9.8.09

Escort "in focus"

Eu já havia mostrado a releitura do XR3, agora a família está completa.
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A versão 2010 do XR3 ganha máscaras negras nos faróis, e a versão mais luxuosa Ghia agora com 4 portas. Claro que este Escort não passa de um Focus estilizado, mas é para provar que não seria difícil revitalizar um clássico.
Agora disponibilizei a traseira do XR3 acompanhada da versão conversível, com alguns detalhes diferentes, porém ao contrário do antigo XR3 conversível que possuia lanternas diferentes, esta eu mantive a mesma, mas tem a tampa traseira semelhante a do Verona.Só por curiosidade eu quis saber como ficaria o Escort Hobby, o pé-de-boi da Ford.

O Verona mescla as duas gerações brasileiras, pois é indispensável para um sedan ter quatro portas hoje em dia, e um detalhe, esse é FLEX !!! rs

A Escort SW não mudou muito em relação a Focus, apenas algumas mudanças nas lanternas.


HISTÓRIA DO ESCORT

Geração européia de 1968 a 1980

ESCORT NA EUROPA - O Ford Escort surgiu na europa em 1968 para substituir o cansado Anglia, era um carro de três volumes e usava tração traseira, passou por uma modificação em 1975. O Escort dessa época ficou muito famoso em competições de Rally. Em 1980 surgiria a terceira geração, um carro mundial, de carroceria notchback, com motor transversal e tração dianteira, ganhou em 1983 a versão sedã, o Orion. Em 1986 passou por uma modificação até mudar completamente em 1990, mais tarde passou por mais uma reestilização e encerrou sua produção em 2000 para dar lugar ao Focus lançado em 1998. O Escort foi um dos carros mais vendidos no mundo na década de 80.

Gerações americanas

ESCORT NA AMERICA DO NORTE - O Escort americano seguiu uma linha de design independente do resto do mundo, foi lançado em 1981 mas logo em 1985 usaria uma plataforma Mazda, uma nova geração viria em 1997 sendo produzido até 2003.

ESCORT NA AMÉRICA DO SUL - Apresentado em 1983, o Escort, era o menor Ford brasileiro até aquele momento. Era disponível nas versões básicas L, GL, a luxuosa Ghia e a esportiva XR3, tinha versões 3 e 5 portas, exceto a XR3 que só possuia 3. O Escort contava com motores CHT de 1300 e 1600 cm3. Em 1985 surgiria a versão XR3 Conversível que possuia várias peças importadas, e lanternas traseiras exclusivas. Em 1987 a primeira restilização com nova frente, lanternas e interior. Por causa da Autolatina, o Escort recebeu em 1989 o motor AP 1800 da VW.
Em 1990 era apresentado o Verona, uma versão 3 volumes do Escort com 2 portas, era exclusivo no Brasil, pois o Orion europeu, era diferente além de possuir 4 portas, porém a versão brasileira era bem mais bonita, contava com as versões LX 1.6 e GLX 1.8. Este carro deu origem ao Apollo da VW. O Escort também foi fabricado na Argentina, tanto que o modelo Guaruja de 4 portas vinha de lá. Em 1991 o XR3 ganhou uma série especial chamada Fórmula, que contava com amortecedores eletrônicos.

Um novíssimo Escort surgiria em 1993, este carro foi a base dos Logus e Pointer da VW. O antigo Escort ainda seria produzido na versão Hobby, com motor 1.6 e posteriormente 1.0.
O novo Verona surgiu também em 1993, este era mais similar ao modelo europeu e possuia somente a versão 4 portas, este tinha motores VW de 1800 e 2000 cm3. Em 1995 receberia nova grade com o oval da Ford
Em 1997 tanto Escort quanto Verona deixaram de ser fabricados no Brasil, o modelo 97, que incluia hatch, sedan e uma indédita SW com os modernos motores Zetec de 16 válvulas vinham da Argentina, assim como o atual Focus. A produção do Escort encerrou em 2003.

24 comments:

sergio guilherme said...

O XR3 ficou sensacional.
Até o Hobby ficou muito bom. Mas já a SW, acho que ficou muito genérico. Mas também acho que não daria pra fazer muito diferente.
Gostei também do detalho do novo santantonio no XR3 conversível, do jeitão do Shelby Cobra, só que duplo, mais seguro.

El Misionero said...

Imagina essas belezinhas com o motor V6 do Fusion. Do CARPAAAAAAACCIOOOOO!!!!

Unknown said...

E melhor trabalho seu é o XR-3, até coloquei isso no álbum do orkut com suas projeções, ver a traseira e o conversível me fez vontade de ter grana pra montar esses dois pra mim. Mas ficaria com o conversível preto com faixas brancas, não tem nada a ver com o escort, mas combina com estilo.
Abraço e parabéns de novo!

Anonymous said...

Putz cara, eu queria ter um Escort desses. Melhor q os atuais Focus

Nanael Soubaim said...

Guri, num país sério tu estarias rico. No mínimo vendendo kit-cars.

