1.8.11

Artistas IDD (Agosto 2011) Tema: Carro do passado

Carros que fizeram história no passado, esse foi o tema desse mês e o pessoal mandou trabalhos inspirados, como a picape CS1200 do Cristiano Souza. Para o tema livre o destaque vai para a Silverado feita à lápis pelo Raphael Sachini...



E aí Du!

Mando o carro dos anos 70 conforme o desafio.

Sobre a "barca", ela foi feita em conjunto com o amigo Icaro Nunes. Pensamos em um muscle, mas a ideia não vingou, então sugeri ao Icaro um sedan que rivalizasse com o Opala e carros dessa época. E, na ideia de um rival para o chevrolet, nasceu o Akira, um sedan que surgiu para tirar o trono do Opalão. O modelo foi feito para as duas montadoras, a Azzuz, a minha, e a Grecko, do Icaro.

O modelo diponibilizava motores 2.4 de 90 cv e um 3.6 de 150 cv. Eles faziam, respectivamente, 8km/l e 10 km/l. O Azzuz/Grecko Akira nasceu em 1970 e teve sua produção encerrada em 1985, totalizando mais de 800 mil unidades vendidas cada versão.


Forte abraço!

Giovane Silva e Ícaro Nunes


 Primeiramente eu queria agradecer novamente o espaço cedido pelo Du, e dar um alô à todo pessoal que participou também do Artistas de Plantão.
Agora vamos lá, o primeiro tinha me inspirado no calhambeque, tinha feito meio que um fusca, mas daí no final de isso aí, rs.
E o outro seria um concorrente do Simca Chambord. Valeu.

Luiz Querino (bloggerluiz.blogspot.com)

Como o tema pedido foi vintage cars, enviei um para o tema específico e outro para o livre, mas mantendo o foco em carros antigos. O carro que participa do tema especifico nomeei de B Speedster 35, com desenho parecido dos speedsters de época. Como sou meio leigo no assunto, não sei se o design ficou original, mas pelo menos achei bonito. Quanto ao carro de tema livre, trata-se de um Ford Coupe de 1949 customizado levemente, com teto rebaixado em vinil branco e alguns detalhes pintados em branco para contrastar com o vermelho/vinho metálico, com direito a muito cromado nos para-choques.
Victor Braga e Bravo (www.aartedopaint.blogspot.com)

 

Olá Dú tudo bem? Hoje eu te mando um grande clássico moderno dos anos 80 é o Fatara Nascimento 80 Ubetcha II com um propulsor V8 5.2 16V de 280cv ele tem cara de Cadillac, coração de Chrysler e alma de Seville, ele parte de Cr$ 78.000.00 e ele foi o primeiro nacional com Aribag e ABS de série. Essa máquina futurista tem faixas, maçanetas, rodas, emblemas e grades douradas como um bom carro dos anos 80. E como ele é um semi-americano ele tem setas traseiras vermelhas, antenas retráteis, porta malas de pressão e um teto solar elétrico. Esta é a versão Angel of light (anjo de luz) que concorre com o Opala diplomata e o Santana 2000, a outra é a The Commodores (isso mesmo o grupo musical) para concorrer é claro com o Opala Comodoro e o Santana 1800. ele tem um câmbio automático de 5 marchas CVT (é esse carro foi teletransportado do futuro) que fica na coluna de direção, com um ar condicionado digital, retrovisor crômico, painél digital, Rádio Alpine super tape select (armazenador e reprodutor de fitas tape), computador de bordo, comandos do porta malas, dos vidros, retrovisores e modo sport e warm no painel, alavanca do limpador dianteiro do lado esquerdo, bancos de couro creme com ajuste elétrico com memória, freio de estacionamento do lado esquerdo. muito obrigado por ler e ver meus desenhos. Fatara Nascimento Você Nasceu Para Brilhar.
Cláudio Fatara.




Olá,Du!

Esse é o Keen,o muscle-car vendido pela JM(João Motors) na década de 60-70.Seu motor era um potente 6.2 V8(o mesmo do Camaro).Na época,o que mais influenciou as vendas foi sua cor,muito chamativa.Esse modelo inspirou o Hatch médio 2012 de 5 portas da João Motors,Kiney,e sua varíante sedan,Kiney Plus.Pode-se ver que o Kiney Plus tem um visual diferenciado do Kiney hatch.Sei que as projeções ficaram horriveis.Não sei se foi o Paint mesmo,ou fui eu,mas eu ficaria muito agradecido de vê-las no Artistas de Plantão!Eu gostaria mesmo que você publicasse apenas o Keen.

