28.4.09

Esclarecimento

Foi com profunda tristeza e indignação que li o conteúdo das 25 páginas impressas de uma notificação extra-judicial feita pelo departamento jurídico de uma montadora de origem alemã, na qual não citarei o nome, me acusando de uso indevido de sua marca e impondo a retirada imediata dos trabalhos deste blog, os quais fazem referência aos produtos da marca em questão, sob pena de processo. Correspondência essa timbrada com os nomes de um “exército” de advogados alemães e brasileiros.

Apenas um simples telefonema ou um e-mail seria o suficiente para resolver a questão, e não desta forma burocrática e truculenta a que fui exposto e com tudo isso ainda mencionaram que isso seria uma solução amigável, imaginem se não fosse.

O mais interessante é que por várias vezes tentei submeter meus trabalhos a avaliação desta montadora mas nunca obtive um canal de comunicação ou sequer uma resposta aos meus emails. Achava que as montadoras fossem mais liberais e receptivas quanto a novas idéias e trabalhos de admiradores, porém cheguei a decepcionante conclusão que o único intuito das montadoras é o lucro e não a paixão por automóveis.

Esclareço ainda que meus trabalhos na área de desenhos automotivos são de natureza artística, sem conotação comercial, e que de forma alguma são depreciativos a montadora, e sim uma homenagem a marca e a seus modelos clássicos que se imortalizaram na memória dos brasileiros, da qual eu era admirador.

Outrossim já informei nesta data a montadora por meio de carta registrada que, já retirei todas as imagens e quaisquer referências da marca em questão, porém não posso me responsabilizar por outros veículos de comunicação que entendem o objetivo do blog e admiram o meu trabalho e eventualmente publicam alguns deles.

Além disso também pretendo banir a marca em minha própria garagem.

306 comments:

«Oldest   ‹Older   201 – 306 of 306
Diego Monteiro said...

Também faço questão de banir a marca da minha garagem

Anonymous said...

Essa montadora tem mais eh que falir junto com as outras duas americadas que estão levando o seu país a falencia. O futuro chegou e empresas antiquadas vão ficar só no saudosismo, no caso desta o do fusca.

Abraços e continue com sue execlente trabalho!

Anonymous said...

E o cara que faz tunning no VW dele, deixa o carro uma bosta e coloca a foto com o logo da montadora no orkut dele? vão processar o mané tb?

Anonymous said...

É simples cara. Você pode publicar seus trabalhos escondendo o logo da montadora e tirando o nome do carro fictício.

Tom Maurer said...

O amigo ali perguntou porque da receita do bolo formigueiro. Simples.

Na época da ditadura, o que era de alguma forma prejudicial pro governo, ou se este achasse que pudesse ser ofensivo para sua "imagem", faziam uma pressão e a matéria era imediatamente substituída por uma receita qualquer.


Sem mais.

Júnior said...

Sinto vergonha por eles... e lamento que um trabalho tão criativo e bem elaborado seja tratado dessa forma. Vc é um artista, saiba sempre disso e não deixe sua arte morrer, pois o publico para qual ela é direcionada, o seu publico, ela é valiosa e muito importante. Mais uma vez, parabéns pelo seu ótimo trabalho.

Diego Monteiro said...

Já mandei email no fale conosco do site... sugiro todo mundo fazer isso tambem

Morbey said...

Nem me fala "dessa empresa alemã". Eles não fazem mais carros não. Minha namorada está com um, e olha que nem é o modelo mais simples. E só dá problema, dor de cabeça, o acabamento é horrível e a transmissão nem se fala. Nunca quero ter um carro deles, com certeza eles não gostam de carro não, querem apenas dinheiro.

Unknown said...

Vergonha total. Vergonha da VW por uma atitude dessas, e vergonha porque sempre defendi a marca e sou proprietário de um Gol. Que pretendo trocar assim que possível. Gol contra da montadora alemã.

Leo Cabral said...

Infelizmente, como foi dito, numa coisa estão certos:
é uso indevido da marca.

Nisso podemos interpretar, claramente, que é uso indevido colocar essa marca num trabalho de qualidade como o seu e que isso pode gerar complicações para pessoas criativas e cuja qualidade cria também uma resposta tão desproporcional de uma empresa tão grande, conhecida e agora, notadamente, tão atrasada.

Vocês desenhou carros que foram comprados sem mesmo sair de fábrica! Sua audiência (que também são consumidores) comprou suas idéias. Isso nenhum departamento jurídico vai poder tirar de você com um "engano" de 25 páginas e 80 assinaturas.

Penso que você deveria mostrar suas criações para empresas que realmente estejam sintonizadas com a nova realidade de consumo e produção, que aceitem a voz dos próprios consumidores na hora de criar um carro ao invés de deixar isso para o departamento de Marketing simplesmente citar nas propagandas.

Talvez empresas interessadas entrem em contato com você depois dessa repercussão toda. Talvez ainda vejamos orgulhosamente o seu trabalho na ruas. E talvez vejamos o departamento de Marketing e os publicitários tentarem criar algo que nos comova, engane e nos faça esquecer desse erro estúpido.

Mas por favor, se eles entrarem em contato com você de novo, interessados pelo seu trabalho, dê um grande não na cara deles; por um pouquinho de decência e justiça.

Muito sucesso pra você.

André said...

Olá, Du Oliveira!

Conheci o seu trabalho no Autozine e me apaixonei de cara. Você tem muito talento!

Essa história com a Volkswagen... Sem palavras. Ainda mais quando dizem que foi por um "engano" que você recebeu a notificação extra-judicial.

