14.3.11

Chevette !!

Uma re-releitura do pequeno GM e o resto da família...

Como expliquei no teaser eu já havia feito uma releitura do modelo tubarão nos primórdios do blog, mas como estava iniciando no 3D  o resultado não foi satisfatório, fiz esta outra baseada no modelo seguinte de 1978, se fosse lançado hoje em dia, entraria no lugar do Corsa ou do Agile, acredito eu.
A grade tem o padrão atual da marca, mas os faróis são quadrados com o canhão de parábola.
 Como me pediriam pela versão duas portas, fiz esta versão GP, a coluna C é um pouco mais caída se tornando quase um coupé, a entrada de ar na coluna C é só um aplique para lembrar do modelo clássico, mas caiu bem nessa versão esportiva.
A versão hatch é uma mescla da frente do primeiro modelo e a traseira quase notchback do segundo, já a lanterna não lembra nenhum mas achei que esse estilo ficaria interessante..
Para o GP não ficar sozinho, fiz um exercício de como seria o S/R, mas na configuração hatch de 3 portas.
 
A perua Marajó teria uma traseira mais inclinada e alta para dar um toque moderno e esportivo.
Como não poderia faltar a picape Chevy, pronta para o trabalho,  a foto foi tirada em meu rancho no Texas... rs.

O Chevette foi modelado e renderizado no programa 3d Max, com acabamento final no Photoshop.


Imagens em 1600x1200
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O novo Chevette está na seção Novos Clássicos da Car and Driver 39.

História do Chevette

O Chevette era irmão gêmeo do alemão Opel Kadett de terceira geração, foram lançados simultâneamente em 1973, ou quase, pois alguns dizem que o modelo brasileiro foi lançado alguns meses antes. Foi um carro mundial, pois foi  produzido em vários países como EUA, Argentina, Austrália e Coréia da sul.

A primeira geração do Chevette nacional era apelidada de "Tubarão", tinha motor longitudinal de 1400 cm3 e tração traseira, em 1976  foi lançada uma versão um pouco mais luxuosa, a SL, e o esportivo GP.



A primeira reestilização veio em 1978, a frente era mais bicuda, (esse foi o modelo que me inspirei para esta releitura) inspirada no Camaro e com detalhes  do seu clone americano da Pontiac como a grade bipartida, no ano seguinte surgiu a rara versão 4 portas, em 1980 novos parachoques e a versão hatch. Em 1981 o farol quadrado surgiu junto com a perua Marajó. Nesse mesmo ano a versão S/R apresentou o motor 1.6 que no ano seguinte equiparia toda a linha.
O modelo Hatch em sua primeira versão tinha uma traseira bem inclinada quase fastback enquanto a geração seguinte de 1983 gahou uma traseira mais notchback, assim como era o Escort.

Em 1983, a nova frente tinha  grade preta, faróis retangulates e piscas que invadiam o paralama, a traseira tamém foi refeita com as lanternas  quadradas de divisão para o pisca, freio e ré. O hatch ganha um novo design na traseira, mas não dura muito no mercado. Para 1984 a novidade era a picape Chevy 500, em  1987 após uma leve reestilização a linha Chevette ganha uma opção de câmbio automático. A Marajó encerra a produção em 1989, e o Chevette conviveria com o seu substituto, o Kadett, apesar deste último ser bem mais caro. 
Devido a uma lei que incentivava a produção de carros com motores com menos de 1000 cm3, o Chevette ganhou a versão Junior com um motor 999 cm3, em 1993 mudou para Chevette L, que voltou com o motor 1.6. mas este seria o último ano do Chevette, sendo substituído (em preço) pelo Corsa em 1994. A Chevy ficaria até 1985.

31 comments:

augustoleao said...

Nossa! Fantástico, du.

Adorei essa traseira alta e agressiva. Adorei a GP, principalmente as rodas dele. Pra mim, o mais bonito deles foi a Marajó, pois adoro carros SW e realmente a perua ficou muito bela.
A picape poderia aguentar muita carga aparentemente com muito luxo e sofisticação.A versão hatch ficou bem bonita, e com o estilo parecido com o Brava, da Fiat.

Parabéns , cada vez mais você se supera!!!!

Augusto

skyline- said...

Du, eu gostaria da parabeniza-lo pelo trabalho e fazer um pitaco e um desafio:
Poderia fazer um update com o chevette com frente 83, com agrade modelo atual GM?

