15.7.10

147, o pioneiro

Uns adoravam o 147, outros detestavam, mas enfim marcou história no pais, pois iniciou a era dos compactos modernos...

Para quem acompanha o blog há algum tempo, pôde perceber que eu já tinha feito uma releitura baseada no Palio, mas como aqui não é regra, assim como as idéias vão surgindo posso ter várias idéias sobre o mesmo tema quantas vezes quiser. Este 147 foi baseado no Novo Uno, pois as linhas mais retas permitiram uma melhor associação ao antigo 147. Se for pensar em viabilidade este poderia ocupar o lugar do Mille, abaixo do novo Uno.
  Com as diversas variações esportivas da Fiat como a R, Turbo, T-Jet, Sporting e Abarth resolvi ressuscitar o 147 Rally, clássica versão esportiva do carrinho. A lanternas são cortadas ao meio para melhor aproveitamento da abertura do porta-malas, conservando assim o formato retangular.
Inicialmente ela se chamava Pickup Fiat, só depois recebeu o nome City, mesmo assim resolvi batizá-la de City, já com uns adereços Trekking, só pra entrar um pouco na atual onda da Fiat.

Tentei uma versão furgão e uma Fiorino.

Como a familia 147 evoluiu, na próxima semana, postarei o Spazio, até uma versão 4 portas (claro que nunca houve essa versão por aqui, mas vale a curiosidade) bem como a sua família Oggi e Panorama.

Imagens em 1600 x 1200



História do 147

127 italiano de 1971 e 147 brasileiro de 1976
Lançado em 1976, o Fiat 147 era uma evolução do italiano 127 lançado em 1971 na Itália e lá  manteve esse nome, o 147 além de ser o modelo de entrada da Fiat no Brasil, trazia algumas inovações como o motor 1049 cm3 transversal e inaugurou uma nova categoria de carros compactos no Brasil. De início o 147 apresentou problemas no câmbio, defeito resolvido algum tempo depois.
Em 1978 surgia a versão Vogue e uma variação de furgão (os vidros traseiros eram substituidos por chapas).
 Pickup Fiat curta e longa
 Em 1979 foi lançada uma picape derivada do 147, era curta como o hatch, mas foi a primeira picape derivada de um carro no país, o 147 Rallye tinha motor 1300 cm3 além de uma versão a alcool, curiosamente esse modelo seria o primeiro carro de linha movido com esse combustível, no Brasil e no mundo.
 147 Europa e Panorama
 Em 1980 o 147 ganha uma nova frente, conhecida por "Frente Europa" que seria utilizada nas versões mais equipadas, também seria a estréia da perua Panorama, a picape de frente antiga ficaria mais longa já a City possuia a frente Europa, também surge um furgão com baú, o Fiorino. Em 1983 após uma reestilização o 147 foi rebatizado para Spazio... (continua)

32 comments:

Victor Braga e Bravo said...

Muito bom trabalho Du, parabéns. Não sou fão do 147, mas sua releitura ficou bacana. Faltou só a Panorama mesmo. rs

Abraço!

Nanael Soubaim said...

Ficou do balacobaco. O 147 foi mais vítima da mão-de-obra defasada do que propriamente de problemas de projecto. Eu o cogitaria para ocupar o nicho do Tata Nano antes que este chegue ao Brasil via Uruguai. Recomendaria um motor dois-cilindros com coletor de variação por anél interno, dispensando a borboleta. Infelizmente a Honda já usa o nome City, então ela teria que ter outro nome, mas seria uma ótima opção de picapinha pé-de-boi para trabalhar e não para exibicionismo, sinto falta de um utilitário assim.

Du said...

Vou deixar a Panorama e Oggi para a familia Spazio.

Leonardo Andrade said...

Du, parabéns denovo, essa releitura do 147 ficou muito boa, uma pergunta, essa foi feita em 3D ou no Photo Shop mesmo ?

Danilo Machado said...

Show! Mais bonito que o novUno..:)

Du said...

Photoshop

Fred Guilhon said...

Parabéns!!!!

FBM Motos said...

DU,

Certamente seria coemrcial se fosse relançado.

gabriel said...

mais uma vez um show a parte, porque esse tal uni duni trê é realmente um salamê grandê no sorvete colorre dos outros. pois eu estive na antiga concessionaria que eu trabalhei para ver o carro e fiquei muito desapontado pois aquilo que dizem que são os bancos tem cara de tabua de carne de tão duro que é, tecido horrivel e fedorento não lembrando em nada os antigos acabamento mono cromaticos dos antigos carros da fiat como mostra esta foto do modelo europa bege com acabamento tabaco que eu achava muito bom para o padrão do carro, mais hoje em dia existe um tal fator custo que faz os compradores terem que engolir estes acabamento pretinhos basicos pois para ela digo FIAT é melhor pegar a chassi do panda e fazer essa tapizonga e vender aqui pra gente do que fazer um carro novo como este aqui da foto.um abraço para todos

giulio cesare said...

