17.5.09

SM

Dessa vez a homenagem é para um belo esportivo que foi fabricado no Brasil na década de 80, o SM conhecido tambem como Santa Matilde. Ele está um pouco maior que o modelo original e imaginei com um 3.6 V6 do Captiva.

A traseira é caida pois mantive o característico formato triangular, aliás, muitos detalhes tem formato triangular como o retrovisor. As lanternas agora são maiores e inclui um brake-light. Usei como base um conceito de um Honda Accord cupe.

Historia do "Santa Matilde"

O SM surgiu em 1975, era fabricado pela Companhia industrial Santa Matilde que fabricava componentes ferroviários e estruturas agrícolas, o carro foi desenhado pela filha do presidente da empresa. Era um carro com linhas elegantes, bem acabado e caro para a época, usava a mecânica do Opala 6 cilindros de 4.100 cm3 em 1980 ganhou uma versão de 4 cilindros do Opala. Em 1984 teve algumas modificações como a traseira mais alta, houve também uma versão conversível. O SM foi produzido até 1988.

36 comments:

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

gostei muito da frente. ficou bem invocada. mais q o original (farol inspirado no skiline?) acho q vc podia ter dado esse ar de invocado pra traseira também q convenhamos o SM não tinha uma traseira bonita.

rafael castro said...

tinha soh q botar a lanterna trasiera mais fina e jogar um laranja pra lembrar a antiga lanterna traseira tricolor... mas algo como uma bola oca laranja, tipo a que o golf esconde mas no caso seria o inverso, mostrando o laranja... outra coisa, nunca vi meus coments aki... nem obtive respostas nas perguntas q fiz... outra perg... ja fez alguma releitura de algum modelo de chevette?

ZERO said...

Releitura não é copiar o anterior não, gente... Os tempos mudam e as tendências também? Ou o Gol continuaria quadrado.

Du, fiquei espantado, viu? Sempre fiquei intrigado com o SM e essa releitura ficou muito linda. Valeu por mais uma obra de arte aí!

Retificando a pergunta do Rafael... Tem Chevette aí?

Nanael Soubaim said...

Eis o Chevette Tubarão:
http://irmaododecio.blogspot.com/2008/12/chevette-o-retorno.html

Ficou supimpa, O SM seria algo bem próximo disso, se ainda fosse produzido.

Du(irmaododecio) said...

Rafael, é estranho, pois libero todos os comentarios aqui, retiro apenas coisas que não falam do blog ou comments repetidos, como spams.

No resultado final tb achei bem semelhante ao Skyline, mas não usei nada dele, foi uma feliz coincidência.

A Lanterna deixei maior, pq daí ficaria muito SM, aí nem precisa fazer releitura ne? rs

Sobre o chevette, é só procurarem por posts mais antigos, o blog tem 3 anos de projeções, é só fuçar. rs

heliofig said...

Du, ficou muito bom mesmo!! Mas tinha o SM 1986, com a traseira um pouco mais destacada (3 volumes mais definidos) que a do modelo anterior (este da foto, 2 volumes), que acho que vc podia desenvolver. No carro original (86 em diante), a traseira mais destacada ficou melhor...

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

a versão 4 cilindros usava turbo, meio que antevendo o downsizing...

Marco said...

Muito bonito o SM. Me lembrou o Skyline de frente. Poderia fazer também um projeção do Brasinca 4200GT nos dias de hoje.

Anonymous said...

Bela releitura. E eu nasci e morei em Três Rios, aonde era fabricado os carros.

Abraços

1k2 said...

Eusugeriria usar como base o Saab turbo. Ele tinha um desenho bem parecido ao Santa Matilde.

ZERO said...

Ô Du, fiquei sabendo que a LADA vai trazer o NIVA de volta esse ano. Mas vai ser o mesmo jipinho de antes, por fora...

