19.5.10

Sr. e Sra. Omega


A releitura que os internautas elegeram através de enquete está pronta, um dos melhores carros brasileiros da década de 90, o Omega...
Antes que alguém pergunte porque uma releitura do Omega se ele ainda é importado e totalmente renovado? É só uma justa homenagem a um dos melhores carros produzidos por aqui nos anos 90,  com suas linhas aerodinâmicas que deixaram saudades.
Como base utilizei o Buick Lacrosse, a grade agrega o padrão visual atual da marca, mas o formato do farol é semelhante ao que a Opel usava há algumas décadas atrás, capô liso, apenas com o vinco no meio que se tornou tradição nos Chevrolets atuais.

A lateral é a que mais lembra o antigo Omega, o friso lateral corta a caixa de roda e atinge a extremidade traseira,a lanterna não é tão ousada, mas optei por ser vertical para lembrar ainda mais o modelo, o detalhe mais deferente fica por conta do recorte em V do porta malas.
Suprema - A perua tinha uma traseira truncada e está é levemente caída, eu diria que este tipo de perua é um segmento em extinção, mas como muitos pediriam pela Suprema acabei fazendo.



História do Omega
 
(Opel Omega e Senator)
Opel/Vauxhall - O Opel Omega foi lançado em 1986 na Alemanha (Vauxhall  Carlton na Inglaterra) para substituir o Rekord, sedan e SW de linhas aerodinâmicas tinha uma motorização que partia de 1800 cc até o de 6 cilindros em linha de 3000 cc, sem contar os motores diesel, o sedan   também serviu de base para um modelo de acabamento mais luxuoso, o Senator, uma tentativa da Opel em concorrer com os Audi, BMW e Mercedes, o Senator inclusive deixou a GMB na dúvida se o fabricaria no Brasil. 

 
(Opel Omega B)
O Omega B surgiu em 1994, um carro maior e já disponibilizava um motor de 6 cilindros em V,  sofreu um face-lift em 1999 até deixar de ser produzido na europa em 2003, mas continuou a ser produzido na Austrália como Holden Commodore onde evoluiu independentemente.

(Lotus Omega)
Lotus - O Omega A (Vauxhall Carlton) também serviu como base para uma versão da marca Lotus, subsidiária da GM na época, o Lotus Omega possuia um motor biturbo de 3.6 cc que o levava a 280 km/h.
 
 (Holden Commodore II, Commodore II e Cadillac Catera)
Austrália e EUA -  O Holden commodore I já era um derivado do Opel Rekord na década de 80, com o lançamento do Omega/Senator o Commodore II foi lançado em 1988 era um Senator com alterações estéticas, com a vinda do Omega B, o Commodore III com o passar dos anos mudou bastante ganhando personalidade própria até a chegada do Commodore IV em 2006, este sim um modelo independente. O Omega B também serviu de base para o Cadillac Catera em 1997 mas que durou pouco tempo.


(Omega e Suprema nacionais)
Chevrolet - O Omega só seria fabricado aqui no Brasil 6 anos depois, em 1992, substituindo finalmente o Opala, seus motores eram o 2.0 nacional e o 3.0 6 cilindros importado (modelos GLS e CD), no ano seguinte seria a vez da perua Suprema. Em 1995 o Omega receberia nova motorização um 2.2 e o velho conhecido 4.1 6 cilindros volta retrabalhado pela Lotus, o motor chegava a 168 cv. A Suprema deixou de ser fabricada em 1996 e o Omega encerrou sua produção no Brasil em 1998, talvez os motivos que levaram a esse ótimo carro a ter vida curta foram dois:  chegou ao Brasil muito tarde, 6 anos após o lançamento na Europa foi junto com a liberação da importação de outros carros.


 (Omega importado)
Mas o Omega continuou sendo vendido por aqui em 1999, mas com o visual diferente e importado da Austrália onde é denominado como Holden Commodore, possuia um motor 3.8 V6, depois receberia mudanças visuais e o motor 3.6 alloytec e em 2007 um novo Omega pois em 2006 na Australia o Commodore ganhou uma nova geração, seria uma espécie de Omega C.

23 comments:

  1. Tive que cobrir o teclado antes de olhar porque eu já sabia... Eu babei nessa traseira. Meio cara de Cadillac, mas muito linda. A grade até que coube, mas se os babacas da GM fossem mesmo fazer, pegariam a grade "daquele tamanho" e ia ficar feio igual no agile. Tudo pra cortar custos.

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  2. Muito bom o Omega/Suprema. Du, você está se superando cada vez mais. Parabéns em especial para a traseira do carro. Gostei muito.

    Abraços.

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  3. mandou bem nessa suprema, du... ficou "esportivada" sem perder tanto do caráter utilitário como a atual "sportwagon" australiana...

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  4. Ficou ótima esta releitura do Omega!!Sou um fã nato da linha Omega, e vc nessa projeção "guardou" bastante da linha nacional, parabéns pelo trabalho!!Vc só ficou devendo a projeção da Suprema de frente.

    Abraço

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  5. Vo comentar o que? Perfeito Du!

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  6. Pelas barbas de Moisés! Mude a grade e é uma família de entrada para a Cadillac. Ficou perfeito. Eu ainda prefiro as peruas às vans, a área de absorção de impacto frontal é um ítem de segurança natural, não dá para reduzir ad infinitum o tamanho dos carros sem necessáriamente ter que reduzir o desempenho.

