20.10.10

Realidades alternativas - Fiat (Parte1)

E se a Fiat estivesse em nosso mercado desde o final da década de 50?
Um modelo que poderia ser fabricado por aqui lá por 1961 seria o pequeno 500 lançado na europa em 1957, tinha motor bicilindrico refrigerado a ar, mas se a Fiat precisasse de um modelo com mais urgência a alternativa seria o 600, um pouco maior que o 500, apresentado em 1955 na Itália e viria por aqui em 1959, e já declararia guerra com o VW Fusca, sua base poderia servir para a van Multipla, um veículo interessante, tinha duas filas de bancos escamonteáveis  que, quando dobrados formavam um plano para levar cargas, mas seu inusitado formato fatalmente ganharia algum apelido dos brasileiros, o 600 já era conhecido por "pulga".
Fiat600 e Múltipla
Fiat 1400, 2300 abaixo 1500 e 1500 Coupé.

Com os modelos populares em produção, poderia ser a vez de modelos mais requintados, o 1400 era um pouco antiquado e já estava saindo de produção na Itália. Outra alternativa mais moderna para a época seria o 1500  que chegaria em meados da década de 60 e dele nasceria a base para um belo coupé. Mas se a Fiat pretendesse  competir principalmente com o Aero-Willys ou o Simca a solução seria o 2300 de motor 6 cilindros.
Jipe Campagnola e Furgão 1100, abaixo suas versões renovadas para os anos 70

A linha dee utilitários da Fiat teria o jipinho Campagnola para combater o Willys e o Furgão 1100 rival da Kombi, claro.  
128, 130 e 124
Para a renovação da linha na década de 70, o pequeno Fiat 128, uma espécie de pai do Oggi, o 130 seria a evolução do 2300, concorreria com o Opala e os Dart, o Fiat 124 um modelo médio, bastante difundido no leste europeu, é um velho conhecido no Brasil, lembra do Lada Laika? (o Flavio Gomes iria gostar desse Fiat, rs)
124 Sport Coupé e 124 SW
Da plataforma do 124 originaria o Sport Coupé, um belo carro que faria sucesso no Brasil já que a preferência nacional eram os modelos 2 portas, concorreria com o Corcel 2 coupé. Havia também a configuração perua do 124.
126 e 127
Se o 500 ainda fosse produzido seu provável sucessor no Brasil seria o 126, poderia vir junto com o 127, aliás, se o 147 tivesse vindo pra cá um pouco antes teria uma cara diferente. Talvez com o 127 a Fiat nem precisasse do 128, comentado acima.
Uma projeção de como seria o 147 de 4 portas.
Panda 4x4, Ritmo, Regatta e Croma
Chegamos a década de 80, o hatch médio Ritmo viria para encarar o Escort da Ford, e o sedan médio Regatta. O Panda seria pouco provável, mas era a alternativa para um carro ainda mais barato que o Uno e sua versão 4x4 seria muito bem-vinda por aqui. Para um segmento superior, o Croma.

Talvez pela frente diferente o Ritmo poderia não ter tido boa aceitação no Brasil, posteriormente uma modificação na grade como a da projeção que fiz acima, se adequando aos anos 80 até a chegada do Tipo nos anos 90.

Cinquecento e Uno
Acredito que para o Brasil ou o Panda ou o Cinquecento, que seria o substituto do 126 por aqui. O Uno nacional poderia ter detalhes semelhantes ao do italiano como o recorte do capô.
 E se a Fiat não tivesse aposentado a Alfa-Romeo no Brasil?  O substituto do 2300 para o início dos anos 90 teria sido o belo 164.  Mas é claro que a Alfa no Brasil terá uma realidade alternativa independente da Fiat, aguardem...

 E a Lancia? Seria possível se a Fiat além (ou ao invés) da Alfa quisesse diversificar sua linha. Na década de 80 as plataformas eram quase todas compartilhadas, na base do Ritmo/Regatta teríamos o Lancia Delta (ícone dos Rallys) e o sedan Prisma (isso mesmo, chama-se Prisma!) e na base do Croma teríamos o refinado Thema.

11 comments:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

o fiat 500 eu não acredito que fosse uma opção tão boa para concorrer com o fusca no brasil... a propósito: eventualmente num primeiro momento a fiat pudesse tentar alguma coisa baseada no chassi do modelo 508 "balilla" como a simca fez com o modelo 8, lançado na década de 30 e mantido em produção até a década de 50...

Du Oliveira said...

Acho que o 600 seria mais negócio, mas era difícil algum carro competir com a eficiência do Fusca, só o DKW mesmo.

Nanael Soubaim said...

Eu sei que apelido a Múltipla teria por aqui: Marcha-à-Ré, porque a traseira se parece mais com frente do que a dianteira, ou então Kombi-Sem-Bunda, sabe-se lá.
O cinqüecento não seria produzido aqui, não com as famílias enormes e as enormes distâncias do país, seria o 600 mesmo.
O 164 provavelmente aproveitaria a tração traseira do Ti4, para competir com o Opala.
O 124 em conheço, não foi a primeira chupada russa em projecto alheio, mas desta vez de comum acordo. Certamente seria produzido até hoje e estaria na terceira ou quarta geração. Então o 147 seria apenas a versão hatch dele.
O 124 Sport Coupé seria uma séria ameaça ao Karmann Guia.
Não acredito no Croma, neste cenário, certamente competiria com o 164, a não ser que este fosse posicionado em um segmento bem superior. Lancia? Acho difícil o cenário ser tão positivo.
Já o furgão 1100 seria a salvação da Kombi, que então receberia da volks a atenção merecida e não estaria estagnada, muito menos vendida em vários tons de um só branco.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

a multipla realmente seria interessante, e acabaria antecipando o fenômeno da towner ocorrido na década de 90... mas nem o 600 tampouco o 500 seriam páreos para o fusca, competiriam no máximo com o dauphine/gordini e olhe la...

Papa Ratzi said...

Saudações de Portugal! Antes de mais parabéns pelo blogue. Agora uma pequena correcção: onde é referido FIAT 131 a foto corresponde ao FIAT 130, aqui em versão sedã. O FIAT 130 era bem maior que o 131 assim como foi lançado uns seis anos antes. O 130, que existia também como um belíssimo coupé, vendeu apenas uns milhares de unidades.

Du Oliveira said...

Valeu o toque, escrevi errado mesmo, ja está corrigido.

abs.

Bob Ramone said...

Du, serio msm? essas tuas realidades alternativas me dão raiva! mostra tanta coisa boa que poderia ter vindo pra o Brasil e nao veio!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira Du. Eu adooro o Realidades! continua assim cara. ta mt foda

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras said...

Du, você poderia reestilizar alguns desses carros. Minhas sugestões seriam os modelos 2300 (com os motores 2.4 20v/2.0 20v Turbo do Marea), o 130 (com os mesmos motores cidaos acima), e o 1500 Coupé (com os motores ETorq, e 1.4 T-Jet, ou, talvez, os motores Five Tech citados acima).

Dabuek said...

Du, quanto tiver um tempo olha o conceito Saveiro Rocket apresentado pela VW no salão de SP hoje.

Praticamente o modelo que você fez ha alguns meses atrás

Junior said...

Se tivesse desde os anos 50, colocaria os mais atrasados aqui e teria comprado a ferrari antes, pois estaria mais rica. nego pensa que o panda (aqui uno novo) é moderno, olha o design no 127 do anos 70's!

ZERO said...

E o jato FIAT G-19 poderia equipar nossa Força Aérea, né não? Rsrsrs... Uma pena as coisas não caminharem sempre em linha reta para uma evolução maior.