14.2.10

Indi, o pequeno desbravador

 Mais um membro da família Vena, o jipinho Indi...

Concebido na mesma plataforma do Pixel (projeto Vena), queria um veículo que transmitisse força em suas linhas sem que ocupasse espaço, seja no trânsito ou na terra.
As referências foram o Suzuki Samurai e o Gurgel X12, sinto falta de pequenos utilitários acessíveis no mercado. O Indi tem um pouco mais de 3 metros e conta com opção de tração 4x4.

A traseira tem boa área envidraçada, a capacidade de passageiros é a mesma do Pixel, 2 na frente e uma criança atrás em um banco rebatível, ainda estudo uma versão 4 lugares.

Para um jipinho que se preze um teto removível, para curtir melhor um passeio ecológico.

Se o estepe estiver com pneu de trilha, há um acessório que o fixa em cima no bagageiro, o sistema quando destravado pode ser puxado como uma gaveta e abaixá-lo dessa forma pode-se desparafusá-lo normalmente. Pode afetar a aerodinâmica de alguma forma, mas para um jipe não seria algo essencial.

Outra idéia é ser uma pequena viatura, como eram usados os X-12 na polícia, nesse caso poderiam ser viaturas leves para o exército, bombeiros ou polícia florestal.

23 comments:

Victor Braga e Bravo said...

Show Du! Mais um novo integrante para a família Pixel!rs

Nanael Soubaim said...

Ficou uma beleza. O desenho é propício para personalizações de todo tipo, como carenagens, faixas, pinturas esquisitas, defletores, et cétera. A questão do estepe é mais inteligente do que deixá-lo atrás e causar danos ao carro alheio, sua aerodinâmica pode ser melhorada com uma capa simples, leve e barata. A proposta o torna próprio para a motorização eléctrica e, justo eu que não gosto dessa moda de rodas inutilmente grandes, já imagino um Indi Big-Foot com pneus aro 32" e perfil 110.

Du said...

Bom, essa é a versão invocada 4x4 com rodas para trilha, estepe externo e tal, teria uma versão 4x2, menos "bruta" com pneus menores e estepe no capô, que mostrarei em posts futuros.

Sobre o nome, estava assistindo os Caçadores da arca perdida, ouvi a mocinha chamando INDY, ou INDI, aí já viu.

Esse era um desenho descartado do Pixel, mas como gostei tanto desse desenho acabei reaproveitando aqui.

http://4.bp.blogspot.com/_ujipR-D4AHY/StKBQqAVpkI/AAAAAAAABwM/L26G1xVVjFo/s1600-h/Sketches.jpg

seria o do canto inferior esquerdo.

blog do limão said...

muito legal. em todos os blogs de projeções automotivas o seu é o melhor. pode ser coisas bizarras mas são bem feitas . parabens!

blog do limão said...

vão no meu blog o endereço é //limaobloglimao.blogspot.com
ta meio pobrezinho pq fiz tem pouco tempo ficarei grato a sua visita

Jão said...

Eu curti o sistema do estepe, se não me engano os Land rovers mais antigos eram assim, so que sem o trilho, o cabra tinha que subir no jipe pra tirar o estepe.

AndersonTS said...

Muito legal mais esse trabalho!

Pelo que você disse em relação a proposta do veículos, ele se assemelharia em conceito ao Feroza, não? Um "jipe" urbano ou ao Suzuki Jimny! Carros muito mais adequados a cidade sem deixar de passar a sensação de veículos robustos que os proprietários de SUV tanto buscam mas só os usam na cidade.

Parsaabéns!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

só quero que o paulo emílio freire lemos, aquele empresário que andava querendo relançar o gurgel x12, veja isso...



se tivesse 4 lugares ficaria fácil encontrar compradores para um modelo desses... a propósito: nunca pensou em fazer pelo menos um protótipo para teu uso particular e eventualmente testar a aceitação junto ao público num salão do automóvel ou eventualmente apresentar a um eventual investidor que pudesse se interessar numa produção em série? o henry ford começou assim na época da ford & malcolmson...

Marcus Vinicius said...

Isso é que é jipe! Faz uma proteção para o estepe no capô igual ao do gurgel, com o nome do modelo!

Eu tenho acompanhado seu blog desde a nova Brasilia, mas só agora comecei a comentar. Minha sugestão é que você faça uma projeção de um carro criado pelo blog A Arte do Paint, o sedan Mega Pixel, baseado no Pixel.

Falow!

gabriel oliveira said...

nossa, ficou excelente! muito inovador e bom. e quais serão os outros integrantes da família vena?

Du said...

Gabriel, eu sou meio imprevisível, mas tenho tido umas idéias sobre um caminhão pesado.

gabriel oliveira said...

na base do vena? doido

Du said...

Aí não cabe ne? rsrs.. O caminhão é chassi, é que estou quase batizando a marca fictícia de Vena. E base de minicarro já encerrei.

Leonardo said...

batize a marca de VENA q fica bom! e não se esqueça de um esportivo, como o lobini h1!

gabriel oliveira said...

vc podia fazer um esportivo compacto,com base do pixel ainda

renan said...

Parabens Du.Bom, queria fazer uma sugestão.Como próxima criação, que tal um VENA de 4 portas?

renan said...

Parabens Du.Bom, queria fazer uma sugestão.Como próxima criação, que tal um VENA de 4 portas?

Du said...

Mas esse já foi feito, estava lá na primeira apresentação.. com o entre-eixos maior

http://1.bp.blogspot.com/_ujipR-D4AHY/StKBDYGzdLI/AAAAAAAABvk/6QJqoiTO0Pg/s1600-h/exp2.jpg

Anonymous said...

Como sugestão,gostaria de ver se da para modificar o Kia Picanto?

Alisson miolA said...

Parabéns Dú! Gosto muito do blog... Sempre com ótimas idéias!

Marcelo Witt said...

Desse aí gostei mesmo! O projeto todo em si é muito legal, mas esse jipinho foi a cereja do bolo. Parabéns!

Leonardo Figueira said...

Esse carro dava um bom Gurgel

El Misionero said...

Pode também imaginar uma versão Hot-Rod/Dragster do bicho. Com dimensões um pouco maiores, rodas esportivas, um motor V8 super-bombado. Vai ficar animal