O novo JK era um projeto antigo meu, mas inacabado, agora consegui terminá-lo, usando como base o Alfa Romeo 159 e detalhes do 8c, o logo saliente era característica do FNM JK e os faróis redondos dão um aspecto esportivo e uma cara bem italiana ao sedan.
Para a lanterna traseira apesar de não ser característica dos Alfas atuais em geral tentei apenas deixá-las como no FNM original, ou seja, verticais, pra quem disser que usei lanterna de Logan, errou, rs. A saída do escape é dentro do parachoque. Apesar do Alfa 159 estar um pouco defasado na itália, seria possível a produção de algo parecido por aqui usando base do antigo Marea ou o Stilo e aumentando um pouco a cilindrada do motor 1.9.
HISTÓRIA DO FNM JK
A FNM foi uma das pioneiras na fabricação de caminhões no Brasil, inaugurada em 1 de Janeiro de 1948 no estado do Rio de Janeiro.
Em 1960/61 foi lançado o FNM JK 2000 similar ao italiano Alfa Romeo 2000 de 1957, JK era em homenagem a Juscelino Kubitschek, foi um automóvel muito avançado, motor 4 cilindros, com duplo comando de válvulas, 1975 cc e 122 cv, foi o primeiro carro nacional com 5 marchas sincronizadas. O carro tinha pouco volume de produção o que tornava o carro caro para a época.
Em 1964 por causa do golpe militar no Brasil o carro deixou de ser JK e passou a se chamar apenas FNM 2000, depois foi lançada a versao TIMB, com um apelo mais esportivo e mais potente (160 hp), tinha a frente diferente dos outros modelos, o logo ficava mais abaixo tirando a saliência do capô.
Em 1968 a Alfa-Romeo assumiu o controle da FNM e posteriormente o modelo foi remodelado, ficando com a frente do TIMB e sendo rebatizado para FNM 2150 por causa da maior cilindrada, e potência de 125 hp.
Em 1971 a frente foi redesenhada mas encerrou sua produção em 1972. Para ser lançado em 73/74 o Alfa-Romeo 2300. Foram produzidas 7405 unidades do JK/FNM.
21 comments:
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A FNM foi dada de graça à Fiat, pelo que me consta ela ainda não pagou pela estatal.
Lindo, Edu. Tremendamente fiél ao original, inclusive no generoso espaço para as cabeças de quem viaja atrás. Eu usaria uma versão seis cilindros do motor Alfa Romeo boxer, para permitir uma frente realmente baixa, aerodinâmica e segura para os pedestres.
Apesar de o modelo ser bem antigo, o seu ficou bem atual, e lembra muito o antigo, principalmente à frente...
Só acho que ta faltando um pouco de esportividade na frente, como tem os alfas atuais, mesmo assim, ficou muito bom, não e fácil pegar um modelo tão antigo, e fazer um novo com linhas que o lembrem, parabéns...
cara, ficou mesmo bonito, lembra muito o FNM apesar de ter cara de M.I.T.O, mas os faróis era redondos, não dava pra escapar da semelhança mesmo, rs.
caro amigo
Precisamos de seu endereço para enviar a ed. 48 da Classic Show
att;
Classic Show
e-mail assinatura@classicshow.com.br
Concordo com o Nanael quanto à frente, segurança e tal, mas eu tenho um palpite (é como sugerir a Deus quanto à criação dos humanos ! kkkkkkkkk'). A frente poderia ser um pouco mais alta, mas com o mesmo desenho, ficaria mais imponente, cara de carrão mesmo ! Aumentando a entrada de ar do para-choques.
E claro, parabéns Dú, vc é um gênio, cara !
Legal, confirmada grande matéria (IDD) na Classic Show 48, talvez um modelo exclusivo..
Tudo bem, sêo Felipe, há outros meios de melhorar a aerodinâmica. A Classic Show tem um problema de distribuição em Goiás, acabarei tendo que assiná-la. Du, não conte qual será o modelo, deixe o suspense no ar.
