29.9.09
27.9.09
KG Orange Edition
Esta semana não tive tempo de preparar nada, pois estava (e ainda estou) nos últimos ajustes do monstrinho (proj.VENA) a ser revelado talvez na próxima semana. Peço desculpas a todos que sempre esperam uma novidade toda semana, mas ultimamente o tempo tem sido cruel.
(clique na imagem para ampliar)
Para não desanimar a moçada sedenta por novas postagens, fica aqui um Wallpaper do KG que todos já devem conhecer, mas disponibilizo a inédita versão "Orange Edition", onde traz melhorias como... maçanetas ? rs23.9.09
18.9.09
15.9.09
Analise de estilo: Mercedes SLS
Finalmente foram apresentadas as imagens oficiais do novo SLS "Asa-de-gaivota".
O carro é inspiradíssimo no clássico 300 SL "Gullwing" de 1954, praticamente uma releitura, nota-se desde a grade até o formato da carroceria, o farol traz um desenho inédito na história da Mercedes segue a silhueta do carro (alguns irão citar o Nissan GTR, mas nada a ver isso, acho inútil ficar comparando farol). O formato da entrada de ar lateral dá um ar de velocidade. Parece que o motor V8 de 6300 cm3 equipará o carro, não é preciso dizer que passará dos 300 km/h.
As linhas esguias e a traseira levemente caída dão um toque mais clássico sem deixar de ser moderno, nota-se que a Mercedes teve um cuidado extremo para não deixar o carro com um visual exageradamente poluido como virou febre em certos esportivos atuais. Belo conjunto de escapes também. Resumindo, o carro ficou lindo demais, arrisco a dizer o primeiro Mercedes moderno realmente bonito. Mas o engraçado é que pela primeira vez vejo um produto final ficar semelhante ao sketch oficial.
No dia 3 de maio eu havia postado uma projeção em cima do Sketch oficial, teve algumas semelhanças, outras não, a grade ficou menos angular na parte de baixo, a entrada de ar lateral ficou menor e a janelinha redonda não vingou, o recorte da abertura da porta ficou um pouco mais abaixo que o da projeção, melhor, assim facilita o acesso.
Palestra sobre design em SP
No próximo dia 21 de setembro (segunda-feira) haverá uma interessante palestra sobre o tema "Os mais belos desenhos de automóveis da história", o palestrante será Rex Parker (fala em português fluente), professor emérito do Art Center da Califórnia, muitos devem conhecer pois o Art Center formou nada menos que Chris Bangle (ex-chefe de design do grupo BMW) e o pessoal da Toyota e Lexus.
Para quem se interessa pelo assunto Design Automobilístico fica o convite, se estiver em São Paulo ou tiver disponibilidade para vir o evento será no prédio da FAAP (ao lado do estádio do Pacaembú), será gratuito e ocorrerá no período da tarde.
13.9.09
Familia Palio 2011
Confesso não ser um fan da linha Palio, mas gosto muito do Punto, portanto imaginei como seria um futuro Palio tomando por base o Punto. Como na Itália tem o Punto (equivalente ao nosso Palio) e o Grande Punto (equivalente ao nosso Punto) este poderia até ser um novo Punto italiano.Eu já tinha apresentado este novo Palio um tempo atrás, mas ele sofreu algumas modificações, eu diria uma volta as origens, como a frente inspirada na sua primeira geração e linhas mais angulares dando um novo padrão a linha Fiat.
Como tomei por base o Punto o novo Palio teria uma frente um pouco mais recuada, seria um pouco maior que o Palio atual, mas sempre respeitando a hierarquia.
(clique na imagem para ampliar)
A traseira é um pouco mais, digamos, polêmica (foices e tochas para a multidão enfurecida !!) , calma pessoal, é só uma idéia, rs. As lanternas pontiagudas são para dar um toque mais agressivo ao modelo, repito, muitos não irão gostar mas o fato é que temos que arriscar a ousar um pouco nos desenhos de nossos carros.Sua família também está presente, o Siena também possui o mesmo desenho angular, e se situaria um pouco abaixo do Linea. A Weekend apresenta uma versão Adventure mais light, um meio termo entre a Trekking e a Locker, a porta traseira segue um desenho diferente a do Sedan.