Bom, de qualquer maneira, o fato serviu para bombar as visitas ao seu Blog e para o retratamento da VW que recuou após o "filme queimado" que sucedeu, como mostra essa matéria da "Quatro Rodas" (http://quatrorodas.abril.uol.com.br/noticias/164176_p.shtml)

Quando é que as suas criações voltam a ser publicadas?

Abs!

Anonymous said...

Estou indignado com a atitude dessa montadora, o seu trabalho é uma homenagem fantastica, que idiota teve esse idéia??

Bom, sou empresário e tenho uma frota de 24 veiculos dessa montadora, já estava encomendando mais 8, em forma de protesto e total apoio ao seu trabalho vou cancelar o pedido e até dizer o motivo...

abraço e bola pra frente, eles nunca iam ganhar esse processo.

Cristiano Santos said...

Eu ja não gostava dessa VW, agora então, muito obrigado, mas na minha garagem não entra...

Abs.

Guilherme Alves said...

Além de ter carros de péssima qualidade que vai do Gol ao Toureg agora a Volks toma uma atitude ridícula!!
Se não bastasse o péssimo atendimento das consessionárias
tanto para venda quanto aos serviços pós-venda temos que testemunhar atitudes mesquinhas que nada vai interferir na promoção da marca pelo contrário só tende a sujar mais ainda o nome da marca alemã!
Já tive 5 carros da Volks, 1 Passat, 2 Gol´s, 2 Santanas, todos apresentaram problemas crônicos desde acabamento ao motor!
Volks nunca mais!

James Prado said...

Du, reedite as imagens sem a logomarca ou citações e coloque novamente no Blog, porque seu trabalho percisa ser vista e é muito bom.

Silas Furtado said...

A VW é uma marca retrógrada e ineficiente. Quanto ao designer, sinta-se honrado pois se a montadora teve tal atitude é porque a mesma considera seus trabalhos uma ameaça aos futuros projetos da mesma. Estou com você e é por isso que só tive um único, primeiro e último VW. Ford, GM e FIAT são montadoras explicitamente abertas e que fazem a diferença. CONTRA VW

PAPERSLOTCAR said...

Ja faz tempo que acho os carro dessa porcaria nazista um lixo.
Mas agora eu farei de tudo pra que ninguem compre os carros dessa pseudo montadora.
Eles que voltem pra alemanha ou quebrem de vez!!!!!!

Mts said...

O que vc deveria fazer mediante esta ridícula e pobre ação da VW contra o seu dom artístico e expressivo, é esquecê-la de vez. Infelizmente, isto só comprova o que ela é e o que nós significamos para ela: dinheiro, lucros. Mas, felizmente, temos tantos outras marcas maravilhosas, como Mercedes, Porsche, até mesmo a FIAT! Quem sabe estas não te dão a devida atenção e, como bom europeus - exclui-se ai a VW - possam vir a entender o seu trabalho e quem sabe, até colocá-los em prática. Como disse, tentou entrar em contatos. Então eles que não encham o saco.

Anonymous said...

Seu trabalho é muito bom a excelente não sei porque a palhaçada dessa marca !
Contiua fazendo o que sempre fez e tenho certeza que outros iram ver a grandeza da sua obra!

Anonymous said...

Isso é mais um tapa na cara dos amantes da VW.

Acredito que muita gente vai aprender com isso.

A VW nunca respeitou os brasileiros, sempre lançando seus carros "bons" apenas na Europa e México.

O lixo vem pra cá, para enganar uma legião de trouxas.

Mas torço para que os trouxas, importantes como são, mudem de marca e ajudem marcas que acreditam nesse país a crescerem como nunca.

Não estou aqui querendo ofender ninguém.

Um abraço!

Anonymous said...

Realmente muito ridícula essa atitude. Bom, isso é bem típico para uma marca idiota de pai e mãe que por essas e outras perdeu a liderança de mercado para a Fiat. Sou um grande admirador de carros, especialmente os antigos nacionais. Sou também vice-presidente de um clube formado exclusivamente por modelos antigos dessa marca alemã. Qual será o próximo passo deles: banir meu veículo de coleção de poder circular livremente pois ele "denigre" a imagem da marca?? Proibir que aficcionados, e verdadeiros APAIXONADOS pela marca e por seus autmóveis do passado preservem a memória histórica?? Acho que o problema maior é aceitar a mediocridade deles como marca. Para isso uma palavra em alemão basta: Scheiße! E à você Edu, meus parabéns, pela criatividade brilhante e valor que você dá a história. Coragem, estamos com você! Grande abraço!

Marcel Teixeira said...

O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
O perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar.
O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação.
Seremos capazes de perdoar um erro reconhecido com a retratação e que se demontra arrependido? Não querendo passar o suposto vilão a um coitado ou vítima, mas acredito que reconhecido o erro e a mudança de atitude, é necesário não se tornar truculento, inflexível e rígido como haviam sido com esse ato.

Espero que fique este episódio de aprendizado para os que erraram e que também possamos / aprendamos a perdoar.

Grande abraço e sucesso!

Gabriel said...

cara, adoro o teu site e teu trabalho. acesso todos os dias. Essa palhaçada da VW é repulsiva.

Eu tenho um VW e, desde agora, está a venda e nao quero mais papo com esses caras. Minha $ eles nao terão mais. Nem grana nem respeito.

veronista@gmail.com said...

