6.6.09

Familia Tempra

Continuando a linha de médios Fiat, segue o Tempra.
Assim como no Tipo aproveitei a base do Lancia Delta, deixando o Tempra bem maior do que era, talvez maior até que o Linea. Algumas diferenças com o Tipo como o corte do capô (no Tipo o corte fica na lateral), mudanças também no para-choque e lanternas. A grade me inspirei na última reestilização do Tempra brasileiro, deu um toque mais luxuoso ao carro.


A Tempra SW, ou seria hoje em dia Tempra Weekend, tem um teto mais alto, talvez nem tanto como na original.

Como me pediriam o Tempra Turbo, já antecipei o modelo, deixei o carro com um apelo mais coupé do que um simples modelo de duas portas, a traseira talvez tenha ficado alta demais, mas era uma característica do Tempra.


História do Tempra

Apresentado em 1991, o Tempra teve a missão de ser o carro de luxo da Fiat., de carroceria 4 portas tinha a versão simples e a Ouro, todas com motor 2000cm3, o Tempra teve êxito entre o público.


Em 1992 surge a versão duas portas somente para o Brasil, no ano seguinte surge o motor com 16 válvulas. Em 1994 com algumas mudanças como o painel, surgiu o Tempra 2.0 Turbo de 8 válvulas. A versão SW era importada.



Em 1995/96 algumas mudanças na frente e traseira. Em 1998 uma nova grade, mas é descuntinuado neste mesmo ano para dar lugar ao Marea.

24 comments:

  1. os faróis ficaram parecendo de Volvo
    pow...podia ter transformado o TT em Tempra Abarth

    ReplyDelete
  2. Du por favor fala do meu blog que é: www.ofuturodocarro.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Ficaram simplesmente magníficos!!!, sem palavras!!!!

    ReplyDelete
  4. Sem palavras... Ta perfeito só um belo de um palavrão para descrever...

    Você ta de parabéns...

    ReplyDelete
  5. Valeu du por te feito isso!!!!

    ReplyDelete
  6. sem querer abusar mas ja abusando, que tal fazer uma releitura da pickup tempra? teve um único protótipo produzido, e hoje está no museu do automóvel de brasília... seria interessante ver uma versão de cabine simples como a original e de repente uma de cabine dupla...

    ReplyDelete
  7. Agora, faz uma reestilização do Marea.

    ReplyDelete
  8. Anonymous8:34 AM

    o tempra foi o seda mais bonito e já vi no Brasil, marcou.

    ReplyDelete
  9. Quem conheceu o Tempra vau reconhecê-lo nestas artes. Evoluiu bem e preservou a personalidade do modelo.

    ReplyDelete
  10. Anonymous3:20 AM

    Como que o carro top da Fiat eh um sedah derivado do Punto??
    Onde a industria brasileira vai acabar???

    ReplyDelete
  11. Anonymous6:58 PM

    MEU CARO

    sOU SUPER FÃ DOS SEU DESENHOS E É A PRIMEIRA VEZ QUE ESCREVO PRA VOCE. tU É O CARA DO DESING AUTOMOTIVO. ESSE TEMPRA (NEW TEMPRA) FICOU FABULOSO
    vOCE ESTA DE PARABENS!!!!
    AGORA, GOSTARIA DE TE PEDIR UM FAVOR. SERIA POSSIVEL VOCE FAZER O OPALA COM TODAS AS VERSÕES (ATE A ULTIMA) COMO VOCE FEZ O PRIMEIRO. ISTO É, COM AS OUTRAS FRENTES E TRASEIRAS POR ELE JÁ UTILIZADAS! OUTRA, QUE TAL UMA CARAVAN 4 PORTAS.
    UM ABRAÇO AMIGO DO SEU FÃ RÉGIS

    ReplyDelete
  12. Du(Irmaododecio)7:09 PM

    Ola Regis, como escrevi no tópico do Opala estou fazendo sim, farei todas as versões posteriores, agora estou trabalhando na frente Comodoro, assim como seus derivados.

    ReplyDelete
  13. muito bom o tempra du. mas cá entre nós o TT poderia virar um tempra abarth né? ou T-jet como é a moda aki :p

    ReplyDelete
  14. Olá! Conheci o seu blog , e gostei muito. Sou o Dionatan do Auto Motor Show.Deixo aki o meu blog: http://auto-motor-show.blogspot.com/

    Ah eu to seguindo o seu blog,e queria te pedir pra seguir o meu tb ;)

    Abs
    Dionatan

    ReplyDelete
  15. Anonymous8:28 AM

    Muito massa o teu site.
    Parabéns pelos "revivals". Seria muito bom ver muscles brasileiros de volta as linhas de montagem!

    Mas olhei o site do Papel Mod que tu tinha postado a um tempo atrás... e fui atrás de outros sites... olha só esse:
    http://www.epson.jp/nakajima/craft/index.htm

    Tenta não babar... muito legal os modelos.

    Abraços!

    ReplyDelete
  16. Du(Irmaododecio)4:00 PM

    Aí vai da imaginação, se eu colocasse T-Jet ou Abarth, alguem perguntaria: Cadê o Clássico Tempra Turbo? rs

    ReplyDelete
  17. Anonymous7:04 PM

    cara vc é demais como uma montadora ainda não te chamou para trabalhar para ela??? e como nenhuma delas ainda não comprou e frabricou um de seus projetos??? estão perdendo dinheiro a industri brasileira não tem coragem suficiente para tamanho feito gostei de cada um dos seus trabalhos.
    eu gostari de saber como eu posso realizar trabalhos como os seus q programa eu perciso? e gostria de saber se vc num tem os dom de repaginar o nosso tão amado santana e tbm quem sabe o itaipu da gurgel pq tem uma importancia histórica muito grande pois foi o primeiro eletrico da america latina e ja q eu to abusando rsrs vc bem que poderia fazer os DKVs (vmag e vmaguete) usando como base o mini cuper pq eu axo eles parecidos bom se num pude blz ainda assim seus projeto são incriveis...

    ReplyDelete
  18. Anonymous10:51 PM

    Meu Deus... Como assim você não trabalha numa montadora???

    O que você faz de errado para não chamar a atenção... Certeza que você não faria aquele trabalho horrível que a Fiat fez no Novo Pálio

    ReplyDelete
  19. A única coisa que não caiu bem foi a traseira do TT. Ficou idêntica à um Sentra!

    ReplyDelete
  20. Cara, essa Tempra ficou muito bom! Até no Linea ele dá de 10!

    ReplyDelete
  21. Anonymous11:48 PM

    Muito fera!!!
    Agora põe o logotipo chrysler e vende nos EUA rs

    flws

    ReplyDelete
  22. Sem comentários, se eu fosse dono de alguma grande montadora,contrataria você a peso de ouro!!! parabéns mesmo...

    ReplyDelete
  23. Anonymous4:37 AM

    Exelente Nota 10,5!
    Ficou muito bom os projetos pois você conseguiu modernizar o Tempra sem perder suas principais caracteristicas isso nos 3 modelos,o tempra sedan 4p ficou melhor que o linea.Eu sou fanatico por esse carro seu eu tivesse dinheiro eu contrataria vc p/ colocar esse carro em linha de montagem.Parabens!!

    ReplyDelete