Como seria a realidade alternativa da Simca no Brasil?
Uma alternativa ao Chambord seria produzir inicialmente o Aronde, ou até junto pois o Aronde é um pouco menor, mas era um projeto um pouco mais antigo, derivado de um modelo Fiat. Já o Chambord era derivado do Ford Vedette.
A Simca poderia ter aproveitado as belas linhas do Chambord além da perua Jangada ter disponibilizado outras versões como o coupé e o conversível, essas duas imagens foram idealizadas e modeladas em 3D pelo colega Dan Palatnik do blog
Garagem Digital. Simplesmente perfeitas !
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Simca 1000 e 1000 coupé |
Para uma linha popular a Simca deveria ter trazido o 1000, surgiu na europa em 1961 e chegaria aqui em 1964, de desenho moderno seria um salto para a marca e um concorrente para o Gordini, Fusca e DKW. O belíssimo modelo 1000 coupé viria um pouco depois e cairia no gosto dos brasileiros.
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Abbarth |
Se o 1000 coupé não fosse escolhido a opção seria o Abbarth, de desenho mais esportivo e também compartilhava muitas peças com o 1000, seria páreo duro para o Interlagos. Este carro inclusive já correu pela Simca em pistas brasileiras, uma pena a empresa não ter feito algumas unidades para venda no Brasil.
Seria imprescindível a aquisição da Simca pela Chrysler, já que até a matriz também entrou na dança, mas para uma realidade alternativa vamos supor que a Chrysler desse uma certa autonomia a Simca no Brasil, mas ainda assim uma certa influência da marca americana. Para os modelos de luxo, uma maior longevidade ao Esplanada com uma frente mais "americanizada" como na projeção o que seria pouco viável ou lançar um modelo mais atual como o 1307. Como alternativa a Simca ainda tinha na manga o 1301 ou o 180 (Projeto da Hillman, um pouco maior que o Avenger, conhecido no Brasil como o Dodge 1800)
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Projeto 929 "by Bertone" |
Houve um projeto independente da Simca, o 929, projetado por Bertone, mas cancelado pela Chrysler, teria sido o novo Simca? Alguns afirmam que partes desse projeto foram reaproveitadas mais tarde por Bertone no Peugeot 604.
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Simca 1100 e Station |
Para o segmento mais popular o modelo 1100 substituiria o 1000.
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Bagheera e Rancho |
Como na década de 70 como a Simca e a Talbot eram do mesmo grupo e tinham uma parceria com a Matra, compartilhou alguns projetos como o ousado Bagheera e o utilitário (que mais parece um papa-móvel) o Rancho. Carros estes que com um pouco de boa vontade poderiam até ser da linha Simca nacional.
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Horizon e Solara |
Talvez o último suspiro da Simca pela década de 80 teria sido o Horizon no lugar do 1100 e o mais luxuoso, o Solara que seria uma versão sedan mais atual do 1307.
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Murena |
O Murena substituiu o Bagheera, e seria um belo esportivo para os anos 80.
Só que nessa época a Peugeot havia comprado a Simca da Chrysler e aos poucos levando a marca à extinção.
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Peugeot 309 |
O Peugeot 309 usou vários componentes mecânicos do Simca Horizon, este carro poderia ter sido a brecha que a Peugeot procurava para entrar em nosso mercado e seguido em frente.
OBS: As realidades alternativas tomam por base um cenário econômico mais favorável no país e um público mais exigente.
Muito bom o Chambord feito por Palatnik, renderização perfeita! Impressionante...
ReplyDeleteEduardo,mais uma vez você arrasou!!!Nota 1000!!!As versões cupê e conversível do Simca Chambord são muito lindas...realmente, fariam muito
ReplyDeletesucesso aqui no Brasil!
Não acredito que haveria toda essa fartura de modelos, mas o coupé e o conversível sem dúvida dariam as caras. Provavelmente a Simca ficaria com os carros pequenos e médios, enquanto a Dodge faria os de ponta.
ReplyDeleteConversíveis deveriam ser de lei, ao menos um por marca.
Caramba Du
ReplyDeleteNão ficou nada mal o Esplanada com faróis horizontais. Certamente atenua a cintura alta do carro...
pelo que eu me lembre, a matra usava muito a fibra de vidro
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