Uns adoravam o 147, outros detestavam, mas enfim marcou história no pais, pois iniciou a era dos compactos modernos...
Para quem acompanha o blog há algum tempo, pôde perceber que eu já tinha feito uma releitura baseada no Palio, mas como aqui não é regra, assim como as idéias vão surgindo posso ter várias idéias sobre o mesmo tema quantas vezes quiser. Este 147 foi baseado no Novo Uno, pois as linhas mais retas permitiram uma melhor associação ao antigo 147. Se for pensar em viabilidade este poderia ocupar o lugar do Mille, abaixo do novo Uno.
Com as diversas variações esportivas da Fiat como a R, Turbo, T-Jet, Sporting e Abarth resolvi ressuscitar o 147 Rally, clássica versão esportiva do carrinho. A lanternas são cortadas ao meio para melhor aproveitamento da abertura do porta-malas, conservando assim o formato retangular.
Inicialmente ela se chamava Pickup Fiat, só depois recebeu o nome City, mesmo assim resolvi batizá-la de City, já com uns adereços Trekking, só pra entrar um pouco na atual onda da Fiat.
Tentei uma versão furgão e uma Fiorino.
Como a familia 147 evoluiu, na próxima semana, postarei o Spazio, até uma versão 4 portas (claro que nunca houve essa versão por aqui, mas vale a curiosidade) bem como a sua família Oggi e Panorama.
História do 147
127 italiano de 1971 e 147 brasileiro de 1976
Lançado em 1976, o Fiat 147 era uma evolução do italiano 127 lançado em 1971 na Itália e lá manteve esse nome, o 147 além de ser o modelo de entrada da Fiat no Brasil, trazia algumas inovações como o motor 1049 cm3 transversal e inaugurou uma nova categoria de carros compactos no Brasil. De início o 147 apresentou problemas no câmbio, defeito resolvido algum tempo depois.
Em 1978 surgia a versão Vogue e uma variação de furgão (os vidros traseiros eram substituidos por chapas).
Pickup Fiat curta e longa
Em 1979 foi lançada uma picape derivada do 147, era curta como o hatch, mas foi a primeira picape derivada de um carro no país, o 147 Rallye tinha motor 1300 cm3 além de uma versão a alcool, curiosamente esse modelo seria o primeiro carro de linha movido com esse combustível, no Brasil e no mundo.
147 Europa e Panorama
Em 1980 o 147 ganha uma nova frente, conhecida por "Frente Europa" que seria utilizada nas versões mais equipadas, também seria a estréia da perua Panorama, a picape de frente antiga ficaria mais longa já a City possuia a frente Europa, também surge um furgão com baú, o Fiorino. Em 1983 após uma reestilização o 147 foi rebatizado para Spazio... (continua)
Muito bom trabalho Du, parabéns. Não sou fão do 147, mas sua releitura ficou bacana. Faltou só a Panorama mesmo. rs
ReplyDeleteAbraço!
Ficou do balacobaco. O 147 foi mais vítima da mão-de-obra defasada do que propriamente de problemas de projecto. Eu o cogitaria para ocupar o nicho do Tata Nano antes que este chegue ao Brasil via Uruguai. Recomendaria um motor dois-cilindros com coletor de variação por anél interno, dispensando a borboleta. Infelizmente a Honda já usa o nome City, então ela teria que ter outro nome, mas seria uma ótima opção de picapinha pé-de-boi para trabalhar e não para exibicionismo, sinto falta de um utilitário assim.
ReplyDeleteVou deixar a Panorama e Oggi para a familia Spazio.
ReplyDeleteDu, parabéns denovo, essa releitura do 147 ficou muito boa, uma pergunta, essa foi feita em 3D ou no Photo Shop mesmo ?
ReplyDeleteShow! Mais bonito que o novUno..:)
ReplyDeletePhotoshop
ReplyDeleteParabéns!!!!
ReplyDeleteDU,
ReplyDeleteCertamente seria coemrcial se fosse relançado.
mais uma vez um show a parte, porque esse tal uni duni trê é realmente um salamê grandê no sorvete colorre dos outros. pois eu estive na antiga concessionaria que eu trabalhei para ver o carro e fiquei muito desapontado pois aquilo que dizem que são os bancos tem cara de tabua de carne de tão duro que é, tecido horrivel e fedorento não lembrando em nada os antigos acabamento mono cromaticos dos antigos carros da fiat como mostra esta foto do modelo europa bege com acabamento tabaco que eu achava muito bom para o padrão do carro, mais hoje em dia existe um tal fator custo que faz os compradores terem que engolir estes acabamento pretinhos basicos pois para ela digo FIAT é melhor pegar a chassi do panda e fazer essa tapizonga e vender aqui pra gente do que fazer um carro novo como este aqui da foto.um abraço para todos
ReplyDeleteOlá Du! Já não sei dizer se gostei mesmo do novo Uno. Até agora poderia dizer que sim, mas bem que esse novo 147 poderia ser lançado no lugar do novo Uno. Este último não faz nenhuma referência ao Uno ou ao 147, é algo diferente de tudo o que já vimos na FIAT. O seu novo 147 soube ser novo e preservar a identidade conhecida da marca. Só achei que a traseira guarda certa semelhança com o novo Gol. Estou ansioso para ver o resto da família...
