27.10.10

IDD no Salão do Automóvel de SP

Fui a Avant-première do Salão do Automóvel de São Paulo que comemora 50 anos, e registrei umas obras de arte e até algumas novidades para nosso mercado...
A Petrobrás que gentilmente me convidou para esse dia do evento estava divulgando em seu stand a gasolina Podium, que é atualmente a gasolina comercializada com a maior octanagem e seu baixo teor de enxofre contribui para as baixas emissões de poluentes.
 


Já no começo me deparei com o stand do Aruanda, obra do amigo Ari Rocha, como já havia comentado um tempo atrás na postagem sobre o São Paulo Fashion car.
   Além das Lamborghinis, os poderosos e  eternos rivais Bugatti Veyron e Koenisseg CCXR E100 Platinus Special, gostaria de ver um embate entre os dois, já que ambos ultrapassam os 1000 hps e os 400 km/h.


Quem quer entrar na briga dos superesportivos é o nacional Vorax, de linhas complexas e super agressivas, usa motor BMW, será uma briga dificil desbancar ícones como Ferrari e Lamborghini.
 Ferrari, Porsche e Maserati já são "arroz-de-festa" no salão, mas fica um registro por aqui.
Mercedes-Benz - A Mercedes mostrou um impressionante SLS AMG cromado e a CLS Shooting Brake, desenho interessante para uma perua.

Kia - No stand dos coreanos o mais belo era o grande Optima , acima o Cerato hatch e o Soul com cara de "Storm Trooper", rs.


Chevrolet - A Chevrolet apresentou oficialmente o Camaro que será vendido pela marca no Brasil, mas... será que vai ter na cor amarela ou vai ser o trivial preto/prata?  Camaro que é Camaro tem que ser amarelo. Ao lado o meu guarda costa, o Bumblebee, rs. Além da nova Montana e do Malibu, foi mostrada uma versão Crossport do Agile, como eu havia dito, usaram o parachoque da picape. Como pseudo-aventureiro até que ficou bom, mas como hatch...
Agile Crossport

Ford - O interesante conceito Start dá indícios de como será um futuro Ka, tem linha diferentes dos atuais compactos.
Talvez o modelo mais aguardado do evento seja o  Novo Fiesta (desculpem, New Fiesta), em sua versão sedan vinda do méxico, nota-se a linha ascendente das janelas resultam em uma traseira bem alta, mas não gostei da grade cromada, tira um pouco da modernidade e juventude do projeto, poderia ter vindo com a frente européia. Ficamos na espera do belíssimo hatch que virá no ano que vem, e que seja nacional.
Outro conceito da Ford é o Explorer America Concept, apresentado junto com a monstruosa Super Duty, seria a inspiração para uma nova F250 nacional?  Senti falta dos recém apresentados Explorer e Ranger, poderiam muito bem ter sidos mostrados aqui no salão.
Mustang é sempre Mustang, qual dos dois é o mais bonito? rs

Fiat - O lançamento mais aguardado da marca italiana é o Bravo, vendo de perto é o irmão maior do Punto, já que ambos são belos carros. Será matéria de uma futura análise de estilo.

O Mio é o resultado de um projeto interativo que teve a ajuda dos internautas e que resultou num minicarro futurista. Destaque para uma versão conversível de  2 lugares do Uno.

Dodge - A Dodge mostrou o Challenger que tem um visual arrasador,  o mais surpreendente é que não havia a maldita cordinha que separava o carro do público que pôde entrar no carro. 

Toyota - A marca japonesa não trouxe novidades, apenas alguns conceitos como o EV, que seria um IQ elétrico, mostou também o Prius e um Corolla cromado, achei que a Toyota perdeu a oportunidade de mostrar o Etios, o Yaris ou até mesmo o Auris Hatch, pois o salão é um excelente lugar para as fábricas perceberem a reação do público diante de um determinado carro, isso poderia determinar o sucesso ou não de um futuro lançamento.
Mas o que salvou foi a Hilux utilizada pelo programa Top Gear em uma aventura no Polo Norte.

Foi a primeira vez que vi um Aston Martin ao vivo, a realização de um sonho.
A Jaguar também esteve presente com o novo XJ, com destaque ao belo interior...