Dú Oliveira,
Parabéns pelo seu trabalho. Com nossos atos agradamos uns e desagradamos outros, mas não esmoreça por isso. Escrevi em meu blog meu comentário a respeito do que está passando.
www.veronista.com

Anonymous said...

Tb esta fora da minha garagem e da minha familia tb.

LeoCerante said...

Irmão do Décio,
Seus desenhos são excelentes. Muito melhores que essas latas horriveis que circulam no mercado. Falta arte nelas. E você tem este espírito artístico. Continue com seu trabalho e deixe a VW pra lá.
Abraços

Nivaldo said...

Desculpe utilizar palavras de baixo calão aqui no seu blog, mas esses filhos de umas putas velhas, de umas raparigas de beira de estrada tem mais é que se explodirem dentro de uma combi fedendo a galinha.

Parabéns pelos trabalhos.

Anonymous said...

cara! Esse seu Galaxie seria um sucesso de vendas nos EUA se fosse adotada pela Ford essa sua idéia.
parabéns!

Anonymous said...

Perfeitas aquelas inclusões de receita de bolo formigueiro. Talvez, para aqueles muito jovens, isto não tenha qualquer sentido, mas para alguém da minha idade, considerei otimamente lembrado, diante da situação

Gabriel Alves De Souza Tavares said...

Que paia!!!
Eles nao sabem o que e trabalho de verdade sao uns caras de pau mesmo!!
Essa "montadora" nao sabe valorizar os carros q tem e os verdadeiros artistas q desenharam eles!!
Eles sao muito paias!¬¬
Mas parabens para o seu blog ele nao precisa dessa "marca de carro" para properar!! =D

Guilherme said...

NOVIDADE

A Quatro Rodas acaba de divulgar que a VW enviou o o comunicado para o blog erroneamente. De acordo com o comunicado, as projeções do Edu não violam os diretos e imagem da marca.

Eu não acredito nisso e acho que a resposta foi tão grande que a Volks resolveu voltar atras.

Mais detalhes no site da Quatro Rodas: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/164176_p.shtml

Rafael Tavana said...

Cara, que incrível isso, nós aqui da empresa trabalhamos com design e 3D de produtos, achamos seu site por acaso e a cada criação ficamos boquiabertos com teus trabalhos...
Quando vi os trabalhos da VW bloqueados disse aos meus amigos, nossa quer ver que o cara foi parar na VW pra trabalhar por lá...

Infelizmente voltei aqui hj e vi isso... Cara, não se deixa abater, teu trabalho é demais... tenho certeza que as outras empresas darão mais valor do que esses caras, que inclusive trabalhei com eles no extinto Notícias da Oficina onde eles publicavam os trabalhos dos designers estudantes, que como o amigo lá em cima disse, não chegam nem aos pés do teu!!

Força amigo, e continue com o seu trabalho que é master!!!

Anonymous said...

Ainda bem que não tenho nenhuma merda desses carrinhos de bosta desta marquinha...

É isso ai parceiro, acho melhor partir para outra, tomara que outras montadoras não sigam o mau exemplo.

Força, torcemos por você.

Hindenburg said...

Os caras voltaram atrás, é verdade? Quem bando de idiotas, esses excutivos da VW. Bem, eu colocaria as fotos de volta no blog com uma mensagem de rodapé "Cuidado ao comprar um carro da VW. Você pode ser processado por exibí-lo em público". Abraço.

Leonardo Lepre said...

Deprimente, acho que elas deveriam tomar mais cuidado com a boca, principalmente nesse ano de crise.
Nota: Lembrar de não comprar mais carros da VW.

twitter.com/leorlepre

Nano said...

Se eu não me engano, é só tirar o logo e, talvez, as fotos originais.
Os desenhos são de autoria sua, eles não podem fazer muita coisa à respeito.

Anonymous said...

Os marketeiros da referida montadora deveriam voltar para a faculdade e assistir umas aulinhas, ou serem demitidos todos por não aconselhar o idiota responsável por tal atitude.
Sempre vi na montadora um símbolo de qualidade até que arredondaram um carro com nome de grito de torcida, principalmente o 16V e o turbo e resolveram colocar quatro rodas numa tal raposa que de raposa não tem nada, pense num carro ruim?!
Não desanime, seu trabalho é excelente! Parabéns! E em seu apoio, carros de montadora dessa nacionalidade com engenheiros rigorrosinhas, na minha garagem, nunca mais ou até que admitam o absurdo e descupem-se no blog. Solicito autorização para copiar o texto de repúdio e enviar para toda a minha lista de e-mails, para que mais pessoas tomem conhecimento desse absurdo.

Anonymous said...

Deve ser coisa da montadoura que papa o dedo do consumidor.

Unknown said...

Mais um que apía o blog e a paixão por automovéis.

VW Brasil não entra na minha garagem, já desde de antes desse problema com você. Só têm carros caros e com qualidade 0.

Abraços e continue com o bom trabalho!

Anonymous said...

o eber do NA.com ta dizendo que a VW se retratou... isso é certo mesmo? .. seu trabalho e otimo... parabens pelo esforco, e agora tudos deviamos banir a volksmerd*** de nossa garagem..

Anonymous said...

Será que a VW já mandou algum comunicado extrajudicial ao Chip Foose?
Cara, você é um talento. se eu fosse uma montadora tentaria te contratar como projetista...

Anonymous said...

