29.9.09

IDD 3 anos !!



Hoje completa 3 anos da primeira postagem do blog Irmão do Décio, resolvi fazer uma postagem especial relembrando um pouco a história do blog e revendo os melhores trabalhos....
O blog foi criado em 30 de setembro de 2006, apenas para mostrar os estágios de evolução do meu aprendizado sobre o 3D Max no qual estava iniciando, como o Maverick acima.


(Trabalhos Pré-históricos)

Um pouco do Du: Desenhava desde criança, mas comecei a trabalhar como programador de computador (o bom e velho Clipper) mas vi que programação não era a minha praia e parti para trabalhar como como designer gráfico free-lancer para não parar mais, desenvolvendo nos programas Corel e Photoshop desde ilustrações e logotipos a frontais de gabinetes de computadores para várias empresas. Com os automóveis, uma de minhas paixões, eu tinha uma montadora imáginária, nos quais eu desenhava (e ainda desenho) nas horas vagas, decidi tempo depois aprender um programa 3d para ter resultados melhores.


(Ka Crossover)

Adicionar imagem
Irmão do Decio? o nome do blog é um pouco estranho, está na hora de explicar, meu irmão, o Décio (cara ecológicamente correto q contribui para a diminuição da poluição mundial, coleciona DKWs... rs), sempre me pedia para fazer caricaturas de seus colegas de trabalho, caricaturas toscas, mas sempre rendiam risadas, e perguntavam: Quem fez isso? Ah, só pode ter sido o irmão do Décio, a partir daí comecei a assinar as historias como Irmão do Décio Comics. Para o nome do blog na falta de um nome decente não deu outra. Também fui influenciado por um programa de rádio chamado "Os sobrinhos do Ataíde".


(Chevette)

O blog de início não tinha pretensão nenhuma, eu queria dar notícias sobre Rock e cultura inútil, mas quase nunca postei isso, iniciei com postagens dos estágios de aprendizado no 3D Max, até porque durante 1 ano e meio o blog tinha zero acessos, daí comecei a fazer as releituras dos carros nacionais no Photoshop.

(New Brasa)

O primeiro best seller foi a "New Brasa", releitura da Brasília a partir de uma imagem do conceito Audi A1. Saiu inclusive no blog do Flávio Gomes, logo em seguida no site da Autoesporte, a partir daí o blog bombou. a New Brasa rendeu até uma matéria na revista VIP, posteriormente várias releituras do blog estiveram nas revistas Car and Driver e Oficina Mecânica e importantes Jornais do país como O Estado de Minas, Diário de S.Paulo e o Globo, inclusive até uma matéria no programa Autoesporte da TV Globo.Em breve uma grande matéria talvez na próxima revista Classic Show Magazine.


(Galaxie e Civic SW)

As projeções são na maioria releituras de antigos modelos nacionais como o Galaxie, DKW , Gordini e Simca e variações de modelos atuais como a perua Civic e o Ka Crossover. Projetos em 3D também fizeram sucesso como a nova Rural, Gurgel X12 e o Opala.

(Gurgel e Rural)
Recentemente houve um pequeno incidente com uma montadora envolvendo logomarcas onde gerou uma boa polêmica movimentando a comunidade blogueira, no final entenderam que eu prestava apenas uma homenagem a seus modelos clássicos.


(Gordini e Caravan)

O projeto Vena (VEículo NAcional), um minicarro escolhido através de uma enquete, será o primeiro veículo do blog que não é uma releitura e será revelado dentro de alguns dias. Brevemente o blog passará por uma pequena reestruturação, talvez inclua trechos em inglês e alguns carros clássicos mundiais, mas sem deixar os nacionais de lado. Tentarei cada vez mais elaborar os trabalhos, e atualmente estou aprendendo o Alias Studio, muito utilizado por profissionais da área e que dará mais realismo as modelagens.


Visita a fábrica da GM e ao centro de design da VW, (se as outras fábricas me convidarem para uma visita, eu topo ! rs)


(DKW Belcar e Uno)

Para outubro um brasileirinho e um americano. Além do Vena, uma nova proposta para o Pássaro Trovão...
O Blog IDD ainda se mantém vivo com uma boa média de visitas, com o apoio dos amigos blogueiros e sites parceiros, agradeço a todos que acessam o blog e a todos que acreditaram e deram oportunidade em seus veículos de mídia. Continuo na estrada na pífia esperança de que um dia um carro desenhado por mim (ou pelo menos que eu tenha colaborado de alguma forma) esteja circulando em nossas ruas.

