30.5.09

Tipo assim...

Uma releitura de um interessante hatch médio que rodava em nossas ruas nos anos 90, o Fiat Tipo.
Detalhes marcantes do Tipo foram mantidos como a forma do recorte do capô, frisos do parachoque e da lateral, assim como a tampa traseira. Como usei a base do Lancia Delta esse Tipo está maior, na faixa de um Vectra GT.


Uma traseira mais caída para dar um ar mais agressivo, e quem não se lembra da versão "sedicivalvole" ? Essa projeção vai para o pessoal do Clube do Tipo.
Semana que vem postarei a família Tempra..

História do Tipo

O Fiat Tipo surgiu no Brasil em 1993 como importado, com motor de 1600cm3 na versão 3 portas, era praticamente um Tempra hatch, que competia com o Escort e Kadett, logo depois veio a versão 5 portas, depois vieram as versões com motor de 2000cm3 com 8 e 16 válvulas.

Com o sucesso de vendas, o Tipo passou a ser nacional em 1996 com motor de 1600cm3, apenas com 5 portas, e foi um dos primeiros carros nacionais a contar com airbag.Mas com os frequentes princípios de incêndio das versões importadas, o Tipo teve sua imagem arranhada, e saiu de linha em 1997, dando lugar ao Brava.

28.5.09

Links para os antigos trabalhos


Aos poucos venho tentando dar uma melhorada no Blog. Como muitos não viram meus trabalhos mais antigos, inseri uma ferramenta que traz links com os melhores trabalhos separados por montadoras, é só acessar o menu a direita abaixo dos Links dos Sites, Blogs e parceiros. Também foi inserida uma ferramenta de pesquisa para facilitar um pouco mais.

22.5.09

Opala Luxo e SS

Finalmente está pronto, o Opala Luxo eleito pela enquete com 42 %, modelado no 3D Studio Max. É bom lembrar que comemoramos 40 anos do lançamento do Opala.


A inspiração clara no modelo de 1969, a grade com vários frisos horizontais cromados e os faróis cortados em cima dão um ar de "mau", as rodas também foram inspiradas na calota do primeiro modelo.


Na lateral as linhas retas contrastam com a cintura "garrafa de coca-cola" como muitos carros das décadas de 60/70 tinham, mas foi imortalizada no Opala.


Como a traseira ficou bem retrô, leds dão um toque mais atual. A tampa do porta-malas encontra com o para-choque, fato que não permitiu a colocação da tampa do tanque de combustível atrás como era no Opala, talvez o único detalhe que não pude realizar.


Para dar um ar mais esportivo ao post, deu até para fazer uma versão inpirada no primeiro SS que era 4 portas, a roda também foi inspirada no modelo original. Quanto ao motor, na enquete os internautas escolheram o V8 Northstar, esse motor cairia bem nessa versão SS, para as demais versões eu pensaria num V6 3.6 Alloytec e um 2.4 Ecotec.


As viaturas policiais derivadas do Opala impunham respeito, por isso fiz esta versão para a PM de SP.


Já que muitos me pediram para fazer as outras frentes (Comodoro e Diplomata) pretendo fazê-las também, seguindo a cronologia, do Opala Luxo ao Diplomata, e quem sabe Caravan e o Cupé...



História do Opala (Parte 1 1969-1971)



O Opala foi apresentado em 1968-69,como o primeiro automóvel brasileiro da Chevrolet, era um carro de luxo com base no Opel Rekord alemão, com detalhes inspirados no Chevrolet Nova americano. Apresentava motores de 4 cilindros de 2500 cm3 e seis cilindros de 3800 cm3.

Em 1970 veio o modelo esportivo SS, o motor passava a ter 4100 cc, e possuia 4 portas. (continua...)


17.5.09

SM

Dessa vez a homenagem é para um belo esportivo que foi fabricado no Brasil na década de 80, o SM conhecido tambem como Santa Matilde. Ele está um pouco maior que o modelo original e imaginei com um 3.6 V6 do Captiva.

