8.4.09

Puma, atualizando o felino

Uma atualizada no lendário esportivo nacional, o Puma.

As falsas entradas de ar na dianteira, contrastaram um pouco com as linhas do Puma GT clássico, mas em compensação deram um ar mais moderno e agressivo ao esportivo.
Para o teto e a traseira do cupe me inspirei nas linhas de um conceito da Lamborghini para um novo Miura , o motor continua traseiro. Um 1.8 turbo refrigerado a água cairia bem nele?
Semana que vem postarei o Puma GTB.


História da Puma

Rino Malzoni projetou em 1964 um esportivo de fibra-de-vidro inspirado na Ferrari 275 GTB, o carro foi feito em parceria com a Vemag, especialmente para competições, optando-se assim pela mecânica e chassis DKW. Para produzi-lo em série Rino então fundou a Sociedade de automoveis Lumimari, onde foram produzidas 35 unidade do GT Malzoni. Em 1966 foi apresentada uma versão mais requintada para ser vendida ao público, neste mesmo ano a Lumimari foi rebatizada para Puma e o carro passou por algumas modificações e passou a se chamar Puma GT (conhecido como Puma DKW), com motor DKW de 1100 cm3e 106hps.
Em 1967 com o fim da DKW, a Puma teve que desenvolver outro carro, agora a partir do motor 1500 refrigerado a ar de uma montadora de origem alemãs, e em 1968 foi lançado o Puma GT 1500. Em 1970 teve a cilindrada aumentada para 1600 cc (sendo que opcionalmente oferecia motores de 1700, 1800, 1900 e 2000 cc). Em 1971 foi lançada uma versão conversivel. Em 72 foi apresentado o modelo GTB, com mecânica do Opala 6 cilindros e 140 cv.
Em 1973 vendeu direitos de construção para uma empresa na Africa do Sul. Teve até um projeto para um mini carro baseado em um carro japones, um modelo com 650 cc, mas não foi adiante. Em 1974 a Puma lançou uma linha de caminhões. Em 1979 surgiu o GTB Serie II com algumas modificações e em 1980 o P018.
A década de 80 foi conturbada para a Puma, a fábrica estava cheia de dividas e foi vendida para a Alfa Metais, que relançou o GTB como AMV e os menores como AM3 e AM4. A Puma produziu até 1991, prejudicada com a chegada dos carros importados. Na Africa do Sul o Puma ainda continua a ser produzido.

23 comments:

Anonymous said...

O motor VW da atualidade é o 2.0 16V Turbo FSi com injeção direta e 200cv, 210cv, 230, 267 e 272cv. Cairia como uma luva no novo Puma associado a caixa DSG de 6 marchas com dupla embreagem. Show

Vilister Bartik said...

Semana passada quase comprei uma Puminha GTE 1979... mas agora vou esperar sair a Puma modelo 2010!!! Parabéns pela releitura.

Franco Henrique said...

Cara, parabéns pelas releituras!
Teu site é show, teu trabalho tá duka!
Abraço!

Unknown said...

lindos carros cara... conheci seu blog ontem somente....

tenho um Simca... e acho que ficou faltando a traseira dele viu =] hesauehiueha abraço e parabens pelo blog e pelas Re-Edição dos carros heheehe

Squa said...

Eu colocaria um VW 2.0 aspirado na dianteira, entre-eixos, para deixar o carro mais "viável". Com isso o carro teria porta-malas, mecânica simples e barata e pelo peso do carro, uma performance honesta.

Unknown said...

Cara, como vc consegue?
Ficou muito bonito, esse trabalho só prova que o design do Puma é imortal mesmo. Pq, sem mudanças significativas no desenho, vc conseguiu modernizá-lo.
Parabéns!!!
Abraço

Unknown said...

mto bom seu trabalho... mexo com isso tbm e sei quanto eh trabalhoso fazer esses desenhos!!
que tal o grande Puma GTB-S2 ???
era fabricado com o motor do opala 6cil 250-s

re estiliza ele !!

Nanael Soubaim said...

A grade pode ser para o intercooler. A esta altura, acredito que o Puma meceria um motor exclusivo, ainda que produzipo por terceiros, como a Agrale.

butt head said...

lumimari, nao luminari.

Yuri Sá said...

Cara...vou acabar usando esses conceitos e modelar um pra mim...Com um pouco de fibra e massa eu faço.

Du(irmaododecio) said...

Vinicis, ta escrito la no post, o Puma GTB já está pronto, postarei no domingo. Aguarde !!

É Lumimari mesmo, erro de digitação. hehe

Anonymous said...

Cara, se eu tivesse "grana" , eu te contrataria. (rs). Muitas idéias boas, tem que ser valorizado.

Anonymous said...

Velho, muito bom esse teu blog. Gostei demais do Corcel III e do Passat!!! Mais tudos muito legais!!! Cara uma sugestão (todo mundo deve dar pitaco, né?? rsrs), seguindo nos nacionais fora de serie. Faz os Miuras tb!!! Valeu, um abraço!!!

Unknown said...

O primeiro lembra um Porsche!!

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

ficou demais o puma, eu não sou muito fã do GT não mas esse aí me convenceu cara, ficou demais mesmo.

Anonymous said...

Acho que já deveria sair com motor elétrico...

Unknown said...

Cara, vc acaba de ganhar meu respeito!
As entradas de ar na dianteira do puminha não precisariam ser falsas, se vc pensar que as laterais refrigeram as pinças de freio e a central poderia ser um "buraco" saindo no capô, com função aerodinâmica como nos GT40.. E o motor, eu votaria num boxer, isso sim. :D
Parabéns amigo, acompanharei seu blog!

Teo said...

Cara, fALA do meu BLOG que é:
www.ofuturodocarro.blogspot.com

Unknown said...

Gostaria de ver a traseira desse puma conversivel!!

Jonathan Z said...

Du, reparei que você usou como base o Anteros XTM Roadster pra re-estilizar o Puma (reconheci as rodas). Mas creio que elas caíram muito bem em seu conceito. Na verdade, quase todo o projeto me deixou bastante entusiasmado. A linha de cintura e o detalhe lateral ficaram fenomenais. Eu só retrabalharia a traseira.
Espero que não se importe se algum dia vê-lo rodando por aí!

Belíssimo trabalho cara!

Augusto said...

Parabens
acertou
+1

Unknown said...

boa noite! gostaria de saber com quem foi feito esse primeiro puma amarelo que lembra um porche, pois estou querendo fazer a mesma coisa com o meu, por isso procuro a pessoa que fez este para poder fazer exatamente igual, saberia me dizer quem foi? muito obrigado!

Unknown said...

A traseira desse puma gt vermelho esta maior?