19.5.10

Sr. e Sra. Omega


A releitura que os internautas elegeram através de enquete está pronta, um dos melhores carros brasileiros da década de 90, o Omega...
Antes que alguém pergunte porque uma releitura do Omega se ele ainda é importado e totalmente renovado? É só uma justa homenagem a um dos melhores carros produzidos por aqui nos anos 90,  com suas linhas aerodinâmicas que deixaram saudades.
Como base utilizei o Buick Lacrosse, a grade agrega o padrão visual atual da marca, mas o formato do farol é semelhante ao que a Opel usava há algumas décadas atrás, capô liso, apenas com o vinco no meio que se tornou tradição nos Chevrolets atuais.

A lateral é a que mais lembra o antigo Omega, o friso lateral corta a caixa de roda e atinge a extremidade traseira,a lanterna não é tão ousada, mas optei por ser vertical para lembrar ainda mais o modelo, o detalhe mais deferente fica por conta do recorte em V do porta malas.
Suprema - A perua tinha uma traseira truncada e está é levemente caída, eu diria que este tipo de perua é um segmento em extinção, mas como muitos pediriam pela Suprema acabei fazendo.



História do Omega
 
(Opel Omega e Senator)
Opel/Vauxhall - O Opel Omega foi lançado em 1986 na Alemanha (Vauxhall  Carlton na Inglaterra) para substituir o Rekord, sedan e SW de linhas aerodinâmicas tinha uma motorização que partia de 1800 cc até o de 6 cilindros em linha de 3000 cc, sem contar os motores diesel, o sedan   também serviu de base para um modelo de acabamento mais luxuoso, o Senator, uma tentativa da Opel em concorrer com os Audi, BMW e Mercedes, o Senator inclusive deixou a GMB na dúvida se o fabricaria no Brasil. 

 
(Opel Omega B)
O Omega B surgiu em 1994, um carro maior e já disponibilizava um motor de 6 cilindros em V,  sofreu um face-lift em 1999 até deixar de ser produzido na europa em 2003, mas continuou a ser produzido na Austrália como Holden Commodore onde evoluiu independentemente.

(Lotus Omega)
Lotus - O Omega A (Vauxhall Carlton) também serviu como base para uma versão da marca Lotus, subsidiária da GM na época, o Lotus Omega possuia um motor biturbo de 3.6 cc que o levava a 280 km/h.
 
 (Holden Commodore II, Commodore II e Cadillac Catera)
Austrália e EUA -  O Holden commodore I já era um derivado do Opel Rekord na década de 80, com o lançamento do Omega/Senator o Commodore II foi lançado em 1988 era um Senator com alterações estéticas, com a vinda do Omega B, o Commodore III com o passar dos anos mudou bastante ganhando personalidade própria até a chegada do Commodore IV em 2006, este sim um modelo independente. O Omega B também serviu de base para o Cadillac Catera em 1997 mas que durou pouco tempo.


(Omega e Suprema nacionais)
Chevrolet - O Omega só seria fabricado aqui no Brasil 6 anos depois, em 1992, substituindo finalmente o Opala, seus motores eram o 2.0 nacional e o 3.0 6 cilindros importado (modelos GLS e CD), no ano seguinte seria a vez da perua Suprema. Em 1995 o Omega receberia nova motorização um 2.2 e o velho conhecido 4.1 6 cilindros volta retrabalhado pela Lotus, o motor chegava a 168 cv. A Suprema deixou de ser fabricada em 1996 e o Omega encerrou sua produção no Brasil em 1998, talvez os motivos que levaram a esse ótimo carro a ter vida curta foram dois:  chegou ao Brasil muito tarde, 6 anos após o lançamento na Europa foi junto com a liberação da importação de outros carros.


 (Omega importado)
Mas o Omega continuou sendo vendido por aqui em 1999, mas com o visual diferente e importado da Austrália onde é denominado como Holden Commodore, possuia um motor 3.8 V6, depois receberia mudanças visuais e o motor 3.6 alloytec e em 2007 um novo Omega pois em 2006 na Australia o Commodore ganhou uma nova geração, seria uma espécie de Omega C.

23 comments:

Alan Dourado said...

Tive que cobrir o teclado antes de olhar porque eu já sabia... Eu babei nessa traseira. Meio cara de Cadillac, mas muito linda. A grade até que coube, mas se os babacas da GM fossem mesmo fazer, pegariam a grade "daquele tamanho" e ia ficar feio igual no agile. Tudo pra cortar custos.

Victor Braga e Bravo said...

Muito bom o Omega/Suprema. Du, você está se superando cada vez mais. Parabéns em especial para a traseira do carro. Gostei muito.

Abraços.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

mandou bem nessa suprema, du... ficou "esportivada" sem perder tanto do caráter utilitário como a atual "sportwagon" australiana...

João Paulo said...

Ficou ótima esta releitura do Omega!!Sou um fã nato da linha Omega, e vc nessa projeção "guardou" bastante da linha nacional, parabéns pelo trabalho!!Vc só ficou devendo a projeção da Suprema de frente.

Abraço

Marcelo Lelé said...

Vo comentar o que? Perfeito Du!

Nanael Soubaim said...

Pelas barbas de Moisés! Mude a grade e é uma família de entrada para a Cadillac. Ficou perfeito. Eu ainda prefiro as peruas às vans, a área de absorção de impacto frontal é um ítem de segurança natural, não dá para reduzir ad infinitum o tamanho dos carros sem necessáriamente ter que reduzir o desempenho.

-Luigi San- said...