Anonymous said...

Ótimo trabalho!!! Sem sombra de dúvidas um dos seus melhores...
Além de respeitar algumas das características dos originais, você ainda deu um toque a mais de classe nesse que se não o melhor está entre os três melhores e mais bonitos carros já fabricados em nosso país...
Escort, XR-3, XR-3 Conversível, Verona e SW, todos estão muito bons... continue assim q você vai chegar longe... PARABÉNS!!!

Anonymous said...

Du,

Achei os Escort Notchback e Conversível show de bola!

Mas os Verona/Orion e a SW poderiam se distanciar um pouco mais do Focus Sedan e Focus SW.

Poderias fazer isso colocando algum detalhe depois das colunas B e C respectivamente.

Sds.,

J. I. Hosang

Valter Silva said...

Cara, ótimo trabalho, se eu tivesse grana montaria uma marca e vc seria o chefe do setor de design.
Ah, só uma correção no seu texto: Bem no início da história do carro na América do Sul, aparece que ele foi apresentado em 1993, mas o correto é 1983. Só pra corrigir, pq tenho certeza que foi apenas um erro de digitação.
Abraços, e novamente parabéns pelo trabalho.

Du Oliveira said...

Ups, já ta corrigido, vlw

Giovane da Silva said...

Alguém dos leitores trabalha com carros para GTA? Esses modelos q o Edu faz dá pra virar carro pra GTA! É só o Edu aprovar a ideia que vai ter um monte de carros de GTA inspirados nos trabalhos do Edu1

Abraços

Anonymous said...

Lindas as releituras!...
Só mais uma pequena correção no final do texto está que o Escort encerrou a produção em 1993 e o correto é 2003... só essa pequena correção de digitção pro seu trabalho ficar ainda mais perfeito...
Parabéns... se tb tivesse $$$ entraria na concorrencia com o walthervw para te contratar... abraço...

Unknown said...

Os XR3, fechado e conv., ficaram muito bons, só não gostei muito da lanterna no conv. Também gostei do Verona. Põe mais fotos do conv., sou apaixonado pelo europeu, vê-lo modernizado seria muito bom.
Parabéns pelo trabalho.

Gabeh said...

Muito bons mesmo! Sou muito mais esses projetos do que os carros que temos disponíveis atualmente! Falando em escort, acabei lembrando do Escort RS Cosworth, o mais poderoso Escort de produção, iria ser legal vê-lo nessas projeções também!

Fernando C said...

Irmão do Decio, mais conhecido como Du.
Você é bom demais.
O que essas montadoras de carro estão esperando para te contratar e fazer uns desses seus muitos carros desenhados?
São lindos, de bom gosto e muito atraentes.
Sempre adorei o Escort, pena que quando pude comprar um carro o modelo já tinha saído de linha (1998 tinha 18 anos) o ultimo modelo e o modelo de 1988 são os melhores. Esse seu modelo ficou lindo demais!!
Parabéns!

Du Oliveira said...

Verdade, pena que o cargo de designer de montadora seja restrito demais, principalmente no Brasil, quem sabe no futuro não melhora a situação e a demanda por esses profissionais não aumenta?

Nanael Soubaim said...

Depois de ganhar reconhecimento e verba com o Vena, que tal construir uma de suas releituras? Nem que seja só para uso próprio.

Rafael said...

Caramba, parabéns!! O design ficou extremamente proximo da realidade, uma mescla perfeita do Focus com as conhecidas linhas do saudoso "Escortinho". Se existisse eu compraria um. Tá demais! Abraço!

Silas said...

Nossa...muito bom esses trabalhos...
O trabalho de r=modernização da Escort SW ficou show. Não entendo como não a relançam no mercado, mesmo que seja como Focus SW.
Seria legal ter aquela perua aqui novamente. Seria bom também se você fizesse uma projeção mais específica dela...frontal.

Parabéns vey...
abrass

Kick Buttowski said...

Olha... Eu fiz um desenho à mão do Escort SW faz três meses que desenhei. Se quiser vê-lo acesse meu orkut "slrredline@hotmail.com".

Kick Buttowski said...

Há três meses atrás fiz um desenho da Escort SW. Se quiser vê-lo acesse meu oekut "slrredline@hotmail.com".

Me said...

cara ficou otimo seu trabalho.
eu que sou apaixonado pelo escort e os demais modelos ford acho que se a ford olhar seus trabalho contrataria voce para ser o designer dela!
continue fazendo esses maravilhosos trabalhos!!!

fabio said...

Nossa amigo,sera que sera que precisa para que entre em producao este escorte e voce reestilizou?( o vermelho e o verde junto) quero participar se forem fazer algo para q façam este escorte muito show!nota CEEM brother decio!!hehe!!me comunica se houver manifestacoes neste sentido huhúú!!!flws!!

Unknown said...

Queria Pedir para que trabalhase no escort sw,o interior e a frende, mais a trazeira ficol muito legal !!!

Unknown said...

Show!