Quem se lembra da extinta Autolatina? Que durante sua curta existência concebeu alguns carros interessantes e que deixaram saudades. A idéia destas postagens é dar um DNA próprio utilizando bases de carros das próprias montadoras apenas utilizando elementos que os lembrem e não uma mescla entre marcas como eram os carros da Autolatina.
FORD VERSAILLES
O Ford Versailles original era praticamente um Santana, mas como a idéia era dar uma origem Ford, utilizei a base do Fusion, resultou em um carro maior que o Versailles original, mas como no meu "mundinho paralelo" já fiz o Del Rey, o Versailles poderia atuar num segmento um pouco acima, faixa que o Fusion ocupa atualmente.
VW POINTER/ LOGUS
O VW Pointer eu já havia apresentado neste blog, mas não tinha mostrado a sua traseira, utilizando a base do VW Scirocco, seria uma bela alternativa ao nosso cansado Golf.
Também já tinha apresentado o Logus em posts anteriores, mas é só para ilustrar melhor esta postagem. O Logus também usa a mesma base do VW Scirocco. Ainda estou devendo uma frente.
A Autolatina surgiu como uma fusão entre a Ford e a Volkswagen da América Latina em 1987, desta união surgiram vários carros híbridos como o Apollo, Logus, Pointer e Versailles/Royale, sem contar Del Rey e Escort com motores AP e o Gol com motor CHT. A fusão se desfez em 1996.
HISTÓRIA DO VERSAILLES
AUTOLATINA
A Autolatina surgiu como uma fusão entre a Ford e a Volkswagen da América Latina em 1987, desta união surgiram vários carros híbridos como o Apollo, Logus, Pointer e Versailles/Royale, sem contar Del Rey e Escort com motores AP e o Gol com motor CHT. A fusão se desfez em 1996.
HISTÓRIA DO VERSAILLES
Fruto da Autolatina, o Versailles foi lançado em 1991/92, era um clone do VW Santana, se diferenciava pela grade, interior e traseira, a coluna C tinha um adesivo preto, odiado por alguns, sua suspensão era um pouco mais macia que a do Santana. Possuia as versões GL de 1.8 e 2.0 e Ghia 2.0, tinha 2 ou 4 portas. Ainda surgiu a perua Royale, derivada da VW Quantum, que só possuia 3 portas, época em que o mercado de 4/5 portas estava crescendo. Na argentina era vendido com o nome Galaxy.
Em 1995 recebeu algumas mudanças na grade, nas lanternas traseiras e perdeu o adesivo preto na coluna. A Royale finalmente ganha a versão 5 portas. Com o fim da Autolatina em 1996 o carro sai de linha.
HISTÓRIA DE LOGUS E POINTER
O Logus foi lançado em 1993, e apesar de compartilhar da mesma plataforma do Escort/Verona, a VW não caiu no erro do Apollo e externamente fez um novo carro. O Logus era um sedan 2 portas, idealizado no Brasil, tinha um belo design, elogiado até pela matriz alemã. Tinha as versões CL 1.6 (motor Ford), GL 1.6 (Ford ou VW) e GLS 1.8 (VW). Em 1994 passou a ter motores 1.6 VW e 2.0 VW. Foi produzido até 1996.
O Pointer era a versão hatch do Logus, e ao contrário do sedan este só tinha versão 5 portas, sendo que o Ford Escort no qual compartilhava plataforma na época possuia apenas 3. Lançado em 1994, passou por alguns problemas de pré-produção, também possuia um belo design, tinha as versões CL 1.8, GL 1.8 e 2.0 e a GTi 2.0. Ficou em produção até 1996.
52 comments:
gostei pakas do pointer. mas o versailles vc ficou devendo a frente também e eu não lembro de vc ter postado pointer e logus anteriormente, não q eu tenha visto rs. Cara quando vc pretende fazer o hoffsteeter???
A Autolatina salvou a Ford e queimou o filme da Volks. O bom é que ficaram seus micos, que ainda são baratinhos, e pela importância histórica são colecionáveis.
Cara, só pela traseira esse Versailles ficaria lindo! Faltando só a Royale agora.
Parabéns Du !
O único produto que achei que faltou a autolatina foi a versão Ford do Gol, talvez por ser um produto de grande produção não atenderia duas demandas.
O Logus e o Pointer eu havia postado em 11/08, ver nos Links por marca nos menus ao lado.
