24.6.10

O vôo do besouro

Até que enfim o novo Fusca está pronto, deu trabalho mas valeu a pena, o popular da VW está de volta...
Tentei ser fiel ao modelo clássico e com toques da versão brasileira, diferente do New Bettle que tem motor dianteiro pertence a um segmento superior, portanto, desnecessária a comparação entre os dois modelos. O Novo Fusca (isso mesmo, chama-se Fusca mesmo!) traz um outro conceito, seria um carro da categoria dos compactos com menos de 4 metros e motor traseiro refrigerado a água (1.4 da kombi, e talvez uma opção com motor elétrico, mas fica um projeto mais adiante) na faixa de preço de um Gol, inicialmente seria destinado ao mercado brasileiro.
Para melhor praticidade a tampa traseira abre por inteiro como em um hatch, uma abertura mais larga, mas um vinco oval lembra as linhas do Fusca, os leds tem um desenho de um besouro (claro que por ser um conceito dá pra brincar um pouco) o motor fica embaixo e acima um pequeno porta-malas, não muito grande mais é razoável que complementa com um espaço extra no capô que compartilha o estepe. A entrada de ar atrás  da janela é estética  e lembra as que existiam nos modelos brasileiros dos anos 70, a utilizada para refrigeração do motor fica escondida no estribo.
A lente de vidro sobre os faróis não é circular, é levemente retangular, seguindo o padrão atual da marca, mas abriga um canhão de formato cônico deixando a identidade mantida, o pisca também fica dentro deste domo, a grade inferior abriga um discreto radiador para auxiliar a refrigeração do motor traseiro, método utilizado pela kombi (de radiador não tão discreto) de motor refrigerado a água. A lanterna traseira de formato oval, lembra a dos fuscas dos anos 60.
Quanto ao painel tentei algo simples, mas ao mesmo tempo diferente, um cone abriga um grande velocímetro, e nas saliências laterais o medidor de combustível e temperatura, a esquerda para versões mais equipadas o conta-giros, ao centro do painel mais ao fundo um relógio analógico. As saídas de ar são como em um periscópio de submarino (viajei nessa.. rs) e a parte de trás do painel pode ser usada como um guarda volumes.
Para atender certas tendências atuais, a idéia para a versão 4 portas seria com portas suicídas sem coluna central.


 A versão pé-de-boi (claro que não sairia com esse nome, mas é só uma referência,rs) teria motor 1.0 a um preço mais acessível.

Na versão GTi Bizorrão o motor poderia ser o 1.6 ou algum outro importado da marca, preciso pensar a respeito, mas externamente está aí.
Para a ira dos tradicionalistas, o Crossfusca, mas pensando bem é uma opção interessante para quem ainda guardava o fusquinha só para ir ao sítio. rs. Os detalhes off-road são inspirados em modelos atuais como a grade dianteira do Crossfox e o vinco lateral da Saveiro Cross. Estava certo de colocar o estepe atrás mas em cima da hora notei que esconderia o brake-light.

Excluindo as versões GTi e Cross, os demais modelos custariam entre 24 e 32 mil reais. Minha idéia sobre o Fusca é que ele tem que ser um carro de entrada, como o próprio nome da marca significa: Carro do Povo


Algumas imagens em 1600x1200  

(O projeto do novo Fusca apresentado nesta postagem é meramente um estudo, uma obra fictícia modelado em um programa 3D, não condiz com a realidade.)


HISTÓRIA DO VW Sedan (FUSCA) 

A história do VW é longa, por isso faço um resumo. As origens do VW Sedan se deram na década de 30, quando o ditador alemão Adolph Hitler pensava na idéia de financiar uma montadora de automóveis estatal, nesse tempo surgiu o nome do engenheiro Ferdinand Porsche que já chegou a trabalhar na Daimler-Benz mas em 1931 fundou seu próprio escritório. A pedido de Hitler, Porsche e sua equipe criaram o VW Sedan (cujas linhas foram criadas pelo designer Erwin Komenda), influenciado nas novas linhas aerodinâmicas que surgiriam na década de 30 como as do Chrysler Airflow e principalmente o Tatra, vários protótipos foram apresentados mas só em 1938 foi apresentada a forma definitiva, um compacto de linhas curvas e motor traseiro refrigerado a ar, inicialmente batizado de KDF era um carro simples, confiável e barato.
Por causa da segunda guerra a produção foi interrompida, sendo fabricadas versões militares (Kübelwagen, Kommandeurwagen e Schwimmwagen) no lugar do sedan civil, com o fim da guerra em 1946 os britânicos retomaram a produção, mas logo depois em 1948 a presidência da VolksWagen passou para as mãos de Heinrich Nordhoff, a partir daí o VW conquistou o mundo.

