6.3.11

Americanos anos 80

É possivel que tenham existido carros americanos interessantes na década de 80 numa época em que imperava um estilo repetitivo demais?  Pesquisando bem acho que consegui selecionar alguns carros que se destacaram,  essa é uma lista de gosto pessoal, e gosto é gosto, quem quiser gastar 5 minutos dando uma olhada, fique a vontade pra comentar...

Corvette C4 - Era o que restou da era de ouro dos muscles, tanto motor quanto estilo reinavam sozinhos nessa década, claro que os tempos eram outros não tinha mais aqueela potência do final da década de 60, mas  pelo menos mostrava uma preocupação a mais com segurança.

DeLorean  DMC 12 - Um carro de carreira meteórica, feito de aço inoxidável e sem pintura, tanto o desenho como a abertura das portas estilo "asa-de-gaivota" causou sensação, porém o motor europeu de 6 cilindros era fraco. Pena que quando veio a notoriedade por causa do filme De volta para o futuro, a empresa já tinha falido anos atrás.

Vector W8 - Outro americano de carreira meteórica, mas ao contrário do Delorean esse tinha motor, e que motor ! Um V8 6.0 que levava o carro a mais de 350 km/h. Apesar de ser americano o Vector tinha um design bem europeu, quem não teve a sensação de estar vendo um Countach bombado?

Camaro - Eu menti quando escrevi acima que o Corvette reinou sozinho nos anos 80, o Camaro também era um belíssímo carro durante essa década. Seus concorrentes como o Mustang e o Charger nessa época só tinham o nome pois eram muito acanhados frente ao Camaro.

Cadillac Seville - Muitos torcem o nariz para a traseira desse carro, mas eu gosto, é um estilo retrô vindo dos anos 30 onde o porta malas era uma "mala", é um estilo bem exclusivo, já a frente é mais do mesmo.

Chrysler New Yorker - Era a cara dos americanos nos anos 80, barca, estilo quadrado e traseira truncada, mas tinha estilo, principalmente os faróis escamonteáveis.
Dodge Diplomat - Como um fan dos seriados oitentistas, procurei incessantemente saber quais carros eram aqueles que a polícia usava, pois eram todos iguais, mas pelo jeito o que eles mais usavam era o Dodge Diplomat,  nada demais em seu estilo, mas eu adorava cenas de perseguições em seriados, quem não se lembra dos xerifes voando com um desses ribanceira abaixo?

Ford Taurus - Num mar de tantas barcas quadradas eis que surge uma espaçonave, o Taurus rompeu barreiras apresentando um estilo aerodinâmico  totalmente novo aos americanos acostumados aos caixotes,
foi um sucesso.

Ford Thunderbird - No finalzinho da década, a Ford apresentou um Thunderbird com estilo mais esportivo, claro que não era nenhum Corvette, mas foi um belo coupe de 4 lugares. E foi o único T-Bird pós 1956  que me agradou.

25 comments:

Ronaldo said...

Excelente, Eduardo!!!! Nota 1000!!!!

Roger_Coyote said...

Vale lembrar, se não me engano, uma empresa comprou os direitos de produção do DeLorean e vendem ele sob encomenda com várias opções de personalização, porém é o mesmo DeLorean, sem facelifts nem nada

Victor Braga e Bravo said...

Outra viatura policial bem usada era os Ford Crown Victoria, até mais que os Dodge Diplomat.

Rodrigo said...

Eu era fã desse modelo do T-Bird! Preto é um espetáculo! Época dos faróis afinadinhos e compridos...

Vanessa said...

Grande Du!

Obrigado por nos brindar com sua arte e seus post. Só um detalhe, os DeLorean eram feitos na Irlanda do Norte.

Bom carnaval, inspire-se com muito rock!

Du Oliveira said...

Verdade cara, nem tinha lembrado a sociedade com os irlandeses, obrigado pela lembrança.

Nanael Soubaim said...

Eduardo, onde está o meu comentário relativamente longo? Deveria ter sido o terceiro.

Du Oliveira said...

Nanael, não chegou aqui, procurei até na caixa de Spam, consegue mandar novamente?

Nanael Soubaim said...