O desafio seria o seguinte: fazer um pitaco digital, ou facelift, no civic 2012 (o recem lançado) já que ele nao agradou à maioria, deixando-o um pouco mais ousado e atraente. (sugestão: inspirar a frente no CRZ)

Rodrigo Losano said...

muito bom Du, eu ja tinha visto no CD mas tava muito pequeno e eu queria ver no blog, cara voce se superou , o chevette sedan achei meio conservador mas bem(e bota bem nisso) melhor que o agile .
mas o resto eu adorei , principalmente o cupe e a perua .
tambem queria pedir algo , a ford tem a courier que parou no tempó a 10 anos ,eu queria ver ela reestilizada com o novo desenho da ford !!!(mais uma coisa aquela 1° foto ta perfeita)

vc poderia fazer e valeu cara vc ta de parabens

augustoleao said...

Boas idéias Skyline, eu realmente odiei o new civic, a única coisa dele que achei bonito foi a lanterna do Civic Si.

Abraços, Augusto.

Du said...

Por coincidência eu estou fazendo a Courier.

O desenho do Chevette 83 é muito comum, sem características marcantes. Não ficaria muito legal.

Sobre o Civic é melhor esperarmos ser lançado aqui.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

mesmo que cometessem o sacrilégio de lançar esse modelo com tração dianteira, ainda assim acho que se o agile saísse de linha não iria ter quem sentisse falta...

Victor De Facci said...

Só falto o interior fiquei com curiosidade como ficaria!

Parabens

Nanael Soubaim said...

Bicho, ficou do balacobaco, uma brasa mora! Titia Denise ficaria até emocionada.
Ficou moderno e com cara de Chevette. Quando ao estilo "conservador", é este o charme dele! Linhas limpas, discretas, onde qualquer adereço chama atenção.
Ele, se fosse produzido, teria facilmente tração traseira. O ferramental da S10 seria adaptado sem dificuldades, bastaria colocar a suspensão "A", que prefiro à McPerson, também na traseira e homocinéticas em vez de eixo rígido. Com isto a Chevy poderia ser 750 em vez de 500, até com opção 4X4... O que já a vi fazendo com seus 72cv e meia tonelada no lombo, em aclive e na lama, é de dar medo à Monstrana. Imagino uma Chevy 750 off road.
O GP e o SR atenderiam a públicos diferentes. O SR é mais luxuoso, prático, poderia receber o Vortec. O GP seria um puro-sangue com o 307", que agora pode receber calibragem para uso bicombustível.
O entreeixos cresceu, nota-se. O sedan seria o novo queridinho dos taxistas, suponho que com Cx 0,30 no máximo, com estas rodas rentes à lateral. Uma versão eléctrica, com baterias de Níquel-Hidreto metálico/polímero, poderia ser opcional no top de linha.

Ronaldo said...

Excelente, Eduardo!!!! Nota 10!!!!!

Henrique said...

Du. Parabéns pelas releituras. Embora eu ache que o chevette não é seu melhor trabalho, gostaria de comentar um grande mérito seu que é a fundamentação do seu trabalho;
Notei que você usou a mesma roda de aço preta com um trim (anel) no chevette que você usou nas releituras do Opala/Caravan. Realmente muito bom, primeiro, porque nos primordios do Tunning no final dos anos 80 e inicio dos 90, muita gente dava musculos de opala aos Chevettes (da geração do Chevette Jr.), outro link interessante é que esta roda é usada no novo Camaro (e Fabricada no Brasil), que no caso sempre foi uma referencia direta para o Opala.
Meus parabéns por este cuidado na identidade dos seus trabalhos.

Raí Carlos said...

Aí Du, Ficaram show estes carros, você deveria enviar seus projetos as montadoras, eu adoraria ver esse Chevette no lugar do Agile, creio que eu e muita gente também, rsrs, você seria o designer mais popular do Brasil, rsrs !!! parabéns !!!

New Genius said...

Du, tudo bem?
Esta é a sua primeira releitura relativamente feia que você fez!
Por um acaso, não está estagiando, trabalhando ou freela para GM?
Brincadeiras a parte, sei o trabalho danado seu para publicar as mesmas.
Um abraço Du!!!

[spk]Leone said...

9/10
FIcou muito legal, lembra bem o carro original e a traseira ficou show, boa escola de farol, mas as roda, e as linhas retas demais deixaram o carro quadradão, lembra o perfil do logan, e o farol dianteiro esta muito parecido com o do Ford T, um dos carros mais quadradões que voce ja fez, contudo, esta harmonico e simpatico.

Elker.C said...

Iria vender mais que agua! O.o

Nanael Soubaim said...