A Audi, mostrou o RS 5 Coupé e o A1 (olha minha Brasília aí... rs)
Honda - Também sem muitas novidades a Honda mostrou o CRZ, no qual suas linhas poderão servir de inspiração para uma nova geração do Civic, o EV N é um micro carro de tão estranho, acaba sendo simpático.

Nissan - A Nissan mostrou um importante carro que virá do méxico, o March, de linhas bem modernas vai agitar o mercado dos compactos. Gostei da frente, mas a traseira é um pouco acanhada.

Peugeot - A marca francesa que além de estar mostrando a recém lançada picape Hoggar, surpreendeu ao apresentar o 408, um tipo de C4 Pallas da Peugeot, que talvez substituirá o 307 sedan na Argentina. A traseira é muito mais harmônica que a destoada traseira do 307, mas esse 408 não seria a versão sedan do 308? Então porque o 4?

Renault - A novidade da Renault fica por conta do Fluence que virá para substituir o Megane, eu até gostava do Megane, não sei por que não vingou no Brasil. Que o Fluence tenha melhor sorte.
 Suzuki - A marca japonesa vai entrar com tudo no nosso mercado, vai produzir aqui o jipinho Jimny, o Jimny é a evolução do saudoso Samurai.

VW - A marca alemã mostrou além do Gol Cross, o novo Passat.
 A Saveiro Rocket faz a picape se parecer com um coupé com a simples colocação de uma tampa na caçamba e um arco atrás da cabine, e teve gente que achou um sacrilégio quando apresentei idéia semelhante na Saveiro Fast...
 O novo Jetta traz o padrão atual da marca e o carro está maior. graças a um aumento no entre-eixos. O resultado ficou muito bom, mas já está na hora da VW diversificar seu padrão visual frontal, os carros estão ficando muito iguais entre si, isso inclui o Passat mostrado acima.

Hyundai - Só carros grandes, o belo Sonata e o Equus querendo dar uma de "Spirit of Ecstasy", tomara que não atropele ninguém.

 Citroën - A Citroën além do C3, C4 e do belíssimo C5 apresentou o diferente, Aircross que não sabemos se é uma minivan querendo ser um SUV ou um SUV querendo ser minivan.

A Troller também está presente no evento, outro utilitário interessante é o Polaris, parece um minijipe mas é um quadriciclo de 800 cilindradas.

Alguns modelos chineses, a picape Plutus da Effa (só não sei se é um clone da Chevrolet Colorado ou é feita sob licença, se alguém souber me avise), o Lifan 320 é uma espécie de "genérico" do Mini. Tem o S18 da Chery, esse até que é simpático.  Mas o melhor da China é o MG 550, com DNA inglês mas fabricado na china, é um belíssimo carro.

20 comments:

Nanael Soubaim said...

Quanto ao Vorax, vou contad uma conversa que opuvi de pilotos em um dos encontros de carros antigos; Eles ficaram decepcionados com Porsche e (principalmente) Ferrari, porque tomaram pau dos americanos, e tomaram feio, não foram ameaça séria nem mesmo para um Opala stock-car-suicídio que estava exposto. Nas curvas, a força bruta se impõe aos motores que só geram torque no embalo, o que inclui os Lamborgini. O Vorax tem um desenho complexo por questões de aerodinâmica, e o motor que pretende usar é motor de força bruta, embora consiga esticar os giros.

Gostei muito de ver o Aruanda reexposto, é um resgate e um tributo, quem sabe a Chamonix não o vê como alternativa para o cancelamento temporário das expostações, hoje em dia é muito fácil construir um motor com peças já existentes e eles têm talento apra enquadrar a máquina na legislação ambiental européia.

Não gostei da F250, ela não tem rosto. Até os Miura têm rosto, ainda que de olhos fechados.

Será que aquela geriongonça realmente se tornará um Ka? Tomara.

O Fiat Mio mais parece uma Romi-Isetta hi-tec, prefiro a original, ainda que renderizada e actualizada.

E a Saveiro, heim! Certo que não vais ver um centavo, mas que desforra! E os arfcos facilitam instalar uma bolha de policarbonato. Imagine um V8 colocado entreeixos com essa bolha em cima; bólido instantâneo.