O que vc poderia fazer pra dar um tapa pra tirar aquela cara de Guerra Fria que ele tem?

(Vai ter motor Chevy 1.7 com injeção multiponto. 80 cv. E o nome vai ser trocado para LADA 4X4)

Valeu aê! Sucesso!

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

cara agora q eu me toquei.

é necessário fazer uma correção.

o último[ SM foi produzido em 1997.

olhe a história do carro abaixo

http://smclube.com.br/historia_sm.asp

Anonymous said...

Falando em fora de serie... o Miura, tambem era bem legal, teve ateh para choques com gas neon :-))

Atualmente, a industria automolistica brasileira eh um LIXO, ainda bem que tem uns blogs legais como esse para matar a saudade...

Abs

Carlos Galto said...

Pra variar, perfeito!

E o modelo cupê é mais emblemático que o "sedã fake", apesar desse ser mais bonito.

Sabe o que está faltando nos seus desenhos?? Os painéis!!! Hohohohoho... Nem quero te dar mais trabalho...

David Marques said...

Poxa, esse SM resultou numa belíssima releitura, agora só falta versão conversível =DDD

E, falando em SM, eu tinha um colega cujo pai possuia um modelo automático e conversível, o mais raro de todos.

Rellik said...

Quer saber o que ficaria legal???? Se você fizesse uma releitura desse carro super-híper-ultra-máxi-mega VIAJANDAÇO. Em vez do motor V6 do Captiva, imagina logo um motor V10, V12, ou até mesmo um motor V16. Outra releitura legal seria a dos Miúra Saga, 787, ou X8. Mas em versões equipadas com motor GM 4.1 ou um V8 (que, infelizmente, não existem...). Ficariam bem mais legais que os motores VW AP 1800/2000 que normalmente os equipavam. Poderia também fazer uma releitura do Hofstetter equipado com o GM 4.1 ou um V8.

Neto said...

Me diz uma coisa, onde acharia um V16? ta viajando rapaz? rsrs

Marlo said...

Cada vez que as montadoras (oficiais) fazem um Face lift em seus carros penso. Lá vem uma porcaria. Poxa ! Até eu faria um trabalho melhor. Ai quando abro seu blog fico admirado. Como que elas (as montadoras) nõa te contratam a peso de ouro e largam seus porjetos na tua mão. Eu faria isso. MUITO LEGAL ! Parabéns. Faz também de ônibus ?

Demócrito said...

Amigos tenho um SM a 12 anos ... para mim é o carro ... gostei bastante da sugestão, mas a traseira não ficou legal.

1k2 said...

Relik, os únicos que usam motores de 16 cilindros é os Bugatti e a configuração é em W. Como usava a mecanica GM, o Small Block está de bom tamanho e o consumo é até um pouco melhor que o 6 em linha. Se quiser um motorzão a opção mais plebéia é o V-10 do Viper. Quem ainda usa V-12 são os grã-finos da Rolls, Bentley, Aston Martin. A Cadillac, pioneira na configuração, amarelou e desistiu de fabricar um carro com essa configuração.

Unknown said...

É, desse eu não gostei muito. Acho o SM o melhor fora de série brasileiro que foi produzido, mas em sua versão coupé, a partir de 83, que é muito mais bonita. Você se inspirou no modelo de traseira curta, até 83, e ainda tirou uma das principais características do carro, que são os 4 faróis redondos.

Gostaria muito de ver uma releitura do modelo coupé com 4 faróis redondos, e acredito que a maioria dos fãs do carro também.

Du(irmaododecio) said...

Ferrari, voce viu direito a imagem? clique na imagem para ficar maior e verá: farois duplos.

Unknown said...

Emoção não me permite escrever nada agora. Fica para depois. Prazer de ver sonhos sobre as S.Matildes 4100. Grande abraço, ao Freddy Schaeffer, onde quer que ele agora se encontre. Antonio Penafort.

Rellik said...

