13.2.11

Bronco latino

Apenas uma sugestão para um melhor aproveitamento da carroceria da atual Ranger vendida no Mercosul...

Sinto falta de mais utilitários curtos de três portas, desde os tempos da Bonanza que não vemos algo parecido, aí pensei na nossa Ranger com o entreeixos mais curto e uma frente com personalidade própria.
Claro que a Ford tendo a Troller não se interessaria,  mas me incomoda o fato de certos veículos terem plataformas mal aproveitadas, no caso de um veículo com chassi é mais fácil ainda, poderíamos ter vários modelos surgindo dela.

Inicialmente eu tinha usado a mesma frente da Ranger, pois achava que essa frente combinaria mais para um jipe que para uma picape. Portanto, mostro as duas versões.
Outro fator é a nossa Ranger estar com os dias contados, seria um pouco tarde para mostrar o Bronco derivado dela, mas um tempo atrás eu tinha feito uma versão mais curta do novo Explorer americano, o que ficaria muito interessante também.

Como o Bronco II era full-size, nada mais justo que uma versão Bronco da F250,  um verdadeiro tanque de guerra !


História do Bronco
Bronco I de 1966 e Bronco II de 1984


O Bronco foi um utilitário leve lançado em 1966 pela Ford para competir com o popular CJ da Jeep.
Bronco 1978;  1992; Bronco Concept; Expedition

A partir de 1978 o Bronco passou a ser baseado na série F, tornando-se um utilitário Full-size, mas de 1984 a 1990 um modelo mid-size chegou a ser oferecido como Bronco II, o modelo 1993 ficou famoso em todo o mundo por causa da cena de perseguição no caso O. J. Simpson. Em 1996 o Bronco foi substituido pelo Expedition, só que este já era uma perua de 5 portas. Em 2004 houve um prótótipo que relembrava as linhas do modelo clássico, mas nunca entrou em produção, até agora nunca entendi porque não o produziram, uma pena.

14 comments:

Nanael Soubaim said...

Sim a portenha está com os dias contados, o que não justifica a Ford pãodurar tanto com aquela dianteira horrorosa. A tua passa impressão de robustez sem assustar criancinhas e sem estourar o orçamento da engenharia.
O problema é conosco, um suv de três portas só sai se for muito barato ou tiver um diferencial que não sirva para os de quatro, como um motor extremamente forte e uma capacidade de tração muito acima da média. Carro de nicho.
O modelo de chassi-e-carroceria facilita muito, bem como de carroceria parafusada a uma plataforma de chapas sobrepostas e estampadas; mais prórpio ao transporte de passgeiros. Eu manteria o nome Ranger como picape de entrada, em um modelo novo que lembrasse vagamente (mas lembrasse) o primeiro modelo. Hoje em dia está difícil encontrar nomes para carros, não dá para jogar um bom nome fora assim de graça.

Du Oliveira said...

Pra picape tem que ser Ranger mesmo, mas a variação fechada seria interessante o nome Bronco.

Duílio said...

Versão Bronco da F250 tá bruta dimaais... se não fosse um pouco arredondada diria q se assemelha a um Hummer. Inclusive eu já vi F250 bem parecida com essa da foto pela rua, não sei se é capota adaptada ou sei lá... é um segmento q desconheço, por falta de interesse.

Mas ficou muito legal.

O Bronco Ranger, com a frente q tu fez, nota 10. e a traseira, eu achei q ficou um estilinho japa, mas ficou tóp, não destoou do estilo do carro. Gostei.

O q me chamou atenção mesmo foi esse bronco quadradão com cara d concept no último quadro d imagens do post. Eu gosto desse estilo "quadradão moderno com cara d mau". E do estilo "caixa d fósforo" tmbm, desde q ambos tenham o mínimo d personalidade visual, claro.

Victor Braga e Bravo said...

Bem "americano" esse gosto por picapes grandes 2p. Saudades do tempo da Bonanza, do tempo que tinham esses modelos á venda. Ranger com visual jipeiro ficou muito mais esportiva que a própria Ranger Sport.

Unknown said...

Oi, estou conhecendo seu blog agora jamais tinha visto ele antes. Gostei muito do que estou vendo e também gosto das suas idéias.

Enfim, não sei se teria futuro SUV de duas portas. Um automóvel dessa característica é bem robusto (como o Bronco F-250) e combina bem mais com o campo e trabalho pesado. Quem tem SUV quase nunca usa seus poderes (por passarem a maior parte do tempo na cidade) e quem procura carro para trilhas recorre a jipes preparados especialmente para isso.
Ainda sim poderia ter seu mercado, já que depois da morte da Bonanza e Veraneio não há nenhum sucessor a estes modelos. Uma coluna de Utilitários grandes deveria ser preenchida!

Alexandre Braga da Costa said...

Du, faz uma releitura de como ficaria nosso Astra com uma leve reestilização? Tenho certeza de que você vai deixar o Astra sensacional!

Abraços do fã.

Rafael said...

A projeção da Bronco com a cara da F-250 ficou fenomenal! Um "tanque" de respeito, gostei! Abraço!

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras said...

A versão derivada da F-250 ficou DEMAAAAAAAAAIS!!!! Do carvalho mesmo. Foi a que ficou com mais CARA DE MACHO (Chuck Norris approves). Você deveria mostrar ela pro Silvio Koerich. Ele iria aprovar. Era o modelo que faltava. Iria dar de dez a zero na GM Blazer.

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras said...

Quem procura um carro com CARA DE MACHO (Capitão Nascimento aprova), escolhe o Bronco II "F-250".

ronaldo said...

DEIXA SÓ A TROPICAL CABINES VER ESSAS PROJEÇÕES.
A ALGUM TEMPO ELA FEZ UMA RANGER COM A LANTERNA TRASEIRA DO EDGE MAS JÁ TIROU DO MERCADO.

ronaldo said...

REALMENTE ESSA F250 FICOU MUITO JÓIA,MESMO QUE FOSSE DA TROPICAL SE TIVESSE GRANA SOBRANDO COMPRARIA UMA.

Bruno said...

Uhhh, realmente a f250 ficou mais sexy, mas acho que n eh algo tão exclusivo, a velha Ford Excursion é igualzinha, mas tem 4 portas, não duas, e acho que a bronco atualmente não seria um veiculo viavel, suv de 2 portas não fazem sucesso.

Renato Oliveira said...

Realmente os SUV`s curtos são muito bonitos, um caso clássico para mim é o Mitsubishi Pajero, as versões curtas de 3 portas no meu gosto sempre foram mais belas.

Marcus Nascimento said...

Ola. adoro seus desenhos, são demais... mais esta ranger no estilo bromco, é a coisa mais bizarra que já vi no seu blog...um abraço..rsrs