21.6.11

Brasília de novo e mais uma vez

Um reboot de um dos carros mais populares do país, o New Brasa...
Esse reboot é uma espécie de uma versão de produção, com linhas um pouco diferentes do modelo que eu havia feito nos primórdios do blog, está um pouco mais convencional, mas em compensação alguns detalhes deixaram mais fiel ao Brasília clássico. Seria na base do modelo VW sedan que apresentei semana passada. A frente  ficou mais  "bicuda " na ponta do capô, os faróis trapezoidais estão mantidos, mas o parachoque está mais atualizado e a ausência da grade superior. Quanto as lanternas traseiras, elas são frisadas mantendo a identidade do carro.
Apesar do modelo 4 portas ter sido raro no Brasil, hoje essa versão seria obrigatória devido a maior comodidade dos passageiros.
Cara de mau,rs.


 Modelado e renderizado no 3d Studio Max.

 Imagens em  1600x1200


O New Brasa também está na revista Fusca & Cia no. 72

História do Brasília

Lançado em 1973 o VW Brasília utilizava a mesma mecânica refrigerada a ar do Fusca. Foi o um dos primeiros VW (o primeiro foi o SP1/2) a ser projetado fora da matriz alemã,  o projeto de José Vicente Martins e Márcio Piancastelli foi inovador para a época, de linhas retas e grande área envidraçada, possuia um ótimo espaço interno.

A primeira reestilização foi em 1978 quando recebeu novos para-choques e lanternas frisadas que lembravam as dos Mercedes-benz.
Em 1979 surgiu a rara versão quatro portas e a luxuosa LS. No ano seguinte ganhou novo painel.
Foram feitos estudos para a adoção do motor refrigerado à água do Passat, mas o projeto não foi adiante. A Volkswagen encerrou sua produção em 1982.

24 comments:

Du said...

Semana que vêm tem a Variant.

Gabriel Oliveira said...

Du,ficou muito boa mesmo!Parabens.Gostei do avião,rsrs

Dan Palatnik said...

Ficou bem enxuta!

El Misionero Matsuura Junichiro said...

Dou a mesma sugestão que eu dei para o Zé do Caixão. Uma versão "esticada", com motor Audi V10 biturbo do RS6, e tração traseira, ficaria SHOW DE BOLA!!!! Uma brasa, mora????
Vale a pena sonhar, variar em cima do tema, não é mesmo????

El Misionero Matsuura Junichiro said...

Motor dianteiro e transversal???? Fala sério!!!!
Se é para "viajar no sonho", então vamos "viajar direito".
É só alargar um pouco o carango, esticar bem a frente dele, entre a coluna "a" e o eixo dianteiro, e botar um motor V10 biturbo (pode ser o do audi RS6, por exemplo). Pode ser com tração apenas traseira (para o motor ficar um pouco mais recuado em relação ao eixo dianteiro). Aí o garoto vai ficar legal.

Victor Braga e Bravo said...

Não sei se alguns aqui perceberam, mas a qualidade da renderização melhorou bastante, agora muito mais suave. Parabéns pelo carro, ficou bonito.

herbert said...

Nossa, muito boa essa "Brasa", mais acho q se tratando de uma releitura real a acoluna traseira deveria ter seu desenho aliviado, as lanternas serem lisas bem fiel ao audi A1, e faltou a grade frontal q existiu na Brasa. seguindo a nova identidade VW.

Du said...

Pelo que eu saiba nunca existiu grade frontal no Brasília. Talvez algum protótipo com frente de Passat.

Marcio said...

Parabéns cara! Tive uma Brasa 78 bege e se um dia os manos da VW acreditarem no teu trabalho, quero uma destas, com visão panorâmica de dentro.
Amplo amplexo!
Marcio Goldzweig

Marcio said...