Abraços!
João Marcos Macedo Gonçalves (jmprojecoes.blogspot.com)
 
E aí beleza!
Desculpe enviar todos os projetos de uma vez só mas são os carros que eu ajudei meus irmãos à fazer. Segue então os seguintes carros:
Uma Kombi 1953 - Lucas Pinho da Silva
Ford Cobra( ou pelo menos tentamos) 1967 - Kevin Pinho da Silva
Shift T191 1950 - Kleber Pinho da Silva

Obrigado pela atenção.
Kleber Pinho da Silva (http://www.ikleber.blogspot.com)
E ai Du ? beleza? então estou mandando o meu carro deste mes ! segue o texto abaixo:

Foi difícil pensar em modelo para a minha marca, a Losano, mas gostei do resultado. O losano dellux, a 1°geração de um carro que fez sucesso em todo mundo , foi um carro que utilizava mecânica Renault  mas isso não  influenciou no seu design que mistura elementos de carros europeus e americanos, foi o modelo mais vendido da marca nos anos 70 e por isso virou um clássico.
Fiz essa projeção e acho que foi uma das melhores que já fiz , esse é o Hyundai HB/I15 , que será lançado em 2012 e espero que tenham gostado , para ver mais detalhes vejam o meu blog.
Rodrigo Losano de Camargo (www.artedodede.blogspot.com)
Mando o meu novo (ou antigo se tivesse produzido hehe) Matt Wave, que seria produzido entre 74 e 81, ele teria um V8 488
Mando também essa Mercedes SLS gullwing 1950
Mateus Luiz
Oi Du, esses aqui são meus trabalhos para o Artistas de Plantão Agosto o primeiro é uma picape que foi fabricada pela minha marca fictícia ( CS Motores) nas décadas de 60 e 70, o nome dela é CS 1200. Inspirada nas picapes da época GM Brasil e Ford F-100 ela era a queridinha dos agricultores e fazendeiros daquele tempo, suas principais características são o motor V8, a robustez e o ótimo custo-beneficio. A segunda é uma releitura da 1200 para os dias de hoje.

Obrigado por mais essa oportunidade, um abraço!
Cristiano Sousa, Santa Quitéria do Maranhão - MA (gt-x.blogspot.com)





Quem sou: Designer gráfico a 10 anos e apaixonado por carros, visito o IDD desde muito tempo e a cada vez me pergunto mais e mais por que as montadoras nacionais não fazem nenhuma destas perfeitas releituras, pela primeira vez resolvi participar enviando uma projeção para o tema em questão, espero que gostem.
 
História da marca: a DMS (Donato Motori Società) é uma empresa italiana fundada logo após o fim da 2ª guerra mundia, acabou criando o modelo Selvatico mirando os consumidores europeus amantes dos muscle cars americanos, dotado de um motor V8 de 310 Pol. cubicas com 149 hp, o modelo mantem-se em linha até hoje em uma versão atualizada





Segue em anexo, o tema para o mês de Agosto. " Carro antigo". O trabalho não ficou 100% pq ainda tenho um pouco de dificuldade em trabalhar no sketchup. Más o trabalho q fiz, é uma pick-up ford de 1950.
Fiz uma releitura do Mercedez Benz k500 de 1936, e  este foi o resultado que eu consegui.
Busquei preservar alguns elementos  como por exemplo, os pára-lamas que deixa o veículo bem fiel ao modelo da época.
José Valter dos Santos



A MGM MotorCompany foi uma marca de automóveis brasileira fundada em 1986, e seu primeiro carro foi o M1 HRS 1.6 87. Nasceu como concorrente direto do Gol CL 1.6 e do Fiat Uno. Era um carro confortável como nenhum outro, e seu motor 1.6 era movido à alcoól com 87cv e a gasolina com 76cv. Em 1989, ganhou um novo motor 1.6 16V com turbo e 140 cv, para fazer frente aos Gol GTi e Kadett GSi, mas faltava uma suspensão mais firme e freios mais fortes. E em 1995, quando o Gol ganhou uma nova geração, o M1 mudou de nome para MiniCar e ganhou um novo motor 1.6 a gasolina com 99 cv e um motor 1.0 com inacreditáveis 42 cv para entrar na onda dos 1.000. Mas em 2002, quando todos os seus concorrentes estavam anos luz a frente, o MiniCar teve inúmeros problemas como motores que pegavam fogo em pleno dia de chuva, e quando você o batia em um poste, toda sua dianteira ia parar atrás dos bancos. Foi quando a MGM decidiu tirar o MiniCar/M1 de linha e investir no seu novo modelo compacto: o Celebrate, que aliás, usa a mesma plataforma. Em 2003 nasceu o Celebrate, que por suas baixas vendas, teve sua produção interrompida em Abril desse ano, mas com mais de 500 carros em 26 concessionárias da marca.

