéria e que poderiam por gentileza retirá-la, aí sim.
Só espero que esse fato seja erro de apenas uma ou poucas pessoas de um setor jurídico que não entenda de carros e de internet, não o pensamento de toda a empresa.
A internet já ganhou maturidade há muito tempo, está na hora das grandes corporações acordarem para o futuro e seus setores jurídicos tomarem aulas de boas maneiras.
Só o milagre sem o nome do santo não dá, né... Quem iremos "beatificar"?
ReplyDeleteQue omita o nome da montadora é compreensível, mas ocultar o blog censurado não ajuda em nada...
O Brasil já tentou ser uma democracia, mas nunca conseguiu.
ReplyDeleteA TOYOTA INCLUSIVE JA PEDIU DESCULPAS PELA "MANCADA"... WWW.NOTICIASAUTOMOTIVAS.COM.BR
ReplyDeleteÉ que o link não ativou, agora sim. É o NA
ReplyDeleteNão sei se reparou mas é praticamente dois anos depois da mancada do departamento jurídico da Volks.
ReplyDeleteLi a postagem lá no NA e achei lamentável a atitude da Toyota, na notificação enviada eles usaram palavras como se o blog estivesse querendo degradar a imagem da empresa, e como frequentador do blog tenho certeza que nunca passou isso pela cabeça deles, eu nunca esperava uma atitude dessas de uma montadora tão grande, é uma pena !!!
ReplyDeleteLamentável é o que o NA faz ao publicar fotos e matérias sem dar créditos aos devidos autores.
ReplyDeleteSem contar que seu editor incentiva a espionagem industrial ao oferecer R$ 500 por cada flagra.
Antes de tudo, deveríamos ter a consciência de que um carro que anda camuflado por aí fazendo testes é fruto de trabalho de muitas pessoas, e esse trabalho merece ser respeitado.
Diferentemente do que acontece neste site, o NA não realiza um trabalho sério.