Gostei assaz do Polaris, bom para eletrificar. Dependendo do preço, compensa modificar para regularizar para o uso em vias públicas.

Por questões políticas-humanitárias e técnicas, eu não compro carro chinês por mais do que custa uma motocicleta do mesmo nível. Não sei se MG e Volvo manterão o padrão de qualidade, tomara que sim, mas não nutro grandes esperanças a respeito.

Em tempo, gasolina é Podium, melhor que ela só o etanol da Shell.

fabiovalinhos said...

O Camaro eu achei muito bonito. Tem que ser amarelo mesmo.

Detalhe que em algumas fotos em não consegui ver carro nenhum ;)


73 55

BRUNO REZENDE said...

Gostei do seu comentario sobre o Audi A1, HAHAHAHA vai saber se na hora do projeto num deram uma olhada na sua Braza, rsrsrs abraço

Du said...

Bom, todos sabem que usei o A1 concept pra fazer a Brasa, o comentário foi só uma zoadinha.. rsrs

Sandro said...

É Du, eu já havia comentado sobre a frente do New Fiesta, que a do europeu é mais bonita que a do americano e na época você respondeu que se viesse pra cá já estava de bom tamanho independente da frente...
Espero que o hatch venha com a frente européia.

El Misionero Matsuura Junichiro said...

MERMÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO!!!! Quem é aquela gata toda MARAVILHOSA que está ao lado do Lamborghini Branco???? MUUUUUUITO LINDA. Uma tremenda GATONA. Quem é que vai querer saber de carro com uma GATA TODA MARAVILHOSA daquela ao lado???? Como se chama???? Tem fotos dela disponíveis na Internet???? Tem vídeos dela no You Tube????

O genérico do Mini é interessante. Eu já vi um.

Os Hyundai são do carvalho. Os Kia também. A Saveiro Rocket ficou bem legal, mas a sua projeção ficou ainda mais legal, pelo fato de não ter "boriquite de prártico" (como dizem no B.A.).

O Challenger é simplesmente ANIMAL!!!! Só falta ter posto ao lado dele uma mulatona beeeeem gostosona só para diferenciar.

Quanto aos Mustang, o correto seria perguntar qual das duas moças é mais gata.

O trAgile "Crossport" ficou muito fraquinho. A tua projeção é MUUUITO melhor.

A Peugeot finalmente está acertando a mão, e a Renault também. O Honda EV-N é interessante. Ouvi dizer que ele é elétrico. Você sabe se é verdade? O Audi RS-5 poderia vir com o motor V10 biturbo do RS-6. A tua Brasília também ficou maneira. KKKKKKKKKKKKKK!!!!

Du said...

Sim, eu falei isso, mas vendo ao vivo aquela grade, mudei minha opinião. Mesmo assim independente da grade (coisa fácil de se trocar aqui) queria que viesse nacional, não mexicano.

El Misionero Matsuura Junichiro said...

Gostei também do Ford Super Duty. Típico carro de homem. Pode até não ter rosto, mas tem cara de macho. Deve precisar de CNH categoria "C" pra dirigir uma caranga dessas. Já pensou essa maravilha em versão SUV???? Máquina total.

guilherme said...

é impressao minha ou vi um mini cooper?

guilherme said...

EU TENHO UM MUSTANG E UM CHALLENGER
(escala 1:24 mas são mustang e challenger) e eu acho o challenger mais bonito.
Mas o Camaro é outra coisa!

Victor De Facci said...

Du n seria em vez de crv o cr z??

GG said...

nossa a hilux invincible...

mas eu creio que essa não seja a usada por jeremy e james no polo norte.

essa deve ser a da equipe de filmagem, que foi usada por james posteriormente para escalar o vulcão do irã.

digo isso por dois fatos: a hilux dos dois é a rainha dos olhos da BBC, dificilmente sairia do museu deles lá na inglaterra.

e pelo chão de vulcão que tem ali.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

vamos spor partes:
camaro: sim ele vai vir amarelo e até será disponibilizado um kit de personalização pra deixá-lo parecido com o bumble bee do filme.

porque o new fiesta sedã era o mais aguardado se ele já é vendido? engano seu, ninguém se interessou por ele rs. a atenções foram voltadas para os novos chineses e coreanos da hyundai e kia.