26 comments:

PAULO said...

posso te dar duas dicas?

1° parabéns pelo aniversário do blog eu quero bolo :D

1ª dica, q tal se vc criar um nome melhor para o blog, transferir ele todinho para a nova página e usar esse link q agente já conhece comop redirecionamento de página, já q vc pensa em espandir, um nome q tenha mais haver com o que vc faz seria ideal principalmente em ferramentas de busca pois o nome do site não têm nada haver com carros blz?

2ª dica, sai dessa de veículo de 3 lugares cara. não faria sucesso aki pq o povo é pobre e o q o povo procura num carro é lugar pra família, um bom espaço interno, pouco consumo e preço baixo ALOOW, TERCEIRO MUNDO SOMOS NOZES AINDA rs.

se for pra criar um carro assim, que seja no nível do cinqueccento para concorrer com ele ou seja, um carro requintado e de motorzinho forte.

Nanael Soubaim said...

Du, em parte concordo com o Paulo. Hoje em dia é o Decio que deveria abrir um blog "Irmão do Eduardo". Aproveite a reestruturação para pensar nisto.

Quanto ao Monstrinho, acredito que possa ter boa aceitação com três lugares, mas realmente não seria para o público que compra Mille e Celta, até porque um motor de 9,4kgfm no Mostrinho o tornará realmente um monstrinho de arrancada. Conheço muita gente que o compraria, por ter um só filho e não viajar de carro, como minha chefe.

Em tempo, ser matéria da Classic Show é uma conquista. Pense com carinho com a sugestão que já reiterei várias vezes, de fazer kits, ou ao menos brinquedos, de teus trabalhos. Ambos os mercados estão em ascenção e a qualidade do teu desenho é um diferencial muito forte. Hão de surgir interessados em emcampar o projecto.

Aluna said...

Eu nunca escrevi nada aqui mas você merece! Você é o cara! Adoro carros mas sofro por ser mulher, e é muito bom ver outras pessoas que gostam tanto de carros!

Guilherme da Costa Gomes said...

Du, meus parabéns, é uma data para reflexão. O que é feito com competência, paixão e dedicação só podia mesmo ser bem sucedido.
Abraço,

GERMANO said...

Cara, nunca comentei mas sempre acompanho o blog desde o incidente com a Volks, parabens por ter chegado ate aqui, nao muda o nome do blog nao, eu gosto, e diferente e fixa na cabeça, nao da bola pra esse paulo nao o cara so critica teus trabalho e quer que mude ate o nome? que isso? faz o que o seu coraçao manda. sucesso e abraços.

Yuri Queiroz said...

Motivou a aprender a meche no photosho, cheguei a passar 15h no PS treinando, fiz ate uma Brasília parecida com a sua, guardo ele nos meus arquivos...

Parabéns novamente e que venham mais três anos de IDD...

Aproveitando a oportunidade, aceita uma parceria com o meu blog?
www.queirozdesign.wordpress.com

Yuri Queiroz said...

putz meu comentario saio cortado.

Vou repetir o começo:

Parabéns pelos 3 anos de IDD, o seu blog serviu de inspiração p/ mim, Motivou a aprender.....

Du said...

Vlw Yuri, seu blog já está nos parceiros.
Acho difícil mudar o nome do blog agora, pois todo mundo já salvou assim no bookmark, alias eu gosto do nome, não tem nada igual, rs. Mas tenho idéia de fazer um website em paralelo, aí sim, eu mude alguma coisa.
O minicarro será de 2 lugares a frente e 1 banco d criança atras, pense em um público universitário, um trabalhador solitário ou jovens casais, se for pensar em grande família mais facil comprar Uno ou Celta, o carrinho é um novo segmento no país. O Visual é exótico, vão se assustar mas no fim vão gostar. hehe

roger said...

Voce faz a alegria dos malucos por automóveis!
Não esquece da Stud Connestoga e um 911 by Du!
Abraço,

Russel said...

Amigo, acompanho-te faz tempo. Peço-te uma visitinha no meu http://carrosinuteis.wordpress.com/ para conhecer minha proposta e, se der, divulgar. Você está nos links! Parabéns!

Largartixa said...