Uhu! Variant, essa eu quero ver! Tive 2 Variant I e 1 Variant II (suspensão dianteira McPherson) motorzão Boxer - difícil de regular, mas qdo afinado, não tinha igual!
Saudades!

Nanael Soubaim said...

"Traseiro transversal" sim. Meus sonhos são outros (carro de família) e minha aversão por competições é compatível com eles. Sem grilo.
A Brasília (uma menina de cabelos curtos, não um menino, burgowagen) ficou uma beleza, mais do que Brasaudi. Nela colocaria o trem de força VW actual, só inclinaria o motor uns 45° sobre o escapamento, para abrir espaço para bagagem atrás... Algo que pode ser feito na Kombi, com um pouco de boa vontade.

Ronaldo said...

SENSACIONAL!!!! EDUARDO,VOCÊ É UM GÊNIO!!!

Montoro Design said...

Épico!!!

Marcus said...

Du, ficou muito boa, lembrando bem a antiga e com um estilo possível de ser produzido, o que não costuma acontecer em outras releituras. Motor dianteiro, apesar de ser diferente do carro original, hoje em dia é obrigatório, só é uma pena perder a tração traseira. A frente ficou muito linda, e as lanternas com frisos em cores diferentes, sem precisar frisar o plástico da lanterna, garante mais aerodinâmica. Juro que se a vw lançar, eu compro, até porque com 7km/l, não dá pra andar com minha brasa antiga todo dia.

Falow!

GdSM said...

Perfeita!!!!!! Linda!, VWB! contrata o homem, que ele é o cara, joga nesse carro aquele motor 1.4 TSI Twincharger e tração integral e dupla saida de escape nesse carro que fica com ótima potência e economia!!!

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Agora sim!!! muito bonita Du, só o nome que eu acho não fazer mais sucesso pq o nome brasília hoje causa repulsa em algumas pessoas e sabemos bem porque hehe mas o carro ficou show, tá de parabéns!!

marmitaria r&g said...

du queria perguntar se vale a pena a pessoa escrever o seu blog no google adsense?quanto ganha?queria muito que vc olha o meu blog por favor mais por favor de o seu comentario ta e www.historiadecarro.blogspot.com muito obrigado
sou meio inesperiente nessas coisa muito obrigado

Du said...

Eu só mantenho o AD-Sense para ajudar nas despesas com a banda larga, mas mal da pra pagar, dá centavos de dolar por clique e o pior que por ser internacional o banco leva +- 30% dos ganhos.

Pra dar alguma coisa eu teria que ter pelo menos 3 vezes mais acessos, e ter outros patrocínios.

Claro que tem blogueiro que vive disso, mas postam noticias, atualizam direto, e tem milhares de acessos.
Mas não tenho pretensões comerciais aqui, posto quando quero e está bom assim.

$$ Rick $$ said...

Muito boa, a frente então, nem se fala todos detalhes que caracterizam a Brasa tão lá. faltou as entradas de ar laterais, mas acho que não teria nenhuma utilidade e a pontera do escape podia ser do lado direito e na traseira um friso com o nome "Brasília". Valeu a pena o trabalho!!

Mandriow said...

Putz... se a wolks comprasse suas ideias...esse Brasília ficou muito bom!!!!

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Du se vc quer ter mais acessos vc precisa permitir as réplicas ou então colocar o intense debate. se as pessoa spuderem trocar idéias entre sí vai ter mais acesso com certeza pois não vão vir só pra ver seus trabalhos mas vão voltar toda hora pra comentar algo.

T0PERA said...

já fez parte de muitas famílias, não entendo nada designer, mas ficou da hora
essa new Brasa

fєяηลηdø said...

Lindo! Só achei que faltou uma grade na frente e um teto solar para dar um estilo

edilson said...

esse conceito da SsangYong (XIV-2) ficou bem parecido com a brasília fictícia do du oliveira. olha o link aí: http://www.seriouswheels.com/cars/2012/top-2012-SsangYong-XIV-2-Concept.htm