Matheus Gr



olá, me chamo victor Rubens e tenho 11 anos, resolvi de ultima hora enviar o projeto do desafio do artista de plantão de seu blog. Ele seria um modelo da fiat, chamado Florence, qual na época concorreria com o opala diplomata. bastante parecido com o diplomata, ele apostaria nas linhas retas para passar um ar de superioridade, e assim ganharia o mercado. O fiat florence seria exclusivo do prasil, já que na época, na europa existiria um modelo pouco menor o regata. Assim em 1992 morreria o fiat Florence e no brasil chegava o tempra.


Victor Rubens
, 11 anos (http://cadanrubens.blogspot.com/)





Fala aê Du, e pessoal do blog. Pra mim esse foi o desafio mais difícil que eu já participei aqui no blog, como eu não desenho muitos carros antigos, tive que me inspirar em alguns modelos, mas o bom é que minha marca ganhou mais de 40 anos com isso, rsrs. Bom, o primeiro é o "Rc Gold" primeiro carro produzido pela marca, em 1960, que nasceu como o concorrente nacional do Corvette C1 de 1953, e por conta de sua produção em pré nos anos dourados do rádio no Brasil, vinha com um moderno rádio AM (rsrs) e ficou conhecido por ser usado pelos locutores da época. O segundo é o "Rc Jordany" produzido na década de 70, apresentava linhas mais retas, assim como as Lamborghinis, Alfa Romeos e outros esportivos da época. Sendo o primeiro carro a ser importado pela marca, sempre ficará registrado em sua história, principalmente por ser concorrente acíduo de carros como o Alfa Romeo Montreal, Lamborghini Urraco entre outros. Espero que tenham gostado, abraço a todos, e mais uma vez, obrigado pelo espaço Du !!!

Raí Carlos



Bom, estou te enviando o meu projeto para o artistas de agosto. Não sei como, mas parece que eu adivinhei o tema, e fiz este desenho alguns dias atrás...
É o BMM Painkiller 666 de 1970;com o fantástico V8 de 666 polegadas, ou 10,8 litros.
Suspensão independente nas 4 rodas, freios a disco nas rodas dianteiras e tambor com servo freio nas traseiras.
O motor rende 850 cavalos, com 2 Holley quádruplos e supercharger Eaton, câmbio ZF de 5 marchas.
Era O Muscle Car.
Fazia de 0-100 em 4 segundos, chegava a 260 km/h.

Renan Maia
 


Estou encaminhando meus desenhos feitos no Paint, queria muito, mas muito mesmo, saber usar este programa incrível que você usa!... mas por enquanto envio esses trabalhos, mais simples!


A Muito tempo, ainda na adolescência, eu inventei a marca "HOT"... e fiz várias linhas de modelo, mas nunca havia pensado numa estória para a marca... e como passei a desenhar nos anos 90, o estilo era em dia com isso... porém topei o desafio, e imaginei, para a linha de modelos "compactos-premium" Cosier, um modelo e suas variantes dos anos 70... até penso que modernos para a época.


Breve descritivo dos modelos...


arquivo Hot Cosier 01
Hot Cosier hatch - com motor 1.5, 4 portas, acabamento cromado, na imagem a versão Free
Hot Cosier sedan - com motor 1.8, 4 portas, acabamento cromado, na imagem a versão Luxury
Hot Cosier wagon - com motor 1.8, 4 portas, acabamento cromado, na imagem a versão Luxury


arquivo Hot Cosier 02
Hot Cosier picape - com motor 1.5, acabamento cromado, na imagem a versão Verano
Hot Cosier cargo - com motor 1.8, acabamento mais simples, baú para carga com capacidade de 700kg, versão CH
Hot Cosier hatch - com motor 1.8, acabamento esportivo, versão GTS
Hot Cosier hatch - modelo 2009, com motor 1.6 flex, versão LXS (equivalente a Luxury), 4 portas, led nos faróis da frente (opcional)
Eu ainda não tenho um blogspot, mas pretendo criar, agora com idéia de estória da marca... mandei a imagem do modelo atualizado, apenas para uma idéia de como é a linha atual.
a característica principal da marca Hot é a grade que invade parte dos faróis da frente... 


Marcelo Oliveira



Olá Eduardo! Fiz ontem essa Silverado estilo americano que roda pelas ruas do nosso país. O dono dela teve que tornear a roda de 22,5`para 22`por causa dos pneus perfil baixo, deu trabalho pra ele montar tudo em seu devido lugar e pra eu desenhar também passei 5 dias fazendo. Gostei do resultado final, se vc quiser postar no Artistas de Plantão ficarei feliz de dividir com quem gosta esta meu novo xodó.

Grande abraço de um grande admirador de seus trabalhos,
Raphael Sachini

Olá pessoal,

acesso bastante o blog de vcs, gosto muito de carros e resolvi fazer um sketch.

Trata-se de um Honda Civic que havia desenhado antes mesmo de conhecer a nova versão 2012 (esta que chega ainda esse ano).

