O VW 1600 ou popularmente "Zé do Caixão" é o primeiro dos vários lançamentos deste mês, que inclui o resto da família....
Acredito que ele entraria no segmento abaixo do Jetta, no lugar do Polo Sedan, talvez, o nome não estaria de acordo, poderia ser até VW1800 de acordo com o motor, ou um nome próprio, mas por enquanto fica 1600 mesmo pela nostalgia. A frente lembra levemente alguns modelos da Audi, mas para deixar mais semelhante ao 1600, eliminei a grade superior, deixando o logo no capô e o pisca invadiria a lateral. Cromados predominam na lateral.
A traseira não está muito moderna, nem é o estilo VW atual, apenas tentei deixá-la semelhante a do modelo original, não quis deixá-lo um mini Jetta.
As linhas retas das laterais foram essenciais para torná-lo mais semelhante ao antigo Zé do Caixão, não sei se seria viável um estilo desse atualmente, pois releituras tem seu preço, a garotada pode não curtir mas os tiozões e taxistas vão adorar, rs.
Imagens em 1600x1200
O VW 1600 (Zé do Caixão) é o primeiro das 4 releituras que pretendo postar no blog durante esse mês, tanto que o Brasília, a Variant e o TL usarão essa mesma base, porém com grandes diferenças principalmente na frente. O Sedan seria a releitura da frente alta que surgiu nos primeiros modelos, porém nos outros modelos a frente baixa estilo Brasília será predominante. Aguardem...
O Zé do Caixão também está na seção Novos Clássicos da revista Car and Driver 42 deste mês.
História do VW 1600
O VW 1600 Sedan, famoso "Zé-do-Caixão" foi uma tentativa de modernizar e dar 4 portas a plataforma do Fusca e rivalizar com o Ford Corcel, seu motor era o mesmo refrigerado a ar, 1600cm3 e 58 hp, era como uma evolução do Type 3 alemão (que possuia 2 portas). O VW fez mais sucesso para os taxistas do que para o público em geral, que continuavam comprando o Fusca.
Em 1971 ganhou novos faróis duplos, semelhantes aos que os DKW usavam em 1967. Mas o carro foi descontinuado neste mesmo ano.
O Apelido Zé do Caixão foi por causa de seu formato retilíneo e pelas 4 maçanetas que pareciam alças de caixão, ele também chegou a ser apelidado de "saboneteira".
o apelido "saboneteira" pegou mais aqui pelo rio grande do sul que em outros estados...
ReplyDeleteAchei a frente bonita até chegar no parachoque gigante e exagerado na minha opinião, parece um xunin barato que não faz o menor estilo do carro da época que era bem conservador, acho que poderia dar uma amenizada alí deixar mais classudo e menor. A traseira achei muito truncada, não gosto desse estilo truncado com lanternas minúsculas que vc faz, já ví vc fazer traseiras bem mais bonitas que essa aí. Mas o resto tá legal.
ReplyDeletePaulo e sua sinceridade "educada" de sempre.
ReplyDeleteGostei bastante do conjunto do carro, principalmente da frente e das rodas, só a traseira que não achei como você mesmo disse "muito moderna" mas se a intensão era preservar o desenho do modelo original, realmente ficou bem parecido, parabéns mais uma vez pelo trabalho Du, ficou muito legal !!!
ReplyDeleteMuito bacana esta releitura, mas, a frente ficou meio FORD (fiesta atual).
ReplyDeleteA traseira ficou legal, lembra bem o original. Mas a frente ficou com cara de chinês do Paraguai. Se você pusesse um quê de Audi nela, ficaria um pouco melhor. Ou põe o motor atrás (você tem alguma coisa contra carros "tudo atrás"????), e tenta fazer algo mais "Coffin Joe" na frente. Aproveite para reestilizar os carros da Tatra. Já ouviu falar deles????
ReplyDeletePOrque tudo que se faz agora tem cara de carro chines? Não entendo isso...