 
O VW (Typ 1) passou a ser produzido em vários países como por exemplo Brasil e México, com o lançamento do Golf em  74 o VW sedan foi produzido na Alemanha até 1978. Sua versátil plataforma deu origem a diversos modelos como o furgão Kombi(ou Typ 2), o Typ 3 e Typ 4. (sedan, fastback e SW), o utilitario Typ 181 e o esportivo Karmann-ghia entre muitos outros. Um detalhe interessante foi que após uma reestilização o VW recebeu janelas laterais maiores, fato que não ocorreu no Brasil. Nos EUA recebeu o apelido de Beetle.

O último Fusca foi produzido no méxico em 2003 com 21.529.464 unidades produzidas pelo mundo, mas em 1998 foi apresentado o New Beetle que era uma releitura do VW, apesar do motor dianteiro e pertencer a um segmento nada popular.

BRASIL - Apesar de importado desde 1953 o primeiro Fusca nacional surgiu em 1959 mas não se chamava Fusca, apenas VW Sedan e já contava com bom índice de nacionalização. Seu motor boxer refrigerado a ar tinha 1200 cm3. Dois anos depois ganhou um novo câmbio com marchas sincronizadas.
Em 1965 apresentava um teto solar como opcional, este logo recebeu o apelido de "Cornowagen". Nesse mesmo ano foi apresentada a versão super básica, o famoso "pé-de-boi", que concorria com o Gordini "Teimoso" e a DKW "Caiçara".
Em 1967 o motor teve a cilndrada aumentada para 1300 cm3 e algumas mudanças como o vidro traseiro maior, e o sistema elétrico mudou para 12 volts. 
Nunca uma plataforma foi tão bem aproveitada, pois serviu de base para muitos modelos da marca como a Kombi, TL, Variant, 1600 Sedan, SP2, Karmann-ghia e Brasilia, sem contar os vários foras-de-série que a utilizaram por décadas.
 Em 1970 surge o Fuscão uma carroceria renovada e motor de 1500 cm3.
O motor 1600 cm3 equiparia o modelo 1974, surgindo o 1600S Bizorrão, que se diferenciava pela faixa preta na tampa traseira.
Em 1978 novas melhorias como o bocal do tanque para fora do capô e em 1979 surge o Fusca com lanternas traseiras maiores, o famoso "Fafá de belém", uma alusão aos "dotes" da cantora.
Para a década de 80 o Fusca ganha um novo painel e o nome "Fusca" é oficialmente nomeado pela marca, continuou até 1986 quando deixou de ser fabricado.

Em 1993 a VW relançou o Fusca, que já recebeu o apelido de "Fusca Itamar" devido aos pedidos do presidente na época, este possuia catalisador, pneus radiais, para-choques da cor do carro, novos bancos herdados do Gol, e cinto de 3 pontos. Em 1996 o Fusca finalmente encerra sua produção. Em 2003 a VW importou alguns exemplares mexicanos, exclusivamente para colecionadores.
A origem do  nome Fusca é uma incógnita mas a história que eu conheço é que quando os alemães vinham ao Brasil quando diziam a palavra Volks, fonéticamente era "Folks", aí com o tempo abrasileirou e virou Fusca.

110 comments:

Lucas BiLL said...

Como é bom sonhar né DU? auheuhae
Fuicou incrível! muito realista!!!

Matias Brandão said...

ficou incrivel!! mto bom msm..pode reservar um gti e um normal pra mim..

Bizil said...

Nossa, ficou perfeito!!! Seria um dos carros mais belos do Brasil. Compraria na hora. Ficou muito bom. Parabéns.

Leonardo Laipelt said...

como sempre... muito bom

Parabesn edu , por mais um belo trabalho..


abraço

Leonardo said...

DUUU, muito bom cara, Parabéns! Adoro seu blog! Gostei muito do Fusca, compraria o Cross! Pois adoro estas versões aventureira. Gostei muito tbm da ''GTi Bizorrão''! Parabéns.

Unknown said...

Cara, simplesmente perfeito!!! É sério, manda seu currículo p/ VW! Eles PRECISAM de vc!

Nanael Soubaim said...

De facto a Volks jamais cogitaria o boxer a ar, apesar de a Tatra (uma das inspirações de Porsche) tirar de letra com a refrigeração gasosa... E muita gente que conheço ter soluções para os problemas de emissões e ruídos.

Não há muito o que comentar, ficou fiél à proposta e, realmente, não dá para ser muito mais barato do que isto porque o padrão de robustez e qualidade do Fusca é muito alto, haja maquinário para estampar e cortar.

