16.1.10

Gol BX e família




  Como o Gol já é um clássico nacional, merecia uma postagem maior reunindo toda a família...
O Gol GTi (ou GT como quiserem) já havia postado faz algum tempo, era como uma releitura do Gol quadrado (BX) usando de base o novo Polo europeu, esse GTi ostenta a mesma cor azul e parachoque cinza, versão que ficou famosa entre a garotada da época. A coluna traseira mais inclinada diferenciava o Gol dos demais VW alemães.

Faltava fazer a traseira, não existiu versão 4 portas do quadrado, mas decidi incluir para se adequar aos novos tempos. O que lembrava o Gol dos anos 80 eram as lanternas horizontais.

A Parati também resgata traços da antiga, mas agora com 4 portas, ganha um toque bem mais esportivo.


O Voyage está mais imponente e seria um interessante rival para o Siena.

Na Saveiro sem tantas novidades, apenas uma pequena janela atrás para aumentar o espaço na cabine.

História do Gol e derivados

Considerado por muitos como o substituto do Fusca no Brasil, o Gol, de design nacional, surgiu em 1980 com um motor dianteiro refrigerado a ar, de 1300cm3, no ano seguinte a cilindrada aumentou para 1600cm3. Logo em seguida veio a picape Saveiro.
Em 1981 surgiria o sedan Voyage, derivado do Gol mas com frente diferente e um motor refrigerado a água de 1500cm3 vindo do Passat, depois surgiria uma versão 4 portas. Alguns anos depois fora exportado para os EUA com o nome Fox. Em 1982 o motor do Voyage passaria para 1600 cm3, Nesse ano ganhou a versão perua, a Parati que usava a mesma mecânica refrigerada a água, O Gol ganhou uma versão especial chamada Copa.
Entre 1984 e 1985 Gol e Saveiro ganhariam a mesma frente do Voyage/Parati e motores refrigerados a água. Em 1984 o esportivo Gol GT vinha com um motor de 1800 cm3. Em 1987 toda a linha ganha nova frente, os piscas ganham a lateral, a traseira ficou mais comprida e novo painel.
No ano seguinte a versão GTi com o motor de 2000cm3 do Santana contava com uma novidade, injeção eletrônica, com sua cor azul e para-choques prateados, o GTi foi muito cultuado pelos fans de plantão. Tinha também a versão GTS com 1800 cm3.
Em 1990 com a Autolatina, as versões básicas ganharam o motor AE 1600 da Ford. Em 1991 uma nova mudança, farois mais estreitos, e nova tampa do porta-malas. Surgiria também uma versão de 1000cm3, de origem Ford, o Gol 1000.

Em 1994 uma nova geração do Gol, completamente nova, com linhas arredondadas (o Gol "Bolinha"), mas ainda com motor longitudinal, era mais fácil e rápido de montar, o GTi após um intervalo retornaria em 1995.
Em 1995 o Voyage deixaria de ser produzido, porém no ano seguinte Parati e Saveiro ganhariam sobrevida em suas novas gerações.
Em 1996 é a vez do Gol GTi 2.0 e 16 válvulas, com impressionantes 145 hps, aquele com uma bolha no capô. O modelo quadrado ainda era produzido na versão 1000.
Em 1997 já com todos os modelos com injeção multiponto, o motor 1.0 contaria com 16 válvulas.
Em 1998 surge a inédita versão 4 portas. É lançada também a versão GLS de 2000 cm3.
Em 1999, uma nova frente, traseira e painel, o que a VW chamava de Geração III. Mas a versão de 94 ficou como a básica de 1000cm3, o Gol Special. O GTi foi produzido até 2000 e nesse ano ainda foi criada a versão 1.0 16v Turbo, que gerava 112 hp.

Em 2005 o Gol, Parati e Saveiro ganham uma nova frente, traseira e painel, popularmente conhecida como G4. O Gol apesar da concorrência pesada da Fiat, ainda é o modelo mais vendido no Brasil desde 1987.
Recentemente o Gol ganhou uma geração totalmente nova e agora com motor transversal, logo em seguida o retorno do Voyage e por fim a nova Saveiro, com cabine estendida e tudo, agora só fica faltando a nova Parati, será que vem?

17 comments:

  1. empre me pergunto pq talentos como vc não estão trabalhando nas grandes empresas! Com certeza vc daria conta de substituir todo o centro de design da Chevrolet, por exemplo! parabéns cara!

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  2. Muito bom, realmente lembra os Gols "caixote". História completa também merece os parabens. Muito bom Du!

