27.6.11

Ms. Variant III

Mais um integrante da família, a perua Variant...
 
Apesar da Variant original ser um carro com porte um pouco maior que o  Brasília (não somente na traseira), nestas releituras tentei deixá-los praticamente na mesma família, sendo que o Brasilia seria o Hatch, o VW 1600 sedã e o TL o fastback, mas cada um tem algumas pequenas diferenças entre si, na frente da Variant, diferenças na entrada de ar inferior e farol de milha, vincos não acompanham completamente os faróis e um filete cromado na altura do logo. A traseira tem uma lanterna maior e a abertura da tampa invade as laterais.

Essa nova Variant é uma mistura da Variant I com a II.

Imagens em 1600 x 1200

História da Variant

Projetada na base do sedan VW-1600 o "Zé-do-Caixão" a Variant nacional era uma perua média apresentada em 1969, mas diferente do sedan tinha apenas 2 (3) portas, ambos eram uma espécie de evolução do Type 3 alemão e foi o primeiro VW brasileiro com um motor de construção plana dando mais espaço ao porta-malas. A frente era alta, a mesma do sedan, com um farol retangular mas pouco tempo depois recebeu farois duplos redondos.
O modelo 71/72 recebeu uma nova frente mais baixa e pontiaguda com a moldura dos farois parecendo um trapézio invertido, para 73 ganhou lanternas traseiras maiores e perdeu o quebra-vento que havia no vidro traseiro.
Para 77/78 uma novíssima geração, de linhas mais retas e mais semelhantes as do Brasília, a Variant II ou "Variantão", tinha mais conforto e segurança, adotou o mesmo sistema de direção pinhão e cremalheira vinda do Passat assim como suas rodas, mas não aguentou a concorrência da Belina II e a Volkswagen encerrou sua produção em 1981 pra logo depois lançar a Parati, mas na Alemanha o nome continuou, pois lá o nome Variant era designação perua dos modelos, no caso o Passat.

17 comments:

Dan Palatnik said...

Muito bacana esta Variant "Renata".

gabriel___ said...

eu so deixaria o farol traseiro com linhas mais retas e deixaria os vidros traseiros laterais com o visual mais limpo, lembraria mais e acho q ficaria mais bonito, mas o trabalho ficou otimo, deu até vontade de ter uma hehe

Nanael Soubaim said...

Imagino uma híbrida em paralelo, com kers e motor Porsche ou Subaru seis cilindros, plano, sob o assoalho traseiro, com baterias de polímero de lítio sob os bancos e console central. Opções entre 160cv e 320cv em uma GTI abangeriam todos os consumidores potenciais; afinal o público dela seria mais refinado.
Ah, claro, ficou linda, e o desenho da frente limpa bam a aerodinâmica com jactos laterais.

Ronaldo said...

Excelente!!!! Nota 10!!!!

El Misionero Matsuura Junichiro said...

Ficou ótima. E as idéias que eu sugeri (sonhos insanos) para os modelos anteriores tão valendo. Ou pode botar um boxer "sixpack" (seis cilindros). Ou um VR6 transversal triturbo (um turbo para cada dois cilindros).

El Misionero Matsuura Junichiro said...

Falando nisso, Du, você poderia pôr uma frente nesse estilo no Zé. Iria combinar melhor com o estilo "tijolo moderno".

Designer Fillipe said...

Parabens Du, gostei muito dessa variant. Meu pai já teve uma e essa releitura ficou bem legal!

Fred Guilhon said...

Parabéns!!!!
Irretocável.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Ficou muito bom tanto a frente como a traseira muito bonitas mas porém (é sempre tem por mais que vc reclame hehe) ela vista de lado está muito caída, a linha de cintura podia ser mais alta na parte de tras deixando-a mais volumosa pois a impressão que passa e de ser um carro pequeno e ultrapassado visto assim de perfil, não combina com a frente e a traseira, as llinhas laerais se fossem um pouco mais fuidas ajudariam muito.

El Misionero Matsuura Junichiro said...

As rodas ficaram show de bola. São as mesma nos três carros. Agora, faz a TL, em versão radical.

William Henrique said...

Ficaria legal uma versão mais "nervosinha", mas nada de pseudo-esportivo, um carro de verdade, como os esportivos de antigamente. Rodas maiores, outras motorizações, enfim, tudo isso ficaria bem pois o visual que você criou ficou bem atual. Parabéns, mas a gente ainda tá esperando a TL, então capricha.

Abraços.

Alessandro said...

Du, mandou bem mais uma vez!
Muito bons seus trabalhos como sempre!
Curti bastante a proposta de design para esse carro.
Quanto ao 3D, é Mental Ray ou Vray?
Seguinte, como tu está sempre buscando aperfeiçoamento, acho que tu poderia melhorar o material do pneu e acrescentar um mapa de bump na lateral para gerar os escritos e informações que aparecem no pneu.
Além disso, acho que tu poderia fazer mais ou modelo de roda pra esse carro.
Imagino que o tempo deva estar curto, mas ficam as dicas.
Abraço

Du said...

Alessando, obrigados pelas dicas, uso (ou tento, rs) usar o V-ray, mas ainda estou evoluindo nele, com certeza a falta de tempo é um problema, e pequenos detalhes passam batidos, gostaria de detalhar melhor e deixar o render mais real, e ainda demora horas pra renderizar e inutiliza o computador pra outras atividades, sem contar que se ficar uma semana sem postar nada, já vem um reclamar que o blog ta ficando chato. rsrs

QUanto a roda, usei a mesma pra ganhar tempo, não me liguei que o pessoal reparava tanto nisso. Ok, vou tentar usar outra no TL.

Du said...

Tenho que dar um upgrade no processador... hehe

Ale Machado said...

Parabéns, belo trabalho.
. . .
curiosidade: entradas de ar?

Unknown said...

Amigo,
Posta uma projeção, como vc fez com a Belina, da Variant original com as 4 portas do TL. Abração!

CARLOS GUGU said...

RETORNA A MS VARIANT 3 DE DUAS PORTAS NAS CORES AMARELO, VERDE, VERMELHO E BRANCO. NOS LADOS, DIANTEIRA E TRASEIRA. TENTE FAZER ISSO!