O CrossFusca não é uma heresia, porque é esta a proposta dele. A idéia de abertura total da traseira não é nova, mas é excelente. O painel simétrico dá gosto de ver, só o velocímetro poderia ser um pouco menos mentiroso, mas deve ser da versão GTI. Só lamento que a Volkswagen tenha saído de linha com o Fusca, a empresa que existe no lugar tem vergonha do passado humilde e honesto, então não há muitas chances de o teu Fusca sair do disco rígido.

Anonymous said...

Daria um banho na carroça do Gol a quem chamam de carro. Uma versão cabriolet ficaria linda também.

Victor Braga e Bravo said...

Parabéns pelo carro Du! Bom projeto!

Abraços,

Victor Braga e Bravo

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

tirou leite de pedra hein du... falando sério, não sei como a vw não te contrata logo de uma vez, ou ao menos compra o projeto... um fusquinha desses com o motor 1.4tdi do fox de exportação rodando no biodiesel ficaria perfeito, e ao invés de 1.0 o pé-de-boi poderia usar o 1.2 de 3 cilindros do fox e manter a cilindrada parecida com o original...

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

aham...

ficou bonito pra um protótipo, mas esse conceito para um carro de linha concorde q é inviável por causa da estamparia principalmente.

du, ao invés dessa versão cross, vc deveria ter criado a versão baja dele.

gostei muito do GTI, o resto ficou estranho pq ele tem muito cara de conceito e não o vejo como carro de produção.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

hae a versão 4 portas na minha opinião ficou muito melhor q com duas.

Victor Braga e Bravo said...

Como estudante de engenaria posso dizer. A estamparia pode encarecer o projeto sim, como o Paulo disse, mas não vejo isso como algo que vá atrapalhar excessivamente o projeto. Como podemos ver, existem vários carros "populares" que são "rechonchudos".rs O Gol G5 é redondinho, o antigo Ka também, como o próprio Fusca antigo. Acho importante o que o Du fez, pois se o carro fosse mais reto muitos o apedrejariam por ter acabado com o visual do carro. Na minha concepção o projeto ficou muito bom, mostrei à alguns amigos, um deles inclusive é fanático por fuscas e gostou do projeto, e vocês devem saber como é dificil agradar à um cara tradicional. Muito bom, com defeitos e qualidades. O interessante é exercitar a mente do criador e proporcionar aos leitores boas lembranças de clássicos, por isso não levem tão a sério gente! rs

Anonymous said...

Valeu, Du! Ficou bonito, sem perder a essência.
[],
Hebert

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

do jeito que se usa tanto plástico na fabricação dos carros novos, e esse fusca não escaparia dessa realidade, alguns cantos mais arredondados provavelmente poderiam ser feitos de plástico como os paralamas e até a tampa traseira como acontecia no fiat tipo e na 1ª geração do mercedes-benz classe a... a propósito: du, não chegou a cogitar o uso de maçanetas mais discretas como as do alfa romeo 156 para as portas traseiras? ficaria ainda mais tradicionalista...

AIRpower said...

Demais cara! Você é um gênio! Ficou muito legal mesmo. Admiro muito seu trabalho!

Venancio said...

hey du, não há mais problemas em colocar o emblema da marca nos projetos??

em geral, gostei da reestilização do fusquinha, ficou com ar de carro moderno sem perder a essência, com certeza compraria um, só acho que o pisca-alerta poderia ter ficado acima dos faróis, pra tentar manter bem o estilo do fusca.
belo projeto, parabéns.

gabriel said...

eduardo bom dia. posso comentar? vamos lá nunca pensei que o pessoal da WW não pudessem perceber que usando uma base de ford ka um painel estilo porsche farois com base estilo trapesio (ficou otimo primeira vez que vejo um farol desses dar certo num fusca ) e portas de aberturas inversasas pois um dos projetos originais do fusca era assim mesmo e um motor traseiro boxer a agua (a ultima kombi fabricada pela WW tinha motor boxer refrigerada a agua era 1.9 ate 2.2 o modelo garavele trasnpo se não me falha a memoria e tinha tração nas quatro ) se o ferry porsche visse isso acho que teria orgulho de saber que aqui nos brasileiros respeitamos e muito a herança que o pai dele deixou pois se depender deste pessoal que esta hoje ai na diretoria ganhando milhões em euro e dolar vai custar um pouco a ver brasileiro fazendo projeto sem eles la fora metendo o bedelho. parabens mais uma vez e siga adiante pois deus vê todos aqueles que trabalham corretamente. gostaria que um dia voçê pudesse fazer uma nova releitura da puma pois breve ela estará completando 46 anos usando seu ultimo modelo o am1 que prá mim não deixa de ser o P018 felicidade e que deus te abençoe cara um abraço gabriel

Dan Palatnik said...

Bem bacana o projeto, Du.
De cara lembrei do Ka, mas ao correr as imagens todas o design próprio foi se afirmando.
Isso sim é um New Beetle.

Du Oliveira said...

