19.3.11

Made in Japan

O Japão está passando por momentos difíceis, presto a minha solidariedade a esse povo criativo relacionando os esportivos japoneses mais admiráveis em minha humilde opinião (opinião pessoal)...
Acura/Honda NSX - Pra mim foi o mais memorável e belo esportivo japonês de todos os tempos, carroceria de alumínio e motor V6 de 3000cc, tinha linhas elegantes e a cabine era preta dando a impressão de ser toda de vidro,  mas não causou tanto furor no seu lançamento em 1989, talvez porque o mundo ainda não acreditava nos esportivos japoneses. E ainda teve uns "pitacos" de Ayrton Senna em seu desenvolvimento que ajudaram a tornar o carro uma lenda.

Datsun/Nissan 240z - Foi o primeiro carro "Z" do fabricante japonês, um belo coupé lançado em 1970, foi exportado para os Estados Unidos, mas devido a problemas de ferrugem a maioria deles já não existem mais.
Toyota 2000GT - Lançado em 1967 o 2000GT fez mais ou menos o que a Honda fez com o NSX 20 anos depois. Só pra ter uma idéia a revista Road and Track o comparou com o Porsche 911. O carro é muito raro, pois ficou apenas 3 anos em produção. A minha comparação é meio louca mas acho ele um misto de Ferrari Daytona, Corvette Mako Shark e Jaguar E-type.

Mazda MX5 Miata - Seu atrativo não era tanto a potência e sim a diversão,  o Miata trouxe de volta a emoção dos roadsters 2 lugares a um preço atraente.

Nissan 300ZX - A Nissan realmente tem uma tradição em esportivos, o 300ZX (era chamado Fairlady Z no Japão) tinha um motor V6 Twin-Turbo de 3000 cc, oferecia excelente desempenho e ainda saía mais em conta que os tradicionais esportivos europeus.

Mitsubishi 3000 GT - A década de 90 foi produtiva para os esportivos japoneses, chamado de GTO no Japão, o Mitsubishi 3000GT era um carro interessante, tinha tração e direção nas quatro rodas e cheio de inovações técnicas, era um capeta!


Mazda RX7 - Principalmente em sua terceira geração era um carro excitante tanto em suas linhas curvas como em desempenho, seu motor Wankel de 1300 cc, aliado a dois turbo-compressores elevavam sua potência a 255 hps.

Nissan Skyline GT-R - Esse já se tornou uma lenda, apesar de seu estilo coupé convencional, em sua décima geração tinha um 6 cilindros em linha de 2600cc biturbo e tração nas quatro rodas.  Além de tudo isso o carro era de fácil preparação e algumas delas chegavam a 1200 hps. Era o Opala japonês.

Nissan 350Z - Penúltimo exemplar da linha Z,  ele era mais curto que seus antecessores, seu formato lembra levemente um Porsche, joguei muito NFS com esse carro.
Lexus LFA - O visual é estranho, o nome idem, mas é radical e seu V10 de 560 cv promete ser a sensação da década de 10.


Mas Du, você esqueceu do Nissan GT-R....    não curto muito aquele não.

20 comments:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

eu curto o mx-5 e o 350z em termos de design, mas o skyline gt-r r34 ainda é uma grande referência em termos de mecânica...

ZERO II said...

Rapaz, como é que vc pode não curtir o GTR... Kkkkk... Isso merecia cadeia!

Eu ainda podia acrescentar Subaru Impreza WRX e Lancer Evo 3,4 e 10 (pra mim, os melhores. O resto é feio).

Muito bom o posto, principalmente pelo NSX ta no topo! Sou mais ele do que qualquer italiano!

Du said...

É que gosto de limitar a lista a 10, mas claro, tem muito mais carro legal que gostaria de ter colocado aí.

O GTR é um foguete, mas visualmente não me impressionou muito.

Victor Braga e Bravo said...

Decada be 90 realmente trouxe os melhores esportivos japoneses. Todos esses aí já serão clássicos!

Ronaldo said...

Belos Modelos, Eduardo!!!!! Os Japoneses
são craques em fabricar carros esportivos!
Nota 10!!!!!!

EDSON said...

