Uma releitura de um interessante hatch médio que rodava em nossas ruas nos anos 90, o Fiat Tipo.
Detalhes marcantes do Tipo foram mantidos como a forma do recorte do capô, frisos do parachoque e da lateral, assim como a tampa traseira. Como usei a base do Lancia Delta esse Tipo está maior, na faixa de um Vectra GT.
Uma traseira mais caída para dar um ar mais agressivo, e quem não se lembra da versão "sedicivalvole" ? Essa projeção vai para o pessoal do Clube do Tipo.
Semana que vem postarei a família Tempra..
Semana que vem postarei a família Tempra..
História do Tipo
O Fiat Tipo surgiu no Brasil em 1993 como importado, com motor de 1600cm3 na versão 3 portas, era praticamente um Tempra hatch, que competia com o Escort e Kadett, logo depois veio a versão 5 portas, depois vieram as versões com motor de 2000cm3 com 8 e 16 válvulas.
Com o sucesso de vendas, o Tipo passou a ser nacional em 1996 com motor de 1600cm3, apenas com 5 portas, e foi um dos primeiros carros nacionais a contar com airbag.Mas com os frequentes princípios de incêndio das versões importadas, o Tipo teve sua imagem arranhada, e saiu de linha em 1997, dando lugar ao Brava.
34 comments:
muito bom!!!! so uma pergunta pq eu conheço esse mágico designer a pouco tempo...
alguma empresa ja comercializou ou vai comerlializar algum trabalho incrivel desses postados?
Caramba, o sedicivalvole ficou lindo, e realmente lembra o Tipo. Excelente trabalho. Só não gostei muito d grade frontal.
Sugestão para o dono do blog: fazer redesenho de algum carro atual que não use a linha de vidro acentuadamente ascendente para a traseira, que tão moda se tornou dos anos 90 em diante e que tanto prejudica a visibilidade.
Até o Best Cars já fez um editorial a respeito de certos lances que se tornaram excessivamente comuns no estilo dos carros de hoje:
http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/298.htm
Segue o trecho:
"Mas o problema não se limita à frente. Nos novos Gol e Corolla, entre outros, as janelas laterais têm perfil baixo e sobem muito na parte traseira, a ponto de causar uma sensação estranha a quem viaja atrás. O objetivo talvez seja ganhar resistência em impactos laterais, mas desconfio que seja (de novo!) questão de obter aparência robusta. Se continuarmos nesse caminho, em um futuro breve os carros vão parecer caminhões de transporte de valores."
Show de bola!
Seus trabalhos são fantásticos
Aguardo o Tempra, e se for o 16V melhor ainda
abraços
fico procurando palavras para descrever seu trabalho, mas só encontro: genial! vc consegue surpreender em cada projeção, é um trabalho impecável e apesar do teor nostálgico, é moderníssimo, sobretudo a Rural, meu sonho de consumo... e olhe que eu sempre pensei em equipar uma, mas nunca imaginei que pudesse ter uma referência tão inspiradora. tb sou design gráfico e digo categoricamente: seu trabalho é excepcional. parabéns!
gostaria muito de ver uma nova ropupagem pro Gordini. lembra-se?
um profisisonal como vc deveria estar sendo disputado sob guerra por toda e qualquer montadora, para o simples trabalho de fazer o consumidor de automóveis muito mais satisfeito!
Parabéns cara, muito bom o trabalho. Vejo pela grade, que você colocou a frente baseada no 500?? Acho que faltou a grade interiça como era no tipão... Mas a traseira, lateral, frisos, TUDO, PERFEITO... Parabens!!!
A grade cortada foi pq eu me baseei no modelo italiano onde na época o logo da marcar eram faixas diagonais que cortavam a grade, foi o único jeito que encontrei de cortar a grade com o logo, talvez n tenha ficado mto convincente, mas para o tempra planejo uma grade mais aberta, aguarde
Cezar,
http://irmaododecio.blogspot.com/2009/01/novo-gordini.html
Show... Achei lindo o carro... Seu trabalho é perfeito amigo. Como o amigo assim disse, sem palavras para descrever um trabalho tão genial assim...
Parabéns pela criatividade e obrigado por nos deixar sonhar um pouco com esses carros!!!
Abraço
Igor
MARAVILHOSO!
amigo, agradeço demais por amenizar um pouco a nossa curiosidade de como seria o nosso amado FIAT TIPO para os dias atuais.
Em nome de todo o CLUBE DO TIPO quero lhe dar os parabéns por mais este trabalho magnifico. FICOU LINDO!