Du parabens você é o desing mais cultuado no meu blog se você não aparece meus leitores chiam então parabens pelo aniversário e saiba que adoramos sua postagens sempre postadas integralmente no blog do largartixa que você insiste em escrever errado qualquer dia eu conto porque Largartixa um abraço Humberto Macedo

Yuri Queiroz said...

Du, já te adicionei também, to louco p/ ver o Vena...

Sobre o nome "Irmão do Décio", ele já entrou no "gosto do povo", seria bem difícil troca-lo hoje em dia...

PAULO said...

não seria questão de trocar, mas sim de fazer um outro web site em paralelo com esse para q facilite nas buscas do google e qm não conhece possa achar ele por acaso no google ou se ele pagar pra mantê-lo no topo qm sabe? rs.

então Du a proposta parece boa, a nossa população tá cada vz tendo mais filhos, é como eu têm falei, um carro pra fazer sucesso não poe ser muito popular.

têm q ter pelo menos um pouco de requinta pra agradar os intermediários entre pobre e classe média e os mais endinheirados q queiram ser mais ágeis no trânito saca? e claro, preço abaixo dos concorrentes também ajuda bastante, se colocar as borboletas e insistir na posição de kart nada q um motor com saúde para conquistar a apreciação de alguns com versões picantes rs.

e GERMANO me poupe da sua opinião sobre mim, eu estou sendo sincero com o cara e tentando ajudá-lo com idéias, o q vc acha de mim pouco me interessa vlw?

Du said...

Posso adiantar que não terá mais posição de Kart, o carro é um meio termo entre Nano e Smart, Não tão apertado e simples quanto um Nano e não tão "fashion" e caro quanto um Smart. Terá 2 lugares a frente para privilegiar o conforto para o motorista, talvez se a recepção for positiva disponibilizarei opção 4 lugares mais alongada com portas suicidas como no Mazda RX8 e uma mini picape.

Nanael Soubaim said...

Portas suicidas, hoje em dia, deveriam ser regra, pois já não justificam o nome e permitem um trânsito muito mais ergonômico. Tanto que a Rolls Royce as está resgatando.

PAULO said...

Ha legal Du, fica bem mais viável desse jeito rs.

só pra me corrigir eu quis dizer q a população está cada vz mais tendo menos filho e não o contrário.

Fernando Assis said...

Parabéns pelo aniversário!!!!
Sou um fã dos seus desenhos, pricipalmente sobre o OPALA.

Hadys said...

Du, parabens, acompanho seu trabalho a bastante tempo, faço restaurações de Harleys antigas na garagem de casa www.hdbobber.blogspot.com e vou iniciar uma campanha para convence-lo a fazer ao menos uma releitura de uma Harley antiga, creio que o resultado seria surpreendente.
Abçs
Hadys

Henrique Rodriguez said...

Parabéns pelo blog e pelo sucesso dele. Adorei ver a nova linha Palio e a Rural...

Um Abraço,
Henrique Alves
Novidades Automotivas

forexqs said...

I like this blog and i well viset agen thank you
forex,forex
trading
,learn forex,forex
trading software

Germano said...

parabéns pelo aniversário do Blog...lendo a história descobri algumas coisas em comum com vc...tbm desenho desde criança...embora tenha dado uma parada...tbm caí na informática sem ser algo q eu realmente gostava (ao invés de Clipper mexo com Java)e pretendo sair da área e cair no design...e tbm tinha minha montadora imaginária pra dar uma origem pros meus carros hehehehe

Du said...

Germano, talvez se ganhe mais ou tenha mais oportunidade com programação, fazer design, é dificil, voce faz um trabalho e ninguem gosta, ou não pagam, rsrs. Mas se Design é algo que se faz porque gosta, não tem preço.

Tiago said...

Decio

Sem comentários, parabéns...o dia que eu for um empresário de autos vc terá sua vaga garantida!! abraços

Anonymous said...

olá pessoal , descupa ta entrando assim de entruso , mas gostaria muito de poder compartilhar com vcs aqui nesse blog , pois pois tomei alguns cursos de desing em autos , e vcs botaram pra lá no blog , estãode parabens...

JoAbE dEsInG said...

olá pessoal , descupa ta entrando assim de entruso , mas gostaria muito de poder compartilhar com vcs aqui nesse blog , pois pois tomei alguns cursos de desing em autos , e vcs botaram pra lá no blog , estãode parabens...

Bruno A. Wildhagen said...

eu acho que esse novo uno(do Du) ficou melhor do que o da fiat,que ñ tem nada a ver com o antigo uno.