Opa, olha lá:

http://carscoop.blogspot.com/2010/06/retro-take-for-2012-new-vw-beetle.html

admx said...

Ficou ótimo! Esse sim a cara do bom e velho Fusca! A versão "bisourão" tá D+!

Deixa os chineses verem isso...

Acho que seria um sucesso para exportação, e com certeza o estúdio Disney se comoveria para fazer uma nova versão de Herbie, esse sim repaginado, mas ainda original. O New Beatle conseguiu apenas ser uma namorada do bravo fusquinha hehehe.

Du Oliveira said...

I-carros: http://www.icarros.com.br/noticias/noticia.jsp?id=8370&r=24635927&r=23182261

Auto Esporte:http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI150565-10142,00-UM+FUSCA+NOVAMENTE+POPULAR.html

Hygor Ferreira said...

E aí Dú... grande trabalho como sempre... já está nos fóruns da Motortrend USA

http://forums.motortrend.com/70/8327889/the-artists-loft/2012-vw-beetle-fusca-idd-design/index.html

Esse é do T-Bird

http://forums.motortrend.com/70/8327901/the-artists-loft/2012-ford-thunderbird-idd-design/index.html

Venancio said...

auheauheauhe, o auto esporte retirou as referências ao blog que estão escritas nas imagens, puta sacanagem...

Eric said...

o Cross, o GTI e o 1.4 ficaram ótimos... achei interessante o projeto do interior muito bom, bem criativo... só que eu acho que um carro desse não venderia na versão "pé-de-boi"

Du Oliveira said...

Venancio, a Autoesporte faz assim porque é regra da Globo.com não postar imagens com marca d´agua, mas eles sempre me pedem autorização pra fazer isso, e no texto eles colocam o autor.

Unknown said...

Vi lá no icarros do UOL e vim aqui comprimentar! Afff... que coisa linda! Eu amei o vermelho!

Bob Ramone said...

Du, ate que em fim (lol)
na moral msm, esse fusca ai ficou do kct!! poderia ser até um futuro substituto do gol! mt irado ,doido ^^

Bob Ramone said...

eu não nego em dizer (embora muitos axem isso errado) o fusca e o carro perfeito, mecanica popular e barata, mecanico que nao sabe mexer em fusca pra min nao é mecanico não; confortável e barato de se manter, voltando a ideia principal, loja de autopeça que nao tem coisa de fusca, nao é loja de autopeça. resumindo, o fusca é a manografia do mecanico

ai du, faz a verçao convercivel tbm ^^ sei que nao e da cultura do brasil, mas axo que ficaria legal ^^

Blog said...

Cara, vc é muito bom! As montadoras deveriam contratar pessoas como vc, assim não veríamos tanto lixo visual nos nossos carros. Até fusca vc trouxe de volta e bonito! Meus parabéns.

Venancio said...

ahn, saquei.

Unknown said...

saiu no auto esporte!!!
parabens!!!



http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI150565-10142,00-UM+FUSCA+NOVAMENTE+POPULAR.html

Unknown said...

Mil vezes melhor que aquele golf fantasiado de fusca. Uma real evolução do fusquinha. Só acho a versão cross só serviria para atender o mercado, já que se o seu fusca preservar as caracteristicas do antigo, o pé-de-boi já vai fazer a festa no barro! hahaha
Parabéns!

LeoH said...

opa, nao conhecia o blog, nao sei se vc é empregado da VW Brasil ou nao (chuto q nao?), mas olha só como vim parar aqui:

http://reviews.cnet.com/8301-13746_7-20008905-48.html?tag=centerColumnArea1.1

Show de bola cara, parabens pelo projeto, ta mto bom!

Du Oliveira said...

Uau, Até CNET publicou, essa eu não sabia, um site alemão e um polones me pediram imagens, vamos ver se rola, qq coisa se sair mando o link.

Ken Moromisato said...

Já vi esse na rua, aqueles fuscas com faróis de Ford Ka saca?

Tu é muito ruim cara, para com isso.

Linus said...

Das duas uma, ou esse Ken deve ser um designer morrendo de inveja ou um ze ninguem que não sabe desenhar nem um circulo. Mas acho que e a segunda opcao.

Nada a ver falar que e o farol do ka, se fosse comparar o farol eu diria que ficou um estilao porsche, e ja que porsche e agora da volks ta valendo. Gostei de todos os modelos menos o pe de boi, mas pra usar como taxi ficaria bom. Eu curto o Beetle mas e caaaaaaro demais, melhor o golf que pelo menos tem porta malas

abracos

Dr. JMM said...

show de bola...pq a volks nao te contrata? eu compraria todos os carros...muito mesmo. entra no meu blog, so puma www.pumauniverse.blogspot.com

e.s said...