DU, ENTENDI TUA OPÇÃO POR APENAS 10 CARROS, MAS LEMBRO DO MITSUBISHI ECLIPSE COM SEU MOTOR TURBO E QUE FOI o CARRO DE MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO QUE APARECEU POR AQUI. TIVE UM E CHEGUEI A ANDAR A 200KM/H NA FREEWAY DO RS E EM ALGUMAS RETAS DE BR101 AQUI EM SC. PARECIA ESTAR A 80. FIRME E SEGURO.
UM ABRAÇO , EDSON

Du said...

Eclipse era legal também, quem quiser lembrar de mais carros que comentem.

Fabiano said...

Toyota Supra.

Tadeu Ramos said...

Po a Mitsubishi poderia lançar o 4000gt,o 3000gt era demais, mas de acordo com a nova politica da empresa até o Lancer Evolution vai sair de linha. O Skyline R34 é A lenda dos superespotivos japoneses, o R35(Nissan GTR) é mais potente, anda tanto quando um porsche 911 turbo tendo mais que o dobro de peso, mas o lendario, e mais bonito na minha opinião, é o R34

Cleiton said...

Eduardo, faltou os Mitsubishi Eclipse... Afinal, fizeram muito sucesso aqui!

Washington Sidney said...

Concordo que o nissan GT-R atual não é muito interessante, pelo menos pra quem curte a história do carro. Afinal o carro perdeu o motor seis em linha, a opção do sedan 4 portas, o nome Skyline e um pouco da identidade. Só acho interessante até o R-34.

Nanael Soubaim said...

Tadeu, a Mitsubishi desmentiu que o Lancer será descontinuado, era boato. Ele terá é uma nova geração, com um motor na eléctrico tracionando a traseira e o à combustão que tracioanando só a dianteira. Podemos esperar um campeão de arrancadas desta equação.
Da lista eu ficaria com o Miata, não dou a mínima para "adrenalina" mesmo. Mas gostaria é de ver uma matéria sobre os kei cars, talvez eu mesmo tenha que fazer uma, já que carros familiares despertam tanto desinteresse.

El Misionero Matsuura Junichiro said...

Espero mesmo que a Mitsubishi desista dessa palhaçada de deixar de fabricar carros animalescos, e não passe a fabricar apenas "eletrodomésticos sobre rodas". Alguma fábrica japonesa deveria lançar modelos realmente radicais (entenda-se motores V8/V10/V12/V16, aspirados ou turbo, e com CARA DE MACHO), e, literalmente, mostrar o "dedão" para aqueles malditos gayzistas/feminazistas/econazistas endemoninhados-filhos-do-capeta.

Toshimi said...

Eh uma pena que na sua lista soh caibam 10, faltou o Toyota AE 86 (Hachiroku), o eclipse que tanto despertou a paixao dos brasileiros,mas que na verdade sempre foi americano, os eternos rivais Impreza e Evo, ainda mais os Evo 7 e X que sao literalmente endiabrados, mas nem tudo esta perdido, ainda existem Lexus ISF, Toyota Blade (Corolla hacth com apenas 160 ou 280 cvs)Lexus LFA, Nissan Skyline que ainda tem sua linha cupe e sedan para os pobres (nem tao pobres assim)mortais e o Mazda RX8.
Quanto aos keycars, eh uma boa ideia, mas tbm dauma olhada na dupla Velfire e Alphard da Toyota. Eh uma limusine ou uma Van. Ja uma realidade alternativa com a Toyota seria demais!! Ja tive 2 Vitz / Yaris e ta dificil achar carros do mesmo nivel na categoria aqui.
Abraco e parabens!!!

Toshimi said...

Isso pq eu ja ia me esquecendo dos Nissan Silvia e 180 e Toyotas Chaser e Tourer V que ja fizeram a alegria de muitos brasileiros por aquelas terras. Mas vamos parar se nao vai ter ate key car nessa lista. kkk
Falow

Du said...

Opa, se voces quiserem uma parte 2 é pra já.

Nanael Soubaim said...

Parte 2! Tã-nã-nã! parte 2! Tã-nã-nã!

Tyrano said...

Bela lista Du! Muito bem elaborada. Gosto de todos esses carros.
Acho que só Faltaram o Toyota Sprinter Trueno AE86 (Hachi Roku), os Silvias e seus derivados (180sx e 240sx), Lancer Evolution e Subaru Impreza WRX STI.

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

Cara como vc pode esquecer do Supra!!!

Caco Antibes said...

Também joguei muito NFSU2 com o 350Z. Acho que faltou a primeira geração do Corolla, que era meio "quadradão" e possuía faróis escamoteáveis.