Não é uma projeção, e sim a apresentação da nova geração do Ford Focus que ocorreu hoje, trata-se de uma postagem relâmpago onde pretendo fazer uma análise do ponto de vista de design dos principais lançamentos do mundo dos carros e adicionar um pouco de texto ao blog, interagindo com os comentários, caso o pessoal aprove, teremos mais dessas eventuais postagens.
(clique na imagem para ampliar)
A frente do Focus ganhou mudanças significativas, começando pela grade que tem um novo desenho, uma tendência que está ganhando muitos adeptos é o formato do pisca que faz uma linha seguindo o friso principal da grade até encontrar o outro lado, e a entrada de ar do para-choque agora tem dois cortes que se divididem em dois triângulos aos lados e um retângulo no centro, esses detalhes dão uma personalidade própria em relação aos outros carros da marca, se é que futuramente os outros adotarão esse padrão, o farol não ousou tanto quanto a lanterna traseira, mas é bonito, fato interessante pois em outras gerações era a frente que ousava mais que a traseira.
A lateral segue um belo desenho e a janela espia traseira a primeira vista é semelhante a do Astra europeu, mas a do Focus é mais comprida, outro detalhe interessante do hatch é o formato da tampa do tanque de combustível que parece combinar com o desenho da lanterna, primeira vez que vejo uma "brincadeira" com esse ítem.
Outros ítens interessantes que dão uma robustez ao carro são os paralamas dianteiros salientes, talvez uma influência da Mazda, e na traseira do sedan a abertura da tampa é ao estilo BMW, mesmo assim tem tem seu estilo, no desenho da lanterna talvez alguns reclamem do tamanho exagerado, mas o fato é que houve uma ousadia que tanto reclamávamos não haver nos antigos Focus Sedan.
Resumindo, é um modelo bastante atualizado com a nova década, principalmente pela ousadia na traseira do sedan o que lhe garantiu um ar mais jovial, e esperamos que não esqueçam dessa geração para o Brasil e Argentina futuramente, mas não precisam demorar tanto.
haha, aqueles triangulos parecem 2 dentoes de vampiro, mas o resto do carro ta show.
ReplyDeleteA traseira do hatch tem um "que" de Volvo para meus olhos. Também não gostei dos triângulos no para-choque dianteiro.
ReplyDeletemas o que achei muito legal foi a tampa do tanque do hatch.
ReplyDeleteNão gostei. Com certeza a traseira do sedan está melhor, mas os vincos la lateral são iguais aos dos novos utilitários da Hyundai - sobretudo o IX35 - e as lanternas traseiras usam exatamente a mesma solução (puxadinha) da Citroen C5 break.
ReplyDeleteA frente do carro está ridícula. Em uma versão RS já estaria exagedada.
Eu tava gostando dos novos Ford, como o Ka europeu, novo Fiesta e Kuga, mas agora...
Ah, acho interessante o modelo de post, heehee
Fala Du !!!
ReplyDeleteFeliz ano novo !!!
Eu gostei do novo Focus. Acho que os caras acertaram a mão para a próxima década...
Eu penso que ao invés de Mazda a Ford esta cada vez mais Volvo !!!
Abraços,
Telo
legal Du ! HEHEE
ReplyDeletepoderiam unificar os triangulos com a área da placa... ficaria uma "boca" ao estilo maserati. pode fazer esse mockup para ver que ficará bem mais bonito que agora.
ReplyDeletebrother achei muit0o loco.
ReplyDeletea traseira do hatch têm clara inspiração no conceito verve, muito ousado o desenho, só acho q o parachoques dianteiro deveria ser um parachoques e não uma entrada de ar. sacou?
tá muito grande akela boca lá, uma diminuida viria bem a calhar.
tá í du dá uma mexida pra ver como fica.
fica aí uma idéia de vc fazer essas analises e colocar um desenho no seu ponto de vista de como poderia ficar melhor.
flw.
Pessoal,
ReplyDeleteO Focus é na verdade feito sobre a base do Volvo S40, como foi o anterior, que agora chegou ao Brasil através da Argentina. O que poucos sabem é que o Sedan, desta versão que agora está a venda no Brasil foi desenvolvida na China (pela Changan/Chana), e não pela Ford (assim como tantos outros modelos que temos aqui como C4 Pallas, 307 Sedan e Livina).
A Ford, desde 2001 separou as versões Européia e do Resto do Mundo da Norte-Americana, acho que agora, que ela tentou unificar as linhas cometeu um engano, pois o modelo que temos ficará aqui até 2011 assim como na Europa e na Chiana.
Sobre a semelhança de modelos Mazda e Volvo, isso está com os dias contados, pois os últimos dos frutos conjuntos serão a linha Focus (S40 que não lançaram ainda) e o Novo Mondeo (S60 que lançaram a pouco tempo). A Mazda não tem mais a participação acionária da Mazda e a Volvo foi vendida para a Geely no ano passado (o anúncio oficial saiu somenta agora).
O que eu não gostei do modelo foram as lanternas traseiras do Sedan, a tendência do tipo de lanterna utilizado tem se revelado nos últimos lançamentos de sedans como o Fluence da Renault e o novo S60. Sobre a dianteira, acho que será revisada para a Europa.
Sds.,
J.I.Hosang
Sem duvida, o focus é o carro mais moderno e bonito , mais esses novos são lindos.
ReplyDeleteDu,
ReplyDeleteGostei da ideia dos posts relâmpago, mas não gostei da grade dianteira do novo Focus.
Parece que na hora de fazer, eles se enganaram com o ângulo e com os tamanhos.
O Ford Verve é muito mais interessante, muito mais harmônico.
Very, very lindo!
ReplyDeleteApesar de exagerado gostei desse novo focus. Até porque, como já disse antes em outros comentarios, a identidade do carro tem de ser mantida, e essa frente relembra o nosso Focus (o antigo modelo, não o novo do estilo "kinetic") com essa grade dianteira em forma de 'boca' aberta mas para baixo... A frase que resumiria isso seria: exagerado no ponto certo.
ReplyDelete