O Puma era um trabalho que eu vinha fazendo há um tempo, mas só agora consegui terminar..
Como o design do Puma tinha inspiração nos esportivos do final dos anos 60 e início dos 70, tentei dar a esse modelo linhas ao mesmo tempo atuais e retrô, sem perder a identidade original.
Modelo Coupé
História da Puma
Rino Malzoni projetou em 1964 um esportivo de fibra-de-vidro inspirado na Ferrari 275 GTB, o carro foi feito em parceria com a Vemag, especialmente para competições, optando-se assim pela mecânica e chassis DKW. Para produzi-lo em série Rino então fundou a Sociedade de automoveis Lumimari, onde foram produzidas 35 unidades do GT Malzoni. Em 1966 foi apresentada uma versão mais requintada para ser vendida ao público, neste mesmo ano a Lumimari foi rebatizada para Puma e o carro passou por algumas modificações e passou a se chamar Puma GT (conhecido como Puma DKW), com motor DKW de 1000 cm3 e 106hps.
Em 1967 com o fim da DKW-Vemag, a Puma teve que desenvolver outro carro, agora a partir da plataforma VW de motor refrigerado a ar e em 1968 foi lançado o Puma GT 1500 com linhas que lembravam as do Lamborghini Miura. Em 1970 teve a cilindrada aumentada para 1600 cc (sendo que opcionalmente oferecia motores de 1700, 1800, 1900 e 2000 cc). Em 1971 foi lançada uma versão conversivel.
Em 72 foi apresentado o modelo GTB, com mecânica do Opala 6 cilindros e 140 cv.
Em 1973 vendeu direitos de construção para uma empresa na Africa do Sul. Teve até um projeto para um mini carro baseado em um carro japonês, um modelo com 650 cc, mas não foi adiante. Em 1974 a Puma lançou uma linha de caminhões. Em 1979 surgiu o GTB Serie II com algumas modificações e em 1980 o P018.
A década de 80 foi conturbada para a Puma, a fábrica estava cheia de dívidas e foi vendida para a Alfa Metais, que relançou o GTB como AMV e os menores como AM3 e AM4. A Puma produziu até 1991, prejudicada com a chegada dos carros importados. O Puma ainda continua a ser produzido na Africa do Sul.
15 comments:
Ficou muito bom! Fiquei impressionado com os projetos od carros nacionais. Acho q é esse tipo de trabalho q nossa indústria automobilística precisa (resgatando as suas raízes).
Eu não sou de comentar em blogs, mas esta projeção realmente merece. Sou fã do Puma, e essa projeção ficou linda!!! Gostei muito como você conseguiu preservar os traços do original, mas ao mesmo tempo deixando-o mais atual. Parabéns!
Nossa, otma materia, ficou lindooooooo!
Ficou bom pra cacilda. Agora, você poderia reestilizar as dua sversões do Puma GTB, e uns carros fora-de-série desse tempo. Eu estou falando dos Miura, e dos Bianco. Inclusive, os Miura mais recentes (X8, X11 e 787) poderiam ser reestilizados como se tivessem sido concebidos para usar a mecânica do Opala "Sixpack" ("seis canecos"), ou algum V8.
algum ganahador da mega sena se arrisca????
GOSTEI DO CARRO, MAS NÃO ESQUECE DE POSTAR AS RELEITURAS:
1) VW MS VARIANT 3, AMARELA E ESPORTIVO DE DUAS PORTAS;
2) VW BRASÍLIA AMARELA, ESPORTIVO DE DUAS PORTAS NA FAMOSA DIANTEIRA E TRASEIRA;
3) VW PASSAT TS, LS E SURF. CORES AMARELO, BRANCO, BEGE E VERMELHO. ESPORTIVO DE DUAS PORTAS.
PENSE MEU AMIGO! PRINCIPALMENTE O VW PASSAT NÃO SURGIU AINDA!
OBS.: TODOS OS 3 QUESITOS SÃO DIANTEIRA, TRASEIRA E LADOS.
por acaso vc n tem um projeto de Javali(CBT)
Parabéns ao Décio pelo irmão que tem! Eu sabia que ele iria longe! (Lembra-se do que falei sobre o sorvete Hebom/Sem Nome?)
O Puma está uma beleza!
Só uma pequena correção a fazer:
O motor do Puma DKW nunca chegou nem perto dos 106 hp. Essa foi a potência máxima extraída de um motor DKW pelos Magos Jorge Lettry e Miguel Crispim, mas o motor não aguentava e quebrava na bancada de teste. Algo em torno de 103 hp fazia o motor durar algum tempo, em corridas curtas. O Puma DKW nunca passou de 60 hp.
O ultimo comentário foi meu, mas eu não sabia como por meu nome. Obrigado, Roberto Fróes
EXCELENTES TRABALHOS. A PUMA NÃO DEVERIA TER QUEBRADO, POIS HOJE PODERÍAMOS TER ESSES CARROS NA RUA E COM MOTORES TURBO DE PRIMEIRA LINHA, BEIRANDO OS 200HP. LEVES COMO SÃO, VOARIAM AO LADO DOS IMPORTADOS. MEU GTB S2 PESA, CONFORME O MANUAL, 980 KG. APENAS UM REPARO: O GTB S2 MERECE UMA NOVA RELEITURA. DEVIAS TENTAR VENDER TEUS TRABALHOS PARA A PUMA DA ÁFRICA DO SUL.
FALTOU DIZER: PARABÉNS PELO FUSCA, QUE ESTÁ NAS RUAS.
Ficou absolutamento lindissimo! Meu Deus! Parabéns!
Não sou fã de puma, mais esse ficou top. Parabéns, vc é foda!!!
Olá! tenho um puma GTE 1980, com certeza vou usar alguma das suas ideias para restaurar o meu puma, parabens pelo projeto, aliás vc faz belos projetos de todos os carros.
Show demais Du!!! Sou fã da série GTB, poderia sair releitura deles
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