Nossa! Ficou MUITO bom! Bem que a VW poderia encontrar teu post e te contratar, hein? haha

Parabéns pelo trabalho!
E me vê uns dois desses, um GTI e um Cross pra ir pro sítio :P

Sergius said...

Gostei, Du; Tamanho, proporções, fidelidade ao antigo e à modernidade.
Como parte das sugestões que fiz, preferiria que as rodas traseiras fossem 10 cm mais para trás, aumentando o entre eixos e tangenciando mais com o parachoques.
Acho que daria aparência mais dinâmica, deixaria o motor mais centrado e aumentaria o espaço interno, sem mexer em detalhes icônicos do fusca.
Parabéns pelas inúmeras publicações que noticiaram seu Fusca, aqui e no exterior, além dos muitos elogios merecidamente recebidos.
Mexer com o Fusca é ato de coragem, responsabilidade e competência.
Abraço
SWF

admx said...

Du, faz um favor ao meu filho de 12 anos? Publica o branquinho com a fantasia do Herbie da Disney? hehehe O pai tbm agradece!

PINTOMIX said...

Sem palavras. O que você faz é arte e desejar parabéns é pouco.

Nanael Soubaim said...

Não há absolutamente nada de Ford Ka nas projeções, nada além de que a Ford adoraria ter tido esta idéia para ele.

Admx, por coincidência (se é que isto existe) hoje havia um Herbie turbo na exposição de antigos que photographei, com teto de lona e tudo. Até o visual engana-trouxa imitava.

Toshimi said...

Sou seu fan, nao curto muito o desenho do original, mas na versao q vc criou pensaria seriamente em passar meu sandero pra frente! kkkk
E espero que essa plataforma permita a mesma versatilidade do antigo, como a Kombi,bugs, TL, Brasilia, bajas e o SP1 e SP2
Abraco!

Du Oliveira said...

Vou dividir as coisas, com essa base de motor traseiro fica o Fusca e depois a Kombi, a Brasilia ja fiz com motor dianteiro mas merece uma versão 3d, e tera uma familia que inclui, TL, Variant e o zé. Mas vou fzendo com o tempo.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

um pé-de-boi com 4 portas seria perfeito para servir de taxi... em algumas cidades interioranas como juquitiba ainda se usa fusca como taxi em função da precariedade da malha viária...

Jonnie Vasconcelos said...

Sempre admiro seu trabalho, mas ainda não havia postado nenhum comentário.
Achei magnífico a releitura do Fusca. Até notei alguns traços de Ford Ka, tipo farol dianteiro e coluna C.
De qualquer modo parabéns mais uma vez tá um trabalho excepcional

Eduardo Escobar said...

Como amante incondicional das fusquetas fiquei impressionado! Muito mais fiel ao estilo fusca dos que o New Beetle. Na primeira imagem tive a sensação de que estava bebendo na fonte do novo Ford Ka, mas depois deu pra perceber toda a linhagem VW... parabéns.. vamos criar uma empresa e produzi-lo em fibra!!!!!

roger said...

Em clima de copa do mundo...mais um Gol do Dú!
-Quero ver a reedição da 911...ahhh quero ver!

Pedro Henrique said...

Cara, você já pensou em mandar seus projetos para as montadoras? Eu que sou um apaixonado por Fuscas seria um dos primeiros a adquirir um desses que você projetou. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho.

Toshimi said...

Se vc conseguir operar o mesmo milagre que fez com o Fusca, a Kombi vai ficar linda!!!
Agora pegar os motores boxer da Subaru soh pra manter a tradicao nas versoes esportivas seria perfeito!
Abraco!

Unknown said...

DO IT FOR GOD'S SAKE!

This is the best Beetle concept ever, so: Don't wait, build!

BR: Martin,
beetle addicted for over30 years...

Pedro Henrique said...

Qual é o programa que você usa para fazer essas projeções?

SANTOS DUMONT CARNAVAL 2009 said...

1 MILHÃO de vezes melhor que o New Beattle, sei lá como se escreve...
Parabéns, admiramos o seu trabalho e a Volkswagen deveria olhar com mais carinho este seu projeto. Se for na faixa de entrada como proposto, seria um sucesso de vendas com certeza. E eu o chamaria de FUSCA, oficialmente, FUSCA...

Jota said...

Parabens! Mais um grande trabalho. Gostei do painel.

É realmente muito difícil fazer uma releitura do Fusca. Ele é modelo de carro com características únicas. Mas acho que vai agradar a maioria.

harerton said...

Du, genial. Acho que, das suas criações, essa foi a que mais gostei! Parabéns!

Agora, que tal a versão conversível e uma versão de corrida?

Du Oliveira said...

harerton, o conversível e o herbie já estão no forno. fds eu os postarei.

Nanael Soubaim said...

Encrenca para ti, já estão perguntando quando sai e quanto vai custar.

