26.4.09

Botinha renovada

Por causa de sua longevidade no mercado (25 anos), o Uno já virou um clássico, portanto nada mais justo que uma renovada no visual do eficiente Uno, carinhosamente apelidado de Botinha ortopédica. Isto é apenas uma projeção como todas as outras no blog.


Longe de ser um palpite para o novo Uno que a Fiat promete lançar, me inspirei apenas nas linhas do Uno mesclando com a frente do atual Mille, isto é, fiz apenas uma releitura. Quanto ao nome Uno que a Fiat abandonou, ressuscitei esse nome e Mille fica apenas como modelo 1.0, como era antes.


Quanto a versão esportiva estava na dúvida entre o 1.6 R e o Turbo, optei pelo R porque tinha um visual mais interessante como a tampa preta e faixas, quanto ao motor usaria o atual 1.4 da Fiat, ficando Uno 1.4 R, mas nada impede que tenha um Turbo assim como no Punto T-jet.


O Premio entraria no lugar do Siena Fire para concorrer com o Classic e talvez Prisma. Teria motores 1.0 e 1.4.


Elba, Elba Weekend ou Uno Wekeend? já que é uma homenagem, prefiro apenas Elba. Custaria um pouco menos que a Palio Weekend, teria um motor 1.0 e para o 1.4 uma versão Adventure, sem Locker.


A picape Fiorino também teria sua vez, para uso voltado mais ao trabalho do que para o lazer, versões 1.0 e 1.4. Por enquanto sem cabine estendida.


O Fiorino furgão seguiria a mesma base da picape, só que teria um baú um pouco mais aerodinâmico. As calotinhas são só para esta apresentação, rs.


História da família Uno

Lançado em 1984, o Uno era um carro muito moderno na época, possuia motores 1050cm3 e 1300cm3, tinha diferenças com o modelo italiano, como o capô, por exemplo. Em 1985 foi lançado o sedan Prêmio com motores de 1300 e 1500cm3, tinha 2 portas e um enorme porta-malas. Em 1986 surgiu a perua Elba, tinha a mesma motorização do Prêmio, era 3 portas.

Em 1987 surge a versão esportiva do Uno, o 1.5R enquanto o Premio ganhava a versão 4 portas. Em 1988 surgiu o Furgão Fiorino e a picape derivados do Uno. Em 1990 surge uma versão para mudar a história da indústria nacional, o Mille, com motor 1.0 que iniciou a moda dos carros populares, o carro era espartano, porém era o mais barato do mercado. O 1.5R passou a ser 1.6R, a Elba ganhava versão 4 portas.

Em 1991 uma nova frente com faróis mais estreitos, também estréia a versão Mille Brio, um pouco mais potente. Em 1992 o Uno ganhou uma injeção eletrônica. Surge a Elba Weekend, nome muito usado pelas peruas da marca a partir daí. Em 1993 o Uno Mille perde o nome Uno para se chamar apenas Mille. Em 1994 chega o Uno Turbo com motor 1.4 e 118 hp que chegava aos 195 km/h, o Premio passa a ser produzido na argentina e lá se chamava Duna.

Em 1996 com a chegada do Palio, o Mille limitava-se apenas a versão 1.0 e ao longo do tempo recebeu várias designações como: SX, EX, Smart e Fire. A Elba deixou de ser fabricada. Em 1999 a Picape Uno também deixou de ser fabricada. Em 2005 Mille e Fiorino recebem outra mudança na frente e traseira, pode-se dizer que esta foi a maior mudança pois, mexeu com capô, para-lamas e tampa traseira, em 2008 o Mille Economy que ficou 10% mais econômico. Até hoje é um dos carros mais vendidos do país.

63 comments:

gustavocarmo said...

O Fiorino Furgão poderia ter o baú integrado à carroceria ou ter o estilo do Doblò. Esse baú separado ficou pobre. Parece aqueles Corsa e Courier Van.

Aliás, o Dobló na Europa foi substituído pelo Fiorino.

gustavocarmo said...

Ah! O Uno ficou perfeito.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

ficou legal. mas a versão esportiva mais mítica do uno é a versão turbo vc tinha q ter dado mais atenção a ele ou fazer uma versão chamada 1.4 T-jetR :P

a fiorino furgão podia ter o baú integrado como o atual(???) e a coluna q divide a espia com a porta traseira podia ser preta como no premio q ficou bem legal.

