29.6.09

Opala Cupê

Faltava mais um, a linha cupê do Opala.



No SS incorporei rodas de aço pretas com um aro cromado, as lanternas laterais agora tem duas cores e uma entrada de ar no capô que não havia no Opala original, mas que ficou legal, ficou. Motor para o SS? na enquete deu V8 Northstar... crise mundial? que crise? rs.



A queda da terceira coluna é um pouco mais reta e o vidro traseiro é mais envolvente, nessa cor preta o SS ganha faixas prateadas.



O Comodoro Cupê é para quem gosta de esportividade sem abrir mão do conforto. As lanternas traseiras seguem o mesmo padrão do quatro portas.



Viajando um pouco mais na maionese criei esta diferente versão SSS, um meio termo entre carro de rua e de competição, tunning não é muito o meu forte mas esse carro precisava de um visual mais parrudo.


Imagina um cara desse com um Northstar biturbo ou um compressor.... brutal né? Mas é só uma idéia...

Com o cupê eu encerro a família Opala inspirada nos anos 70, para o blog não ficar saturado de Opala, deixarei o Diplomata para agosto.


27 comments:

Anonymous said...

Du parabéns!!!
parabéns mesmo!!!
a cada atualização teus trabalhos só melhoram!!
parabéns!!!

sergio guilherme said...

Du, seus trabalhos são demais, mas nesse Opala Cupê você conseguiu se superar.
Esse preto ficou muito bom.
E quanto ao motor, não tem essa de crise mundial não. Se é pra ficar sonhando, vamos sonhar alto.
A não ser que aquela visita à GM tenha rendido alguma coisa. rs.

Anonymous said...

Gostei do cupê. Manteve a traseira à AMC Marlin (não esqueçamos que a Opel, ao fazer a carroceria cupê, usou a linha direta entre o vidro e a tampa, e não a quebra que havia nos cupês americanos. É uma "Bangle butt", mas mais classuda), mas melhorou os aspectos em que o Opala cupê era fraco, como a visibilidade traseira e as colunas enormes na traseira, que criavam considerável ponto cego.
O Du Oliveira falou de Nortshtar turbinado, mas há um motor melhor que o Northstar, que é o LS4, usado nos modelos da GM americana com plataforma W (Pontiac Grand Prix e Impala SS). É mais leve que o Northstar, mais potente que ele (e se com sobrealimentação, ainda mais potente) e também mais econômico. Transversal, desenvolve 307 cv. Talvez longitudinalmente desenvolva uns 320 cv.

Ainda assim, há o problema de haver um motor ainda mais interessante e que faria estragos se montado em um hipotético Opala SSS: o 3.6 V6 de injeção direta do Camaro básico, que desenvolve 303 cv. OK, o LS4 longitudinalizado poderia ir mais adiante, mas não podemos desprezar a existência dessa unidade. Porém, o V6 é mais curto, beneficiando o centro de gravidade, que se concentraria provavelmente todo atrás do eixo dianteiro. Fora que, imaginando o Opala sendo montado em uma plataforma de tração traseira mais leve que a Zeta do Camaro, ele renderia uma barbaridade. E se recebesse os mesmos dois turbos, iria para mais de 400 cv, como pudemos ver no protótipo Holden Torana TT36.
E como já disse na postagem da Caravan, dá para imaginar uma versão básica com o 2.4 Ecotec de injeção direta (usado no Equinox) e uma herdeira do seis bocas que poderia usar o Ecotec 2.0 de injeção direta e turbo ou o V6 de 3 l estreado na Cadillac CTS Wagon. O turbo acho mais interessante, pois fica dentro da tendência de downsizing e pagaria menos IPI até que a versão básica. Fora isso, todos os motores deveriam ser flex por motivos óbvios.

Bom, agora irei esperar por agosto, pois o Opala com linhas mais modernas é o que me parece mais realista de ser feito, fora a esperança de que lembre totalmente o Opala original, mas sem cair no retrô explícito, algo como a Nissan fez com o 350Z e o 370Z, sendo que o primeiro foi praticamente imune a envelhecimento e só substituído pelo 370Z por este ser mais leve e ao mesmo tempo mais potente.

Gta said...

Cara Por Favor,tu manda mto,teus carros são mto show,GM,Fiat,Vw,Ford... pq não trabalha para todas elas??
concerteza ia ser mto bom!!
Te dei a idéia no post anterior
de vc colocar seus carros para o jogo GTA San Andreas pois daria para termos carros bons com mta qualidade,e alem de sonhar com esses carros por aqui tbm iriamos poder sentir mesmo que virtualmente pilotando essas maquinas que vc faz!!
colocando seus carros no Gta teriamos mto mais motivos para te parabenizar!!
se quiser da uma olhada em um desses sites e veja oq estou lhe falando!

http://www.gtainside.com
http://brazilianmotorsteam.blogspot.com
http://kast3d.blogspot.com
http://gtacwb.blogspot.com
http://gta-sa-edition-blog.blogspot.com
http://pescadorltda.wordpress.com/

Vlw Du espero que não apague meu comentario nem o ignore!!
mais uma vez teu trabalho é show!!
continue assim!!
abração

Vilister Bartik said...

Aê!!! Matou a pau!!! Parabéns!!! Agora me diz onde é que tem um deste à venda... Vou comprar um agora!!! Abraço.

Nanael Soubaim said...

Gostei muito dos vidros grandes. Quanto ao V8, não é para isso que existe tecnologia? Se até o Corvette consegue chegar a 10km/l, guiando mansamente, por que o SSS não poderia?

Giovane da Silva said...