Du Oliveira said...

Sabe que repercutiu até na Alemanha? http://www.autobild.de/artikel/vw-new-beetle-design-entwurf_1204058.html

Anonymous said...

Olá Du

O novo Fusca ficou muito bom.

Espero que não se importe mas utilizei algumas fotos de seu projeto no Blog Carburado.

Um abraço,

Unknown said...

só posso dizer que você é um gênio. Não só pelo que fez com o Fusca, mas pelas suas projeções. Parabéns.

abs
Paulo Eduardo

Unknown said...

´Já que o palpite é livre, gostaria de sugerir que a seta dianteira do Fusca fosse ressaltada como do Fusca original. Não há nada mais característico que isso no Fusca. Algo que nenhum outro veículo teve. Pois tração traseira, o Gordini e outros modelos tiveram. Mas a seta ressaltada você não acha em outro carro.

victordsss said...

um excelente rival para o novo uno

Bruno R Neves said...

Já tem muito tempo que acompanho seu blog, acho que até mesmo antes de todo o hype que ele tem agora. Parabéns, você merece, tem muita qualidade! :-)

Gostaria de opinar sobre o CrossFusca, sobre o estepe, coloca no teto, na parte traseira do teto, acho que ficaria legal! :-)

Bom fim de semana!

Rafael said...

A VW acha que o "New Beetle" que seria a releitura do Fusca chegou ao fim... mas agora com essa nova proposta tenho certeza que o querido Fusca confirmou a fama de imortal pra valer! Parabéns, ficou perfeito! Se a VW lançasse ele, eu já assinaria um cheque. Abraços!

VOLKS CLUBE DO CEARÁ said...

Prezado Eduardo,

Sua proposta chega ao ponto de fezer-nos sonhar. Infelimente, aos fabricantes e seus designers de automóveis falta ousadia, e nesse aspecto vc dá uma aula. Que bom que és brasileiro, e quem sabe algum iluminado dirigente da VW enxergue suas notáveis qualidades. Seu projeto é espetacularem todos os sentidos.

Unknown said...

Muito bom Eduardo !! Só acho que o 4 portas não ficaria bom porque as portas traseiras abririam no meio dos paralamas traseiros e isso seria um problema !! Mas ficou muito legal, tava até imaginando esse carro com o motor que o Bill Gates ta desenvolvendo, da uma olhada :

http://www.noticiasautomotivas.com.br/ecomotors-empresa-de-bill-gates-aposta-em-motor-ecologico-50-mais-economico/

jonas said...

Muito legal a ideia de trazer o fusca de volta,gostei muito do modelo seria concorrente ai para o ford ka,celta e o antigo uno,o modelo ficou muito bonito,moderno e se incaixa muito bem nos dias de hoje.seria o fusca nos seus novos tempos,quem sabe nao vira lider de vendas de novo.
seria bom ja que a volkswagem nao tem um modelo de entrada para encarar o ford ka,celta,uno.......

Dafne said...

Recebi o post por e-mail, como se fosse verdade e ja estivesse sendo lançado.

Resolvi pesquisar e entrar no seu Blog pela marca d´água que vi nas imagens e me entristeceu saber que se trata so de um sonho.... =(

Parabéns pelo trabalho! Ficou incrível!
Beijos

Henrique said...

Ficou lindo.
Se for lançado eu compro um!!!!

Unknown said...

Fantástico, genial, brilhante, mas apenas um pequeno senão: as entradas de ar para o motor localizadas nos estribos estariam entupidas de lama na primeira ida ao sitio. Quem teve (ou tem) um fusca sabe como ficam os estribos em dias de chuva. Que tal aumentar o rasgo atrás das janelas ou por cima da tampa traseira, como era o fuscão? Mesmo assim, quero um também!!!

Unknown said...

O IRMAÕ DO DÉCIO É BOM MESMO...

pretty goog design to the FUSCA!!!

Savio Gomes música&poesia said...

Uma belíssima idéia!
Se a VW quer concorrer com o novo Uno, esta é a saída.
O design é incrível, coisa de quem tem sensibilidade e arrojado senso!
Se lançado, será um sucesso estrondoso e em qualquer parte do mundo.
Parabéns pelo maravilhoso trabalho!
Quero um desses, me avisem quando estiver pronto!

Unknown said...

parabens!
quando vi as fottos achei que teria um novo fusca na garagem. pena que é so um sonho. mais valeu

Unknown said...

Adorei!

Acho que se lançassem com certeza bateria de frente em vendas com o Gol G4. E talvez até batesse as vendas da Fiat, que se não me engano tem sido uma das que mais vendem no país.

O Fusca é o xodó do Brasil, a grande maioria dos amantes de carro amam o fusca. Se for contar com as pessoas que amam Volks, como eu, nem se fala.