Olá Du! Já não sei dizer se gostei mesmo do novo Uno. Até agora poderia dizer que sim, mas bem que esse novo 147 poderia ser lançado no lugar do novo Uno. Este último não faz nenhuma referência ao Uno ou ao 147, é algo diferente de tudo o que já vimos na FIAT. O seu novo 147 soube ser novo e preservar a identidade conhecida da marca. Só achei que a traseira guarda certa semelhança com o novo Gol. Estou ansioso para ver o resto da família...
Cezar

giulio cesare said...

Olá Du! Já não sei dizer se gostei mesmo do novo Uno. Até agora poderia dizer que sim, mas bem que esse novo 147 poderia ser lançado no lugar do novo Uno. Este último não faz nenhuma referência ao Uno ou ao 147, é algo diferente de tudo o que já vimos na FIAT. O seu novo 147 soube ser novo e preservar a identidade conhecida da marca. Só achei que a traseira guarda certa semelhança com o novo Gol. Estou ansioso para ver o resto da família...
Cezar

Junior said...

Cara ficou muito legal ! Mas, permita-me só um pitaco ?? É que aquele triangulo preto perto das portas ficou meio estranho. Mas no mais ficou digno de ser feito pela Fiat. Aliás não sei como vc. ainda não foi convidado 'a trabalhar no centro de design deles !!!

Alisson miolA said...

Parabéns pelo 147, ficou muito legal. Mas ainda assim prefiro a primeira versão que vc fez inspirada no palio.

abc

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

mal posso esperar para ver as outras versões... a propósito: poderia se arriscar um pouco mais e tentar fazer um novo lada niva baseado nesse 147...

Edson said...

O carro ficou muito lindinho, básico e eficiente, só faltou uma versão 4P, que nos dias atuais não pode faltar!

Guilherme said...

Du!Parábens.Só faltou a Fiorino Settegiorni.Estou ansioso é para o Fim do Siena Fire,Olá Sr.Oggi!

Du said...

Achei que a versão 4 portas não ficaria interessante nesse momento para essa versão, mas estará presente no Spazio.

Achei mesmo que iriam associar a traseira do Gol, lembra um pouco, mas não está igual, traseira caída com lanterna retangular, o 147 era assim mesmo.

Penso em fazer um Niva mesmo, é uma idéia interessante usar essa base.

Nanael Soubaim said...

Ele me lembra bastante o Gurgel Supermini. Se o motor fosse traseiro, mesmo com radiador na frente, seria perfeito, e bem mais seguro em colisões.

Velho Mestre said...

Muito boa sua montagem! A fidelidade com o original sem deixar de ser moderno!

Germano said...

perfeito!

Guilherme said...

Du,Se lembra do Fiorino Settegiorni?Que Tal refazer ela?Também,poderia adicionar o meu site asua lista de favoritos?Grato!!


PS:Não esquece do Settegiorni!!!!

novounodesign.blogspot.com

Soverlands said...

Achei que ficou muito bom mesmo, mas se me permite só um pitaquinho bem tosco no rally... http://img694.imageshack.us/img694/7352/pitacosoverlands.jpg

Luiz Avelino said...

Nossa ficou muito bonito esse 147, gostei muito da versão Rallye seria muito bom se a FIAT relançasse esse carrinho novamente.

Lucas BiLL said...

Serio Mesmo DU, A primeira versão baseada no Palio ficou boa... ams essa ficou muito melhor!!

Se fosse eu quem decidisse os novos carros da FIAT eu colocava esse aí nas Ruas agora!!

Só com pouquíssimas modificações dos que vc fez, como por exemplo aquele teto solar na versão Rallye que eu não entendi... e achei que a lanterna traseira você se baseou nas do Palio atual estou certo? Mas se me lembro bem essas lanternas já foram muito criticadas pelo público, e agora mesmo o estilo de tais estão mudando no novo palio 2012...

Mas mesmo assim Du, meus parabéns pelo grande carro!!! vc eh muito bom!

Auto Peças SA said...

Eu quero um deste, sou fã de 147.

Conversa de Parada said...

Ficou muito bom!
Ah, divulga meu blog é www.conversadeparada.blogspot.com

Rafael said...

Perfeito, perfeito, perfeito!!! Porque a FIAT não lançou um carro assim invés daquele caixote de brinquedo que estão chamando de "novo Uno"???

Carro tem que ter cara de carro, e esse seu 147 está perfeito. Mais moderno do que retrô. Parabéns!

Abraços!

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

ficou bonito o 147, mas pq a 1º coluna da porta não é preta? ficaria muito melhor.

vlw Du.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

Nanael Soubaim said...

Ele me lembra bastante o Gurgel Supermini. Se o motor fosse traseiro, mesmo com radiador na frente, seria perfeito, e bem mais seguro em colisões.

4:10 AM



aí ficaria mais como o fiat 126 europeu, que foi bastante popular na polônia...

Mateus Andrade Design said...

Cara bem bacana mesmo , uma pergunta vc usa qual Ps ?

meu nome é matheus siga-me :http://mateusandradedesign.blogspot.com/

Mateus Andrade Design said...

Cara bem bacana mesmo , uma pergunta vc usa qual Ps ?

meu nome é matheus siga-me :http://mateusandradedesign.blogspot.com/

Valter Sergio Marrega said...

Esse novo 147 é lindo mesmo,o antigo mudou para Fiat 150,acharam mais tres defeitos hehehhee