Denis said...

Eu achei que ficou bom o Furgão,segue a mesma tendência do Corsa Combo e Courier.

Thiago said...

Cara, sou muito fã dos carros da Fiat. Adorei o que você fez com a família Uno. Parabéns

Giovane da Silva said...

Kra fico mto legal esse novo Uno e sua família.Vc tinha q enviar essas projeções para as fabricas para ver o q elas dizem!

Muito boas!


Giovane

Tonhito said...

muito bacana, bem que podia ser assim mesmo!

Unknown said...

Fiquei curioso pra ver o Turbo.
Hehehe.
Parabéns, gostei muito da Elba, era um dos carros dos meu sonhos de criança pra quando casasse. Heheheh.
Abraço.

FBSF said...

Cara você é um gênio!

Yuri Queiroz said...

Ta perfeito cara,
so louco por Fiat o Uno novo bem que poderia ser assim, cara manda isso p/ Fiat...

so por curiosidade qual foi a base usada?

Carlos Galto said...

Apenas SENSACIONAL...

Germano said...

é...faltou o UT

Marcelo said...

Ficou excelente, como todos os seus trabalhos... Parabéns!!!
O Uno 1.4R podia ser 1.8R (motor GM)ou quem sabe 1.9R (motor Linea).

Guilherme said...

O novo Uno ficou joia. Qual foi o carro que você usou como base? Se a base for do Palio Economy dá até pra pensar em colocar esse carro em produção.

Anonymous said...

Perfeito, todos, achei um dos melhores trabalhos que você já fez. Acho que poderia fazer algo melhor para o Tempra, já que você misturou o Stilo Sedan com uma versão Coupé.

Nota 1000.

Anonymous said...

Cara, muito bom!!! O Uno vermelho me lembrou um pouco o Tipo. Gostei muito da Premio e da Elba tb

fcm said...

Sobre a história do Uno, só um detalhe: a injeção para o motor 1.0 não veio em 92, mas sim, em 95. Os Mille Electronic não tinham injeção.

Já sobre o design da releitura... perfeitos! Parabéns pelo excelente trabalho!

Anonymous said...

E pode ficar tranquilo! Que diferente do que aconteceu com a "outra" montadora, com essa homenagem aos fora-de-linha, elba, prêmio, etc, é capaz de vc receber uma homenagem pelas "releituras" destes veículos! Continue criativo e original como sempre!

André said...

Nossa! Gostei mesmo. Só achei que as lanternas do Uno poderiam ter ficado mais modernas um pouco.
A Elba foi minha preferida.
Parabéns.

L.U.I.S said...

muito bacana ! o prêmio poderia servir para bater de frente com o novo voyage ...

Unknown said...

A traseira do Uno ficou muito bonita, parabéns xD
Quanto a frente, achei o farol meio estranho (entendo que tenha sido inspirado no modelo atual mas poderia ter dado uma mexida no farol).
Os outros modelos ficaram bem legais, tanto a elba quanto o premio etc.

Nanael Soubaim said...

Duvido que a família Uno seja ressuscitada, mas seria uma concorrente à altura para a GM, ainda mais com essa reestilização do balacobaco.

Anonymous said...

Não se esqueça de fazer uma versão WAY. Tenho um destes preto, com spoiler atrás. Com um pouco de imaginação, parece até um Micro SUV. :-)))

Leandro said...

Parabéns pelo trabalho. Ficou muito bonito. (:

Raphael said...

Uhulllllllll
até que enfim fez a prêmio..r.ssrsr
ficou muito bons os trabalhos....
e quanto essa proibição foi ridícula....tbm sou muito fã dessa marca alemã...dito nome significa "carro do povo",mas com atitudes como essa já me fazem repensar no assunto.....nunca vi coisa mais ridícula...
mas já sei pq aconteceu isso....
os designers(desculpe o português,rs)...devem ter ficado com uma inveja ferrada do seu trabalho.....e ocasionaram isso.....
mas liga não cara, se encomodou, é sinal que vc tem competência e seu trabalho é EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

VAN said...

nossa o uno ficou muito bonito
mas vc poderia fazer um versao "way"
e no elba e premio uma versao "locker"

espero q vc volte a usar os carros daquela marca alema
q segundo ela foi soh um engano rsrs

Vicente Tardin said...