Primeiro, cortaram pontas de dedos de clientes (ao invés de corrigir uma falha, tentaram culpar os clientes por terem se acidentado). Agora, tentam ceifar cérebros (acham que são donos da criatividade e inteligência de um design que usa o seu mais legítimo direito de expressão para reviver com traços inovadores os grandes automóveis do passado). É assim que eles colidem frontalmente com tudo o que é bom, inteligente e inovador. Uma reputação construída ao longo de várias décadas se esvai... Que pena...

Luciano Scheffer said...

VW VTC!!

Seu trampo é muito legal cara!

Sergio said...

Caras, é só lembrar da "cagada" que fizeram no Gol 1600 a ar, gastando tubos em ferramental para colocar o estepe no porta-malas e era só virar o mesmo que ele ainda cabia perfeitamente no compartimento do motor. De quem nao tem imaginação sequer para virar um pneu, vocês podeiam esperar outra coisa?

Editor Miranda said...

Du Oliveira
Toda Equipe do Site de Carro
vem através deste comentário
Parabenizar-Lhe pelo seu trabalho Brilhante que vem sempre realizando no irmaododecio.blogspot.com
Seu trabalho é digno de admiração.
Não Baixe a cabeça por um simples fato como esse, isso demonstra o respeito que esse tipo de montadora tem por quem valoriza seus produtos, esse fato só vem ratificar o que muitos leitores de sites especializados em carros já falam a algum tempo.
"algumas montadoras não demonstram o mínimo de respeito para com os seus clientes e admiradores".
DU seu trabalho vai ser reconhecido internacionalmente
Um Grande Abraço de Toda Equipe do Site de Carro.

Anonymous said...

Cara, o teu trabalho é espetacular, e essa marca do alencar (alemão do car....) não vale nada mesmo, ainda bem que na minha garagem tem um Ford com F maiúsculo.... não te desanima não, bola pra frente que os alencar ainda vão se arrepender mas tenho certeza que sera tarde....

Braga Rocha said...

sou um fã do seu trabalho, apesar de nunca ter comentado acompanho o blog diariamente, ávido por suas releituras e por prestigiar um trabalho tão belo como é esse que você desenvolve. deixo aqui meu apoio a você e torço para que continue a nos presentear com suas criações. quanto a empresa em questao, ela acaba de perder mais um consumidor fiel da marca a 16 anos, creiam, nunca mais irei adquirir um produto volkswagen.

Jr.Guilherme said...

Cara. concordo com muito que foi escrito ai em cima e gostei muito dos desenhos desde que conheci atravez do F Gomes.
Mesmo com a recuada da WV eu creio que deve mesmo banir os desenhos do seu Blog.
Eu tambem bani os carros desta montadora da minha garagem, ja a alguns anos.

Anonymous said...

Parabéns pela sua última frase no post!
É isso que cada um de nós deve fazer, com pessoas físicas ou jurídicas das quais discordamos das atitudes, terminar qualquer relação com elas.
Não compre mais nada dela, não fale dela, de seus produtos, aja como se ela não existisse. Concentre seu esforço e sua dedicação, concedida graciosamente, em produtos dos concorrentes, até que eles provem que merecem o mesmo tratamento. Dessa pj eu já não era cliente há tempo e agora com certeza ela não fará mais parte do meu futuro.
Continue fazendo o que gosta, mas para as pessoas certas, e seja feliz.

Carlos/ FaT_LoVe said...

Dae blza...
tbm sou designer mais de produto...
jah participei de concursos voltado a autos...
e posso dizer tranquilamente q o nivel de seus trabalhos se equiparam a qualquer outro projeto internacional...
eh uma pena q a VW não soube aproveitar a aportunidade q teve com seu empenho em valorizar esta marca...
e tenho certeza q os designers vão ter muito trabalho para não plagiarem VC... pois seus projetos são incriveis...
tenho certeza q outar marca brasileira não ira tomar uam medida como essa...
a fia por exemplo tem um concurso anual, a renault teve um ano passado, pegeout e assim por diante... estão cada vez mais atras de novos talentos assim como VC...
espero q vc não tenha mais nenhum problema dakih pra frente...
e gostaria q vc continuase a elaboram seus projetos...
Bom parabens por todos os projetos ateh então realizados... e q os proximo sejam MUITO superiores aos da VW q sirva de lição pra ela ve oq perdeu...

Adriano said...

VW, vocês não levarão meu dinheirinho não, viu?

Parabéns pela inteligência exemplar que vocês demonstraram.

VW nunca mais.

WBrandt said...

Triste... muito triste. Patética essa empresa alemã. E eu que sonhava em comprar um carro dessa marca... está na hora de ter novos sonhos.

Bola pra frente Eduardo!!! Há muitas outras carangas fantásticas de outras empresas menos idiotas para você nos brindar com suas criações.

Abraço.

Unknown said...

Ainda bem q nao deixei minha mãe comprar um carro desta marca. Já tinha preconceito contra ela, agora então...

http://www.vw.com.br/site/FaleConosco/Atendimento.aspx <--- mandem email

Vou tentar espalhar isso para o maior numero de pessoas!

Anonymous said...

Por isso q possuo um carro da FIAT.

Edu said...

KKKKKKKKKK... os desenhos do Du Oliveira são do caralh... mas o bolo formigueiro tá ótimo, é isso aí no tempo da ditadura explícita já se protestava assim. Provavelmente os advogados da vw e seus projetistas/engenheiros ainda tão tentando entender o que significam essas receitas de bolo. Não é atoa que a vw perdeu a liderança absoluta que tinha no mercado nacional. PARABÉNS DU. Tenho certeza que ficou muito claro a todas as montadoras: já que temos carroças em nossas ruas queremos poder sonhar com seus trabalhos.