F250: nacional? rs nem em sonho.

mustang: eu prefiro a de preto e vc? :P

honda ev-n é a releitura do primeiro carro popular fabricado pela honda no japão e foi apresentado em 2008

peugeot408:

bem ele ao mesmo tempo substitui o 307 e o 407, nos mercados chineses e mais emergentes. na europa o 307 sedã vai ser substituído pelo 408 também, mas o 407 atual será substituído pelo 508.é meio confuso mas acho que vc entendeu a mudança de nomenclatura né? e aki não existirá 508.

jimny: não é evolução do samurai coisa nenhuma, ele já foi vendido aki no brasil há uns dez anos atrás junto com o ninja que era até menor.

novo jetta: vc entrounele? o carro regrediu demais em acabamento, parece até acabamento de gol/fox. e vai isputar mercado com civic e corolla. essa é a versão americana, o europeu ficou bem melhor...

citroën air cross: ele é simplesmente o novo C3 europeu só que com outro nome aki pra maner o c3 atual em linha por mais um tempo. e a versão aventureria é exclusiva nossa, a versão normal se chamará air dream.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Nanael, vc viu os resultados de alguns de nossos nacionais no latin ncap?

não deve em nada a maioria dos chineses,e alguns chineses conseguiram nota máxima no euro ncap.

tá na hora de vc rever os seus conceitos. pra vc ter uma idéia, nossos carros são tão inseguros que nem sequer podem ser vendidos na europa!!!! absurdo isso.

Victor Braga e Bravo said...

Não sei para que olhar: os carros ou as mulheres... rs

Nanael Soubaim said...

Eu vi. Francamente, não foi surpresa nenhuma, surpresa foi a Kombi ter ganho uma estrela e meia em um teste na Europa. No caso dos chineses, como eu disse, há outros factores para eu não querer saber deles, inclusive humanitários. Para a Europa eles fabricam com um nível de segurança, para vender aqui é outra conversa. Só o primeiro acidente sério dirá.

Bob Ramone said...

po, muito legal esse Vorax. nota 20 no designe. mas eu axo o seguinte... Brasileiro nao tem dinheiro pra comprar carro assim. axo que o melhor que esses empresarios poderiam fazer era investir em uma marca popular, uma "nova Gurgel". carros compactos e baratos sao oq os brasileiros precisam e oq eles podem comprar. claro que é um orgulho ter uma marca nacional, mas elas duram muito pouco por causa da falta de acesso da populaçao. Cara, aposto que se eles colocassem dinheiro na Vena, teria muito mais futuro. Eu mesmo seria um dos caras que queria ter um Pixel na garagem.

Du, posta mais fts desse uno conversivel, gostei pra caramba.Pena brasileiro nao ter essa cultura de carro conversivel :/

giulio cesare said...

Mal posso esperar para ver tudo isso pessoalmente! Estarei lá amanhã! imperatore giulio cesare

Mandriow said...

Fui ontem ao salão. Saí de Curitiba e passei o dia lá. Graças a Deus abriram os portões às 09:00 horas. Chegamos por volta das 08:00 horas direto do terminal do TIETÊ. Meu irmão mais velho disse algo interessante que resumiu tudo.Foi bom, mas meio decepcionante. O destaque ficou por conta das excepcionalidades que ficavam atrás das cordinhas e cerquinhas. Especial destaque em nossa opinião, ao MG 750 turbo. Carrão. Quanto aos chineses: bonitinhos, muitos itens de série embarcados que aqui seriam opcionais ou inexistentes, porém, muito mal-acabados. Quanto aos nacionais, nada que você não veja numa visita a uma concessionária. A fiat com carros que prometem e não cumprem, a GM com a Monstrana ( horrível), a volks com sua linha de dar medo e etc...Eu havia estado no salão de 1990, voltei após 20 anos. Pra eu me animar e ir novamente só daqui a 20 anos.

Andre said...

A Effa Plutus é uma cópia barata e mal feita da Chevrolet Colorado, que será a nossa nova S-10.