3.8.10

Análise de estilo: Idea 2011

A Fiat finalmente deu uma atualizada no visual da minivan Idea, vamos ver se melhorou ou piorou...

Pelo menos na frente a Fiat mudou bastante a Idea, ganhou  linhas mais arredondadas, faróis de dupla parábola puxados para cima e envolvendo os lados dando um olhar mais expressivo a minivan, na parte de baixo do farol um corte que termina dando início ao vinco lateral, como no Hatch Bravo, eu aprecio esses encontros de linhas. A grade superior ainda se mantém como no Punto e Linea e não seguiu o desenho do novo Uno onde ela é inexistente deixando a parte de baixo para a refrigeração. Ganhou também frisos cromados dando um ar mais sofisticado.
A Lateral é a mesma, apenas ganhou um pisca no retrovisor e um friso cromado, a traseira tem uma tampa nova com um vinco e a placa para o parachoque, que é novo também,  a lanterna basicamente tem o mesmo formato mas se encontra com o desenho da tampa, e agora usa leds, com um belo desenho das luzes, diga-se de passagem (finalmente entramos na era dos Leds!)
Adventure - Falou em Fiat, sempre tem uma versão aventureira, e a versão Adventure mudou também, os tradicionais apliques de plástico com um certo exagero tem desenho futurista dando um aspecto mais robusto, parece um tanque de guerra high-tech, rs, apesar desse exagero ficou até bacana visualmente, já que a idéia é ficar semelhante a um utilitário e tem sua utilidade no trânsito da cidade, pois evita muitos riscos e amassados na lataria. A única coisa que destoou foi o formato da grade cromada, parece um acessório paralelo adaptado.

Conclusão - A Idea se atualizou e ganhou um ar mais requintado, a frente remete aos modelos maiores da Fiat e a traseira ganhou leds,  a versão Adventure exagera nos plásticos mas já que o apelo é ser um off-road ficou interessante visualmente. Vamos ver se agora a GM muda a Meriva.

Pitaco Digital - Para a versão Adventure eu mudei apenas a grade cromada, ficou como a do Dobló, condiz mais com o apelo Off-road.

Não é exatamente um Pitaco, mas uma sugestão, sempre me pediam para que eu fizesse uma versão mais longa, então aproveito a postagem para mostrar a  Grand Idea, não sei se caberiam 7 pessoas mas pelo menos ganharia um porta-malas maior como em uma SW.
 Fonte das Imagens: www.fiatpress.com.br

10 comments:

Mister Busta said...

Muito bom...

Victor Braga e Bravo said...

A reestilização ficou bacana, o que matou foi o cromado excessivo da grade. No pitaco ela ficou melhor.

gustavocarmo said...

Prometeram as lanternas do Lancia Musa mas só espicharam e torceram a lanterna antiga.

Ficou faltando no seu pitaco como ficaria uma traseira mais arrojada.

Nanael Soubaim said...

Belos pitacos. A Idea ficou boa, mas a avareza nos podou idéias interessantes, como tampa traseira bi-partida (vidro para cima, chapa para baixo) como nas saudosas wagons americanas. A Idea longa seria uma concorrente mais acessível à Grand Lavina.

Lucas BiLL said...

Muitos podem aceitar o Pitaco, mas eu já acho que essa frente cromada baseada no conceito II da fiat já deu oque teve que dar nas Palio adventure.
Ainda concordo que é muito cromado, mas seilá, dá um estilo diferente.

branco said...

mto bom fã!

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Du do céu. é exatamente esse pitaco que eu iria sugerir pra vc e vc acertou a mão. sem dúvidas a grade do doblò (ou palio adventure) ficou miljhões de vezes melhorq essa grade horrorosa que resolveram colocar na idea. não me agradou em nada e espero realmente que a fiat dê uma outra opção de grade pro idea.

a versão esticada a idéia é boa. mas algo me incomoda no parachoque traseiro. acho que deveria ser mechido pra ficar mais arredondado em baixo. desse jeito parece que o ângulo de ataque ficou muito pequeno. o objetivo é aumentá-lo. mexa nisso e vê se melhora. vlw.

Bob Ramone said...

Gostei desse idea, so nao gostei de uma coisa: Frente redonda e carro quadrado... mas ficou legal.
o pitaco tbm ta mt massa! nao axei feio o cromado da grade (original) mas foi execivo.

Nanael Soubaim said...

Realmente o ângulod e saída da versão longa piorou. Se colocar a placa na tampa traseira, dá para chanfrar bem o pára-choque.

Ric said...

Cara, faz uma projeção do novo Palio com essa frente do Idea, eu tenho certeza que ele virá muito parecido e ficaria lindo!
abraços