Parabéns pelo projeto!
E tomara que se torne realidade, já que nem o New Beattle é mais frabricado.

jpm said...

Adorei essas idéias... Seria ótimo se a VW os acatasse! Acho que não perdiam nad, pois creio que iria ser um modelo de sucesso! Eu era um cliente de certeza! Otimo trabalho!!!!

Bond Copo said...

Cara.... Você já pensou em mandar essas linhas pra volks analizar???

Cara... é um projeto lindo... Conceitual e segue a linha nova de trabalho dos carros atuais da marca!
A volta do fusca com cara de fusca é tudo que muitos (até me atrevo a dizer todos) os fãs do carro gostariam de ver.... Toca esse projeto cara... INVESTE NA IDEIA!!!!

Adorei ficou show!

Du Oliveira said...

O Fusca que fiz é só um estudo sem pretensões, diferente do e-mail viral que anda rolando pela net dando a entender que seja verdadeiro, não creio que a VW tenha interesse, o fabricante não aceitaria projetos de carros terceirizados já que eles tem uma equipe de designers competentes pra isso, eu sou amador perto deles, mas agradeço a todos q gostaram.

André de Menezes said...

Talvez você até possa ser amador, mas com um talento impressionante!
A VW tinha que apostar em você e no seu projeto. Certamente seria um recorde de vendas.
Atenderia a várias faixas de mercado. Tanto aos saudosistas que ainda mantém um Fusca na garagem, como eu, como aos que demandam por carros novos, pequenos e com um visual moderno e bonito. Seria um carro sem concorrentes!
Parabéns!

Jaison Maurício Espíndola said...

Você é muito bom, o new fusca ficou lindo, um carrão sem perder a ternura!!!

Eu e Minha autoBlografia said...

Nossa, vc é show de bola!!! Todos do escritório ficamos admirados e apoiamos a idéia de termos esse fusca. Vc resgatou o fusca, que até hoje é uma recordação muito boa!!! Espero que a VW realmente enxergue isso, e te contrate. Vc está na internet e todos os comentário que li são com muito respeito pelo seu trabalho!!!
PArabéns!!! e estamos torcendo por vc!!!

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras said...

Agora é só botar um motor boxer 2.4 - no Bizorrão GTI - 24v biturbo. Vai ficar animal!!!!

Leila Lauar said...

Cara, ficou show de bola... tenho 1 1962 e não hesitaria em comprar um de seus modelos. Quanto a estamparia, podemos partir para soluções de engenharia como polímeros. Já é usado em vários modelos no mercado. Mande pra Volks seu projeto... quem sabe vc vai nos fazer feliz vendo o besouro novamente nas concessionárias... gde abraço.

BM99LG said...

Achei seu blog exatamente pela revista Fusca&Cia, e na moral, parabens, kram nao so por esses Fuscas como pro todo seu trabalho. Kra, da ate vontade de comprar um Fusca (nao o q ja tenho, outro) pra mexer nele todo e botar esses projeto seu na rua! Mto show!!!! Mais uma vez, parabens!

DiegoDotta said...

Aguardamos a Kombi então Du, acredito que retomar o visual frontal de bikini das kombis antigas seja uma boa pedida. Mas não pode esquecer que ela tem que ser o velho pau para toda obra.

Thomas Duniverso.com.br said...

Sou Designer também (mas não com o seu gabarito, rs) e fiquei impressionado com a precisão e qualidade do seu trabalho.
Publicarei no Duniverso, se não se importar é claro.
Parabéns!
Forte abraço!

Du Oliveira said...

Claro Thomas, sem problemas.

dovebaby said...

Compraria na hora!!!!Du, vc faz me orgulhar cada dia de ser brasileiro!!!Seu "dom" como design é impressionante, se me permite dizer.Gostaria q a VW comprasse sua idéia(e pagasse muito bem por ela!!)de projeto.Parabenizo vc por nos proporcionar idéias de projetos fantásticos!!!Caso não comprem, vende pro Eike Batista.

Anonymous said...

Esse ficou ótimo, bem que poderia sair! Parabéns!

Unknown said...

Excelente o seu trabalho! Mas tenho um comentário a fazer. Acho que as portas traseiras suicidas não abririam corretamente em função do paralama (é assim que se escreve agora?) traseiro.

Abraços,

Rubem

Profr. Javier Muñoz Montoya said...

Que buen trabajo de diseño, me gusto mucho tu propuesta lastima (como muchos lo han comentado) que solo sea un sueño, seria un milagro que este proyecto se convirtiera en realidad. Te felicito por tu creatividad.

Anonymous said...

"SEN-SA-CIO-NAL...CARA PARABÉNS, MAS SERÁ QUE O MUNDO TODO TA CEGO? E AS MONTADORAS NÃO TE ENXERGAM? CONTINUE ACREDITANDO E LUTANDO PELO SEU SONHO...!!

