22.2.09

Picapes Ford

Esta F1000, tem frente inspirada na F-1000 de 1971, a base foi a F250 americana. Pode não estar tão agressiva quanto as atuais americanas, mas eu quis respeitar o formato das grades.

A F-1000 inspirada na reestilização de 1986, com faróis quadrados duplos, para diferenciar um pouco deixei com a cabine estendida, versão que nunca existiu por aqui.


E pra finalizar, a F100 inspirada no modelo de 1957, primeiro veículo (além do caminhão) produzido pela Ford no Brasil, o logo V8 na grade era clássico, bem que essa poderia ser... Fiz na base de F250 nacional e um farol a lá Mustang.


A F100, primeira picape Ford nacional começou a ser vendida em 1958 com motor V8 4500 cm3. Em 1963 ganhou carroceria mais moderna.
Em 1971 estreou a nova cabine, foi a mais conhecida de todas. Em 1979 surgiria a denominação F1000 com um motor MWM Diesel. Em 1983 surgiu uma versão a alcool do 4 cilindros 2300 cm3 e em 1986 ganhou uma nova grade com faróis quadrados duplos e verticais. Em 1990 ganhou um turbocompressor de fábrica.
A partir de 1993, surgiria uma nova picape que teria até uma versão com tração 4x4, com motor Diesel MWM e um 6 cilindros de 3900 cm3, Em 1994 uma versão com cabine estendida. Em 1997 uma nova frente, e o 6 cilindros passaria para 4900 cm3 e 2 a diesel, um de 2500 cm3 e outro de 4300 cm3. A F1000 deixaria de ser produzida em 1999.
Em 1999 foi lançada a F250

20.2.09

Site legal, papel modelismo


Estava navegando pela net quando encontrei um site muito legal, é de papel modelismo. Baixe os arquivos, recorte e monte seu próprio carro de papel. Tem várias coisas inclusive quase todos os modelos da Gurgel, todos com perfeição. É pra quem é maluco por carro... igual eu. rs

http://www.papelmod.com.br/download_v1.html

17.2.09

Dodge Charger e General Lee




Como aquele sedan de 4 portas que a Dodge lançou com o nome Charger não tinha nada a ver com o Charger clássico, fiz essa releitura a partir da imagem do novo Challenger, essa é a releitura do modelo americano de 1968 a 1970, não do Charger brasileiro.

Versão General Lee

Quem quiser um Wallpaper



O modelo americano de 68 a 70 foi o que serviu de base para o famoso General Lee do seriado dos anos 80 "The Dukes of Hazzard", também conhecido no Brasil como "Os gatões".

15.2.09

Galaxie 500 Concept

Que Taurus que nada, o Top da Ford está de volta, o bom e velho Galaxie 500.

Como base usei a F250 Superchief, e as rodas do Ford Flex.

Tudo bem, a crise mundial está aí, mas imagino isso daí com um V8 mesmo.

(Galaxie)

O Galaxie era o carro de luxo da Ford que surgiu nos EUA em 1959, o Galaxie brasileiro foi apresentado em 1966 para ser produzido em 1967, era baseado no modelo Galaxie americano de 1965, claro, tinha motor V8 e foi o maior e mais luxuoso automóvel de série fabricado no Brasil.
Ao longo dos anos, novas versões mais luxuosas foram surgindo como o LTD e o LTD Landau (que contava com uma janela menor na traseira), o Galaxie, portanto, foi ficando como o mais simplório dos modelos.
Em 1976 os faróis passaram a ser horizontais e o V8 que era derivado da picape F100 foi substituido por um importado, o famoso 302 V8 que equipava o Maverick GT. O Landau adquiriu vida própria e se livrou do nome LTD, ficando os três modelos: o Galaxie, o LTD e o Landau.


(Landau)

A versão Galaxie acabou em 1978, ficando apenas o LTD e o Landau, e por fim só sobrou o Landau que durou até 1983, o interessante é que teve até uma versão movida a alcool.

A volta do Vigilante Rodoviário !!

Assistindo ao Canal Brasil tive uma feliz surpresa. Remasterizaram todos os antigos episódios do Vigilante Rodoviário e será exibido no Canal Brasil a partir de 9 de março as 8:30, quem tiver TV por assinatura vai aí uma dica.

Eu nunca assisti ao vigilante, mas sempre tive vontade de assistir, o seriado mostrava as eventuras do Inspetor Carlos Miranda e seu fiel companheiro Lobo, a bordo de seu Simca.
Eu até tinha feito uma homenagem ao vigilante, apresentando um novo Simca na base do Thunderbird.


11.2.09

Maverick for 80´s

Esta é uma reestilização de época. Como seria o Maverick brasileiro se sua produção tivesse continuado após 1979, seguindo os mesmos caminhos do Opala, ou seja, mudanças de frente com o corpo antigo. durante a década de 80. As modificações são baseadas em modelos da época, quero deixar claro aos fans radicais do Maverick que o meu intuito não foi de deixar o Maveco mais bonito e sim simular o que a Ford faria se precisasse dar um tapa no visual do velho Maverick. Ainda bem que a Ford não fez isso, pois as primeiras linhas do Maverick eram tão bonitas que seria um pecado modificá-las. rs

Minha proposta para o Maverick 79/80 (acima), teria uma frente européia baseada no Ford Granada 78, caso esse Maverick existisse talvez o Del Rey não teria existido.