Eu não tinha feito a frente do Logus pois seria igual a do Pointer mesmo, mas quem sabe eu tente fazer algo no futuro? a frente do Versailles vou tentar algo mais para o meio da semana, não dou certeza, ando meio apurado com o projeto Vena e o Diplomata. rs
eu me amarrei muito no novo versailles!!! mandou muito bem. esperamos uma royale e a frente dos dois...
Gostei muito das ideias da antiga Autolatina, o Logus e o Pointer foram as melhores coisas q eles lancaram, na minha opiniao. Gostaria q vc fizesse os paineis do Pointer e Logus q eu achava lindo, obrigado se for possivel fazer esse devaneio
Du,
Este Logus pede uma versão 4 portas e uma Perua, bem que podias tentar (pode ser com este teu modelo mesmo).
Sobre o Pointer achei a traseira show, já o desenho da dianteira, acho que foi a perspectiva que comprometeu, faltou aquele "ar bojudo".
O Versailles ficou muito bom, meteu um pé bem dado no Fusion, agora estou como todos, esperando pela Royale (com 3 e 5 portas, o que vier).
Tenta uma ora trazer do nada um Apollo, mas com design próprio. HEHE!
Abraços,
J. I. Hosang
Bom, modificando a postagem, já está disponível a dianteira do Versa, meu pai teve um vermelho metálico, bom carro... Sobre a Royale, projeto congelado por enquanto, ficou estranha, preciso repensar no projeto.
O Apollo fiz uma brincadeira uma vez com o Focus, mas o povo daqui não entendeu a brincadeira, pretendo refazê-lo quando apresentar a família Escort, aguardem.
O painel não sei, prefiro fazer exterior, mas fica anotada a sugestão
Du eu não manjo nada de design gráficos mas eu sei botar no papel. já até participei de concursos da revista quatro rodas a uns 5, 6, 7 anos atrás. como o povo só escolhia coisa estravagante eu parei de participar pq não ía dar em nada mesmo :P prefiro um visual mais comportado. (não como akele super esportivo com aro 40" kamicase edition q foi um dos finalistas acho q em 2005. bem eu tô louco pra ver uma projeção em 3D do Hoffsteeter. se eu botar no papel e tú gostar vc renderiza ele?
Temos um acordo?
Sensacional o Versailles!
Muito bom mesmo... harmonioso e elegante.
Só achei a dianteira um pouco tímida.
8/10
Vais mesmo levar o Vena adiante? Manda vedr, bicho, estou certo de que ficará legalzão. Se me permite um pitaco, use o máximo possível de peças já existentes no mercado, para baratear a montagem do carro físico. Faça que eu divulgarei aos quatro ventos.
Cara, esse Pointer ficou d+, como certeza eu compraria um, ficou mais bonito que o novo Polo.
Parabéns pelo seu trabalho, muito bom.
q programa vc usa pra faze esses projetos?? é possivel aprende a usa o programa sem faze curso ou algo parecido??
valeu, e parabens pelo post..
PQP!! Esse versailhes ficou muito bonito especialmente a frente. Faz tempo que nao vejo um design tão harmonioso.
Parabéns
Du, gostaria de fazer dois pedidos, ou sugestões.
Gostaria de ver como seria a sua interpretação de um maverick feito sob a autolatina, e um gol (como você mesmo citou) feito pela mesma.
O maverick eu acho especialmente interessante, haja visto que a autolatina é relativamente recente, e portanto, pegou carros de projetos mundiais que eram parecidos, o contrário do panorama da década de 70.
Amigos boa tarde , bem primeiro gostaria de elogiar seu belo trabalho, ja faz um tempo que venho aqui dar uma olhada, o versailles em especial, ficou magnifico essa traseira,mais fico me perguntando, pq um cara com seu talento, ainda nao esta em uma montadora, cara muitas de suas releituras , deveriam, estar rodando por ai,nao como releituras, mais como carros atuais tenho certeza que 100% das pessoas que conhecem seus desenhos tem essa mesma opniao, bem no mais e isso, esta de parabens. abraços
So esqueci de um comentario, se eu tiver grana um dia, juro que mando construir pra mim um GALAXIE desse que vc desenhou....
du infelizmente.. vou para de ver seu blog.. vc trabalha muito bem.. mas não sabe nem ao menos responder sobre uma dica.. ou pedido..
a pouco tempo pedi para voce abrir um leque de opções sobre os suas projeções.. mas vc nem deu sinal de vida.. fingiu que nao leu..
uma pena..
admiro muito seu trabalho..
abraço
Gostei dessa proposta do VW Pointer,acredito que assim a VW poderia retirar o Golf atual,que já tá muito cansado.E ao invés de lançar o Golf IV,fissese esse projeto todo no Brasil,mas usando a base do Scirroco,aposto que iria ficar um carro muito bom de se dirigir e que iria fazer um bom sucesso.Bem que a VW poderia usar esses projetos que você faz né Décio???Eles são muito bons
Faça a ROYALLE para complementar esse quadro. Muito bom seus desenhos. Parabéns!
