14.5.10

The Doors

Hoje em dia é certa a preferência do brasileiro por carros de 4 portas, voltamos um pouco no tempo imaginando como seriam alguns de nossos nacionais com 4 portas em épocas que os consumidores preferiam os carros com 2...
147 - Com 4 portas o carrinho da Fiat ficaria bem simpático, mas deve ser bem apertado, por isso ele sofreu uma leve algongada no entre-eixos.


Caravan - Sei que existem algumas Caravans transformadas por concessionárias ou por particulares, mas usavam a porta do diplomata que era arredondada em cima, nessa deixei o canto vivo para seguir a linha das janelas traseiras.

Gol BX - Este foi mais complicado, no fim tomei por base o desenho da lateral do Voyage 4 portas (que na época estava para ser lançado), fiz 3 versões com e sem janelas, pessoalmente gostei da versão com janela, a sem janela ficou estranho, mas o primeiro Gol tinha um sério problema como o pouco espaço para a cabeça dos ocupantes atrás, e como 4 portas é um conforto a mais o teto ficou mais longo assemelhando-se a um mini-golf.


 Parati - A "quantinha" seria uma interessante opção para a década de 80
VW Fusca - Fatalmente um Fusca 4 portas teria que ter um entre eixos um pouco maior, o modelo acima não é o brasileiro pois eu já o tinha mostrado este em postagens antigas, mas fiz algumas modificações.

DKW/Vemag Fissore -  Um belo carro nacional, concorria com o Simca, Itamaraty e FNM porém só era disponível com 2 portas, nesta variação há um excesso de janelas mas o conceito inicial do Fissore era esse, amplas áreas envidraçadas, não tive coragem de inserir uma chapa entre elas.

Corcel II - Por causa do estilo coupé o Corcel II nunca teve uma versão com mais portas (com excessão do Del Rey), e sei que a Ford chegou a fazer um protótipo mas estou fazendo aqui uma projeção, seria uma espécie de Corcel CC... rs


Belina II - O desenho da perua seria favorável a ter mais portas, mas acredito que não foi produzida por causa do pequeno interesse na época por carros 4 portas,  por falta de imagens melhores fiz duas e já atendendo ao pedido do leitor Cláudio.

 Ka - O único modelo atual que talvez faltou a boa vontade de oferecer 4 portas seria o Ka, na primeira versão assim como o Fusca tive que aumentar o entre-eixos mesmo assim o porta-malas ficaria pequeno mas é só para ter uma idéia, quanto ao modelo novo eu tinha postado este nos primórdios deste blog, mas acho que não vai vingar mais.

25 comments:

Victor Braga e Bravo said...

Todos ficaram bons. Realmente nos anos dourados as pessoas torciam um pouco o nariz para carros de 4p. Eu prefiro os de 2p, pois tem um ar mais esportivo, mas os 4p ajudam muito no acesso ao carro. Os que mais gostei foi o Fusca 4p e o Gol 4p (terceira figura), que lembra muito o Golf Mk1 (um dos carros que mais gosto da Volkswagen). O Ka antigo com 4p tem uma lateral que se assemelha ao New Beetle...

Nanael Soubaim said...

Num Fusca quatro portas eu colocaria as traseiras reversas, que até nisto são mais vantajosas, pois dispensariam o alongamento por facilitarem muito o trânsito. mas a tua furreva ficou supimpa, se me dá licença, a salvarei na pasta "Fusca".

Du Oliveira said...

Fiz um meio atrasado, a Parati, e já está na postagem.

Du Oliveira said...

Nanael, a sua idéia é boa, estruturalmente até seria mais fácil porque o Fusca tem dobradiças expostas, nesse caso eu as escondi e ficou diferente em relação a dianteira.

gabriel said...

Eduardo realmente esta postagem da caravam ficou sensacional coisa que a GM não soube fazer pois talvez rivesse dado uma sobrevida a ete carro maravilhoso, só com a abertura dos importados é que ela viu que as pessoa gostaram da perua Omega, o gol sde cima tem um que de scirocco ficou muito bom a parati ficou melhor que a encomenda viu WW aprendam o fissore um arraso pois o projeto já nasceu bonito tanto é que se tornou o primeiro audi que esta hoje anos luz da WW aprendam e por ultimo a Del Rey Ghia Wagom da ford pois era assim que deveria ser chamada ela dentro da ford e não de belina pois em Quantum els falavam isso a WW vendia prua Quantum podia e nos é que não sabemos de nada, e olha que eu só foi vebdedor de carro e consultor tecnico para ter um pouco de visão. um abraço e desculpa ocupar tamto o teu post. obrigado

Du Oliveira said...

Tranquilo Gabriel, comenta a vontade.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

se o 147, a caravan, o corcel e a belina não tivessem quebra-vento nas portas dianteiras ficariam mais bonitos... a propósito: um dia desses uma guria me disse que viu um chevette com 4 portas e achou que era alguma gambiarra...

gugas said...