Estou Spam-tado com o sumiço desse comentário. Vamos lá.
Camaro e Corvette mantiveram a configuração esportiva, enquanto os concorrentes cediam à barriguinha da meia-idade; viraram coroas enxutos que, muito mais do que garotões bombados, atraem o interesse das mulheres sérias.
O Thunderbird sucumbiu à idade, mas se regenerou como um coupé extremamente bem resolvido. A Ford errou feio ao tirá-lo de linha e relançar o conversível, uma atitude maria-vai-com-as-outras, o público do Pássaro já era o de homens maduros, geralmente casados, que apreciam o espaço do coupé tanto quanto sua esportividade. Já o Taurus é um misto bem sucedido dos estilos americano e europeu, mas fracassou em tomar o lugar do Crown Victória, que tem argumentos muito fortes para se manter em linha de produção; robustez, durabilidade, confiabilidade, et cétera.
A traseira do Seville dá ares de raimunda, pois é muito interessante e compensa o formato com a altura, para dar espaço, enquanto a frente é a padrão da época.
A coluna C e os faróis cobertos foram uma tentativa de reviver a época áurea do New Yorker. Os passageiros de trás, especialmente em dias de sol inclemente, agradecem a solução de estilo.
O Diplomat era meio antiquado mesmo para a época, mas por isso mesmo mais original do que o Victória e o Caprice, especialmente a grade. De perfil parece uma remodelação dos anos setenta.
A GM poderia bem ter lançado o Opala por lá, devidamente remodelado e com o small block, para concorrer com o Taurus, provavelmente ainda estaria em produção na sua terceira ou quarta geração.

Du Oliveira said...

Acho que o Taurus até um certo ponto deu certo, desandou quando lançaram aquela nova geração redonda e esquisitona.

Leonardo said...

se não me engano o motor do vector é um motor em formato de W e não de V, com 8 cilindros

Nanael Soubaim said...

Aquele Taurus com cachumba matou o carro no Brasil.

harerton said...

IDD,

Faltou o Pontiac Fiero, pequeno esportivo compacto com carroceria de plástico!

[ ]'s

Harerton

Fábio said...

Du,

" E foi o único T-Bird pós 1956 que me agradou."

Você não gostou do Thunderbird Retro que surgiu nos anos 2000?

Abraços, como sempre seu blog é nota 1000

Du Oliveira said...

Eu não gostei mesmo desse ultimo T-Bird Retrô, tudo bem, parece com o antigo mas tem uma cara de carro de tio que vai jogar golfe.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

O Du cadê o meu comentário?

Du Oliveira said...

Essa postagem está com problemas ou é o Blogger, tem muita gente reclamando de comentarios perdidos, mande de novo se puder.

E quem ver que não cairam seus comentários, me avisem.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Ahhhhh vou reumir então. corvete acho que não pedeu potência e sim perdeu polegadas cúbicas no motor, mas ganhou em eficiência.
Eu amo o vector W8 e ele tinha um W8 e não um V8 como vc disse, sem contar que o acho inspirado no hoffsteter (que aliás tem mais de 2 anos que eu peço essa releitura e vc não fez) e tem um modelo dele que foi lançado depois que acho mais harmônico e bonito, só não lembro o nome dele.
e o taurus primeiro modelo pra mim é mais do mesmo também, tem cara de mustang, cara de...

Du Oliveira said...

O Vector tinha motor Chevrolet V8, o "W" era a inicial do sobrenome de seu criador Gerald Wiegert.
Alguns anos depois saíram alguns modelos com um bloco V12 do Lamborghini.

Anonymous said...

Bela matéria com carros muito interessantes!
Parabéns!
Abraços,
CarZ - rede social automotiva.

Anonymous said...

esqueceu o Ford Crown Victoria e Chevrolet Caprice/Impala como carro de polícia

mudsoul said...

Buenisimo el blog, lo leo siempre, respecto al post, creo que quizas no está el primo del camaro y "auto fantastico" el firebird.

Raí Carlos said...

Bem legal essa matéria Du, alguns desses carros tem um visual bem a frente da sua época e realmente mereçem estar aqui, show !!!

OSalvadorDeEscort said...

Eu acho que ficou faltando falar do Pontiac FireBird, especialmente na versão TransAm, e mais especialmente ainda, a transformada pela Universal para uso como "Knight Rider" ("A Supermáquina"). Lindo até hoje.

Unknown said...

Maravilha. Tava procurando esse carro da policia dos anos 80'. Show de bola