18.5.13

Tunning virtual, passo-a-passo


Pensei em mostrar um pequeno passo-a-passo de um simples tunning virtual no Photoshop, no caso transformei um Chevrolet Malibu 67 em conversível, rebaixei um pouco e mudei a cor. Existem tutoriais melhores pela internet mas é interessante para quem está começando a usar o Photoshop ou tem vontade de iniciar manipulação de imagens, veja o passo-a-passo...




Para transformar um carro em conversível em primeiro lugar escolha uma vista mais fácil (evite vistas aéreas por enquanto) e que o fundo colabore, pode ser algo mais simples ainda, como céu por exemplo.



Selecione a área da capota rígida (use a ferramenta Lasso Tool [laço] que é mais simples, mas se quiser algo mais preciso use a Pen Tool [caneta] que é um processo que utiliza vetores, mas requer mais conhecimento no PS) e recorte, a parte de cima não precisa ser rente a lataria, fique atento para não excluir as partes internas como os bancos.


Mantenha a seleção, agora vamos usar a ferramenta Clone Stamp Tool (Carimbo), você vai usar pedaços do fundo, mantenha pressionado o ALT, vá fora da seleção no lugar onde a imagem será clonada, clique e depois solte o ALT, o carimbo vai salvar essa área e por fim você vai desenhar o fundo onde está o contorno da capota. Quanto ao arbusto eu usei pedaços do direito para preencher o esquerdo. OBS.: Sempre mantenha a coerência da continuidade dos tijolos e a vegetação, senão sempre terá aqueles sabichões notando defeitos na foto comentando que é fake, rsrs.

Outros detalhes que passam despercebidos: vestígios da capota no vidro tem que ser apagados, também apaguei o resto da coluna B, e pintei um pedaço de uma  capota de lona para parecer mais realista. O banco recebeu um tratamento no contraste.

Eu dei uma leve rebaixada na suspensão, para isso selecionei todo o carro exceto as rodas e parte do chão, movendo para baixo uns 5 pixels (clique 5 vezes a tecla de seta para baixo). Alguns "manolos" gostam de socar no chão, nesse caso, tem que recortar exatamente no formato das caixas de rodas para o pneu não ficar com aspecto recortado e mover a seleção beeem mais para baixo. Lá no topo da imagem recorte o que ficou distorcido.

Quer mudar de cor?  Vamos lá!  Só que agora tem que já ter uma certa prática no recorte, e selecionar somente a lataria, não inclua frisos, lanternas  e vidros (exceto reflexos da lataria nos cromados).  Selecionado vá até o menu Image->Adjustment->Hue/Saturation. Em Hue coloquei +25, ficou laranja, mas se mover a seta do Hue pode deixar a cor que quiser, fica ao seu gosto.
Claro que para um trabalho mais detalhado, existem mais comandos, detalhes de reflexo, ajustes no contraste, mas como é um tutorial mais básico é só para entender o processo.

2 comments:

Giovane Silva said...

Muito bom o tutorial! Simples mas objetivo. No próximo podia ensinar a trocar um para-choque, ou algo maia relevante :D
Tinha que ensinar também a fazer desenhos vetorizados no Photoshop, ou algo básico do básico no 3DMax. Abraço!

Jonathan Machado said...

Veja meu Novo Prisma Conversível:
http://www.carwp.com.br/2013/04/novo-chevrolet-prisma-conversivel-by.html