Tranquilo, nem vou contar se puderem comprem a revista, será uma reportagem diferente como uma ficção.
Nanael, poderia até importar um Boxer da alfa mesmo, sugeri o 4 cilindros pra dar uma viabilizada por aqui, rs. Mas o Yuri não achou a frente esportiva? a frente foi inspirada no 8C, não no mi.to.
Santa Matilde By Edú Oliveira(irmão do Decio) blog do largartixa
AMIGO, VOCE ESTARIA DISPOSTO, A NEGOCIAR ESTE DESE... AMIGO, VOCE ESTARIA DISPOSTO, A NEGOCIAR ESTE DESENHO, PRA QUE PUDESSE DE REPENTE, COLOCAR ESTE TEU ÓTIMO DESENHO NA RUA, QUEM SABE?, O SM DE VOLTA , COM ESTE DESIGN ARROJADO E DE ACORDO COM AS TENDÊNCIAS ATUAIS, UM ESPORTIVO BRASILEIRO DE VERDADE.
GOSTARIA MUITO DE SABER SUA OPINIÃO, ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU E-MAIL(JONATALEALPRADOLOPES@GMAIL.COM), FALOU, ABRAÇO
viu falei que voce é cultuado no blog do largartixa
Du,
A frente tem que ser um pouco mais alta.. ficou esquisito... no mais como sempre está de parabéns.
Abraços!
Já que um rabo de peixe é inviável em carro atual, o que se poderia fazer para dar ao JK da atualidade uma maior semelhança com o original é usar a mesma solução de lanternas que a Cadillac usa em seus modelos de CTS de primeira geração em diante, em que o formato das lanternas já insinua um rabo de peixe e está localizado ligeiramente acima da linha superior da tampa. Para colaborar nisso, os para-lamas traseiros poderiam ser ligeiramente (e bote ligeiramente nisso) mais elevados que a parte superior da tampa traseira.
Ok ok, atendendo as sugestões dei uma leve levantada na frente.
Du, não vou falar do JK, que ficou ótimo.
É uma questão de preferência. Não desaprovo nenhum dos teus modelos. Todos são geniais. Porém, eu não gosto (acho feio) de um modelo, que, ao que me parece você gosta muito. Trata-se da Rural. Não leve a mal. É uma questão de gosto.
No mais, teu trabalho é irretocável. Parabéns!
Claro, cada um tem sua opinião, não esquenta.
Estou até acostumando com aquele anonimo que vira e mexe escreve "Uma pena, a qualidade dos trabalhos está diminuindo..." rs.
Eu levo muito em consideração as opiniões a favor e contrárias, pois isso ajuda a elaborar melhor os meus futuros trabalhos, mas as vezes tenho que ter coragem para expor minhas idéias mesmo que desagrade a muitos, como será o caso do projeto Vena, que será bem estranho a primeira vista, talvez seja o carro mais ridcularizado de todos os tempos, rs mas tenho que arriscar as vezes.
Du, o JK ficou muito bom. A traseira foge dos padrões atuais da marca, apesar de manter as linhas próximas do JK original (verticais). A frente está ótima e digna de carro que poderia relançar a fabricação Alfa Romeo no Brasil.
Legal. Mas, motor 1.9 não. Põe logo 0 1.4 T-Jet, ou ressuscita o motor 2.0 20v Five Tech em versão T-Jet. E nada de tração dianteira. Ponha o motor longitudinal, e com tração traseira, como o original. Ou, esculachando logo de uma vez, um 2.8 V8 Dual T-Jet.
Ficou lindo! Eu só gostaria que você o tivesse feito com o emblema da FNM ao invés do da Alfa-Romeo.
Impressionante a qualidade da sua produção. Não só o design, mas a modelagem é perfeita. Um dia gostaria de ver um wire de qualquer dos seus modelos. Abração do fã
Dan
Na verdade, esse modelo é uma projeção no Photoshop, gostaria de fazer tudo em 3d, mas demoraria demais as atualizações no blog.
Ah bom!
De qq modo parabéns pela proficiência -- criação e execução. Impecável.
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