Anonymous said...

vai ver é a crise, e eles estao com o rabo preso. pra nao correr o risco da midia expontanea, eles pediram penico e sairam da vista dos consumidores (nós). quem sabe só até a poeira baixar.

Anonymous said...

Gostaria de dizer que seu trabalho é muito bom e quero que a VW vá para a puta que a pariu junto com a GM e a FORD, três merdas que não valem um tostão, cheias de incompetentes trabalhando lá dentro que só fazem merdas como essa que fizeram contigo. Quer sujar a carteira profissional ? trabalhe em uma montadora ! Puro nepotismo sem o mínimo de profissionalismo. Uma vergonha !

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

não se poderia esperar nada diferente de uma fábrica fundada por adolf hitler... infelizmente, o representante da volkswagen, thomas schmall, está demonstrando apreço pelas práticas do covarde ditador nazista com essa atitude deplorável... eu não tenho medo de chamar o thomas schmall de nazista, e se ele não gostar que me mande uma notificação abusada dessas...

Anonymous said...

Manda essa VW pra pqtp! é por isso que eu Tenho um Palio e não troco a FIAT por nada nesse mundo!

Anonymous said...

Eu tinha um Polo na garagem e já estava negociando para trocá-lo pelo modelo novo, mas ficava com pena de mudar de marca devido a tradição que eu tinha em comprar da marca,embora também tivesse minhas queixas e motivos para experimentar outras marcas, mas depois desse episódio fiquei tão p. da vida e não vi mais razão por minha admiração pela VW, mudei meus planos e já estou flertando com a fiat, e terminando as negociações serei proprietário do novo Palio Adventure.
Sinto muito por vocÊ ter passado por isso, mas levante a cabeça cara e prossiga com seu belo trabalho e não gaste mais seu tempo e talento com quem não merece.

Anonymous said...

Simplesmente esses caras da empresa alemã são uns babacas.
Se acham o último 'biscoito do pacote'. Lamento por Vc.
Dica: nunca mais de qualquer oportunidade para eles faserem nome com o seu trabalho.
V é mais importante que esta montadora de m.
Parabéns pelo site, será inlcuído nos meus favoritos!

Fabrício Samahá said...

Inaceitável a atitude da empresa. Por coerência, deveriam então notificar toda a imprensa especializada para que deixasse de publicar projeções e desenhos de futuros lançamentos da marca ou, se o fizessem, publicassem as imagens sem o logotipo na grade e o nome do produto.

Algo como "Este é o modelo 2011 de um conhecido carro de teto alto, acabamento simplório e suspensão dura como a de um jipe, fabricado por uma famosa marca alemã"... E cada um de nós saberia de que se trata sem o risco de problemas com os advogados.

Francamente, esta passou do ponto. Tem fabricante por aí que precisa, com urgência, rever suas posições.

Fabrício Samahá
Editor
Best Cars Web Site
www.bestcars.com.br

By Appointment said...

Que pena ver um mito como o nome Volkswagen tão mal tratado por lorpas que não têm a mínima noção do que a marca significou até hoje.
Se estes cretinos investissem uma fração o que jogam no lixo com seus advogados de araque e seu departamento de imprensa absurdo, seu marketing tosco e míope na real manutenção dos valores e história local da marca seria um ganho enorme para todos. Mas os dirigentes idiotas não conseguem ver que os tempos mudaram e ainda se locupletam da imagem antiga do Fusca para lastrear seus desmandos em todos os níveis. Mas esta imagem de lastro do Fusca está empalidecendo e estas atitudes só acelerarão este inexorável processo de perda de imagem.
Vejam todos o descaso nos releases "oficiais" da marca VW no Brasil com absurdos históricos clamorosos (vide a catástrofe que ocorreu no Cinqüentenário de Inicio da Fabricação do Fusca Nacional).
Vejam todos o pouco caso com as informações, por exemplo, das microfichas com dados de produção de seus carros que já devem estar em boa parte perdidas. A desculpa em não dar informações é dizer que a leitora de microfichas quebrou, quando na verdade os dados históricos já deveriam ter sido recuperados e digitalizados. Sim, estes dados não pertencem mais à VW do Brasil, mas fazem parte do patrimônio histórico brasileiro!
Em suma, estes babacas empertigados fazem questão de desprezar os milhões de amantes doa VW dos bons tempos, logo sentirão o braço pesado da realidade...


Shame on Volkswagen...
PS.: este tipo de procedimento absurdo está só começando no Brasil, em outros países, como o EUA, clubes de VW já foram admoestados oficialmente com a proibição de usar o logo “VW” e demais itens

Alex Rezende said...

RIDÍCULO...

MINHA EMPRESA TEM FROTA DE VEÍCULOS VW... ESTOU DECEPCIONADO... ADOREI O NOVO GOL, AGORA NÃO CONSIGO OLHAR SEM LEMBRAR DESTE DESRESPEITO. A VW TEM QUE VOLTAR ATRAS.

Cristina said...

Du,

imagino que deva ter sido um choque ter recebido a notificação e ser obrigado a retirar parte de seu trabalho do ar. Mas, como às vezes uma situação ruim pode ter um lado positivo, o que aconteceu acabou chamando a atenção para o seu blog.

Eu nunca havia acessado seu blog, mas quando li sobre a notificação, fiquei curiosa. E qual não foi a surpesa ao me deparar com um trabalho interessante e de qualidade.

Parabéns!!! não se deixe abater. O episódio só foi prejudicial para a imagem da empresa.