O Uno ficou ótimo e queria ter um desses para mim. Sou fã desse carro, já tive uns quatro ao longo dos anos. Bem que a fábrica poderia lançar a sua sugestão. Parabéns

[]s do

Vicente Tardin

Cristiano Santos said...

AMigo, parabéns, tenho algums sugestões que ja foram passadas aqui e uma que não foi e vou te passar, achei que a traseiro do uno novo lembra a do gol g4 da vW e sinceramente eu fiatista e dono de um uno não gostei dela não, o resto está lindo, mas se pudesse dar uma mechida na traseira dele para parecer mais com fiat irira ficar perfeito, e mais uma, volte com a maçaneta clitoriana no uno duas portas, tbem é marca registrada.
www.unostreetclub.com.br

a VW ja ta na 4r esclarecendo a cagada deles, pagam os mané spra ficar enchendo o saco de quem da idéias geniais como vc, é brasil mesmo, pq em vez de pagar pra eles, poderiam reverter o salarios "pequenos" deles aos metalurgicos demitidos, tinham mais lucro nisso.

Abraço.

nossal said...

Cara, muito bom o trabalho, mas sinceramente, não sei o que é mais feio, a linha atual a esta proposta.

kristiang said...

gostei do Premio e da Elba, bem melhores que os Siena e Palio Weekend atuais. Agora quanto ao Uno 5 portas, o mesmo esta mais pra Tipo e essa frente nao sei porque me lembrou os modelos da Pontiac americana, principalmente os farois - procurem pelo Pontiac G3

Anonymous said...

Desse jeito deu vontade de ter uma Elba!!!

Sérgio Hot Wheels said...
This comment has been removed by the author.
Sérgio Hot Wheels said...

Excelente o seu trabalho. Gostei de todos. Sou administrador de um Clube para proprietários de Fiat Uno (USC) e fiquei muito satisfeito com os modelos que você criou. Como o amigo Cristiano achei que a traseiro do Uno lembra muito o Gol, mas de resto ficou tudo show. Lamentável o episódio com a VW, a forma com que eles trataram do assunto foi ridícula.
Parabéns por todos os seus trabalhos. Um abraço.

Anonymous said...

Sobre a familia Uno eu tenho um pensamento bem firme. Acho que deve ser um dos carros mais baratos, senão o mais barato do país. Carros com a finalidade de terem baixo custo, de aquisição e manutenção, não deveriam sofrer retoques estéticos. A meu ver sómente detalhes técnicos, altamente justificáveis, deveriam ser evoluídos.

O que as empresas e familias usuárias desses modelos precisam é BAIXO CUSTO, segurança, economia, nada mais. Como seria bom sofrer um pequeno sinistro e aquela lanterna ser a mesma de 20 anos atrás e ser encontrada em qualquer lugar e, nenhuma loja ficar com receio de ter um estoque que pode ficar encalhado. No meu pensamento, de leigo, isso até valoriza esses modelos que são comprados com a razão, com a calculadora na mão e emoção e modismos na gaveta.

Agora, quanto ao outros modelos, para fazer as pessoas trocar de carro todos os anos, dá-lhe criatividade, pelo menos no visual...

Quanto ao recente e desagradável episódio, ignore os que querem te desconcentrar, use como base as obras daqueles que sentem-se satisfeitos e gratos por terem os produtos deles lembrados.
Livre-se das receitas de bolo (e de nomes em links), nós não precisamos mais delas, hoje nós temos escolhas, é só cuidar mais na seleção. Aprende-se todos os dias! ;)

Unknown said...

D+, adorei!!! emocionante!!! ahh se minha uno 89 fosse assim heheh

VinnInsignia said...

Faz um Bravo sedan!

Daniel Ramos de Oliveira said...

Ficou muito legal essa redição da familia Uno.E concordo contigo,o Premio poderia voltar,pra concorrer numa faixa de preço igual ao do Siena Fire.A Fiorino é outra que eria ser uma boa voltar nessa versão picape,fazendo ela com capacidade de uns 1000 litros e deixando a Strada para trabalhos menos pesados e para passeio,e o Furgão aposto que eria fazer o maior sucesso.

Uber said...

Tomara que a Fiat veja e considere o seu Uno.
É mais bonito que a projeção que saiu na capa da revista Autoesporte!

Gustavo - AM said...