Lá por 1988/89, como o Opala (Diplomata) tinha mudado mais uma vez, a Ford não deixaria barato, assim como o Opala o Maverick 2 portas deixaria de ser fabricado, continuando só o de 4 portas, concorrendo direto com o Diplomata, este novo (?) modelo receberia a frente do americano Taurus, com direito a muito plastico na lateral (coisa da época) e parachoques integrados. Pessoalmente achei que isso ficou bem tosco.



Assim como o Opala o Maverick encerraria sua produção em 1991, deixando o Versailles em seu lugar, por causa da Autolatina. Mas para o pessoal não ter pesadelos com este post, aí vai uma projeção que fiz o "Maverick-Mustang" que publiquei um tempo atrás.

Deu pau

Estava mexendo na configuração do Blog e acabei perdendo boa parte dos links, por favor quem tinha site ou blog nos meus links, se eu não lembrei de incluí-lo, por favor me dê um toque.
Obrigado

8.2.09

Releitura do Gurgel X12

Minha homenagem a João do Amaral Gurgel, um grande visionário.

Não tentei fazer nada futurístico, apenas uma atualização nas mesmas dimensões do X-12 Tocantins.

Uma coisa legal foi o teto removível que pode transformar o X-12 em conversível. Apenas consulte a previsão do tempo se for sair sem capota. rsrs

Uma carroceria simples de fibra para uma fácil produção, uma das características do Gurgel.

Modelado no 3d Studio Max.

O X-12 foi um dos modelos mais populares da Gurgel.

Médios Ford repaginados

Essa releitura do Del Rey fiz a partir da imagem do SUV Ford Taurus X (não é o Taurus Sedan) as linhas ficaram um pouco sóbrias mas Del Rey que é Del Rey sempre foi sinônimo de sobriedade, ou seja, sempre será o carro do Pai, do tio, do avô. E imagine um Del Rey com um motor 2.3 !! rs

Não poderia deixar a Belina de lado, apesar da primeira perua Del Rey ter sido a Scala, com o fim do Corcel a Belina passou a ser a perua Del Rey. Pela popularidade deixei como Belina mesmo.

Como já iriam me pedir: "Faz a Pampa tb !", aí está, repaginada e até com uma janelinha imitando cabine estendida.


Só para completar a linha de médios da Ford, eu já tinha postado o Corcel III, na base do Mondeo, eu sei que Corcel e Del Rey são praticamente o mesmo carro, mas quis separá-los, uma proposta americana e mais formal para o Del Rey na base do SUV Taurus X e outra mais esportiva e européia para o Corcel, praticamente um Mondeo Cupé. Estou repostando a dianteira e incluindo a traseira do Corcel III como tinha prometido a meses. rs

Para os mais "Jovens", Corcel e Del Rey foram os carros médios da Ford, o Corcel surgiu em 1968, depois foi a vez da perua Belina, foi remodelado em 77 como Corcel II, o Del Rey surgiu em 1981, era um derivado do Corcel só que mais luxuoso, que tinha inclusive a versão 4 portas, teve até a Scala, que foi uma Belina mais luxuosa. Pampa era a picape Corcel que surgiu em 1982, tanto pampa como Belina tiveram uma versão 4x4. O Corcel parou em 1986, o Del Rey em 1991, e a Pampa durou até 1996.

1.2.09

Nova Rural

Consegui terminar o projeto da releitura da Rural Willys, demorou mas valeu a pena. Ao contrário de outros conceitos, esta não é uma Rural para o futuro e sim para o presente. A picape está nos planos tb.

Elementos clássicos da antiga Rural foram mantidos como o vinco em V que corta a grade, o capô aumentou mas mantive a entrada de ar em cima. A pintura em 2 cores é para os ruralistas de plantão.

Vincos laterais na lataria, a última janela caindo em curva são marcas registradas da Rural, sem contar a traseira com caida reta e as lanternas, a porta traseira tem dupla abertura.


Fiz pequenas modificações em relação ao desenho que postei um tempo atrás, inclui mais vincos no parachoque e levantei a lanterna traseira. A Rural antiga tinha 2 portas mas como a maioria dos SUVs atuais tem quatro portas, segui a tendência, os comentaristas mais radicais vão chiar. rs.



O projeto todo foi modelado e renderizado no 3D Studio Max, não vivo só de Photoshop, né? rs.

Não me pergunte que lugar é esse...


A Rural foi um utilitário fabricado pela Willys Overland do Brasil entre as décadas de 50 a 70 (nos últimos anos o utilitário foi produzido pela Ford), montada na base do Jeep Willys e tinha versões 4x2 e 4x4 e até a versão Picape Willys e conhecida depois como Ford F-75. Praticamente a Rural foi o primeiro Sport Utility nacional.