ReplyDeleteNão tenho nada contra motores traseiros, lembra do Fusca, Kombi, Pixel...
Tentei fazer essa frente inspirada no Audi.
Excelente!!! Nota 1000!!!!
ReplyDeleteVi antes de você postar Du, vi na revista Car and Driver! Ficaram muito boas!
ReplyDeletebem que eu achei a frente parecida com o audi r8 mesmo...
ReplyDeletecara ficou muito bom!!!!!! Eu tenho uma ideia ja que eu estou escrevendo um comentario,vou deixar ela,ou seja,a ideia para quem ler e fazer esta idei:bom a hyundai e a kia estao evoluindo pq entao nao cria,ou seja,fazer a evoluçao dos carros da Daihatsu e Daewoo?nao é uma ma ideia em criar sedans de luxo destas 2 marcas.Podem criar?
ReplyDeleteDesde que seja como a Kombi, radiador na frente (neste caso deitado) e motor atrás, mas transversal, me dá um pelado com mecânica forte para eu customizar ao meu gosto, que assino a abdicação da garantia.
ReplyDeleteO que acho que pega no sedan de motor traseiro é o fato do espaço do porta-malas dianteiro ficar comprometido pelo capô ser mais baixo e tem o estepe também, só se o tanque ficar embaixo os bancos, pois ficaria perigoso na frente. Aí sim.
ReplyDeleteA questão do tanque; Há uns anos eu imaginei uma solução para aumentar o porta-malas do Fusca. A mais prática foi um tanque em formato de console central sob o painel. gastando um pouco mais, uma abertura na parede de fogo que aqui não tem fogo receberia uma caixa (estreita na base e mais larga em cima) de aço que invadiria a cabine, entre os ocupantes, sobre o túnel, nela seria assentado o tanque. Esta providência evitaria o cheiro de combustível dentro do carro, no acto do abastecimento, e daria a condição básica para a segurança: posicioná-lo atrás do eixo, já dentro da estrutura de resistência do carro. De quebra poderia haver aumento da rigidez torcional, se bem feito.
ReplyDeleteLateral "caixuda" lembra bastante o modelo original. Não é um visual de se apaixonar, mas o carro ficou bom na atualização. Parabéns por estar na C&D!
ReplyDeleteA Brasília da Fusca&Cia ficou linda! Ficou com cara de mulher brava.
ReplyDeleteJá saiu a Fucaecia? Ainda não chegou aqui pra minha cidade.
ReplyDeleteJá que a cara do bicho lembra carro chinês do Paraguai, então dá um jeito no coração dele.
ReplyDeleteÉ só alargar um pouco o carango, esticar bem a frente dele, entre a coluna "a" e o eixo dianteiro, e botar um motor V10 biturbo (pode ser o do audi RS6, por exemplo). Pode ser com tração apenas traseira (para o motor ficar um pouco mais recuado em relação ao eixo dianteiro). Aí o garoto vai ficar legal.
Mudar de 1.6 pra V10 biturbo, já é querer mexer de mais né, a frente é inspirada num Audi, mas a mecânica não !!! rsrs
ReplyDeleteEu compraria.... ficou muito bom...
ReplyDeleteFAZ UM POST SOBRE O adamo GT e uma nova versao
ReplyDeleteFicou muito bonito. É um dos poucos carros sem grade superior que ficaram bonitos na minha opinião. Como sou apaixonado por brasilia, espero ansiosamente por ela!
ReplyDeleteFalow!
Acho q sera comcorrente do Classic da GM... Ninguem pagaria por ele o preço do Polo Sedan.
ReplyDeletePutz! Mais desenha muito!
ReplyDeleteOutra, caramba o tema do blog é fantástico... e eu que pensava ter um tema original, inédito e bacana...
Me sinto humilhado...
Decio's brother, és um artista!
PARABÉNS em maiúsculas é o adjetivo no tamanho certo para suas criações!