Resposta para Neto e 1k2:
www.callawaycars.com
Procurem por Cyclone V16. É um começo. Mas os caras juntaram quatro motores de moto Yamaha. Poder-se-ia fazer essa junção com quatro motores Ecotec 2.4 16v. Ficaria um motor Ecotec V16 9.6 64v. Ficaria com 684cv. Tá bom ou quer mais????

Leo said...

Parabens, amigo! ficou LINDO!

estou ansioso para ver o FIAT TIPO remodelado... heheh

Abs!

Anonymous said...

cara, fiquei sabendo que tentaram te processar por uso indevido de imagem. a volkswagen é uma puta mesmo! me processem.

Alexandre Guerrero said...

Sou fã da SM modelo 1986, qual já tive uma e era apoixonado por ela. O modelo proposto ficou bacana, mas falta alguma coisa para realmente caracterizar a SM com aquela frente comprida e envocada. A versão hatch não era bonita, e você fez mágica no seu desenho, porém acho que você usou a mesma trazeira nas duas versões. Seria interessante esticar um pouco mais uma das traseiras. Gostaria de ver o resultado vindo das suas mãos. Parabéns, estou surpreso com tanta criatividade. DEZ!!!

Unknown said...

Eu tenho um exemplar 1989, dos últimos fabricados. Os faróis já são quadrados, mas mantém a característica de todo SM na frente que é ter 06 faróis. Dois de milha, dois de neblina e dois normais. A traseira também é diferente dessa releitura, e também diferente da 86. É mais empinada. Paralamas e teto também ficaram mais arredondados. Mas gostei demais dessa projeção. Virou papel de parede em meu trabalho. Se tivesse muita grana reativaria esse projeto. Não há muito o que investir.

Rellik said...

Dr. Marlo, até a "véia" (minha sogra), que é analfabeta de carteirinha, faz um desenho melhor que os face lifts das montadoras. É claro se eles deixarem os face lifts a cargo do Du, NÃO VAI TER PRA NINGUÉM!!!! Eles vão olhar, e pensar: Como foi que a gente não chamou esse cara antes????

Kainan Mews said...

OLÁ, PARABENS PELO O TRABALHO.
BEM QUE PODERIA FAZER O NOVO MIURA SPORT ATÉ 1979 QUE AINDA TEM O VIDRO BOLHA NA TAMPA DA MALA. TAMBEM PODERIA FAZER O NOOV BIANCO.
UM ABRAÇO
E CONTINUE COM SEUS BELOS TRABALHOS.

balenpro said...

Bah, e eu tenho um SM interasso 1980, to orgulhoso! muito bom

romildo said...

O Santa Matilde, na minha opinião tem um problema de design que é a harmonia da frente com a trazeira. Nessa releitura a frente ficou legal, mas a trazeira ainda peca no design das lanternas e um pouco da suavisação do porta malas.
Mais uma vez sugiro a releitura do MIURA X8, SAGA E TARGA.

Unknown said...

Amanhã, 15/8/2010, no Museu Linhares, São Cristovão, Rio, será apresentada a SM 5.0 carro de Sonho, por mim concebida em 1976, em miniatura fase Um, interpretada, pelo artista de exceção, C.Moreira. Caso não haja, o evento mensal, por cancelamento motivado por chuva no início da manhã, a exibição em estréia, será às 11:30; no bar ao lado da delegacia, muito próximo ao Museu.
ABS,
Penafort Pinto Queiros.

Lore Vidros said...

Cara ficou demai, possuo 5 Santas e se você permitisse gostaria de tentar montar um copiando seu designe, posso. Cláudio BSB.
Obs Por favor corrija meu id para CláudioSm4100

Du Oliveira said...

Fique a vontado, só que é um carro bem diferente do original

jcbarbosamail said...

Quero comprar uma já!
Parabéns pelo belo design.
Saudade da minha...
Abraço.