16.10.10

Mini Mini

 Quando foi lançada a releitura do Mini, fiquei contente mas um pouco decepcionado, contente porque iriam renovar o carro que sou fã e o resultado ficou muito bom, decepcionado porque o carro não ficou tão mini quanto era,  ficou com um comprimento de um Uno, longe dos 3,05 metros da versão clássica. Nesta projeção fiz algumas modificações no atual Mini,  principalmente reduzindo suas dimensões e alguns pequenos detalhes para deixá-lo mais semelhante ao bom e velho mini (se é que está mais pra jogo dos sete erros, rs). A seguir uma breve história deste mito...
Historia do Mini


Projetado por Alec Issigonis o Mini foi apresentado em 1959 como Austin Seven e Morris Mini Minor, com motor de 848 cc era um carro inglês de pequenas dimensões com um pouco mais de 3 metros de comprimento mais tarde seria se propriedade da Rover.  O Mini foi muito importante na história do design automotivo, pois mecânica e desenho da carroceria foram estudados para atuar em função da comodidade dos passageiros. O aproveitamento de espaço era extraordinário.
Pelas mãos de John Cooper é fabricado o primeiro Cooper, o 997 foi lançado com um motor de 55 cv e em 1963 era lançado o Cooper 1071cc S com 70cv de potência. 
Em 1967 o Mini MkI foi substituído pelo MkII o que apresentou um vidro traseiro maior e uma lanterna traseira mais quadrada e maior e em 1969 foi introduzido Mini Clubman.
Em 1980 foi lançado o Metro como um Mini moderno, mas não durou muito.  
 No dia 4 de Outubro de 2000 com a empresa nas mãos da BMW sai da linha de produção o ultimo Mini, com 5,387,862 unidades vendidas, sendo substituído por um novo modelo, mas bem maior que o Mini original.

3 comments:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

poderiam ter tentado fazer alguma coisa nos moldes dos kei-jidosha japoneses se a intenção fosse realmente fazer um subcompacto que preservasse o espírito minimalista do modelo original... um modelo com as dimensões próximas do subaru vivio e do daihatsu cuore que chegaram a ser importados para o brasil na década de 90 poderia ser adequado...

Nanael Soubaim said...

O Mini original foi um carro necessário, o de hoje é só um capricho, de tão caro não cumpre o papel de desafogar o trânsito, já que são poucos. O teu ficou melhor.

Ah, sim, a BMW já tem protótipos da New BMW Isetta, luxuosa e com rodas imensas para quem puder pagar.

Iburner said...

Parabens pelo seu blog
gostei muito! quando puder visite o meu www.ofertasebrindes.blogspot.com

Obrigado e continuação do bom trabalho