O ato dos fabricantes em frequentes reestilizações geralmente é condenado por tirar a essência original do carro, mas há casos que essas pequenas mudanças estéticas (também conhecido por face-lift) principalmente na frente e traseira dão uma sobrevida e as vezes salvam um carro de um desastre nas vendas, sendo que alguns acabam até ficando melhores que os originais...
Dobló - Pessoalmente acho o conceito do carro multiuso sensacional, um carro que serve tanto para uso comercial como para uso familiar e em alguns casos é até lucrativo pois dispensaria o proprietário de ter 2 carros. Mas voltemos ao assunto, o grande pecado do Dobló é a inusitada frente que no uso familiar causa uma certa estranheza ao dirigir, fato que mudou com essa recente reestilização, que é a frente italiana recentemente descontinuada, não digo que ficou belíssimo mas melhorou em muito dando um aspecto mais "normal" ao veículo, e a família agradece.
Palio Weekend - Caso de uma feliz reestilização é o da recente geração (não gosto de usar o termo geração para uma reestilização, mas como caiu no gosto popular, tudo bem) da perua Weekend, que mudou da água para o vinho diante da versão anterior, eu nunca entendi aquela lanterna estilo capelinha, aliás, um capelão, e nesta última versão recebeu uma belíssima lanterna horizontal juntamente com uma janela traseira de novo desenho.
Siena - O mesmo caso é do Siena, não que a geração anterior fosse feia, a lanterna era até melhor que a "capela" da Weekend, mas já estava meio desgastada, e a Fiat acertou em cheio nessa última versão, a lanterna horizontal caiu muito bem no sedan, e que também poderia ter sido usada até no hatch Palio. Mesmo assim já passou da hora desta família ter mudado completamente, que este seja o último face-lift.
Fiesta - O bom carro da Ford inicialmente não foi tão bem sucedido quanto os concorrentes por ter chegado tarde ao Brasil, e quando chegou a Ford abusou da fase da grade oval, e acabou por "ovalar" toda a frente, alguns torciam o nariz por aquela frente de "bebê chorão" no qual recebeu este triste apelido. A marca percebeu isso e pouco tempo depois o carro recebeu uma nova frente, conhecida como a frente "gatinho" (fresco isso...) o carro ficou com um ar mais contente e dinâmico, e essa frente ainda continua por causa da Courier, mas já merecia uma nova geração faz tempo...
Corcel I - O Corcel como todo mundo sabe era um projeto da Willys em conjunto com a Renault, mas por causa da compra da Willys pela Ford, esse projeto acabou resultando em 1968 no Ford Corcel, e foi em 1973 com uma modificação de frente e traseira que deu um DNA Ford definitivo ao modelo tirando o aspecto de Renault que o modelo anterior ostentava, mas que também não era feio, a nova frente veio na balada do Maverick, dando um ar mais esportivo ao carro.
Opala - Nascido em 1968, era derivado do alemão Opel Rekord, mas com frente inspirada no Chevrolet Nova americano, os primeiros modelos já tinham o seu charme, mas foi em 1975 que o carro ganhou sua identidade definitiva, na qual foi a mais popular, detalhes como os piscas verticais repartidos ao meio, o farol redondo em uma base quadrada, outro detalhe marcante foram as lanternas traseiras duplas redondas, bem ao estilo Camaro, mas tem gente que arrisca colocar uma terceira lanterna...
Clio - A primeira versão do Clio nacional era totalmente insossa, frente sem graça e uma traseira "corcunda", a frente melhorou muito na sua reestilização, quase o mesmo caso do Fiesta, primeira frente era trisonha, segunda mais contente. Mas a traseira do francês não tem salvação...
Gol - A Geração " bolinha" de 1994 já foi um salto e tanto em relação ao modelo quadrado, mas em 1999 recebeu um excelente face-lift, versão popularmente conhecida como G3, farois retangulares, grade e parachoque casavam perfeitamente com o formato da carroceria, e a traseira da Parati ficou muito boa também.
Polo - Os faróis redondos do modelo 2002 foram como uma volta as origens da marca, lembrava as primeiras gerações de Golf e Polo, mas não teve uma grande receptividade do público brasileiro, o face-lift que recebera posteriormente proporcionou uma notoriedade maior ao carro, que adotou o novo padrão da marca desde então.
