17.8.09

Retorno do Polara

O velho Dodginho retornou, mas salvaria a Chrysler? sei não...

O Polara em sua versão SE, vermelho característico da Dodge, para a frente pensei no padrão atual da marca ao estilo Avenger, farois duplos lembram o 1800, mas o vidro na frente e o pisca ao lado remetem ao Polara 78. 1800 ? não obrigado, agora é 2400 !!

O Polara cresceu um pouco em relação ao original, eu diria um híbrido de Saab com Dodge Avenger, a clássica traseira caída, mas com uma lanterna mais alta para dar um ar mais moderno, resultando num aspecto mais cupé ao modelo duas portas.

Para o uso normal a versão quatro portas que o Brasil nunca teve.


HISTÓRIA DO 1800 / POLARA

O inglês Hilmann Avenger

Lançado no Brasil em 1973, o Dodge 1800 foi um carro compacto desenvolvido pela Chrysler, baseado no Inglês Hilmann Avenger, apresentou muitos problemas desde mecânica até acabamento. Tinha um motor quatro cilindros de 1800 cm3 e 78 hp nas versões Luxo e Gran Luxo, um ano depois a versão esportiva SE. Ensaiaram até uma versão perua mas não vingou por aqui.

Dodge 1800 e Polara 78

Em 1976 com muitas melhorias o 1800 se tornaria o Polara, era um carro bem melhor que o 1800. Dois anos depois, o Polara ganharia nova frente com faróis quadrados e nova traseira. Em 1980 chega a versão GLS, e no ano seguinte, com a VW no controle da Chrysler do Brasil sua produção foi encerrada.


Dodge 1500 e VW 1500
Na Argentina - Ele também foi produzido na Argentina a partir de 1971, como Dodge 1500 (motor 1500 cm3), sendo remodelado em 1978, na Argentina o Dodge possuia versões 2 e 4 portas e a Rural (SW). Em 1980 com a VW no controle o Dodge 1500 passou a ser vendido como VW 1500 que durou até 1990.

19 comments:

  1. Embora eu não goste de agressividade e deplore essa moda de que tudo tem que ser agressivo, o Polaria é um carro de respeito. Gostei da releitura. Poderia ser uma opção para a nova linha da combalida Chrysler.

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  2. Desculpem, é "Polarinha".

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  3. Anonymous8:17 AM

    O propósito é mesmo mostrar como ficaria o Polara se fosse feito hoje. E acho que ficou interessante.
    Se um carro assim fosse feito em série, teria de ter uns ajustes para perder a cara excessivamente retrô, mas seriam fáceis de serem feitos.
    A curvatura da traseira dá para ser mantida, mas trocando a tampa traseira por uma em estilo "Bangle butt". Imagine-se aí o Opel Insignia.

    Outro detalhe a ser pensado é que em um carro de tração traseira moderno como seria esse Polara, o eixo dianteiro teria de ir uns centímetros para frente. Tudo bem que no Polara original o motor era quase todo à frente do eixo, mas nos carros de tração traseira mais modernos, o balanço dianteiro é mínimo, para melhorar o espaço interno dianteiro e o equilíbrio dinâmico.
    Outras mudanças seriam mínimas, como as lanternas que fatalmente teriam de se adaptar à tal traseira Bangle.

    Em todo caso, é interessante saber que de fato a Chrysler considera fazer um carro de porte médio (no sentido americano do termo) para suceder o Sebring, cuja geração atual é um fracasso. E esse carro poderá ter tração traseira, reproduzindo em uma faixa inferior os bons resultados de Chrysler 300C e Dodge Charger no segmento dos grandes.

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  4. Fernando8:28 AM

    Qual o telefone da Iacoca?
    Existe outro vice-presidente da Ford interessado em reviver a Chrysler como o Iacoca fez na década de 80?
    Sei não, hoje as coisas são bem diferentes!

    PS: O carro ficou lindo!

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  5. Anonymous9:22 AM

    Du,

    Já que nos brindaste com o Polara, nas versões 2 e 4 portas!! Poderias bem que fazer a Perua também, não é?

    Sds.,

    J.I.Hosang

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  6. Claro, se a Chrysler o relançasse não teria essa traseira, a traseira mais caída foi só para dar um toque de nostalgia do Dodginho mesmo.
    Pois é, tinha feito um perua, não gostei, tão logo consiga um resultado melhor, postarei aqui.

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  7. Anonymous2:51 PM

    por que nao faz um fiat oggi

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  8. Sem bronca, fiotes, o Polarinha ficou bonito, apesar da dianteira. Se fosse relançado, acredito que teria sim a traseira caída, para dar um toque vintage.
    Eu é que já estou um velho ranzinza, dêem um desconto.

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  9. Tranquilo Nanael, tu és gente fina.

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  10. cara isso que gosto no teu blog. derrepente do nada vc nos surpreende com uma releitura que ninguém sequer tinha pedido a vc e surpreende a todos. e claro quase sempre ficam boas. só achei que a dianteira poderia ter um pouquinho mais de personalidade já que esse era o ponto fraco do polara q n real eu nunca gostei dele :p

    mas que ficou bonito ficou

    parabens

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  11. Se contar antes o que postar perde o charme da coisa, o legal é a surpresa... hehe

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  12. Simplesmente lindo. Até agora, o melhor projeto de todos. Parabens!

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  13. Sergio6:01 AM

    Seguinte: tive 3 Polaras: 76, 79 e 81.
    Sempre gostei mais do 76, pois a frente com quatro faróis se impunha, era "arrogante".
    Gostei mais da versão de 4 portas.
    Parabéns

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  14. Simplesmente ótimo, eu nao acompanhei a evolução deste veiculo na decada de 70 e começo de 80 mas sou um adorador desse 1800. Seria muito bom se a Chrysler e todas as outras montadoras recriansem modelos ja extintos, mas q de preferencia contratassem o Edu p desenha-los

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  15. Anonymous2:57 PM

    Sugestão ao dono do blog para próxima arte: imaginar como ficaria uma hipotética Saveiro do modelo novo com cabine dupla.
    Dá para imaginá-la em versão de duas portas, mas também dá para imaginá-la com quatro portas, usando as portas dianteiras dos modelos de quatro portas, mas portas traseiras específicas.

    O mais interessante de tudo é que teríamos de cara uma projeção de como ficaria uma versão hipotética de um modelo que acaba de ser apresentado.

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  16. Ficou do carpaccio!!!! Poder-se-ia manter a tração traseira, e, em homenagem aos modelos maiores, colocar um V8 pequeno, 2.4, 2.8, ou 3.2 32v. Ou um V8 2.0 32v biturbo.

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  17. Eu concordo com o El Misionero. Que se danem os malditos econazistas.

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  18. Anonymous8:05 PM

    Dú, gostei demais do Polara! Se fosse real, compraria um!!! Gostaria de ver também como seriam os modernos Chrysler Esplanada e GTX, Jeep Willys e as pick-ups Chevrolet C-10 e C-14. Um abraço!

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  19. Parabéns
    o 4 portas nota 10!
    pronto pra produção

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