Ah, e eu também bani a marca da minha garagem!!! Já não gostava muito mesmo, agora então...

abç

Marc Fast Jobs said...

Du, parabéns pelo seu trabalho. Eu acho que você deveria banir a montadora de origem alemã não só da sua garagem como também do seu trabalho. O trabalho que você faz é um favor às montadoras ajudando-as a divulgar a sua marca e esta montadora de origem alemã não merece nenhuma ajuda sua.

Unknown said...

É por isto que eu não compro porcaria alguma fabricada pela VW

Anonymous said...

amigo, mas eu li algo na comunidade da 4 rodas que a VW se retratou e vc pode voltar a publicar suas belas projeções...logo maos a obra...falando nisso, sera que vc poderia fazer o dodginho polara? e tb alguns caminhoes como os mercedes 1113 e LP 321,scania jacaré... seria muito legal tb
parabens pelo seus trabalhos e abraço

Yuri Sá said...

Se serve de consolo, meu amigo, você deve ter subido ao grau mais alto desta montadora, deve inclusive ter virado assunto de diretoria...Meus parabéns, pois nem o péssimo índice de vendas chega neste nível.

Ah sim, ninguém pode te proibir de publicar a carta, o que eu gostaria muito de ver!!! se você publicasse, com certeza muita gente ia entender que essa marca é o que é e nada de sobrenatural, como muitos pensam...

Tenho 2 veículos dessa marca (por enquanto, vou trocar e é certo)
Melhor eu trocar mesmo...
Depois dizem que no Brasil que a gente não valoriza produto nacional...E esse pensamento obtuso da Alemanha...

Ao "DU"...do qual eu virei Fã e admirador, meu apoio mais sincero.

Lembrem-se, advogado só ganha dinheiro com isso, não é "nossa" culpa, mas sim do cliente.

Fábio - CARPLACE said...

Du,

Isso só mostra a força de um trabalho bem feito. Já passei, com o CARPLACE, situação semelhante, inclusive com notificações e ameaça de processos.

Num primeiro momento vem o desânimo, mas depois temos que levar em consideração tudo que já foi feito, seus leitores, a repercussão que teve o caso, e toda a estrada à sua frente.

Este é mais um exemplo da força que os blogs possuem nesta nova era da informação.

Conte sempre com nosso apoio.

Continue com o excelente trabalho.

Fábio Trindade
Responsável pelo blog CARPLACE

Unknown said...

É por isso que prefiro as italianas ou japonesas.

Largartixa said...

A Volkswagen informou hoje (30), por meio de sua assessoria, que houve um “engano” na notificação extra-judicial enviada ao designer Edu Oliveira, proprietário do blog Irmão do Décio - famoso por suas belas criações de veículos antigos em programas de computador. Segundo a empresa, a carta que pedia a retirada imediata de todos os projetos de automóveis relacionados à marca, com releituras de modelos antigos, como o Passat, não deveria ter sido enviada ao blogueiro.

Em comunicado feito pela assessoria de empresa da Volks, foi informado um erro do departamento jurídico da empresa, que faz monitoramento constante da internet para checagem de possíveis usos indevidos da marca. Ainda segundo informações da fabricante alemã, a notificação foi enviada automaticamente, sem aprovação prévia ou conhecimento de executivos da empresa.

A marca reconheceu que se enganhou e garantiu que não há violação do direito de imagem da empresa nos projetos desenvolvidos por Oliveira. O assessor de imprensa da empresa, Gilberto Santos, também informou que entrará em contato com o blogger para esclarecer a situação. “Não há porque impedir a publicação de seus trabalhos”, afirmou
blog do largartixa

Empregos, Vagas e Concursos said...

Caro Du,

Se me permite chama-lo assim.
Em primeiro lugar, peco que voce mantenha este post aberto a comentarios "ad infinitum".
Pense em fechar os comments quando chegar a uns 10.000

Depois envie para os idiotas da V. (desculpe), desta pseudo montadora, para que eles analisem o tamanho do estrago que fizeram na imagem da empresa.

Esses engravatados que vivem em escritorios, tomando whinsky importado, e vestindo trajes de R$ 10.000,00 nao sabem o que acontece no mundo aqui fora.

Nao sabem por exemplo que eu, que nunca tive um carro Zero, vou pensar 100 vezes agora, e possivelmente nao comprarei um carro da V. (putz, desculpe de novo), desta montadora.

Eles ainda vivem no tempo em que tinham 50% de participacao no mercado, e o Brasil tinha somente 4 montadoras.
Hoje nao tenho nem ideia de quantas sejam, mas sei que o Brasil e´ o UNICO Pais do mundo aonde as principais montadoras REALMENTE fabricam automoveis.

Se eu fosse o chefe desta cambada de mentecaptos, mandava demitir todos.
Eles que voltem para suas Pos Graduacoes em Harvard, e aprendam a tratar as pessoas com respeito.

Pra piorar, a Assessoria de Imprensa emitiu Nota sobre o ocorrido, dizendo que "o processo jurídico é "automático".
Ora bolas, entao pra que tantos advogados e alias. Mas que pagar salario para este tipo de profissional que monta um processo de 25 paginas e manda sem ler o Blog ?

Meu amigo, fica aqui gravada a minha admiracao pelo seu trabalho.
E pode ter certeza que sua arte nao deve parar de sair de suas maos e alma.
Encontre outra empresa, outro foco, outra marca, que aceite sua bela arte com o peito aberto.
Nao feche seu coracao para estas atitudes.
Tenho certeza que o bem que voce fez e faz aos admiradores de carros nao tem preco e nao tem tamanho.
"Juntarei as pedras do meu caminho para erguer meu Castelo"

Abracos,

Joao Pedro

Marcos Skema said...