Fox - Uma das últimas e bem sucedidas reestilizações foi a do Fox, já estava na hora de mudar e mudou pra melhor, a frente adota o atual padrão mundial da marca, mas essa mudança poderia canibalizar o Polo? É esperar pra ver.
Na minha opinião estas são e foram as melhores reestilizações dos carros nacionais, quem quiser relatar outras que esteja a vontade.
Na minha opinião estas são e foram as melhores reestilizações dos carros nacionais, quem quiser relatar outras que esteja a vontade.
Tem uns xuneiros que conseguem fazer facelifts também. Coisas do tipo Saveiro com frente de Palio, Belina com frente de BMW. São obras de arte!!! (mentira) xD
ReplyDeleteBom gostaria de relatar as mudanças do Fiat Uno/Mille 2010 com o que está para vir. A quem não navega pela internet no mundo automotivo, quando lançar o novo Uno, a pessoa concerteza não irá reconhecer que é o velho hatch da Fiat. O novo Uno que está para vir é totalmente novo, os faróis não são mais aqueles 'quadrados' de sempre, um super curvado, e a lanterna traseira, nem se fala, ficou show de bola, seguindo mais o estilo do Punto. O design externo e interno me supreendeu completamente, gostaria de dar os Parabéns a marca Fiat.
ReplyDeleteOlha o gol G3 realmente foi quase uma revolução na VW, mas o golzinho novo tinha q entrar, afinal ele salvou a história do gol depois da lástima q foi o G4
ReplyDeleteeu particuamente achei a nova cara do Dobló e da Palio wekkend, sensacional, tanto é que eu tenho uma paliowekend trekking 2010 ;D.
ReplyDeleteabraço, e bela matéria
Leonardo, www.carroderascunho.blogspot.com
Du, meu caro, creio que nesta lista esteja faltando um carro que, para mim, mudou da água pro vinho. O Honda Fit. Essa nova geração tá linda demais.
ReplyDeleteNa minha opinião, e dentre as citadas, a melhor reestilização foi a do Gol. A VW mexeu em faróis, lanternas e parachoques e o carro parece outro, o que não acontece nos outros casos.
ReplyDeleteBom, a idéia era relatar apenas face-lifts, as mudanças de frentes e traseiras em uma mesma carroceria, agora o novo Uno, Gol e o Fit mudaram muito externamente, praticamente carros novos.
ReplyDeleteErrei no texto do Opala, a lanterna redonda disse que derivava do Camaro, mas foi o Corvette que iniciou esse padrão.
ReplyDeleteMassa esse seu post, agora falta das piores reestilizações, como é o caso do Clio 2 para o 2,5, do Peugeot 206 para o 207 (oops, 206,5) e do Ford Ka, que não foi uma reestilização, foi uma destruição total do carro.
ReplyDeletefaltou a carnival da kia.
ReplyDeleteSão os nacionais por enquanto
ReplyDeleteConcordo, o Ka ficou totalmente Kadrado, com um aspecto Katastrófico, além é claro do peso adicionado sem um aumento de torque. Quanto ao Fiat Tropeço, agora ele se parece com um carro, só a versão adventure ainda me causa repulsa, pelo excesso de penachos plásticos, prefiro os Doblós familiares. A linha Palio... Gostei das traseiras novas, mas prefiro as dianteiras antigas... E se tiver uns biscoitos também aceito. O esCliosito ainda não tem identidade definida, parece um brinquedo de plástico soprado que tiraram do molde ainda quente e inflou demais, merece uma carroceria nova. O Corcel Mustabguinho ainda é um dos carros mais harmoniosos e bem desenhados que apareceram neste país, o Corcel II foi um mal necessário. A família Opala só careceu de uma Caravan cinco portas, nem as últimas frentes quadradas conseguiram estragar seu desenho sinuoso e agradável. Já na família Bola eu só lamento o ganho de comprimento do G4, a frente raspa fácil no meio-fio, ao menos nos de Goiânia, mal dimensionados, é comum. Polo e Fox ficaram bonitos, eram feios como a fome. Já a Kombi, merece uma carroceria nova, é o carro mais útil do mundo, merece ficar bonita também.
