Outro ícone da Gurgel, o diferente X-15 ...
Para fazer o X-15 a idéia era de um veículo quase sem curvas, fiz um esboço apenas com linhas retas e chanfros, apesar do formato nada convencional ficou até interessante e acabei modelando assim, linhas retas quase ao extremo, mas que transmitem força e resistência de um utilitário, sem tirar a essência dos veículos do Sr. Gurgel. A grade é praticamente um parachoque com o farol integrado, adotei o farol retangular em vez do redondo para combinar com o resto das linhas do carro.
Na versão sem teto, a capota se retrai como em uma sanfona. Desenhos diagonais na lateral ampliam a sensação de robustez.
Um jipão desse ficaria muito interessante com uma roupagem militar.
A porta traseira é dupla para uma fácil abertura e a outra abriga o estepe.
Making-of: O Gurgel foi modelado no 3D Max com a técnica Box Modelling, auxiliado pelo PS no acabamento final.
O X-15 aparece na seção Novos Clássicos da revista Car and Driver (36) de dezembro. Agradeço novamente a redação.
Imagens em 1600 x 1200
História do X-15
Não tenho muitos dados sobre o Gurgel X15, apenas sei que foi lançado em 1981 juntamente com a picape (ou van) G15, ambos utilizavam a mecânica VW.
(Os internautas que tiverem mais informações sobre o X-15 me enviem que eu coloco no texto aqui.)
Du,para variar ficou muito bom.As linhas retas ficaram robustas sem parecer um carro antigo.Mas qual seria a faixa de preço,e com quem ele iria concorrer?
ReplyDeleteNão faço idéia Gabriel, é apenas uma releitura de um veículo exótico.
ReplyDeleteAcho que pra quem tiver coragem, rs, seria um veículo pra uso off-road, sei lá, mas mão tinha pensado nisso ainda.
Se fizer ele crescer em medidas, ficando bem maior e deixá-lo bem luxuoso por dentro, pode-se pensar em deixá-lo como concorrente dos Hummer, algum deles... seria interessante.
ReplyDeleteuAhsUAHsuahsu eu viajando... pensei assim: e se colocasse esse novo x15 em uma plataforma d Amarok em vez d Kombi? Será q aí dava pra torná ele um cocorrente de um Hummer?
ReplyDeleteAUSHuAHSuHAuhUASh
E ele serviria muito bem pra Carro-Forte, não acha?
na verdade o x15 não usava plataforma de kombi, usava um monobloco próprio feito de tubos de aço revestido com fibra de vidro como era tradicional na gurgel...
ReplyDeleteVlw, já corrigi
ReplyDeleteExtremamente feliz! Ninguém diria que não se trata de um projecto engavetado pela Gurgel. Ficou fácil de customizar e modificar. A altura supõe permitir comocar baterias em boa quantidade no assoalho, especialmente sob os bancos dianteiros. Os relevos têm função estrutural, funcionais como todo o X-15, mas aqui podem esconder as barras de proteção das portas, e o baixo-relevo poderia receber uma imitação de madeira, em uma versão mais requintada. A posição vertical das alças é de uma ergonomia excelente, como no Bongo/HR, e como deveria ser em todo automóvel.
ReplyDeleteA picape lembra sim o formigão, mas é uma lembrança boa, é elogio.
Algo que o Exército apreciava muito, eram justo os ângulos de ataque e saída, tremendamente acentuados e apropriados aos exercícios militares. Dá até para estacioná-lo em uma parede inclinada, poupando espaço.
A traseira ficou meio Dobló, que só não considero mais feio do que o Aircross, mas não deixaria de comprá-lo por causa da feiura, então digo que ficou apropriada à proposta do veículo.
Há planos de desenfeiar o Dobló?
bem legal mto bem feito
ReplyDeleteMini caixotinho...rs Parabéns pela modelagem!
ReplyDeleteÓtimo.
ReplyDeleteNa realidade o X-15 foi lançado em 1979.
Gurgel Club do Brasil.
Mais uma vez, você arrasou, Eduardo!!!!
ReplyDeleteNota 1000!!!!!!
Excelente! Tenho certeza que o Gurgel aprovaria.
ReplyDeleteDu Oliveira, tu sabia que pegaram a sua projeção da kombi e colocaram no site do g1-carros , mas não disseram que foi você e nem disseram o site
ReplyDeleteEu vi la, o link vai pro Auto Esporte, foram eles que pediram pra mim as imagens e lá diz que fui eu.