Abraços!
amei esse projeto. Maravilhoso. Atiça o sonho de mais uma pessoa proprietária de um Fiat Tipo em que o maior desejo é ver esse carro maravilhoso poder um dia voltar ao mercado automotivo. Quem sabe um dia esse sonho possa se realizar. Muito obrigada pelo pelo projeto.
Velho sensacional é o que posso postar , meus parabéns .
du aqui é juninho mafra do clube do tipo foi eu quem te pediu para fazer esse projeto que pra nos do clube não tem explicação de como seu trabalho é único e magnífico meus parabéns e eu com certeza não poder deixar de agradecer vc por tudo pela sua paciência comigo te pê pertubando sempre pra saber como estava saindo o novo projeto até o teto solar do stilo como eu tinha lhe pedido vc fez muito grato mesmo pelo seu trabalho vc é um gênio um grande abraço de seu fã juninho mafra...
Ué, Eduardo. Esse é o Bravo, praticamente.
achei lindo o trabalho do tipo, só acho q a frente fugiu muito do original. o trabalho ficou lindo mas acho meio desnecessário pq o substitudo do tipo é o stilo q segue praticamente as mesmas linhas do seu antecessor. quadradas de ponta a ponta com um topque mais moderno nos contornos e acabamento. tinha q ter priorizado mesmo o tempra q ficou morto. pq se parar pra analizar o stilo é um irmão maior do tipo.
a traseiora ficou demais.
Parabéns pelo ótimo trabalho!
Parabens pelo trabalho....
Excelente trabalho ficou perfeito....
Todos do clube do tipo agradecem a sua reestilização.
Abraços
Senssacional como sempre em Eduardo,
Pra fala a verdade na minha opnião o "Tipo" foi a maior bomba da história da Fiat, pramim um dos carros mais feios q a fiat já fez, a criação d um novo modelo como esse ai, concerteza iria elevar o nome do carro e da marca, a um patamar muito melhor, seria ótimo ver um dos seus trabalhos virarem realidade em, acho que todos que aqui visitam torcem por isso.
abraço
Eu discordo de vc ivo e respeito sua posição por que gosto cada um tem o seu.
Agora se o fiat tipo fosse isso tudo de ruim que vc citou um dos carros mais feios,eu com total certeza absoluta sem duvida nenhuma apostaria com vc o que vc quizer que não teria sentido algum essa reestilização e tambem um clube tão bem conseituado que é o clube do tipo ,afinal o carro é muito lindo e muito avançado pela sua época e que deixou imencidões de fã da marca que até hoje populares elogiam o desenho e linhas marcantes da fiat é tanto que ná época o carro estourou com vendas fenômenais superando até o volksvagen gol .Eu sou proprietário de um fiat tipo tenho por que acho um dos melhores carros que eu pude possuir até hoje e não tenho nada a reclamar pelo espaço interno e o conforto surpreendente eu já possuí fiat stilo e muito modelos e posso te afirmar que o tipo não perde para os modelos citados agora cada um pensa e fala o que quer o brasil é livre mais o tipo é italiano rsrrsrs.
Muito bonito o carro!!
Legal. Eles poderiam ser um pouco mais largos, e usar os motores Five Tech remodelados: 2.4 20v, e 2.0 20v T-Jet pra variar. Abusa logo, faz o carro virar um foguete.
Nossa muito legal mesmo...
Será que em breve teremos a releitura do Fiat Coupe?
Simplesmente linda a releitura do Tipo! Os detalhes da lateral e da tampa traseira relembram fielmente as linhas do saudoso Tipo. Ah, se a FIAT relançasse o carro... parabéns pelos belíssimos trabalhos
Cara, acertou a mão.
Acho que ficaria um pouco mais caro que o Stilo, mas iria vender bem.
Só não sei se o nome, Tipo, traria boas recordações... Poderia ser promovido a Stilo 2011. Que tal?
rsrsrs
9/10.
Du.. ficou irado.. caraca! Muito show! E quando sai a projeção do New Civic 2012 ? te passei a idéia no meu blog (http://bemqui.wordpress.com)
Seria hiper-mega-fantástico se o stilo fosse substituido por algo desse nível!
Parabéns Eduardo, continue assim com o seu trabalho, brilhando sempre.
Se não for incômodo gostaria de sugerir um novo fiat coupé e uma picape média baseada no captiva.
abraços
Agora faz uma reestilização do Marea.
Ficou muito bonito! Só queria informar que na verdade o Tipo apenas três motorizações 1.6 8v, 1.6 16v (ambos nacionais) e um 2.0 8v com motor italiano.
Cabe na garagem? o.o
c lançarem um assim hj nao iriam aguenta d tanto vendo vende pois o fiat tipo alem de lindo tras muita historia.
Eu tive um SediciValvole, e teria um desse aí fácil....
Post a Comment