Unknown said...

Parabéns! Realmente incrível. O projeto ficou muito superior ao New Beatle com o qual a VW pretendia resgatar parte do magnetismo e da empatia do Fusca. A VW dificilmente se interessaria por ele, pois fazem parte de uma elite européia com muitos preconceitos em relação a latinos (latrinos, como eles dizem!); mas, pessoas como o bilionário brasileiro Eike Batista, acho que se interessariam. Ele está buscando uma parceria para fabricar um carro genuinamente nacional; pensa inclusive em um carro elétrico. Sua idéia é genial ao pensar na Kombi e seu novo motor 4 em linha trazeiro (à lá Porsche, porque não?!?). Caberia também um motor ou motores elétricos (embora me pareça ainda uma idéia um pouco bizarra). Com relação à VW, acho que ela aprovaria ceder a marca Fusca para mais um construtor independente que quer usar uma de suas plataformas. Acho que valeria a pena tentar. Mas, pelo amor de Deus, em aço, não em fibra! Parabéns novamente pelo brilhantismo de seu projeto. Toda a família que comprar um. Rolf Bruno Haak (r.b.haak@uol.com.br)

Marcos Marcelino said...

Cara, parabéns! Fico imaginando como isso ia vender muito...

Alves said...

Eduardo.

Só tenho algo a falar: Você é um gênio!" Parabéns pelo design.

Abs.

Valter

nil said...

du, aproveita a "onda boxer" e faz uma nova versão do buggy.

grande abraço

Phoenix said...

Amay!!!!

Janete Stela said...

nossa....que coisa mais linda...compraria um na horaaaaaaaaaaa...parabéns

Luciano Marum - Sergourmet said...

Bacana, espero que possa acontecer logo, afinal amamos os Fuscas!!!

José Wloger said...

Sei que todo mundo já falou isso, mais é verdade, vc realmente fez um excelente trabalho com a sua versão do novo fusca. Achei incrível como vc conseguiu captar exatamente a alma do fusca e colocar uma nova roupagem nele sem perder sua identidade! Como alguns já comentaram a cima vc deveria mesmo mandar esse projeto para a VW, pq vc fez um novo fusca com cara de fusca e não com cara de uma repaginada de new beetle.

Como estudante de design fiquei impressionado como esse projeto e gostaria muito de saber qual foi o programa usado para criar o mesmo?
clovis_jf2hotmail.com
mais uma vez parabéns!

Du Oliveira said...

Ola Clovis, eu uso o 3D Studio Max

Rafael Fagundes Castro said...

soh pra constar nao sei se ja falaram sobre o step traseiro no cross iria tampar a placa... tampar o break light eh o de menos, faria q nem na land rover, colocaria no suporte do step... agora falando nisso lembrei, a placa pode ficar como na pajero, tipo na capa do step... logico no suporte pra nao ser uma placa movel

Unknown said...

oi, Eduardo!

também recebi um email com o post - com as referências sobre ser um carro conceito retiradas do texto, como não é de se espantar... - e vim conferir...

olha...
FAN-TÁS-TI-CO!!!

parabéns pelo trabalho e pelas ideias também, claro!

Anonymous said...

Irmão jurei que era real, nos comments que vi que era uma ideia,, lindo demais, perfeito,, bem melhor que a segunda geração do novo fusca.

Henrique said...

ae xará,junte a frente desse fusca com a traseira do fusca highlander e vira "o fusca" perfeito.parabéns mais uma vez!

Polara said...

o que anda circulando de emails com apresentações contendo suas projeções e afirmando que "Vem aí o Verdadeiro Novo Fusca"...

ALMANAKUT BRASIL said...

Parabéns!

Logo você será reconhecido e estará criando automóveis para alguma montadora que não desperdiça talentos!

Feliz 2012!

kalil Amorim said...

olhando a ideia do crossfusca,achei que no começo "cross" não "colou" muto bem,ficaria melhor fusca rallye ou fusca trooper,mas ficou muito bem ele

Alfredo Acevedo Alfaro said...

Eu sinto muito mas não gostei. Eu também não gostei que não é um desenho oficial da Volkswagen, mais muitas pessoas acreditam que sim é. Volkswagen tem outros planos que trabalhar com um novo Fusca barato.

Carlos Eduardo said...

Boa tarde: Muitos falam do Pé de Boi, Teto Solar 1965 (Cornowagen), do Bizorrão (1600 S), Série Prata, Série Ouro, Série Especial (ou Série "Love") e tantas outras, mas poucos lembram do Fusca GL (testado pela 4 Rodas em Janeiro de 1982). Era muito lindo esse Fusquinha! Abraços.