ReplyDeleteA globo.com tem uma lei que proibe de colocar marca d´agua nas imagens, mas pena que eles não colocam o meu link nem no texto, mas quem sabe se a trollagem não saber que fui eu que fiz acabam gostando? hehe
Ficou sensacional, mas foi baseado no modelo militar com as janelas do parabrisas não simétricas. E as portas traseiras são iguais às dianteiras, tanto no X15 quanto no G15.
ReplyDeleteUma projeção do X20 (http://www.gurgelclube.com.br/GurgelAVista/?tag=x-20-2) nos mesmos moldes também ficaria interessante.
Que tal uma releitura feita pelo próprio Gurgel: http://bit.ly/ekyRgU
O parabrisa assimétrico foi o que me chamou a atenção no X15 original. Das portas serem iguais eu sabia, mas ficaria muito estranho nesse meu.
ReplyDeleteHouve um projeto em que eu trabalhava antes do Vena, era o Z (chamava de projeto Zé) seria um carro que custaria 12/15 mil reais, era tipo o Nano, só que um pouco maior, carro pra pessoas de baixa renda mesmo, tinha 4 portas mas a porta traseira esquerda era a direita da frente invertida, e vice versa.
Acabei abandonando por que estava muito feio, mas quem sabe um dia se der coragem eu termine e mostre ele por aqui? rsrs
Agora esse X20 eu não conhecia, muito legal
ficou muito bom mesmo o x-15, eu adoro carros assim.
ReplyDeletemas infelizmente acho que não teria sucesso como veículo de passei, apenas como utilitário de carga ou um jipe off-toad q mesmo assim tá bom demais.
Du, sobre o projeto "baratinho" não há necessidaed alguma de radicalizar a esse ponto, aki as montadoras metem a faca nos preços dos carros, na argentina um carro que aki custa 25 mil, lá custa 16 mil com apenas 5% a menos de impostos q aki.
tem carros lá que custam metade dos daki com uma diferença mínima ed imposto, aliás não só na argentina como em qualquer parte do mundo.
aki no brasil estão os carros mais caros do mundo!!! e só são assim pq existem pessoas milhões delas dispostas a comprá-los.
carro no brasil só vai ser barato o dia que as pessoas tomarem conciência de que compram lixo a preço de luxo.
Concorrer com Hummer seria exagero. Mas pelo porte dele e pelas aspirações militares do Sr Gurgel, acho que o X-15 seria um bom vetor para as unidades de infantaria leve (aerotransportadas) da Força Aérea.
ReplyDeleteSe fosse feito em fibra (como os antigos), podiam ser lançados de paraquedas de cargueiros Hercules, né não?
A proposta é boa. Parabéns pela nova publicação da CD.
Valeu
Sensacional.
ReplyDeleteSugiro uma repaginada no Gurgel G-800, mais bonito e mais moderno que o G-15.As formas arredondadas por fora, o imenso espaço interno e grande teto liso oferecem várias possibilidades de interferência.Sobretudo no estilo of-road.
Sucesso,
Heitor
Olá. Me chamo Pedro Victor. Gosto muito do seu trabalho,e queria saber se você está disponível a ser designer da minha marca fictícia (Deluxe). a resposta você pode dar meu site: www.blogcar2010.blogspot.com
ReplyDeletePara maior contato, aqui vai meu msn:
pedrov.peixoto@hotmail.com
da pra dar uma melhorada ae se chegasse o eixa dianteiro um pouquinho pra trás mas ficou muito bom!!!
ReplyDeleteA nova roupagem do Gurgel ficou bonita. Seria legal se voltasse a ve-lo um desses novamente. Parabéns!
ReplyDeleteCara!! Sem palavras! Gostar dos teus trabalhos eu já gostava, virei fã, agora este X15 ficou, ficou, ficou ... um X15 2011 ... é isso, perfeição é a palavra. Sou gurgelzeiro, tenho um Carajás 87 e gostaria muito de ver o jipão aqui, que tal??
ReplyDeleteJoãoCarajazeiro".
Cara ficou muito legal! qual foram as inspirações das grades! a traseira me lembrou muito a do kia soul e a frontal nao me é estranha! Parabens abração
ReplyDeletetiagocoimbram@hotmail.com
Mais uma vez, maravilhoso.
ReplyDeleteGostaria muito de que um dia me brindasse com uma nova versão do Supermini. Se for do BR-800, també serve.
Um abração!
Du, Ja pensou em fazer uma atualização do Gurgel Morumbi (moto Machine) ?
ReplyDeleteEsta carroceria caberia neste chassi Supermini RX, numa versão 'compacta'?
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