Quem se lembra da extinta Autolatina? Que durante sua curta existência concebeu alguns carros interessantes e que deixaram saudades. A idéia destas postagens é dar um DNA próprio utilizando bases de carros das próprias montadoras apenas utilizando elementos que os lembrem e não uma mescla entre marcas como eram os carros da Autolatina.
FORD VERSAILLES
O Ford Versailles original era praticamente um Santana, mas como a idéia era dar uma origem Ford, utilizei a base do Fusion, resultou em um carro maior que o Versailles original, mas como no meu "mundinho paralelo" já fiz o Del Rey, o Versailles poderia atuar num segmento um pouco acima, faixa que o Fusion ocupa atualmente.
VW POINTER/ LOGUS
O VW Pointer eu já havia apresentado neste blog, mas não tinha mostrado a sua traseira, utilizando a base do VW Scirocco, seria uma bela alternativa ao nosso cansado Golf.
Também já tinha apresentado o Logus em posts anteriores, mas é só para ilustrar melhor esta postagem. O Logus também usa a mesma base do VW Scirocco. Ainda estou devendo uma frente.
A Autolatina surgiu como uma fusão entre a Ford e a Volkswagen da América Latina em 1987, desta união surgiram vários carros híbridos como o Apollo, Logus, Pointer e Versailles/Royale, sem contar Del Rey e Escort com motores AP e o Gol com motor CHT. A fusão se desfez em 1996.
HISTÓRIA DO VERSAILLES
AUTOLATINA
A Autolatina surgiu como uma fusão entre a Ford e a Volkswagen da América Latina em 1987, desta união surgiram vários carros híbridos como o Apollo, Logus, Pointer e Versailles/Royale, sem contar Del Rey e Escort com motores AP e o Gol com motor CHT. A fusão se desfez em 1996.
HISTÓRIA DO VERSAILLES
Fruto da Autolatina, o Versailles foi lançado em 1991/92, era um clone do VW Santana, se diferenciava pela grade, interior e traseira, a coluna C tinha um adesivo preto, odiado por alguns, sua suspensão era um pouco mais macia que a do Santana. Possuia as versões GL de 1.8 e 2.0 e Ghia 2.0, tinha 2 ou 4 portas. Ainda surgiu a perua Royale, derivada da VW Quantum, que só possuia 3 portas, época em que o mercado de 4/5 portas estava crescendo. Na argentina era vendido com o nome Galaxy.
Em 1995 recebeu algumas mudanças na grade, nas lanternas traseiras e perdeu o adesivo preto na coluna. A Royale finalmente ganha a versão 5 portas. Com o fim da Autolatina em 1996 o carro sai de linha.
HISTÓRIA DE LOGUS E POINTER
O Logus foi lançado em 1993, e apesar de compartilhar da mesma plataforma do Escort/Verona, a VW não caiu no erro do Apollo e externamente fez um novo carro. O Logus era um sedan 2 portas, idealizado no Brasil, tinha um belo design, elogiado até pela matriz alemã. Tinha as versões CL 1.6 (motor Ford), GL 1.6 (Ford ou VW) e GLS 1.8 (VW). Em 1994 passou a ter motores 1.6 VW e 2.0 VW. Foi produzido até 1996.
O Pointer era a versão hatch do Logus, e ao contrário do sedan este só tinha versão 5 portas, sendo que o Ford Escort no qual compartilhava plataforma na época possuia apenas 3. Lançado em 1994, passou por alguns problemas de pré-produção, também possuia um belo design, tinha as versões CL 1.8, GL 1.8 e 2.0 e a GTi 2.0. Ficou em produção até 1996.