Cara, não desanima não, tá todo mundo de olho no teu trabalho que é fantástico. Ridícula a atitude da VW, ruim e idiotas são eles! Eu tinha um Gol 1995 que não valia bosta e troquei por um Corsa 97 bem melhor.
Vai em frente mano!
Saudações aqui de Caucaia-CE.

VinnInsignia said...

Du, excelente blog, merece meus parabéns por sua competência. Volks, Nunca Mais! O Polo do meu pai só deu problemas. A SpaceFox do meu amigo também, somada a esta atitude hipócrita, arrogante e prepotente da montadora alemã. Saibam que o slogan Das Auto é cópia de um antigo logo da Opel.
Eu gosto de Fiat porque essa história que Fiat é ruim não está com nada. Vide os carros da Fiat que meu pai teve que nunca deu problema. Hoje ele tem um Linea e é feliz!
A Fiat, que convida os clubes para conhecer suas instalações, respeita os seus admiradores e acima de tudo, duvido que ela mande uma carta mandando tirar seu material. Não duvido que lhe mandem um carta assinada pelo presidente da empresa elogiando pelo seu excelente trabalho.

VinnInsignia said...

E mais: estes e mais outros motivos foram que a jovem montadora Fiat desbancou a veterana e até então imbatível MerW. E continua 7 anos assim.

Anonymous said...

Simplesmnte, um absurdo...
Alem de na vdd os veiculos deles estarem precisando de uma roupa nova... pk muitos nao sai da mesma ha anos.!
É isso ai.. vaos banir esse povo!

Leandro Jr said...

Temos uma máxima que diz assim: " PAU QUE BATE NO CHICO TAMBÉM BATE NO FRANCISCO". Assim sendo, por que não fazemos assim, já temos mais de 260 comentários e olha que a propaganda do assunto ainda é bem baixa, mas já serve para que todos além de criticar a Empresa em questão, deixem de comprar o produto da marca, quando falta receita, sobra humildade.

Unknown said...

Será que sem querer você revelou algum desenho da VW, ou tirou a inspiração deles ? De qualquer forma seu trabalho é muito bom...

Uber said...

Atitude imbecil!
Parece que há fugitivos nazistas trabalhando na VW do Brasil!

Anonymous said...

fico indiginado com a citada marca, e tbm, como o proprietário do blog, banirei a marca da minha garagem.........a referida não precisava fazer isso......quem perde neste momento são os amantes de automobilismo que veem neste blog uma bela e criativa maneira de rever classicos e se entreter com a maneira que o Du Oliveira presta uma homenaem dignissima aos bólidos do passado....continue assim.....se eles tomaram essa atitude é porque és bom e teu sucesso fez ecoar medo nos designers frustrados da multinacional....abraço e continue contando com este admirador do teu trabalho competente....lopesbnu@pop.com.br

Horacio said...

Achei o novo gol horrivel, sem personalidade (essa é a minha opinião) todos meus carros foram da VW, e já estou cansado de dirigir de lado (volante mal posicionado), meu próximo carro, com certeza não será VW...

Anonymous said...

eu ja não comprava volkswagens por ser judeu, prefiro pagar $60.000,00 numa van chinesa que $30.000,00 numa kombosta, e depois dessa atitude reveladora da verdadeira personalidade dessa empresa ainda passarei a incentivar mais pessoas a promoverem o boicote contra a volksmerda...

Anonymous said...

Por essas e outras que nunca comprei carro dessa merda...

Anonymous said...

A FIAT retomou a liderança no ultimo mes. Se fuderam. É questão de tempo para a GM chutar a VW pra terceira colocação. Com o Viva chegando não deve demorar muito.
Se depender de mim e de todos que conheço a VW vai ter 0% de participação de mercado depois desse vexame. Tomara que isso acabe na imprensa pra obrigar a VW a reformular o depto juridico e de marketing ja que o atual pelo jeito é bem nefasto pra empresa.

Anonymous said...

Pode acreditar estava em dúvida entre o novo voyage e o prisma , eles ajudaram minha decisão! ridiculos!

abraço

Otavio V. Marcondes. said...

Eu não "engoli" a estória (sim com e mesmo)de notificação encaminhada automaticamente.
Realmente com atitudes como esta que uma marca (na essência da palavra) perde crédito perante seus fãs.
Uma re-leitura nada mais é que uma modificação de um modelo existente, que já foi produzido ou que ficou na fase de projeto.
Se pensarmos a sério, qualquer alteração no desenho original de qualquer veículo da XX não será permitida (Tuneiros se preparem...).
Penso que a notificação poderia ter sido efetuada, se realmente necessária, de forma inicial mais amigável (sem ter 25 páginas seria um bom começo).
Edu, seus desenhos são muito bons, continue com o seu trabalho com as demais marcas no mercado ( que são muitas mesmo).
Abraços.

Anonymous said...

Cara eu fiquei de cara com a VW... Puxa será que ela pensa que um simples telefonema vai tapar o rombo que fez em sua imagem daqui pra frente em todos nós??? Será que possível meu Deus, que esses caras não vêem que não estão lhe dando com meninos, mas com cidadãos de personalidades formadas, do qual ela tem que cativar pra poder sobreviver? É muita petulância... Eu estou estarrecido com isso

Parabéns pelo seu trabalho amigo.

Gisele Pinna said...