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  7. CARRÃÃÃÃÃÃÃO! PARABENS CARA!!!!!!!!

    TO SEM PALAVRAS!

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  8. Du, ficou muito bom
    realmente um carro espetacular

    mas como grande conhecedor de carros, sabe me informar se o Lotus Carlton tem alguma ligação com o nosso Omega da dec de 90 ou foi apenas muuuuita coincidência????

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  9. tem um erro ali na Historia do Omega.A segunda geração do Omega,nao era a mesma do Holden commodore.o Holden commodore nunca foi um opel omega.eles eram bem diferentes alias.

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  10. Cara vc manda muito bem... Ficou otimo os dois carros... Ia ser um dos mais belos no Brasil... Parabens, ta cada dia melhor...

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  11. Ambos os carros ficaram simplesmente perfeitos, a lateral de ambos relembra muito bem os omega's do passado, parabens pelo trabalho.

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  12. Anonymous6:22 AM

    ôôô, ô ô, o absoluto voltôôôô !!!

    Fantástico, perfeito, maravilhoso, o melhor trabalho que o EDU já fez.

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  13. Eduardo, o Commodore sempre foi um Opel até o Omega B, com algumas modificações, claro, mas após 2006 passou a ter personalidade própria.
    Até esqueci de fazer a historia do Commodore, vou refazer o Post.

    Roger, eu sempre conheci como Lotus Omega, o nome Carlton vem da Vauxhall, mas a base foi a do Opel Omega A, mesma geração do nosso Chevrolet.

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  14. Du gostei muito do seu omega e adorei seu chevelle achei a traseira do omega muito legal

    ps:da uma olhadinha no meu Blog http://tuningedesing.blogspot.com se vc gosta comente e pode me add na sua lista de links interessantes pra da uma força

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  15. Acho que esta foi uma das poucas reestilizações que vc fez que n lembra do carro original, pelo menos a frente n me pare nada com a do omega, a traseira parece muito, na primeira imagem deu a iimpreção de que o porta-mala era minusculo, na segunda imgaem o portamal paraece maaior, mas nada parecido com o do antigo, a frente ficou bem harmoniosa, parece mistura de requinte e de esportividade, acho que num modelo mais potente poderia ter mascara negra, levando em conta que o holden commodore tem a versão SS. N saberia escolher hoje em dia se compraria o seu modelo, ou o omega da chevrolet, o que me decepciona é que a Gm teve a cara de pau de usar o mesmo carro com nomes diferentes: pontian g8, holden calais, holden commodore, chevrolet omega, chevrolet caprice.
    o que me leva a pesar a originalidade do seu projeto, então nota 9/10

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  16. Brigadão por adicionar meu blog

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  17. Só tenho uma coisa para falar:


    Omega.ABSOLUTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!PERFECTTO!!!!!!!!!!!!!!DU VC É MINHA INPIRACAO,'PENA QUE NAO TENHO ODS MESMO RECURSOS QUE VC....

    Visitem!>>novounodesign.blogspot.com

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  18. Muito bacana!

    Só senti falta dos pneus entrando um pouco nas caixas de roda. Essa também era uma marca registrada do Ômega.

    Além disso, a Suprema merecia uma traseira um pouquinho menor. Como está, parece um rabecão.

    No mais, seria um carrão hoje...

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  19. aquele friso cortando ta bem omega mesmo. mais baixo que isso ficaria brega.

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  20. O commodore,divia plataforma com o omega,mas nao eram exatamente o mesmo carro,diferente do cadillac catera,que este sim,era um omega sob outra marca.(como vc mesmo mostrou no texto)

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  21. Parabéns meu amigo, gosteo do projeto..sou do OmegaClube, e se seu projeto fosse cair na mão da GM pra ser lançado eu seria o primeiro a comprar....Agora só um pequeno pedido, da pra vc deixar o corte da traseira cubrir um pouco a roda, e alongar um pouco o Porta-malas, e a frente dar um uma leve afinada???? daria pra vc redesenhar e colocar novamente por aqui??? ou me enviar tubalduf@gmail.com ....la no fórum do omegaclube seu projeto foi discutido entre nós e eu estou tentando convencer o pessoal de ir até a GM e vender seu projeto, vc aceitaria?? forte abraço

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  22. Odorei a releitura. Em minha casa tivemos os dois, sedan e perua, e digo que foi um dos melhores carros que já tivemos. Imponente, luxuoso aos nossos padrões, ótimo de dirigir e com um espaço interno incrível!

    Teria outro hoje, mas com sua manutenção absurdamente cara e sua popularização como "carro de mano" desisti. Só vemos modelos bem mau tratados nas revendas e com muitas modificações ridículas. Mas deixou saudades.

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  23. Perdi a conta de quantas vezes viajei deitado no porta-malas da Suprema 93 da minha mãe, em cima de um colchonete com os bancos traseiros rebatidos. Eu adorava aquele carro! Durou até os meus 14 anos em 1999, quando a vendemos. Se eu soubesse do valor deste carro como nacional, teria pedido, insistido, chorado para meu pai guardá-la para mim, em vez de "dá-la" por módicos R$18.000 (tudo bem, na época este valor comprava um gol plus ou algo assim, ou seja, hj equivalente a R$30.000, mesmo assim pechincha total). Eu pagaria por ela assim que pudesse.

    Me diz onde está esta nova Suprema que vou logo assinando o cheque... se precisar vendo o meu carro atual e a minha casa! rs

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