8.9.11

GT Malzoni

Está de volta o predecessor dos Pumas...


Usei como base de imagem um carro da Maserati, mas com dimensões um pouco reduzidas, e o resultado achei que ficou bem parecido com o Malzoni, linhas curvas que lembram os esportivos de época e ao mesmo tempo atuais. Já que seria um carro fora de série, e para dar uma viabilizada na idéia optei por colocar algumas peças do Punto como faróis e retrovisores, a grade e parachoque seguem o mesmo desenho, já a traseira é bem espartana com lanternas duplas e um vidro panorâmico como no original. Acredito que não seria um carro difícil de se fabricar em fibra.


Eu já tinha feito ele um tempo atrás e ficou engavetado até sair na Car and Driver de setembro na seção Novos Clássicos, agradeço mais uma vez a redação da C&D. Inclusive nessa edição há outras projeções minhas como o Uno Adventure e o Up.

História do GT Malzoni

O GT Malzoni surgiu em 1964, criado por Rino Malzoni, mas inicialmente só para as pistas, a mecânica era a conhecida DKW 2 tempos, o carro teve o respaldo da Vemag, interessada em ter um modelo para competir com os Willys Interlagos nas pistas. Tiveram algumas versões de rua como a GT, um pouco menos espartana que a versão de competição.

Já em 66 o carro foi redesenhado por Anísio Campos sob uma nova marca, a Puma, rebatizado de Puma GT, teve algumas mudanças principalmente na frente e na traseira, e um acabamento melhor, mas durou até 1967 por causa da venda da Vemag para VW, sem o fornecimento da mecânica, para sobreviver a Puma fez um outro projeto com mecânica VW.

Mais informações aqui



25 comments:

  1. um desses hoje com o motor do punto t-jet ficaria bom...

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  2. Acredito que o renascimento, para produção em série, ficaria melhor com estas tácnicas novas: http://nanaelsoubaim.wordpress.com/2011/03/16/mesmo-de-luto-o-japao-inova/

    Inspirar-se na Trofeo foi inteligente.

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  3. Muito bom mesmo e plenamente factível.

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  4. Ficou bonitão!

    A única coisa que eu mexeria seria nos vincos do capô, acho que ficaria melhor um pouco mais sutil...

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  5. Excelente projeto!!! Eu pensei nas seguintes versões.
    A de entrada, com o motor T-Jet como o amigo aí de cima muito bem sugeriu; e pra versão top, já que o malzoni usava mecânica DKW, que já foi da VW, pensei no motor 2.0 TFSI 211CV com a caixa DSG de 7 velocidades. Seria sacrilégio pedir tração traseira ou integral 4 motion???

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  6. Du, não esquece o projeto do Esplanada, do Regente e do GTX, hein!!!

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  7. Bem bonito, ficou lindo, e eu acho que um motor V6 ia ficar bem ao estilo do carro.
    Abraços Du

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  8. O carango ficou do carvalho!!!! A única coisa na qual eu mexeria (eu sei, tô enchendo o saco com esse assunto, mas vou pegar pesado de novo...) seria colocar um motor realmente radical. Que tal o V10 biturbo do Audi RS6/R8GT????

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  9. qual é a dos farois de punto?

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  10. Du, este projeto foi pensado para receber um motor boxer, central ou dianteiro?

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  11. Boxer? Acho que não. Talvez como citaram um T-Jet ou um TFSi dianteiros ficariam de bom tamanho.

    E talvez precise de umas entradas de ar maiores.

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  12. Não precisa de entradas maiores, não tecnicamente; mas eu sou da escola funcional, talvez não conte. Uma versão pista-e-rua pode ter saídas de ar no vinco central, e um defletor na dianteira. Umas guelras atrás das rodas dianteiras ajudariam a resfriar os freios e extrair o ar do pára-lama. Mas para justificar tudo isso teria que trocar o T-jet pelo V8 Hemi Fiat-Chrysler.

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  13. Não menos que sensacional, cara. Sério. Muito bom MESMO.

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  14. E se eu tivesse grana, obviamente construiria ele em fibra.

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  15. parabéns pelo trabalho. agora te lanço um desafio: fazer a releitura do GT Malzoni II, um carro q fez muito sucesso nas pistas e q foi percursor do GT Malzoni q todos conhecem.

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  16. Eu pretendi talvez um dia partir para o Puma GT/DKW, mas fica anotada a sugesta

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  17. Parabéns pelo trabalho Du, a projeção ficou perfeita, muito moderna e ao mesmo tempo impecável quanto a releitura, é impossível olhar a traseira e não reconhecer a origem do carro, lindo demais !!!

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  18. ai ficou muito loco mesmo perfeito só q esse carro q você fez não é um gt malzoni esse carro ai é um puma dkw o gt malzoni é um carro diferesnte desse aí

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  19. GT Malzoni teve alguns modelos, o que fiz era o modelo 66, mas é GT Malzoni sim, antes da marca se chamar Puma, o Puma DKW 67 tinha diferenças na frente, traseira e painel, o Malzoni, aliás, tinha painel de Fissore.

    É só ler o fim da postagem

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  20. Anonymous5:55 PM

    Olá,estou aqui, pois estou interessado em uma parceria entre o meu blog e o seu, pois no meu faço projeções automotivas, e caso haja alguma matéria do meu que seja relacionada à sua proposta e vice versa gostaria de que compartilhássemos ,caso se interesse poste um comentário no meu blog e me adicione a seus parceiros assim como eu irei fazer
    desde já obrigado!!
    www.criatividadeautomotiva.blogspot.com

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  21. Apresenta mais coisa ai!!! Seu trabalho é muito interessante!!

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  22. Obrigado, é que ainda estou em recuperação de uma tendinite, por isso deixei um pouco o blog de lado, mas pretendo retomar em breve.

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  23. Bom dia
    Sou dono do site www.noticiagora.com.br e gostei muito do site de vocês.
    Gostaria de saber se vocês se interessam em fazer uma parceria (troca de links)
    Desde ja agradeço,
    Daniel

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  24. Master Oliveira,

    gosto do seu trabalho, do seu talento, da sua visão futurista dos antigos. Poucos sabem instrumentar uma boa idéia. Mas alguém tem q ser do contra em algum assunto: ñ gostei da releitura da Malzoni. Imprimi e mostrei a muitos amigos daqui, q concordaram comigo, a minha original (Puma Gt) q está aqui é imbatível. Master, isso ñ desmerece seu trabalho, elogios e críticas ajudam mais do q só baba-ovice. A despeito de vc merecer toda essa nossa admiração!
    Saudações belgo-monarquistas
    carlo paolucci

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  25. Gostei dos traços, mas a grade deveria ser um pouco mais baixa, afastando-a dos faróis. Na traseira a linha de corte do porta-malas deveria dividir as lanternas. Na lateral a janela deveria ter uma vigia arredondada (como a da Montana).
    Uma sugestão seria montar uma versão com motor central.

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