Isso é que eu chamo de antimarketing!
Valia um case em um livro: Como destruir uma marca.

Cristiano R Candido said...

Sou Advogado e gostaria de esclarecer que sempre agimos de acordo com o interesse da empresa. Não saímos por aí procurando alguém para ferrar de graça todo dia.

Quanto à montadora é realmente uma LÁSTIMA, pois seus trabalhos são fantásticos.

Tenho um irmão que estuda este tipo de trabalho e ele ainda está engatinhando, é dificil demais, e vc está de parabéns.

Martinus said...

Cara, vc deveria ser processado sim, só pra não fazer algo como aquele "Siena Locker", pra ele ser horrível tem que melhorar muito...
quase chorei de emoção ao ver o SP3, ficou magnífico. PARABÉNS.

Anonymous said...

que idiotice, por essa eu não experava...bom eu tb vou boicotar essa marca.. não quero saber de uma empresa que proibe o trabalho artistico...
so desta meneira para essa empresa perceber a merda que fez. VW é um lixo.

www.argolodownloads.com

Fadelino said...

A VW tinha que te contratar, pq o design dos carros que eles fabricam é péssimo, comprei uma Palio Wekeend Adventure, e estou muito satisfeito, também bani de minha garagem a VW.Péssimo...jogaram merda no ventilador...

O Diagramador said...

É o que acontece quando se faz um trabalho movido pela paixão por automóveis que reflete em uma qualidade visual superior ao que os profissionais da marca fazem sendo pagos para tal...

Com essa, a empresa merece ir pro bueiro.... e junto com os gênios que moveram tempo e esforço em fazer as páginas que tu recebeu. Parabens pelo trabalho, siga em frente e o que for pra ficar pra trás, que fique pra trás!

Anonymous said...

Olha, vc tem que analisar alguns aspectos. Talvez o pessoal de design desta indústria automobilísitca tenha incentivado o processo contra vc , por despeito, medo de seus trabalhos , que são excelentes e etc. Realmente não haveria necessidade de mover um processo contra vc, mas com certeza teve um outro motivo , diferente da utilização da marca simplesmente.

M. Ulisses Adirt said...

Advogados... ai, ai...

Tobias said...

A VW agiu bem, preservando os interesses de sua marca. Claro que ela poderia ter feito um acordo, mas acredito que ela já pague (e muito bem) por designers mais qualificados, dispensando assim serviços de terceiros.

Anonymous said...

cara... vai fundo, que bom que eles voltaram atrás mas é o seguinte, Seu trabalho é ótimo e sim, as montadores chupinhas não estão nem aí pros amantes de carros, e por isso estão todas falindo...

MOrrram miseráveis MORRAM!!!
Meu Landau jah foi fabricado mesmo, to Sussa ^^

Anonymous said...

Eu tinha uma Parati... Essa doeu...

Parabéns pelo trabalho...

Dentre tantos ... A brasília ficou foda demais!!!! Pena que são idiotas, estou banindo da minha garagem também

Ronaud Pereira said...

Nunca gostei da VW e depois de saber deste fato, gosto menos ainda.

Não sei se alguém comentou nesta orda de comentários, mas é simples se vingar. Passe a desenhar carros da GM. Pronto!

Donizette - (SP Capital) said...

Sr. Tobias
Creio que a Volks tem o direito de preservar os interesses de sua marca, porém poderia ter sido mais diplomática neste caso.
Pelo que pude observar o Eduardo fez um trabalho artístico e não tentou se comparar com os designers qualificados que "ganham muito bem" e parece que não tentou vender seus trabalhos p/ a volkswagen, nem para qualquer outra empresa do ramo.

Anonymous said...

´´éeeeééé´´´meu amigo...sabe o que é isso ???tramuma da derrota.....essa cia. mamou nas testas brasileiras por décadas e agora tá se doendo vendo peugeozinhos, renozinhos, citroenzinhos e uma porrada de fiatizinhos nas ruas....tanto que se perdeu...lança bora, tira bora...lança polo...muda polo...muda isso, tira aquilo e nada de reagir no mercado.....nem a cristaleira ambulante d fox vai chegar aos pés de nenhum dos novos concorrentes.....que já ne são concorrentes...já deixaram as letrinhas enroscadas do furer na poeira........tem que sifu mesmo........sucesso prá voce......

Anonymous said...

porque a VW não vai fazer coisas mais importantes?
nunca terei um VW na garagem!
pena que o Fusca é da VW!

Marcelo Costa said...

Rídiculo. Eu nunca gostei mesmo das montadoras alemãs, principalmente a VW, e olha que nem precisava mesmo disso hein! O Gol vende quase 30.000 und. por mês. Mas isso faz parte do estilo alemão de resolver as coisas. Truculentos, totalmente indelicados, jamais viriam isso numa conotação artísitica, pois eles nunca tiveram isso.
Cara estou decepcionado, e se essa marca fosse a única no mundo, eu andarai de bicicleta.

Masato Huehara said...

Bom, mais ou menos o seguinte, com seu talento meu amigo, se tu morasse nos EUA teria um modelo seu andando nas ruas, aqui no Brasil você foi ameaçado por ter talento e mostrar o que os imbecis deveriam fazer, esses dinossauros...
Graças a Deus minha marca favorita é a Ford, continue com os ótimos designs, parabens!
PS - Picape Ka...eu quero uma!

Unknown said...

VW na minha garagem não entra nunca mais.
Isso é demais.

«Oldest ‹Older   201 – 306 of 306   Newer› Newest»