A traseira é caida pois mantive o característico formato triangular, aliás, muitos detalhes tem formato triangular como o retrovisor. As lanternas agora são maiores e inclui um brake-light. Usei como base um conceito de um Honda Accord cupe.

Historia do "Santa Matilde"

O SM surgiu em 1975, era fabricado pela Companhia industrial Santa Matilde que fabricava componentes ferroviários e estruturas agrícolas, o carro foi desenhado pela filha do presidente da empresa. Era um carro com linhas elegantes, bem acabado e caro para a época, usava a mecânica do Opala 6 cilindros de 4.100 cm3 em 1980 ganhou uma versão de 4 cilindros do Opala. Em 1984 teve algumas modificações como a traseira mais alta, houve também uma versão conversível. O SM foi produzido até 1988.

11.5.09

Familia Prisma (repostando)

Atendendo a pedidos, a família Prisma que postei aqui ano passado, não revelei nenhum segredo da GM não, hehe, foi só um trabalho que fiz.

Segue também outro trabalho que postei há algum tempo, a Vectra "El Camino".

9.5.09

Visita a GM

Nesta Quinta-feira estive na fábrica da General Motors localizada em São Caetano do Sul (SP), fiquei fascinado com a arquitetura do prédio principal que foi inaugurado em 1930.



Fui muito bem recebido pelos Srs. Fabiano Mazzeo (assessor de imprensa) e Pedro Luiz Dias (diretor de comunicação) além dos demais funcionários que foram muito simpáticos. Até tive a chance de mostrar alguns dos meus trabalhos.

As prensas onde são estampadas as peças impressionam pelo tamanho e pela capacidade. Ao contrário do que se imagina não existe uma linha de produção específica para cada veículo, ela se reconfigura dependendo do modelo que está sendo produzido.

O moderno setor de pintura...

...e o produto final.

5.5.09

Revistas


Neste mês de maio duas revistas especializadas publicaram reportagens sobre os meus trabalhos no Blog.

A Car and Driver no. 17 tem uma matéria na seção 0 a 100 e a Oficina Mecânica no. 262 na seção Notas, são matérias que mostram muitas das minhas releituras.

Agradeço a redação da Car and Driver e da Oficina Mecânica pela oportunidade e pelas excelentes matérias.

3.5.09

Mercedes SLS "Gull Wing"

Fiz apenas uma projeção mais realista do sketch oficial que a Mercedes divulgou, SLS, o novo asas de gaivota da Mercedes que pelo desenho teve um pouco de inspiração no lendário SL "Gull Wing" da década de 50, para essa projeção usei como base um Nissan GTR.


O Protótipo camuflado em testes e o Sketch divulgado pela Mercedes.

O Mercedes 300 SL "Gull Wing" foi produzido entre 1954 e 1957, tinha como destaque suas asas de gaivota, possuia um motor de 6 cilindros com 240 cavalos e foi o primeiro carro com injeção direta de combustível. Tiveram várias gerações do SL ao longo das décadas, mas nenhum se comparava ao design desse modelo em especial.

2.5.09

Opala Teaser II


Ele está quase pronto, ainda faltam uns crash-tests, rs.
Mas o mais importante é que
na próxima semana conhecerei (a convite) a fábrica que criou este clássico. Aguardem !

1.5.09

Caso encerrado !!




Aos amigos,


Bom, agora é oficial. Como todos vocês que acompanharam o blog nestes últimos dias sabem, fiquei muito preocupado com a possibilidade de retirar definitivamente alguns de meus trabalhos do ar. Felizmente isto não mais será necessário. A Volkswagen entrou em contato comigo e a situação foi esclarecida. Parece que realmente tudo não passou de um equivoco da área jurídica da empresa e que tal fato não representa a opinião da direção da montadora.

Mas o mais importante para mim foram as centenas de manifestações de apoio que recebi e gostaria de agradecer muito a todos, sem exceção.

Tudo isto vem comprovar que quando as pessoas se unem de verdade, tudo é possível e isto foi o que não faltou neste caso.


Estamos de volta!!!