8.9.11

GT Malzoni

Está de volta o predecessor dos Pumas...


Usei como base de imagem um carro da Maserati, mas com dimensões um pouco reduzidas, e o resultado achei que ficou bem parecido com o Malzoni, linhas curvas que lembram os esportivos de época e ao mesmo tempo atuais. Já que seria um carro fora de série, e para dar uma viabilizada na idéia optei por colocar algumas peças do Punto como faróis e retrovisores, a grade e parachoque seguem o mesmo desenho, já a traseira é bem espartana com lanternas duplas e um vidro panorâmico como no original. Acredito que não seria um carro difícil de se fabricar em fibra.


Eu já tinha feito ele um tempo atrás e ficou engavetado até sair na Car and Driver de setembro na seção Novos Clássicos, agradeço mais uma vez a redação da C&D. Inclusive nessa edição há outras projeções minhas como o Uno Adventure e o Up.

História do GT Malzoni

O GT Malzoni surgiu em 1964, criado por Rino Malzoni, mas inicialmente só para as pistas, a mecânica era a conhecida DKW 2 tempos, o carro teve o respaldo da Vemag, interessada em ter um modelo para competir com os Willys Interlagos nas pistas. Tiveram algumas versões de rua como a GT, um pouco menos espartana que a versão de competição.

Já em 66 o carro foi redesenhado por Anísio Campos sob uma nova marca, a Puma, rebatizado de Puma GT, teve algumas mudanças principalmente na frente e na traseira, e um acabamento melhor, mas durou até 1967 por causa da venda da Vemag para VW, sem o fornecimento da mecânica, para sobreviver a Puma fez um outro projeto com mecânica VW.

Mais informações aqui



25 comments:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

um desses hoje com o motor do punto t-jet ficaria bom...

Nanael Soubaim said...

Acredito que o renascimento, para produção em série, ficaria melhor com estas tácnicas novas: http://nanaelsoubaim.wordpress.com/2011/03/16/mesmo-de-luto-o-japao-inova/

Inspirar-se na Trofeo foi inteligente.

Mauricio Morais said...

Muito bom mesmo e plenamente factível.

Thiago_czz said...

Ficou bonitão!

A única coisa que eu mexeria seria nos vincos do capô, acho que ficaria melhor um pouco mais sutil...

joaomerces said...

Excelente projeto!!! Eu pensei nas seguintes versões.
A de entrada, com o motor T-Jet como o amigo aí de cima muito bem sugeriu; e pra versão top, já que o malzoni usava mecânica DKW, que já foi da VW, pensei no motor 2.0 TFSI 211CV com a caixa DSG de 7 velocidades. Seria sacrilégio pedir tração traseira ou integral 4 motion???

joaomerces said...

Du, não esquece o projeto do Esplanada, do Regente e do GTX, hein!!!

Mateus Luiz said...

Bem bonito, ficou lindo, e eu acho que um motor V6 ia ficar bem ao estilo do carro.
Abraços Du

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras said...

O carango ficou do carvalho!!!! A única coisa na qual eu mexeria (eu sei, tô enchendo o saco com esse assunto, mas vou pegar pesado de novo...) seria colocar um motor realmente radical. Que tal o V10 biturbo do Audi RS6/R8GT????

Sérgio said...

qual é a dos farois de punto?

Deivison Cadilhac said...

Du, este projeto foi pensado para receber um motor boxer, central ou dianteiro?

Du Oliveira said...

Boxer? Acho que não. Talvez como citaram um T-Jet ou um TFSi dianteiros ficariam de bom tamanho.

E talvez precise de umas entradas de ar maiores.

Nanael Soubaim said...

Não precisa de entradas maiores, não tecnicamente; mas eu sou da escola funcional, talvez não conte. Uma versão pista-e-rua pode ter saídas de ar no vinco central, e um defletor na dianteira. Umas guelras atrás das rodas dianteiras ajudariam a resfriar os freios e extrair o ar do pára-lama. Mas para justificar tudo isso teria que trocar o T-jet pelo V8 Hemi Fiat-Chrysler.

Dalmo Hernandes said...

Não menos que sensacional, cara. Sério. Muito bom MESMO.

Dalmo Hernandes said...

E se eu tivesse grana, obviamente construiria ele em fibra.

Sávio Barbosa said...

parabéns pelo trabalho. agora te lanço um desafio: fazer a releitura do GT Malzoni II, um carro q fez muito sucesso nas pistas e q foi percursor do GT Malzoni q todos conhecem.

Du Oliveira said...

Eu pretendi talvez um dia partir para o Puma GT/DKW, mas fica anotada a sugesta

Raí Carlos said...

Parabéns pelo trabalho Du, a projeção ficou perfeita, muito moderna e ao mesmo tempo impecável quanto a releitura, é impossível olhar a traseira e não reconhecer a origem do carro, lindo demais !!!

Arnon said...

ai ficou muito loco mesmo perfeito só q esse carro q você fez não é um gt malzoni esse carro ai é um puma dkw o gt malzoni é um carro diferesnte desse aí

Du Oliveira said...

GT Malzoni teve alguns modelos, o que fiz era o modelo 66, mas é GT Malzoni sim, antes da marca se chamar Puma, o Puma DKW 67 tinha diferenças na frente, traseira e painel, o Malzoni, aliás, tinha painel de Fissore.

É só ler o fim da postagem

Anonymous said...

Olá,estou aqui, pois estou interessado em uma parceria entre o meu blog e o seu, pois no meu faço projeções automotivas, e caso haja alguma matéria do meu que seja relacionada à sua proposta e vice versa gostaria de que compartilhássemos ,caso se interesse poste um comentário no meu blog e me adicione a seus parceiros assim como eu irei fazer
desde já obrigado!!
www.criatividadeautomotiva.blogspot.com

Dr. Phillipe Ingenito said...

Apresenta mais coisa ai!!! Seu trabalho é muito interessante!!

Du Oliveira said...

Obrigado, é que ainda estou em recuperação de uma tendinite, por isso deixei um pouco o blog de lado, mas pretendo retomar em breve.

danieju said...

Bom dia
Sou dono do site www.noticiagora.com.br e gostei muito do site de vocês.
Gostaria de saber se vocês se interessam em fazer uma parceria (troca de links)
Desde ja agradeço,
Daniel

carlo paolucci said...

Master Oliveira,

gosto do seu trabalho, do seu talento, da sua visão futurista dos antigos. Poucos sabem instrumentar uma boa idéia. Mas alguém tem q ser do contra em algum assunto: ñ gostei da releitura da Malzoni. Imprimi e mostrei a muitos amigos daqui, q concordaram comigo, a minha original (Puma Gt) q está aqui é imbatível. Master, isso ñ desmerece seu trabalho, elogios e críticas ajudam mais do q só baba-ovice. A despeito de vc merecer toda essa nossa admiração!
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

1k2 said...

Gostei dos traços, mas a grade deveria ser um pouco mais baixa, afastando-a dos faróis. Na traseira a linha de corte do porta-malas deveria dividir as lanternas. Na lateral a janela deveria ter uma vigia arredondada (como a da Montana).
Uma sugestão seria montar uma versão com motor central.