Que eu saiba, existiu Chevette 4 portas original na Argentina. E também na versão europeia (Opel Kadett), na japonesa Isuzu Gemini e na australiana Holden Gemini.

Gustavo

gustavocarmo said...

Muito boas as suas montagens. Agora, sempre tive curiosidade de ver como ficariam os carros de hoje com apenas duas portas. Uma vez tentei fazer um Marea, mas sou uma negação no photoshop.rs

Sandero, Agile e Gol podem ser até lançados, mas gostaria de ver absurdos como uma Scénic, Picasso, Omega (o nacional, já que o australiano existe), Siena, 307 Sedan e SW, Linea, etc.

Mandriow said...

Existiu no Brasil o chevette 4 portas. Mas como a preferência não era essa... e quanto ao Brasília 04 portas, alguém lembra??? Raríssimo de ser visto nas ruas hoje. À época, a Quatro Rodas alertou: " Atenção colecionadores, está aí um automóvel candidato a ser raidade..."

Nanael Soubaim said...

Houve o Chevette quatro portas no Brasil, mas na época essa configuração era impopular e era só o sedã, então ela viu uma raridade. Agora, se ela vir uma Marajó ou um Hatch quatro portas, então é gambiarra.

Du Oliveira said...

Exemplares 4 portas raríssimos como citados acima o Chevette e o Brasilia, outros poucos aceitos foram os TL, o primeiro Escort, o Passat 4 portas vejo muito pouco, Del Rey que foi feito pensando nas 4 portas mas o de 2p vendia mais. O Zé-do-Caixão coitado, só fazia sucesso com taxistas.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

gostei do antigo Ka 4 portas...

Cláudio Cabral said...

Gostei demais, vc poderia postar outros modelos como a Varinat com 4 portas e o Zé do Caixão com 2.
Abraço!

Lubrico said...

Du, TEVE 147 4 PORTAS ORIGINAL DE FABRICA!
Procure pelo Seat 127 feito sob licença na Espanha, é exatamente o 147, com outra frente e teve versão 4 portas com entre-eixos normal. Grande abraço e parabens pelo trabalho

Lubrico said...

Ah, outro comentario. Já vi na rua uma Parati da antiga 4p. Claro que foi feito em casa.. mas muito bem feito, na verdade o cara queria um carro diesel e pegou uma Saveiro diesel, colocou as laterais incluindo as 4 portas do voyage e fechou com a traseira de uma Parati, frankstein que ficou bom principalmente pq foi bem feito.

Marcelo Lelé said...

Como ja disseram, ficaram ótimas as colagens, a do gol bx, a primeira ficou muito legal, moderna. Mas ainda sim, prefiro carro 2p pela esportividade. Mas gosto de ver quando vc fuça nas "velharias"... nostalgia pura e de muito bom gosto. Parabens Dú!

Unknown said...

Du, um Corcel que ficaria legal seria com um porta-malas nivelado (como o do Del Rey), mas mantendo a inclinação do vidro traseiro, e as 4 portas do Del Rey. Ficaria com uma traseira meio no estilo do Santana, bem alta.

Um abraço.

cariokario said...

No BestCars tem uma reportagem sobre o Ka que mostra uma perua derivada dele com 4 portas, bem interessante.
Aproveito para pedir, se possível, uma projeção do Nissan Micra/March com mudanças na parte superior das portas, deixando-as como as do Palio avançando um pouco mais no teto. Creio que isso tiraria o ar frágil do veículo.
Abçs e parabéns!

ps: qdo poderemos comprar um Vena?

Rafael Barcellos said...

Ainda sigo a preferência por veículos de 2 portas pelos seguintes motivos:
Menos portas para darem problemas com fechos,trincos e etc;O seguro de um carro 2 portas é sempre menor que um veículo de 2 portas;veículos menos visados por assaltantes atualmente;minha família é pequena um carro com 2 portas não mata a ninguém!

Gostei do 147,ficou boa a releitura!Acho que esse Gol BX de 4 portas ficou bem semelhante ao Golf Europeu de alguma geração mais antiga,confirma para ver se não errei,ok?!

Alex Bleidorn said...

Dem uma olhada nesse Fusca 4 portas feito com muito capricho.
http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/carros/volkswagen-fusca-4-portas.html

Alex Bleidorn said...

Dem uma olhada nesse Fusca 4 portas feito com muito capricho.

http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/carros/volkswagen-fusca-4-portas.html

Gerson said...

O modelo da Parati antiga ficou mais charmoso com 04 portas.

Unknown said...

Marcos
Sempre sonhei em possuir uma caravan, e essa ai então se existisse mesmo com 4 portas seria linda

Unknown said...

No Uruguay tivemos Chevette se 4 portas, Coupes, de muito anís antes que no Brasil, a perua , a picape e até un coupé. Procurem Grumett. Foi best Weller e feitos en fibra de vidro.