ReplyDeleteO que dizer de nosso bom e velho Golf? Estamos atrazados em 2 gerações, e a VW faz aquele face-lift horroroso nele. Convenhamos, o carro é muito bom, mas não precisavam matar o carro com aquela plástica. Poderiam fazer coisa melhor. E o nosso querido Gol? Pelos meus cálculos, ele entra na sua "geração 3" apenas agora com este último modelo. E o Palio, então? Está na sua "primeira geração", ainda. Mas os japoneses já são um pouco diferentes. Reparem nos Honda Civic, por exemplo. Cada modelo diferente lançado, é um projeto novo, é outro carro. As vezes de relance não nos damos conta, mas observem bem as diferenças em suas carrocerias. Fece-lift não é projeto novo, é retoque, e é o que fazem muito em nosso país, infelizmente...
ReplyDeleteDu, é uma pena mas alguns não entenderam muito esse tópico. Ainda tem muita gente que curte carro mas não sabe diferenciar reestilização de uma geração nova. Culpa da turma do marketing que tenta passar algumas modificações como nova geração. Mas a galera aprende com o tempo... Queria ver um tópico assim com as reestilizações que, na sua opinião, pioraram o aspecto do carro.
ReplyDeleteAbraço.
Se fizer uma lista com as piores, comece pelo Uno, depois Ranger e ai vai...
ReplyDeleteVou pensar em algo, e com o tempo fazer várias postagens "os 10 mais..."
ReplyDeleteLembrando: amanhã postarei os artistas de plantão.
por incrível que pareça eu gosto mais do dobló antigo, pra mim ele têm mais cara de ''carro de macho''.
ReplyDeleteagora ficou parecendo um carro q a minha avó teria, apesar de estar mais bonito.
du, faltou vc comentar os face-lifts que aconteceram na frente do fiesta atual e no que está por vir (acho a frente atual horrível), e o que vêm por aí também no classic com frente de sail. (outra modificação pra enfeiar o carro. no caso a nova modificação no fiesta acho que vai dar um visual mais bonito nele.
O Fiesta atual ficou bom, mas não achei que trouxe alguma mudança significativa, quanto ao novo face-lift que virá ainda não dá pra tirar nenhuma conclusão antes de seu lançamento oficial e também tem que ver a recepção do público para concluir se o carro será um sucesso ou fracasso.
ReplyDeleteNada a ver o New Fit com o old, é um outro carro.
ReplyDeleteA reestilizaçao que eu mai gostei foi a da Weekend melhorou muito, aquela lanterna antiga era grotesca.
O que acha da reestilização que a Chevrolet promoveu no Astra em 2002 e que persiste até hoje?
ReplyDeleteLeonardo Design, o Uno é mais um lobby, não há nada de novo, é uma adaptação do Fiat Panda para o Brasil, assim como o Chevrolet Sail chines como novo Classic e, enfim, a mair enganação o Opel Astra de 3a geração como linha vectra. São apenas micos. Nem vale a pena mencionar o Golf greação 4b. Só lamento,. Para um país como o brazil a Honda tem a linha mais verdadeira e evoluída, qdo se trata de carros farbicados aqui.
ReplyDeleteO Astra com a frente "limpa trilho" causou uma estranheza no começo mas depois deslanchou, tem vários face-lifts que eu não citei, mas como eu limitei a 10 fica dificil citar todos.
ReplyDeletedu,vc poderia fazer a lista dos 10 piores face-lifts tambem.
ReplyDeletemas a trasera do fox nao parece q foi restilizada,apenas colocaram lanternas moderninhas
ReplyDeleteCom o devido respeito ao IDD: a traseira nova do Siena ficou ridícula. Lanternas no teto tentando (sem conseguir) dar a impressão de carro grande, traseira quadrada e levantada demais. Tudo muito over e desproporcional. Ficou com cara de bebê chinês obeso.
ReplyDeletebreno, é sua opinião contra um milhão, fazer o q? há mal gosto pra tudo né?
ReplyDeletekk agora q eu ví eu postei como 'O SEGREDO DOS CÃES" rs.
Isso vai do gosto de cada um, nada é unanimidade, mas na minha opinião o Siena melhorou bem em relação ao anterior.
ReplyDeleteconcordo com o Breno: o siena ficou ruim; desproporcional, ainda mais sem harmonia (que nunca teve). Palio Weekend melhorou, mas pra mim, a primeira geração, de 97, é a mais bonita de todas.
ReplyDeleteTambém prefiro a traseira antiga do Siena, mas a actual não é tão horrorosa, vá. Mas que as dianteiras perderam harmonia... É, eu sei, não sou mais o público a que as montadoras atendem, terei que construir meu próprio carro, quando quiser um zero quilômetro.
