28.5.10

Thunderbird


Demorou mas terminei, uma nova proposta para o pássaro trovão...

O Thunderbird era um projeto que iniciei ano passado, mas só agora retomei, o carro não é tanto uma releitura mas lembra muitos elementos dos modelos clássicos, o que mudou foi o seu conceito, ao invés de ser o coupé comportado que se tornou ao longo dos anos, eu quis dar um ar mais esportivo a ele com 2 lugares, como um rival para o Corvette e é isso que falta a Ford.

A grade preserva a identidade do primeiro modelo assim como foi também a última versão de 2001,  a imponente grade corta até um pedaço do farol, destaque também para a entrada de ar que termina acompanhando o formato do parabrisa, neste carro não há nenhum padrão de estilo da Ford pois o desenho do Thunderbird sempre foi independente da marca.
A idéia inicial era ter apenas capota rígida, mas como o charme do Thunderbird era ser conversível, ultilizei a capota rígida retrátil como já foi usado em outros projetos.
Os vincos laterais sugerem um corte no meio que dá a impressão da metade de cima deslizar pra trás, como observado no recorte da porta e da lanterna. A traseira é ascendente simulando um pequeno rabo-de-peixe.

Para um apelo ainda mais esportivo arrisquei uma versão quase Shelby,  um V8 6.2 litros, as entradas de ar no capô são mais altas.

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História do Thunderbird

 O Ford Thunderbird foi lançado em 1955 como uma resposta ao Corvette 1953 da Chevrolet, o Thunderbird era um esportivo compacto (para os padrões americanos) pois suas linhas tiveram certas influências européias. O belíssimo modelo 1955 causou um grande impacto e quase aniquilou o Corvette (pelo menos até 57), pois ostentava um V8 de 4800 cilindradas diferente do concorrente de 6 cilindros. Em 1956 apresentava mudanças, o estepe ficava para fora e o teto rígido com janelas redondas, em 1957 ganhou para-choques novos. 
Infelizmente o glamour do T-Bird acabou em 1957. Pois uma total reformulação ocorrida em 1958 mudou a proposta do carro para um coupé mais familiar de 4 lugares, um bom coupé, mas com uma mudança drástica de filosofia, sendo que o Corvette continuou firme como um puro esportivo. Em 1961 o TB mudou novamente, o belo estilo "Bullet" que mudaria novamente em 1964.
O novo modelo de 1967, trazia uma versão... 4 portas ? agora sim do T-Bird só restava o nome e assim foi por vários anos, não eram carros feios, mas comuns.
Se na década de 70 o Thunderbird  virou uma banheira, na década de 80 diminuiu um pouco, ainda com pouquíssima personalidade, mas uma verdade seja dita, se os nossos carros mudassem totalmente (não restilização) em tão pouco tempo como o Thunderbird mudava seria uma maravilha.
O modelo de 1989 ainda era um coupé de quatro lugares, mas ganhou um desenho mais interessante, um pouco mais esportivo que os outros, o interessante é que o Thunderbird era quase uma divisão, assim como o Mustang  não ostentava logo oval da Ford e tinha uma equipe de designers exclusiva para o carro, o Thunderbird encerrou sua produção em 1997, Mas voltaria em 2001 como uma releitura do primeiro modelo de 1955, conversível ou capota rígida de 2 lugares, mas obteve pouco êxito e pouco tempo depois foi encerrada sua produção.

12 comments:

Nanael Soubaim said...

Ficou realmente uma beleza. A única alteração que eu faria é cromar todo o interior dos faróis, com raias radiais, para parecerem olhos de uma ave de rapina. Os meio-rabos-de-peixe servem bem para proteger as lanternas.

Victor Braga e Bravo said...

Excelente carro, gostei muito do jeitão 2 lugares! Estilo de pilotagem baixo do jeito que eu gosto. Parabéns por mais um bom projeto Du, logo vem a versão Saleen. rs

Anonymous said...

Ficou show demais edu.


Parabéns.

73 55

Mister Busta said...

pelo que sei da versão 2002, ela saiu de linha em 2005...

Camata said...

Ele ficou mais super carro que o Mustang mas menos que o Corvette. E essa versão com veneno ficou muuuuito bonita. To namorando esse pássaro. Parabéns!
Vou dar um pitaco digital nesse fim de semana.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

ficou lindo!!! só a frente, a traseira definitivamente eu não gostei.

ficou muito interessante a noção de corte deslizante da lateral, muito criativo.

Darthvex said...

Já está na Autoblog.com! Parabéns!

Du Oliveira said...

Ue, não achei no autoblog, só tinha visto no Carscoop.

Darthvex said...

Caro Du, agora você me pegou. Não encontro também. Mas eu tava certo que tinha visto lá.
De qualquer forma, são dois bons sites, só talvez comparáveis aos Worldcarfans e Motorauthority.

Darthvex said...

Esquece, foi na Carscoop mesmo. Era simples de conferir.

Mantenho meus parabéns e óbvio que não somente por este Thunderbird!

Torço por sua participação em projetos de alguma, ou mais de uma, fábrica nacional!

Abração!

Linus said...

o bird nasceu como rival do corvette, pena que a ford mudou seus rumos. Mas eu gostei muito desse, a grade lembra o modelo clássico, acho que so o farol de milha poderia ser mais embaixo sem cortar a grade. Esse corte da porta não lembro de nenhum carro ser assim, tai o du inventando tendencia. A traseira ta bem agressiva, em volta da lanterna parece uma faca, ruim para atropelamentos, se e que ninguem e atropelado de re mesmo. haha

Riniyaresu Kaio said...

achei muito bom...aproveito os melhores elementos dos primeiros T-Bird q eram realmente um esportivo para a época.
Mas eu gostaria de saber como seria um T-Bird para competir em desempenho e estilo com o Corvette,seu rival na época de lançamento