29.7.10

Análise de Estilo - Ford Explorer 2011

A Ford americana divulgou imagens oficiais da nova geração do SUV Explorer, é interessante uma análise pois este foi um conhecido modelo por aqui nos anos 90 e nada impede que desembarque por aqui novamente...

O Explorer realmente estava precisando de uma mudança geral, e desta vez a Ford caprichou, a frente mescla vários padrões, a grade por exemplo, ganha pequenos furos na barra superior e na inferior, na central  abriga o logotipo, padrão adotado pelo novo Taurus, o farol com degrau também é marca registrada de alguns modelos como o Edge e a série F, porém os faróis da série F tem um formato mais quadrado e no Explorer tem quinas mais suaves. Essa frente pode dar uma idéia de como será a nova Ranger a ser lançada, porém em fevereiro foi divulgado no blog uma projeção dela.

Na lateral predomina um formato bastante retilíneo e parece que agora virou tendência a coluna A pintada de preto, mas ficou interessante, pois combinou com a coluna D que também é em preto. O que aparenta ser dois frisos predomina uma depressão entre as 2 portas, detalhe estilístico que passa a impressão de robustez, no teto encontra-se vários vincos (lembra do Ford  T ? rs).
Outro exemplo de equilíbrio entre frente e traseira, a lanterna segue um desenho semelhante ao dos faróis, e para dar um toque requintado o velho ardil do friso cromado atrás, e sempre fica melhor quando segue a linha da luz de ré.
 Gerações anteriores do Explorer, algumas delas chegaram a ser comercializadas por aqui. Linhas insossas.

Conclusão: Um SUV de linhas retas, mas bem equilibradas, que com vincos em lugares estratégicos passam a uma impressão de um utilitário robusto, sem perder a elegância, só falta aguardar a vinda dele ao Brasil, e que não venha a preço de um Range Rover.

Pitaco Digital - Não achei nada para dar um pitaco, apenas uma sugestão para futuras versões, uma configuração 2 portas, um pouco mais curta, seria uma espécie de Bronco Light.

6 comments:

Nanael Soubaim said...

Em linhas gerais, melhorou. Só considero a frente muito estranha, me dá a impressão de que pegaram os faróis de um protótipo rejeitado do ka, emendaram com a grade de uma versão cancelada da F350 e foram ajustando. A lateral traseira imitar a do o Mercedes Classe M já é de praxe entre os suvs.

A projeção da de três portas ficou interessante, poderia servir para uma versão plug-in.

Lubrico said...

Nao esquecer da principal mudança, deixou de ser chassis+carroceria para adotar monobloco, ou seja, virou um jipe de cidade de vez.

Anonymous said...

la nos EUA existia a explorer 2 portas e foi mto bem vendida pq se ve muito nas ruas.essa ai ficou linda!sugiro que vc faca a sport-trac que vai dar uma linda pick-up...

Mandriow said...

As linhas dele lembram, e muito o nosso ecosporte... de certo houve alguma influência... isso foi o que eu percenbi

jonas said...

Se vier ao Brasil e eu acredito que venha,ja que é um SUV e a categoria de SUVs no Brasil é o que mais cresce no mundo,vira mais caro que o Edge acredito eu mais fara sussesso aqui no Brasil ficou muito show essa explore,ainda mais agora que a Ford acabou de restilizar o Edge ficou muito mais bonito agora,entao a Ford pode ter 2 produtos muito bons pra o Brasil.

Ewser-X said...

Não acho q o Explorer tinha linha insossas coisa nenhuma. Essa coisa tem o mesmo nome, mas deixou de ser SUV, é um carrinho de madame agora. Foi projetado por estilistas gays, dentro das tendencias fashion. Odiei.