O novo Uno ficou excelente!!!
Fazem alguns meses, que espero esta releitura deste carro polêmico, que agradam poucos brasileiros e ao mesmo tempo, tem ao seu lado uma legião de fãs que lhe idolatram! Eu sou um destes fãs e com certeza, teria um desses na minha garagem!
Abraços e parabéns!!!

P.V.C said...

Eu Du, vc poderia fazer projeções do Tempra e família (Tipo e Tempra SW)?

Anonymous said...

Cara vc é muito bom... Eu amava desenhar carros em minha infancia, e sufoquei esse dom, mas agora não importa mais eu vou retomar as minhas aulas e aprender a fazer o eu amo novamente...

Eu estou inspirados com suas idéias...

Rellik said...

Já existe uma reestilização na capa de uma revista. Mas, pelo que vi, o seu trabalho é beeem mais legal.

carla said...

O Prêmio com essa estilização concorreria bem com o Logan... Linhas mais retas.

Beeijos e sucesso

Henrick Daniel said...

Eu compraria esse novo uno

Anonymous said...

Gostei da "renovada", só que a tampa do tanque de combustível não está congruente com o restante que ficou mais moderno (rs).

Anonymous said...

eeei cara
que elba e premio saum esses Heinn
sou doido pelos sedãs e as peruas da
fiat

teu premio da projeção anda melhor que o siena atua

tas de parabénss

Rellik said...

O seu Prêmio tem mais sal que o Siena, e a Elba Adventure não tem aqueles pára-lamas quadrados ridículos do P.W.A.L. (Palio Weekend Adventure Locker)

Vezinho said...

Cara, ficaram todos muito bons, curti muito o "Uno 1.4 R". Parabéns pelo trabalho.

Anonymous said...

Ficaram lindos.Incrivel que eles paguem gente para fazer um novo Uno minimamente bonito, coisa que você faz bricando e eles não.

Anonymous said...

Manda pra fiat por favor!!!
fico muito bom isso.

Igor Sam said...

cara exelente trabalho. ficou mais bonito que a linha palio. seria um projeto ideal para a uno continuar com boas vendas por mais 25 anos.

Unknown said...

bonito seu trabalho mas faltou o uno turbo

Unknown said...

eu sempre odiei o fiat Uno, mas essas projeções ficaram ótimas...
eu bem que compraria um desses...
parabéns

Éder Fonseca said...

Eu que sou um fã do Uno desde projeto digo que a Fiat deveria contratá-lo imediatamente . Suas projeções de Premio e Elba ficaram brilhantes .

Anonymous said...

CARA TA PERFEITO!!!!!!!!
MANTEVE AS LINHA, FICOU TIPO A FRENTE DO SKYLINE!
LINDO!!!
ESSE EU COMPRARIA!

arquivo said...

caramba, ficou muito legal o seu trabalho... está de parabéns amigo..
manda isso pra fiat, nunca se sabe né..
abraços..

Anonymous said...

excelente,,,esse uno está lindo
pena que a fiat vai destruir o uno com seu modelo novo horripilante,
mas sabemos que a fiat adora destruir o desenho de seus carros mais vendidos,,se tratando de fiat isto já seria algo previsto,,
adeus ao uno

Anonymous said...

gostei dos carros, ficaram d+, manda uma proposta para fiat

Unknown said...

MEU MUITU SHOW CARA PARABENS IDEIAS APROVADISSIMAS PARABENS

Augusto said...

Melhor que o UNO EVOLUTION

A Fiat não sabe o que esta perdendo...

Se acertasse mais um pouco certas caracteristicas...teriamos um modelo 100%

abraço
Parabens
vc merece
otimas ideias

Sérgio Ricardo said...

CARA!

SOU FÃ DO PRÊMIO ATÉ HOJE E QUERO ESSE PRÊMIO PRA MIM!
FICOU LINDO! SHOW, PARABÉNS!
SÉRGIO RICARDO
NATAL-RN

Need for speed said...

Pode fazer versões 1.9R (menos para Uno e Fiorino), 1.6 Turbo (relembrando o Uno Turbo) e 2.2R (Exclusiva para as Fiorinos City e Furgão).

Need for speed said...

Pode reestilizar também o Coupé e Marea (Não esqueça a Weekend tanto aspirada como turbo, sedan turbo e motor 5cil Fivetech)