A Picape Strada em sua versão extendida, o excesso de plásticos diminuiu um pouco na lateral, apenas um efeito vazado com frisos simulando pontas.
A Picape Strada em sua versão extendida, o excesso de plásticos diminuiu um pouco na lateral, apenas um efeito vazado com frisos simulando pontas.
Para encerrar um estudo sobre como seria uma versão Idea derivada do Palio, ou estaria mais para um Palio Plus?
HISTÓRIA DO PALIO
Lançado em 1996, o Palio seria um substituto natural do Uno, mas ambos ainda continuaram em produção, o Palio vinha nas versões ED 1.0, EDX 1.0, EL 1.5 e 16v 1.6, com 3 e 5 portas.
Em 1997 surge a perua Palio Weekend, em todas suas versões menos a 1.0, em 1988 veio a Picape Strada, em 1999 além da versão com câmbio de 6 marchas, surge o Sedan Siena, apesar de ele ter sido apresentado 2 anos atrás, surge também a versão 1.0 para Siena e Weekend, esta que ganha a famosa versão "off-road" Adventure, que agradou em cheio ao público. A picape Strada além da versão Adventure ganha uma versão de cabine extendida.
Em 2000 os motores 1.6 substituem os 1.5 e surge uma versão 1.3, nesse mesmo ano o Palio ganha nova frente, traseira e painel, projetados no estudio Giugiaro, mas a versão antiga ainda continua. É bom lembrar que existiam algumas versões do Palio e Siena trazidos da Argentina
Em 2004, como já uma tradição, uma nova frente, traseira e painel, a Weekend ganhou uma estranha traseira. A produção do Siena foi transferida para a Argentina.
Em 2008 o Palio passou pela sua quarta remodelação, com faróis invadindo mais as laterais, um friso na lateral e nova traseira. Logo após o novo Siena com uma sutil diferença no farol. Tanto Weekend como Strada receberam a invocada versão Adventure Locker de tração 4x2 com diferencial blocante. Recentemente a picape strada recebeu uma versão extendida para levar 4 ocupantes.
7.9.09
MPLafer
A idéia para o novo MP Lafer era dar uma personalidade própria e desvincular um pouco da imagem de réplica do MG TD, seria apenas um roadster retrô que lembra os antigos esportivos ingleses, pois este estilo era um dos atrativos que tornavam esses carros divertidos para guiá-los.
O farol agora é integrado ao para-lama, mas alguns detalhes do MP foram mantidos como o radiador na vertical com detalhes cromados e os 3 faróis auxiliares.
O farol agora é integrado ao para-lama, mas alguns detalhes do MP foram mantidos como o radiador na vertical com detalhes cromados e os 3 faróis auxiliares.
O motorista fica quase em cima no eixo traseiro, e ganhou atrás do banco uma proteção para capotamento enquanto o estepe (de verdade) fica exposto, a lanterna foi o que mais me deu prazer em fazer.
O carro ganhou um porte mais musculoso, o que daria a possibilidade da implantação de um motor dianteiro e talvez mais potente.
A releitura do MP Lafer é destaque na matéria Novos Clássicos da revista Car and Driver Brasil 21 edição de setembro.
História do MP
O MP Lafer era uma réplica do inglês MG TD, foi apresentado em 1972 e lançado em 1974, era um fora-de-série com um ótimo acabamento, mas ao contrário do MG original o MP usava uma plataforma VW com motor traseiro refrigerado a ar, sendo que o estepe ficava na frente (o estepe de trás era falso). Em 1978 foi lançada a versão Ti, com menos cromados e depois ganhou um farol quadrado, este modelo já tinha rompido com a tradição de réplica, mas também fez sucesso. O MP encerrou sua produção em 1990 mas se tornou um dos esportivos mais populares do país.
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