CARRÃÃÃÃÃÃÃO! PARABENS CARA!!!!!!!!

TO SEM PALAVRAS!

Roger_Coyote said...

Du, ficou muito bom
realmente um carro espetacular

mas como grande conhecedor de carros, sabe me informar se o Lotus Carlton tem alguma ligação com o nosso Omega da dec de 90 ou foi apenas muuuuita coincidência????

Unknown said...

tem um erro ali na Historia do Omega.A segunda geração do Omega,nao era a mesma do Holden commodore.o Holden commodore nunca foi um opel omega.eles eram bem diferentes alias.

Bizil said...

Cara vc manda muito bem... Ficou otimo os dois carros... Ia ser um dos mais belos no Brasil... Parabens, ta cada dia melhor...

Paka said...

Ambos os carros ficaram simplesmente perfeitos, a lateral de ambos relembra muito bem os omega's do passado, parabens pelo trabalho.

Anonymous said...

ôôô, ô ô, o absoluto voltôôôô !!!

Fantástico, perfeito, maravilhoso, o melhor trabalho que o EDU já fez.

Du Oliveira said...

Eduardo, o Commodore sempre foi um Opel até o Omega B, com algumas modificações, claro, mas após 2006 passou a ter personalidade própria.
Até esqueci de fazer a historia do Commodore, vou refazer o Post.

Roger, eu sempre conheci como Lotus Omega, o nome Carlton vem da Vauxhall, mas a base foi a do Opel Omega A, mesma geração do nosso Chevrolet.

yuri said...

Du gostei muito do seu omega e adorei seu chevelle achei a traseira do omega muito legal

ps:da uma olhadinha no meu Blog http://tuningedesing.blogspot.com se vc gosta comente e pode me add na sua lista de links interessantes pra da uma força

Bruno said...

Acho que esta foi uma das poucas reestilizações que vc fez que n lembra do carro original, pelo menos a frente n me pare nada com a do omega, a traseira parece muito, na primeira imagem deu a iimpreção de que o porta-mala era minusculo, na segunda imgaem o portamal paraece maaior, mas nada parecido com o do antigo, a frente ficou bem harmoniosa, parece mistura de requinte e de esportividade, acho que num modelo mais potente poderia ter mascara negra, levando em conta que o holden commodore tem a versão SS. N saberia escolher hoje em dia se compraria o seu modelo, ou o omega da chevrolet, o que me decepciona é que a Gm teve a cara de pau de usar o mesmo carro com nomes diferentes: pontian g8, holden calais, holden commodore, chevrolet omega, chevrolet caprice.
o que me leva a pesar a originalidade do seu projeto, então nota 9/10

yuri said...

Brigadão por adicionar meu blog

guilherme jansen said...

Só tenho uma coisa para falar:


Omega.ABSOLUTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!PERFECTTO!!!!!!!!!!!!!!DU VC É MINHA INPIRACAO,'PENA QUE NAO TENHO ODS MESMO RECURSOS QUE VC....

Visitem!>>novounodesign.blogspot.com

Daniel Leão said...

Muito bacana!

Só senti falta dos pneus entrando um pouco nas caixas de roda. Essa também era uma marca registrada do Ômega.

Além disso, a Suprema merecia uma traseira um pouquinho menor. Como está, parece um rabecão.

No mais, seria um carrão hoje...

Linus said...

aquele friso cortando ta bem omega mesmo. mais baixo que isso ficaria brega.

Unknown said...

O commodore,divia plataforma com o omega,mas nao eram exatamente o mesmo carro,diferente do cadillac catera,que este sim,era um omega sob outra marca.(como vc mesmo mostrou no texto)

Unknown said...

Parabéns meu amigo, gosteo do projeto..sou do OmegaClube, e se seu projeto fosse cair na mão da GM pra ser lançado eu seria o primeiro a comprar....Agora só um pequeno pedido, da pra vc deixar o corte da traseira cubrir um pouco a roda, e alongar um pouco o Porta-malas, e a frente dar um uma leve afinada???? daria pra vc redesenhar e colocar novamente por aqui??? ou me enviar tubalduf@gmail.com ....la no fórum do omegaclube seu projeto foi discutido entre nós e eu estou tentando convencer o pessoal de ir até a GM e vender seu projeto, vc aceitaria?? forte abraço

Wagner Lannes said...

Odorei a releitura. Em minha casa tivemos os dois, sedan e perua, e digo que foi um dos melhores carros que já tivemos. Imponente, luxuoso aos nossos padrões, ótimo de dirigir e com um espaço interno incrível!

Teria outro hoje, mas com sua manutenção absurdamente cara e sua popularização como "carro de mano" desisti. Só vemos modelos bem mau tratados nas revendas e com muitas modificações ridículas. Mas deixou saudades.

Inside out said...

Perdi a conta de quantas vezes viajei deitado no porta-malas da Suprema 93 da minha mãe, em cima de um colchonete com os bancos traseiros rebatidos. Eu adorava aquele carro! Durou até os meus 14 anos em 1999, quando a vendemos. Se eu soubesse do valor deste carro como nacional, teria pedido, insistido, chorado para meu pai guardá-la para mim, em vez de "dá-la" por módicos R$18.000 (tudo bem, na época este valor comprava um gol plus ou algo assim, ou seja, hj equivalente a R$30.000, mesmo assim pechincha total). Eu pagaria por ela assim que pudesse.

Me diz onde está esta nova Suprema que vou logo assinando o cheque... se precisar vendo o meu carro atual e a minha casa! rs