7.9.09

MPLafer

A idéia para o novo MP Lafer era dar uma personalidade própria e desvincular um pouco da imagem de réplica do MG TD, seria apenas um roadster retrô que lembra os antigos esportivos ingleses, pois este estilo era um dos atrativos que tornavam esses carros divertidos para guiá-los.
O farol agora é integrado ao para-lama, mas alguns detalhes do MP foram mantidos como o radiador na vertical com detalhes cromados e os 3 faróis auxiliares.

O motorista fica quase em cima no eixo traseiro, e ganhou atrás do banco uma proteção para capotamento enquanto o estepe (de verdade) fica exposto, a lanterna foi o que mais me deu prazer em fazer.

O carro ganhou um porte mais musculoso, o que daria a possibilidade da implantação de um motor dianteiro e talvez mais potente.


A releitura do MP Lafer é destaque na matéria Novos Clássicos da revista Car and Driver Brasil 21 edição de setembro.

História do MP

o MP Lafer e o MP Ti


O MP Lafer era uma réplica do inglês MG TD, foi apresentado em 1972 e lançado em 1974, era um fora-de-série com um ótimo acabamento, mas ao contrário do MG original o MP usava uma plataforma VW com motor traseiro refrigerado a ar, sendo que o estepe ficava na frente (o estepe de trás era falso). Em 1978 foi lançada a versão Ti, com menos cromados e depois ganhou um farol quadrado, este modelo já tinha rompido com a tradição de réplica, mas também fez sucesso. O MP encerrou sua produção em 1990 mas se tornou um dos esportivos mais populares do país.

o inglês MG TD (original)

15 comments:

Germano said...

inspiração nos Morgan acertei? =P

Du said...

Morgan Aero? não. Achei mesmo que o comparariam, mas foi apenas uma atualização das linhas inspiradas nas do MG mesmo.

Sergio Villarim said...

Realmente, nada a ver com o Morgan Aero (embora não fosse nada mal uma lembrancinha dele...) Mas o MP ficou show de bola, como sempre!

PAULO said...

cara, ficou muito bonito mas... vc poderia ter abolido aquele farol no meio da gradepq ficou muito estranho (tá eu sei q o MP antigo tinha", mas sério, ficou estranho, de resto ficou muito bonito

Anonymous said...

cara show de bola,vç com sempre esta de parabens!!
vç deveria vender este projeto pra algum empresario construi-lo ficaria show! abraço M.Q.

Nanael Soubaim said...

Ficou estranho, mas cheio de personalidade mesmo. Só não gosto de motorização dianteira, mas é uma convicção técnica minoritária. O porte daria margem para uma versão eléctrica, pois sobraria espaço para baterias de níquel-cádmio-sódio, que prefiro de longe às lítio-íon.

Germano said...

Não me referi aos Aero...mas aos Plus mesmo...principalmente os de GT hehehehe

só a lanterna traseira que achei exagerada...

Yuri Queiroz said...

Muito bom cara...

tem um MPLafer amerelo aqui na minha cidade, e muito bonito, o dono dele tem tambem um alfa romeu(antigo, não sei o nome) e um porche bem antigo e num estilo hot road, são belos carros...

Du said...

Po, a lanterna foi o que mais gostei...

Nanael Soubaim said...

Também gostei das lanternas. Elas poderiam, aliás, ser compartilhadas com a Kombi, envolvendo a tampa traseira.

Anonymous said...

Excelente trabalho, como sempre. Atual e, ao mesmo tempo, manteve o caráter do MP Lafer.

PS: Você já reviu o Esplanada?

James said...

Ficou muito louco, de bater o olho lembrei do Morgan, lindo carro!!! Parabéns!!!

El Misionero said...

O carrinho ficou do carpaccio como sempre. Você poderia adicionar mais dois faróis auxiliares. Assim, o carro ficaria com mais "luz" na dianteira. Quanto o motor, que tal um V8???? E que tal uma versão mais radical, um verdadeiro Hot Rod, com um motorzão V8, e imeeensas rodas aro 24"????

Carlos said...

Uma blza de carro, pena que Percival Lafer não relance a versão do Lafer contemporâneo, pois ficaria muito caro o projeto, pois ele deixou de fabricar o velho Lafer devido aos altos custos em 1990, passando a patente para a Malasia na fabricação do MG2000 com motor dianteiro da Toyota.Na verdade o MGTD Ingles tem varias versões em diversos Países, só no Brasil tem o MP Lafer, MG Enseada,Mg Panthera e MG Agnus.É um carrinho gostoso de dirigir e compacto para estacionar.

Marcelo Vaz Duarte said...

Se fizer um carro desse eu sou comprador!!!!...Ficou TOP!!!! Parabéns!!!