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  3. Anonymous3:49 PM

    Eduardo,


    O Voyage ficou coisa do outro mundo!!! Acho que se passar para as revistas vão pedir para adaptar na frente do Polo para preve como o futuro Polo Sedan.

    A Saveiro ficou show. O Gol faltou algo na traseira, acho que um ajuste somente nas linhas entre para-choques e lanternas seria o suficiente, mas talvez também falte uma vigia depois das portas dos passageiros.

    A Parati também ficou boa, mas talvez por aquele aprofundamento na quinta-porta daria um ar retrô. Mas mesmo assim está show!!

    Agora, estive ontem pensando, por que você não faz uma versão renovada da Blazer e da S-10, feitas sobre o mesmo chassis e utilizando a mesma carroceria, mas com mudanças nos painéis externos?

    Em tempo, se quiseres fotos dos carros da Geely para adaptar-los no estilo Volvo posso te enviar!!

    Abraços,


    J.I.Hosang

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  4. vc só faz isso pq não gosto de volkswagen... rs

    ficaram fodas demais du

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  5. ja li e ouvi varias vezes q a parati vai sai de linha qdo a versão G4 parar de ser fabricada.

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  6. A Parati ficou com um ar bem família... Gostei muito!
    Poderia fazr a versão Surf dela?
    Mas, nessa geração, joga o estepe para fora como no crossfox e adiciona estribos? Vai ficar um show!

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  7. Este voyage transmite muita dignidade, fosse um pouco maior poderia servir a Chefes de Estado.

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  8. Sinceramente eu não gosto e nunca gostei do gol e derivados, só gostava do voyage com frente de gol gti, o resto, nunca gostei dos carros vw porque tem um design estranho, tem acabamento interno mal feito [bancos duros de tecido ruim] tals, mais gostei do gol feito por vc, mascara negra e farol menos inclinado dão um ar de mal e certa sofisticação, achei os faróis traseiros do gol muito altos, mais no voyage ficaram bons.
    Enfim, achei que o arro ficaria mais bonito e sofisticado, mais tenho uma pergunta: todos os carros nacionais que vc faz, na vida real usam ou usaram calotas, rodas de liga leve é um luxo no brasil, como ficariam estes carros? eles não ficariam feios se fossem vendidos como pé de boi aqui no brasil?

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  9. Anonymous9:11 PM

    CARA FICOU DEMAIS,A PARATI ENTÃO!!! PARABENS

    Marcus Quintanilha

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  10. Anonymous9:22 AM

    Primeiramente parabéns pelo trabalho. Faz um ano que acompanho o blog e está sempre entre os favoritos.
    Como ficaria uma Parati com a cara nova???

    Abração

    Fabricio Takaasi

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  11. guilherme3:53 AM

    Já que a Volks não vai mais fazer a Parati, porque você não faz a Parati baseada no Gol G5?
    Esses seus carros são muito bons, o mercado brasileiro merece carros assim!

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  12. Olha ela aqui http://irmaododecio.blogspot.com/2008/07/parati-nf.html

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  13. NOSSA UM FIAT STILO DA VOLKSWAGEN?

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  14. D+++!
    Mto bom...
    Eu particularmente não gostei mto da parati
    mas o gol e o voyage
    nota 10!
    Alguns acertos e estariam prontos pra produção
    parabéns

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  15. Sobre a parati, uma dica: as lanternas traseiras, juntamente com a tampa do porta-malas deveriam ter um corte em V na estrutura, como a primeira parati e na última G3. Aliás, foi a traseira mais bonita da G3. A lateral, para fica com cara de Parati, tem que ter um vidro traseiro característicamente grande e com pouca inclinação no corte. Pode observar que na parati G2 2 ou 4 portas, houve preocupação em manter essa identidade. O teto poderia ser mais reto também. Aliás, na minha opinião, se a VW quisesse manter a parati, poderia fazer um Touareg em versão miniaturizada, ficaria perfeito. Quem não se lembra da Touareg da Redbull?

    Parabéns pelo Blog, é excelente!

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  16. Quanto mais eu visito esse blog mais me surpreendo, ainda não tinha visto estes trabalhos e realmente ficaram muito legais, o design chega até ser mais bonito do que os da própria VW. Mais uma vez parabéns Du, excelente trabalho !!!

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  17. GTS também era 2.0, assim como o GTI. A diferença é que o GTI era injetado, enquanto o GTS, carburado. Tinha opção pra todo gosto!

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