Anonymous, se vc se identificasse poderiamos até discutir esse assunto.
Eu não sou linha de montagem para fazer tanto carro assim, recebo vários e-mails com sugestões todos os dias, anoto várias mas nem sempre posso fazê-las de imediato, depende do dia que a "Santa Inspiração" estiver presente, em horário normal eu trabalho e faço os carros nas horas vagas e fins de semana, mas não esquenta, já que voce não está pagando para ver o Blog aproveite e curta cada trabalho novo que eu apresento quase toda semana, é legal a gente pensar "O que ele vai fazer essa semana?" dá um suspense ne? quem sabe a sua sugestão não aparece num dia desses...
Joao Victor, VW Maverick acho q n rola, mas o Gol ja tinha pensado em algo, quem sabe.
mtuu bom msmm o logos e o pointer!!!
vc usa q programas p desenhar e/ou modificar fotos..
o apollo e o verona daria um bom desenho...e faltou o santana q era compartilhado com o versailes na autolatina
du obrigado por me responder..
e desculpe por qualquer coisa..
só falei como falei por não ter obtido uma resposta sua sobre um comentario que deixei nas projeçoes do Opala:
''Cara Por Favor,tu manda mto,teus carros são mto show,GM,Fiat,Vw,Ford... pq não trabalha para todas elas??
concerteza ia ser mto bom!!
Te dei a idéia no post anterior
de vc colocar seus carros para o jogo GTA San Andreas pois daria para termos carros bons com mta qualidade,e alem de sonhar com esses carros por aqui tbm iriamos poder sentir mesmo que virtualmente pilotando essas maquinas que vc faz!!
colocando seus carros no Gta teriamos mto mais motivos para te parabenizar!!
se quiser da uma olhada em um desses sites e veja oq estou lhe falando!
http://www.gtainside.com
http://brazilianmotorsteam.blogspot.com
http://kast3d.blogspot.com
http://gtacwb.blogspot.com
http://gta-sa-edition-blog.blogspot.com
http://pescadorltda.wordpress.com/
Vlw Du espero que não apague meu comentario nem o ignore!!
mais uma vez teu trabalho é show!!
continue assim!!
abração''
Mais uma vez Parabéns!!
continue com esse talento que vc tem!!
obs:O Pointer e o Logus Ficou mto SHOW!!
é essa ideia do anonimo de cima não é ruim não hein.
tive um logus preto o carro era um avião quem dera que a vw fizesse ele denovo só por ver ele aqui.
com motor do golf ou do jetta por que motor de gol ou fox não tá com nada.
hahaha muito bom todos eles, cara! parabéns!
Du,
Putz, vê se insere um farol de nevoeiro no Versailles, pois carro desse porte tem que ter este acessório como item de série! HEHE!!
Ei como sugestão na frente do Versailles, somente lhe diria para que fizesse uma curvatura que estreitasse para a luz de justa-posição/seta, ficaria daria uma armonia para o conjunto. Mas se não fizeres ainda assim ficou show.
Abraços,
J. I. Hosang
Para mim, o grande mico da Autolatina, com o Versailles e o Royale, foi não ter ressuscitado o motor Ford 302 V8.
Então desculpe, é que o problema de postar anonimo, e sem dizer o assunto abordado é como discutir para o ar, peço mais uma vez que pelo menos que ao comentarem coloquem um nome qualquer "ZÉ' por exemplo, assim teria pelo menos uma referência, ok?
Sobre os games muitas (muitas mesmo) pessoas já me pediram os carros para jogar o GTA, tenho até dificuldade para ler todos os emails e comentarios, mas é que eu não sou muito ligado em jogos e ainda estou pensando na ídéia, não estou com má vontade de passar os arquivos, só preciso de um tempinho pra ficar a par, é a vida corrida. hehe
Abraço a todos.
Tem um farol auxiliar embaixo sim, é uma firula diferente, é uma lâmpada tipo neon, esqueci o nome agora, veja o novo Taurus.