ReplyDeleteCezar
Olá Du! Já não sei dizer se gostei mesmo do novo Uno. Até agora poderia dizer que sim, mas bem que esse novo 147 poderia ser lançado no lugar do novo Uno. Este último não faz nenhuma referência ao Uno ou ao 147, é algo diferente de tudo o que já vimos na FIAT. O seu novo 147 soube ser novo e preservar a identidade conhecida da marca. Só achei que a traseira guarda certa semelhança com o novo Gol. Estou ansioso para ver o resto da família...
ReplyDeleteCezar
Cara ficou muito legal ! Mas, permita-me só um pitaco ?? É que aquele triangulo preto perto das portas ficou meio estranho. Mas no mais ficou digno de ser feito pela Fiat. Aliás não sei como vc. ainda não foi convidado 'a trabalhar no centro de design deles !!!
ReplyDeleteParabéns pelo 147, ficou muito legal. Mas ainda assim prefiro a primeira versão que vc fez inspirada no palio.
ReplyDeleteabc
mal posso esperar para ver as outras versões... a propósito: poderia se arriscar um pouco mais e tentar fazer um novo lada niva baseado nesse 147...
ReplyDeleteO carro ficou muito lindinho, básico e eficiente, só faltou uma versão 4P, que nos dias atuais não pode faltar!
ReplyDeleteDu!Parábens.Só faltou a Fiorino Settegiorni.Estou ansioso é para o Fim do Siena Fire,Olá Sr.Oggi!
ReplyDeleteAchei que a versão 4 portas não ficaria interessante nesse momento para essa versão, mas estará presente no Spazio.
ReplyDeleteAchei mesmo que iriam associar a traseira do Gol, lembra um pouco, mas não está igual, traseira caída com lanterna retangular, o 147 era assim mesmo.
Penso em fazer um Niva mesmo, é uma idéia interessante usar essa base.
Ele me lembra bastante o Gurgel Supermini. Se o motor fosse traseiro, mesmo com radiador na frente, seria perfeito, e bem mais seguro em colisões.
ReplyDeleteMuito boa sua montagem! A fidelidade com o original sem deixar de ser moderno!
ReplyDeleteperfeito!
ReplyDeleteDu,Se lembra do Fiorino Settegiorni?Que Tal refazer ela?Também,poderia adicionar o meu site asua lista de favoritos?Grato!!
ReplyDeletePS:Não esquece do Settegiorni!!!!
novounodesign.blogspot.com
Achei que ficou muito bom mesmo, mas se me permite só um pitaquinho bem tosco no rally... http://img694.imageshack.us/img694/7352/pitacosoverlands.jpg
ReplyDeleteNossa ficou muito bonito esse 147, gostei muito da versão Rallye seria muito bom se a FIAT relançasse esse carrinho novamente.
ReplyDeleteSerio Mesmo DU, A primeira versão baseada no Palio ficou boa... ams essa ficou muito melhor!!
ReplyDeleteSe fosse eu quem decidisse os novos carros da FIAT eu colocava esse aí nas Ruas agora!!
Só com pouquíssimas modificações dos que vc fez, como por exemplo aquele teto solar na versão Rallye que eu não entendi... e achei que a lanterna traseira você se baseou nas do Palio atual estou certo? Mas se me lembro bem essas lanternas já foram muito criticadas pelo público, e agora mesmo o estilo de tais estão mudando no novo palio 2012...
Mas mesmo assim Du, meus parabéns pelo grande carro!!! vc eh muito bom!
Eu quero um deste, sou fã de 147.
ReplyDeleteFicou muito bom!
ReplyDeleteAh, divulga meu blog é www.conversadeparada.blogspot.com
Perfeito, perfeito, perfeito!!! Porque a FIAT não lançou um carro assim invés daquele caixote de brinquedo que estão chamando de "novo Uno"???
ReplyDeleteCarro tem que ter cara de carro, e esse seu 147 está perfeito. Mais moderno do que retrô. Parabéns!
Abraços!
ficou bonito o 147, mas pq a 1º coluna da porta não é preta? ficaria muito melhor.
ReplyDeletevlw Du.
Nanael Soubaim said...
ReplyDeleteEle me lembra bastante o Gurgel Supermini. Se o motor fosse traseiro, mesmo com radiador na frente, seria perfeito, e bem mais seguro em colisões.
4:10 AM
aí ficaria mais como o fiat 126 europeu, que foi bastante popular na polônia...
Cara bem bacana mesmo , uma pergunta vc usa qual Ps ?
ReplyDeletemeu nome é matheus siga-me :http://mateusandradedesign.blogspot.com/
Cara bem bacana mesmo , uma pergunta vc usa qual Ps ?
ReplyDeletemeu nome é matheus siga-me :http://mateusandradedesign.blogspot.com/
Esse novo 147 é lindo mesmo,o antigo mudou para Fiat 150,acharam mais tres defeitos hehehhee
ReplyDeleteGostei,ficou muito perfeito,meus parabéns,mas falta a criação da nova picape City,derivada do novo 147,com cabine dupla ainda.
ReplyDeleteMuito bom,genioso,magnifico e formidável o desenvolvimento desse novo fiat 147 mas falta também além do desenvolvimento da nova picape City com cabine dupla o desenvolvimento do novo fiat 147 de 4 portas também.
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