Kra, ess a versão cupe fico muito fera. Impressiona pelas linhas fluidas e musculosas do modelo.

Bem q a GM poderia pelo menos fazer um desses como protótipo para show car pro salão de são paulo no ano que vem...

Abração

Anonymous said...

esse opala ss preto com faixas de cor prata ficou lindo,agora com motor que tal um 6cc 4.1 biturbo com uns 400cv e um porrada de torque ficaria melhor ainda para sempre opala

Anonymous said...

Giovane, manda essa dica pra GM. hehe. Alias, vamos fazer um abaixo-assinado !!!

Marco Peters said...

Muito bonito o Opala Cupê, eu só faria o SSS um pouco diferente em alguns detalhes externos e colocaria o motor LS9 do Corvette ZR1, pois se é pra sonhar, vamos sonhar alto.
Abraço, continue com o seu ótimo trabalho.

Venancio said...

cara como sempre seus trabalhos são ótimos e quem dera se eles tornassem-se realidade...
mas mudando de assunto, neste site http://www.webvaluer.org você pode verificar qual é o valor estimado do seu blog em reais, muito bacana, o GOOGLE vale quase 2 bilhões de dólares...
fica a dica
continue com seu excelente trabalho.

Anonymous said...

Parabéns, tô conhecendo hoje teu trabalho. Os Opalas tão D+, vi todo o blog, show de bola.

Anonymous said...

realmente estás cada vez melhor! como é que esses caras das montadoras não se interessam pelo seu trabalho??? Algumas idéias suas para melhorar carros atuais são até melhores do que as deles. Mas o trabalho com os Opalas está sensacional! Pô, eu queria um carro desses... Você é designer gráfico , mas dá um banho em muito designer de automóveis! Rapaz, se eles não se interessam pelo seu trabalho, pela sua capacidade de criação, deve ter quem se interesse. Tente outros caminhos, talvez até desenhando outras coisas, além de carros, pois és um desenhista excelente, com uma imaginação especial. Boa Sorte!

José Minervino Neto said...

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/07/02/ferraudi-r8f430911/#comments

Sua opinião sobre essa coisa aí seria bem interessante.

Parabéns pelo seu trabalho!

Ítalo Germano said...

Eu volto a perguntar: quando você começa na equipe de design do Chevrolet do Brasil?!

Um abraço e parabéns pelo trabalho!

fcm said...

Amigo, eu estava olhando e pensei em uma coisa... apesar destes modelos serem os 70´s, o que acha de as maçanetas serem como a dos últimos opalas de 92(que começaram em 85 se não me engano), em que colocava a mão em forma de concha para abrir?

Poderia testar algum desenho com uma delas, que também dariam uma aparência lisa à lateral.

Abraços

Du said...

Italo, vontade a gente tem, mas a GM já tem profissionais competentes na área e mais pé-no-chão q eu. Meu defeito é ser sonhador demais, como imaginar que o brasil voltaria a produzir carros grandes. hehe

FCM, a maçaneta pode ser, ainda tenho o Diplomata para fazer em agosto, quem sabe?

Já que falamos em Diplomata pretendo deixar ele com o padrão atual Chevrolet, mas sem perder a identidade Opala, seria uma hipotética alternativa ao Malibu.

PAULO said...

caraca Du, q q isso han? Matou a pau esses opalas, pena que só dá para sonhar, até q alguma empesa brasileira resolva montá-ls na base de algum outr carro do mesmo tamanho e fazê-los em fibra de vidro... ía sair bem caro cm certeza mas ía valer a pena, já q é pra sonhar...

a frente desse SSS lembra muito um Discovery e ranger rover principalmente além dos faróis quadrados o milha na grade. rs.

Daniel Ramos de Oliveira said...

Nossa Du ficou demais esses Opalão.E o SSS poderia ter dois turbos e uns 700cv de potência pura,dai sim iria ser potência de sobra pra se divertir.O SS poderia ter uns 440cv e o Comodoro Coupe uns 350cv.Mande lá pra Chevy quem sabe eles não se liguam e tragam o Opalão de volta?Todo nós queremos ver ele rodando de novo né?

Renato said...

Cara, odeio seu blog, pois ele sempre me deixa com água na boca e mãos vazias...
Me diz onde tem esse cupê preto que compro. Hoje mesmo! rs
Tá muito bom! Parabéns!!

0.- said...

Tem como disponibilizar uns wallpapers desses opalas e caravans ae? Principalmente essa verde.

ficaram muito bons os modelos

té mais

Carlos Galto said...

Dizer que estão espetaculares é chover no molhado...

Só acho que os faróis auxiliares do SSS deviam ficar embutidos.

Nerd said...

Cara faz um opala poce interceptor

El Misionero said...

Agora, esculacha, cara!!!! Não se contente em viajar na maionese, chute o balde de uma vez!!!! Imagina um motorzão Ecotec V16 6.4 64v, ou 7.2 64v, e enfia o dito-cujo embaixo do capô!!!! Seria uma versão ANIMAL da caranga!!!! Se preferiz fazer um downsizing, pense em um Ecotec V16 4.8 ou 4.8 64v QUADRITURBO!!!!

Marcelo said...

Cara, você é muito bom!!! Me fez ter vontade de adquirir um destes New Opala. Já havia ficado com saudades da minha antiga Caravan no post anterior, mas você conseguiu ainda se superar nos Opala.
Parabéns!!

Anonymous said...

Adorei este carro !!! falo isto pois tenho um opala 1977, 2 portas, e a frente, traseira e laterais estão em perfeita harmonia,2.500 vezes obrigado!

Paulo said...
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