Parabéns pelo seu trabalho...realmente ótimas ilutrações...
eu tbém sou de itapetininga..(falo xée tbém rsrsrsrs) e estou te favoritando aqui entre os blogs favoritos...
fica o convite para visitar o meu blog
www.full-machine.blogspot.com
abraços
Du,
É, agora vi, são aqueles faróis de LEDs, não é? A dianteira remete ao Ford Falcon, produzido na Austrália.
Tudo bem, retiro o que eu digo! HEHE!
Agora outro comentário, estava olhando o design ficou realmente interessante na traseira, Você teve que alongar muito o teto para inserir esta vigia na traseira, ou encurtaste as portas traseiras?
Até,
J. I. Hosang
Du
Esse versaillersaiusimplesmente
divino,top 5 .Demorou para alguma montadora contratar voce.Se um dia voce estiver menos apurado com trabalho,adoraria ver uma ideia sua sobre um viper com motor central-traseiro...
Uma perua desse Logus/Pointer seria interessante pela defasagem de peruas médias no mercado, só a Toyota Fielder e a Mégane Grand Tour (que são caras).
Uma boa tambem seria o Versailles hatch, com uma carroceria notchback ou até coupe/break. Seria um carro muito interessante !
E parabéns denovo, esse último tópico só carros lindos !
me gustaron todos, mas el versalles/galaxy tiene el frente muy brasilero (sin ofender) se queda entre dos filosofias diferentes, mezclando el estilo de los estados unidos con el kinetik. el frente requiere muchas modificaciones.
el santana quedo mucho mejor en ese sentido.
PD. El frente brasilero es por dejar en el medio el traspasio de tendencias de diseño (coomo en el fiesta y ecosport con New Edge y Kinetic). No es nada personal
acho q o versailles nao seria nessesario pois ja existe o fusion
Essa é a idéia, pense nesse blog como um universo paralelo, lembra do Spock com cavanhaque? rs
Se eu tivesse um Fusion usado e já sem a garantia, colocaria o "kit New Versailles" nele.
Rama, entendo seu ponto de vista, mas a ídéia era apenas lembrar traços do Versailles (Galaxy) original. Adotando o estilo Kinetic, o carro ficaria interessante mas seria apenas mais um sedan moderno.
Se é que eu achei que resultou em um visual bem Australiano.
ta bom, igualmente fiquei gostoso com seus desenhos.
achei os pointer e logus muito gostosos com a base do sirocco, faltaria a SP2.
Sempre gostei seus desenhos, mas, alem de seus trabalhos de photoshop, estaria melhor se voce ficera alguns renders.
disculpe se nao entendeu bem meu portugues. precisso treiar muito mas.
brigado
Meus parabéns, o versalles ficou demais!!! Essa versão Pointer/Logus também, parab[ens pelo trabalho!!!
Caraaa vc mandou muito bem nos produtos autolatina, mas o versailles nossa me arrepiou..faltou mesmo a royale...a traseira dele ta igual..parabéns...a linha do santana vc caprichou muito...vlw
forte abraço
Du
Este Versa tá incrivel. Eu sou um grande fã do Fusion e esta incrementada para fazer o Versa ficou show.
Mas eu posso te dar um dica: Voce se lembra da Linha da Fiat OGGI e Spazio? Que tal fazer uma releitura?
Ah! Me diz como posso aprender a fazer estes desenhos. Que programa usar? è facil aprender? Não vou ser um DU mas tenho tambem as minhas ideias rsrsrsrsrsr!
Um abraço Camarada!!!
Regis
regisbatman@yahoo.com.br
bah autos verssailles meu pai tem um royale 96 e aultos carro aultos blog parabens falowwww
Gostaria que fizesse a releitura da royalli, belina II, marajó e do oggi, panorama. Os trabalhos são ótimos sou colecionador de fotos de veículos gostei muito.
Abraços. antonio Marcos.
teu blog é foda, add nos favoritos
Eu so fã do seu blog, mas gostaria q vc fizesse a releitura do ford verona
90/91! ia ficar bem legal!
Continue seguindo postagens posteriores que voce vai encontrar.
cara, eu so mudaria o farol dianteiro do versailles, deixaria mais reto estilo jetta, colaria mais nesse carro, nao sou tao fã dessa tendencia de puxar os farois dos carros pra cima, hehe
a frente do del rey q vc fez ficou mais no estilo do versailles
Post a Comment