ReplyDeletePALIO WEEKEND
ReplyDeleteCONCORDO QUANDO VC DIZ QUE A FAMÍLIA PALIO TERIA QUE MUDAR INTEIRA, TIRANDO O PALIO WEEKEND, ESSE JÁ MUDOU.
OUTRO DIA ESTAVA EU PARADO NUM SINALEIRO QUANDO VI UM PALIO WEEKEND ANTIGO DA PRIMEIRA GERAÇÃO, 1997 OU 98 E UM ADVENTURE LOCKER ATUAL, LADOP A LADO, GENTE, O CARRO MUDOU TOTALMENTE, FRENTE, LATERAL, TRASEIRA, INTERIOR, MOTOR. O ATUAL NA VERSÃO ADVENTURE TEM ATÉ UM CERTO AR DE SUV.
Mudou? acho q não, mudou frente e traseira, é que a última janela ganhou um desenho novo, tb os apliques de plásticos da versão aventureira e recorte de paralama quadrado. Ok, ela mudou um pouco mais que que o sedan e o hatch mas ainda é a mesma weekend.
ReplyDeleteUma dica para saber quando se é a mesma carroceria entre gerações é reparar no formato da coluna A e a porta, se for igual o carro sofreu apenas reestilização.
ui... sem querer ofender ninguém... mas acho tão feio a mania do povo de criticar as coisas sempre dizendo que o que há por aqui é porcaria... e sempre são pessoas na faixa dos 20, 20 e poucos anos. Eu, como sou do tempo dos Brasílias, ( isso mesmo, O Brasília, era assim que o fabricante e a Quatro Rodas se referiam AO CARRO AO AUTOMÓVEL ),dos chevettes, dos corcéis , dos DKW, gordinis, fuscas, variants, e outras pérolas, estou muito feliz com meu KA 2010. Imagine, tenho vidros elétricos, limpador e desembaçador, alame, abro e fecho totalmente meu carro sem utilizar as chaves, tb nunca as utilizei para abrir e fechar o porta-malas. sou da seguinte opinião: ( sei que posso receber muito retorno ) mas tá achando porcaria???? Então vá bater na porta da fábrica e peça um emprego lá para melhorar as coisas. Aquela velha estória: ao invés de criticar, por quê vc não estava lá para fazer???? ah, detalhe... antes de me chamarem de muito velho, tenho 44 anos, mas quando eu era criança, sim, tinha muita porcaria e muita sucata nas ruas. Hoje eu acho tão lindo sair pelas ruas de Curitiba e ver uma frota totalmente nova, renovada!
ReplyDeleteconcordo com a sua ideia,embora eu seja da época....do primeiro palio.
ReplyDeleteBom o Gol penso que só ficou legal agora.
ReplyDeleteO Fiesta aqui em POrto Alegre e no estado todo chamávamos de Fiesta Triste e depois Fiesta feliz. Já o Clio nem foi dada importância porque é um carrinho bom. Eu queria as tuas idéias para o Uno Evolution e o Palio embasado no Punto, pois a Fiat tá difícil. E a GM também precisa urgente de novos designers, porque aquele Desagile é uma m...
Sugestão: Gol G3 com frente tipo BMW, poderia ficar bala!
Ainda não me convenceram. As montadoras precisam de um Du da vida pra fazer os seus face-lifts. A esmagadora maioria dos face-lifts atuais foi uma tremenda PISADA NA BOLA. Tirando o Ford Ka, que era RIDÍCULO, e, depois do face-lift até que dá pro gasto; e o Fiat Doblô, que tem cara de caminhão, o resto foi... Apenas isso (o resto). O Palio Adventure, por exemplo. Saíram as lanternas "capelinha", e entraram os paralamas quadrados. Alinha S-10/Blazer, nem se fala. Se é pra remendar, então que remendem direito!!!!