Poderia haver uma releitura da Besta? Parar de trazê-la foi a pior e mqais besta idéia da Kia. Era a única amiguinha séria da Kombi, que com seu fim ficou de luto esquizofrênico e agora só usa branco.

Forever ACNE said...

Não gostei, achei pouco parecido, e não lembra o chevette.

Na minha opinião, ficou feio
Parece feito nas pressas.
Sem sombra de duvidas, a releitura mais feia e sem sentido feita.

Admiro muito seu trabalho, tanto é que estou aprendendo 3d só para começar a praticar, e adoro carros

Quem sabe no futuro teremos "empresas virtuais" concorrentes

Du said...

Bom, em primeiro lugar obrigado por gostar dos meus trabalhos, e claro, ninguem é obrigado a gostar de todos eles.

Mas um pouco de educação nos comentários é bom. :D

Rafael said...

Du, esse Chevette com um motor forte - ainda que seja na nova onda do downsizing - iria fazer a alegria da galera. Bem amarelo e preto como você o colocou. Um motor 1.4 da Montana com compressor poderia fazê-lo um ótimo custo-benefício!

Ótimo rever esse carro por aqui!

Sempre um prazer rever teu site!

Abraços!

El Misionero Matsuura Junichiro said...

Os bichinhos ficaram do "carvalho". Mas, motor transversal com tração dianteira, fala sério. CHEGA!!!! Faz os carrinhos com tração dianteira. Pode até fazer uma versão híbrida, ou "eletrodoméstica" mesmo. Bota um motorzinho Ecotec 2.4 16v biturbo no GP, e no SR, e vai ficar show de bola.

Packa said...

viu
cara seu chevette fiko muito massa cara
sempre admirei seus trabalhos
e queria te dar um dica sobre alguns carros novos q surgira e naum me agradaram muito por exemplo
fazer uma montana
mas naum com a frente do agile
tentar fazer uma com as frentes do celta (o celta de farois retangulares e o novo)
e tbm uma courier da ford
fiel ao fiesta como nos modelos antigos falo du

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

aquele motor ecotec 2.0 turbo com injeção direta e 260hp ficaria perfeita, principalmente com tração traseira...

luckpaes said...

Du, não desmerecendo seu trabalho, mas qualquer coisa ultimamente fica melhor que os desenhos da Chevrolet. Acabei de ver a projeção do futuro Cobalt no Auto Segredos e no fim o seu Chevette está muito mais bonito.

Abraços

Luciano

Irmãos Carro de Pau said...

Olá. tenho um blog, irmãos carro de pau e gostaria de sua permissão para utilizar as imagens da releitura do chevete e do fusca num post que irei publicar. Obrigado.

Du said...

Vai em frente

JL Baterias & Cia said...

Parabéns... achei muito legal seus desenhos, principalmente os baseados no chevette dos anos 70

Muito sucesso para você

E sempre que tiver uma novidade pode mandar para nos que publicamos em nosso site

Luis Antonio Mascellaro
Pres. Chevette Clube do Brasil

JL Baterias & Cia said...

Parabéns pelo seu trabalho.

Todos do clube gostaram muito

Principalmente os primeiros desenhos baseados nos anos 70 com a traseira do camaro

Abcs
Luis Antonio Mascellaro
Pres Chevette Clube do Brasil

Matheus Klein Schaefer said...
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Dielson Fernando said...

Incrivel somente você poderia fazer este velhinho ficar novinho......parabens pelo trabalho

☺ João Marcos (JotsMigra) ☺ said...

Quanto tempo você leva para fazer uma projeção?
Você usa a base de um carro ou cria tudo no 3d max?
É dificil?

George Karoleski said...

Gostei muito dessa releitura do Chevette... Aquela feita anteriormente, acho que em razão do software usado na época, não ficava com aparência de real como essa releitura... Achei interessante a inserção da nova identidade visual da GM... Mas na minha opinião acabou tirando um pouco da identificação do chevette... Sou apaixonado pela marca e, possuo um Vectra 2011 e um chevette 1976, que estou reformando... Caso a GM resolvesse ressucitar o modelo, com certeza seria sucesso, ainda mais se ela se baseasse nos seus ensaios!

Marcos said...

Amigo, Parabens, o projeto dos novos Chevettes ficaram banaca, muito bem feito. E se vc fizesse um dos modelos lembrando o Chevette Tubarao ate o modelo 77? Esse modelo ficou na memoria, ate hoje eh um dos modelos mais procurados, em questao de carros antigos. Um dica amigo. Obrigado.. e Parabens novamente..