ReplyDeleteTenho 39 anos e já desenhei carros, não profissionalmente, ok, mas na mão livre. Conheci Brasília e até Simca, mesmo com infância pobre. Aliás nem precisa ser desenhista para perceber que essas reestilizações atendem a não sei quem menos ao consumidor. O pior de tudo é ver que a traseira tipo Passat CC que estava programada para um Super-Voyage foi dispensada por uns "cabeça-dura" da Volkswagen na Alemanha dizendo que o Brasil não merecia tanto e que era melhor para o mercado um desenho mais tradicional. O que que eles sabem de nós? Nada. São uns Schwachköpfe. Se soubessem do padrão de exigência real, principalmente de São Paulo para baixo, nem se atreveriam a fazer tanta besteira. Nem parece que tanto italianos (FIAT) quanto alemães (VW) têm descendetes de seus conterrâneos por aqui. Mein Gott im Himmel, Dio sacramento, Madonna.
ReplyDeleteBelo Post Du! Parabéns pelo seu blog cara! acabo de descobri-lo mas já sou Fã! Entrando no asunto dos face-lifts, eu não concordo com o face-lift do Polo, porque os faróis separados davam um estilo antigo que poderia ser revisto atualmente, até porque vamos convir que atualmente os carros da volkswagen estão vindo cada vez mais e mais parecidos uns com os outros a partir desse novo estilo da Marca (assim como não vejo mais diferença maior nos carros da AUDI a muito tempo ¬¬). Gostava também do Fox simpleszinho que deu origem tbm ao Crossfox, aquele sim era um CrossFox! atualmente os "cross estão ficando cada vez menos "cross" se vc me entende...rs
ReplyDeleteE eu poderia falar aqui um dia inteiro sobre os facelifts e novas gerações, porém ninguém vai ler este meu comentário desse jeito xD
TIVE UMA GRANDE IDÈIA DU!
ReplyDeletevocê poderia fazer um post sobre as identidades Visuais de cada marca e dar a sua opinião! Um exemplo que vc pode dar é da mudança de visual dos SUBARU, da jpa manjada frente dos AUDI, do estilo mais simples da volks, da frente de grande dividida horizontalmente da chevrolet, e da sincronia de grades inferiores e superiores dos FIAT que foi começando com o 'Grande Punto' (design by Giugiaro) e que salvou a empresa na época!
valeu Du! abraços
È uma idéia interessante Lucas, vou ver o que faço aqui.
ReplyDeleteLegal cara Obrigado! Desculpa pelos erros de português nos comentários anteriores, mas tenho de confessar: é que eu estava no meu trabalho quando postei, e tive de escrever rápido!!! auehuaheuhauhehahe
ReplyDeleteOutra coisa que eu lembrei de comentar: Atualmente a Renaut está planejando fazer um novo Clio, e pelo que vi nas projeções que vazaram na net eles vão retornar ao estilo "sem grade superior" do primeiro clioq ue apareceu por aqui (aquele vermelho lá em cima) o que é uma coisa que eu gostei! a identidade do carro sendo mantida atualmente e vinda dos clássicos!
abraços aí Du, até mais!
Poo, eu amava o Polo com faróis de bolinha, atualmente o carro ta tão genérico que passa despercebido...
ReplyDelete(idem pro Golf, mas não tanto)
Muito bacana seu blog!!
Abraços
Felipe
Um face-lift a qual eu admiro e aprecio muito é o do nosso GM vectra de 2ª geração (conhecido lá fora como Opel vectra 'B'), que foi lançado aqui , em terras tupiniquins, em fev/1996.
ReplyDeleteA reestização feita/lançada em agosto de 1999 para o modelo 00' melhorou e muito o design, que na minha humilde opinião, deixou atual e muito moderno até para os dias dessa nossa atual década (década de 10').
a atualização foi: farol de superfície complexa ao invés de vidro, parachoque dianteiro totalmente na cor do carro (perdeu o bigode,ok perdeu a ideia inicial do carro mas ficou menos digamos demodê) e ganhou um discreto e fludio spoiler na ponta do parachoque dianteiro além de nova casa para os faróis de neblina; spoiler lateral também discreto que conversa com o resto da carroceria; e parachoque traseiro mais rechocnchudo/parrudo, mais quadrado e que ganha um vinco profundo, dando um ar mais moderno,perde também a parte da borracha preta além de ser adicionado um discreto spoiler no parachoque traseiro e uma parte preta próximo ao cano de escape e local para acomodar o cano de escape;
lanterna traseira de desenho diferente que muda as posições das lâmpadas e tampa traseira redesenhada que ganha um vinco e a parte q acomoda a placa fica quadrada, além de o retrovisor ganhar mais área espelhada pelo aumento da altura da capa do retrovisor; e perde a antena externa...