Se achar bacana, fiquem a vontade para publicar no blog. Seria uma honra.

Valeu.

Diego Mendes



olá, senhor eduardo

como vai? meu nome é filipe brito, tenho 22 anos, me formei em radio e tv, mas gosto muito de carros e me meto a desenhá-los às vezes. desde pequeno acompanho publicações sobre o assunto, pois meu pai também é amante da coisa. ele ja assinou 4 rodas, motor show, auto esporte e carros (auto esporte e quatro rodas simultaneamente) rs, sendo que no caso da quatro, ja achei revistas lá em casa de meados dos anos oitenta. mas nada disso importa tanto. sempre gostei dos desenhos dos carros (digo isso porque não entendo tão bem de mecânica, embora tenha uma noçãozinha) e sempre desenhei carros inventados... sempre de perfil. outro dia deu vontade de desenhar um, mas tava sem papel nem lápis em casa, entao fiz no corel, programa o qual domino relativamente bem. é um sedan sem nome, de porte médio etc. ta meio inacabado, sem pintar e tal, mas as formas sao essas ai. se quiser, posso mandar um arquivo em corel depois. a proposito, ja comentei algumas vezes no seu blog, acompanho-o com uma certa frequência, devo entrar umas duas vezes por mes, é o suficiente pra sempre estar atualizado, porque ce não anda postando tanto assim, mas isso não é so uma puxação de saco rs, é pra lhe dizer que aprecio seu trabalho. acho muito bacanas algumas de suas interpretações de modelos antigos e de palpites para os atuais, assim como não vou tanto com a cara de um ou outro trabalho que faz, mas isso é somente um problema meu rs.

abraços
Filipe Lima Brito
 


Se eu pudesse fazer um Opala, seria igual essa ai, um 1980, e no motor eu iria colocar uma turbina garrett 50, regulada com 0,6 bar de pressão e o carburador seria weber 446 e comando de valvulas de 278 graus, dutos do cabeçote polidos, o sistema de ignição seria de marca procab com 9,5mm de diametro.Já a bomba de combustivel seria do gol GTi e instalaria outro ventilador no radiador.A caixa de cambio seria o do Opala 250-S.E por ultimo um coletor 6X2 para encrementar o som do Opala.O Opala ficaria com cerca de 250 cc.
Matheus


Olá, apresento pra vocês 2 carros da década de 90, uma VW Saveiro e um VW Voyage, ambos 2 portas, eles estão com um jogo de rodas Orbital aro 17" na Saveiro e do Audi A3 aro 17" no Voyage. Ambos impulsionados poe um propusor famoso VW AP, na configuração 1.9 turbo, forjado e injetado com injeção programável. E é isso, obrigado pelo espaço aberto no blog.
Rodrigo Alves dos Santos


É isso, vamos para um desafio maior para o mes que vêm, pode ser um CAMINHÃO? de leve a pesado, como quiserem.

Regulamento para envio dos trabalhos, ninguém lê mesmo, mas fica registrado, rs.
  •     Enviar no máximo 2 trabalhos, caso ultrapasse essa quantidade pode encaixa-los em uma mesma imagem, só serão publicadas essas 2 imagens.
  •     Imagem deve ser no formato .jpeg com largura entre 800 a 1600 pixels.
  •     Não colocar logomarca de montadora existente simulando uma  publicidade, exceto na grade.
  •     O trabalho deve ser da própria pessoa (projeção, desenho livre, modelagem, etc...)  com assunto referente a carros ou veículos em geral. Os carros podem ser modelos já existentes ou inventados pelo autor.
  •     Colocar o nome do autor e/ou o link de seu blog/site na imagem, e-mail também é válido (caso o desenho não esteja com o nome do autor, corre o risco de não ser publicado.
  •     Junto com a imagem, enviar um pequeno texto explicando sobre o projeto.
  •     O título do e-mail deve ser "Artistas"

    Lembrar de enviar o nome do autor e se for blogueiro envie o link.

    O e-mail para envio é: irmaododecio@gmail.com



Agradeço a todos que colaboraram, e caso eu tenha esquecido de algúem, por favor me avisem.

Abraços,
Du Oliveira

13 comments:

Victor Braga e Bravo said...

Estou vendo uma "explosão" em desenhos no Paint aqui. É bom ver que o programinha está ganhando fama. Destaques achei o do Rodrigo Alves, que ficou com um estilo original, José Valter acertando bem nas perspectivas e na originalidade da Merça e o SL do Mateus. Fora do paint também teve muitos trabalhos bacanas, como o do Cristiano Souza, a Silverado com qualidade de cair o queixo de Raphael e do amigo Giovane em paceria com o Icaro.

Cristiano Sousa said...

Nossa, só tem trabalho massa. A Saveiro e a Parati do Rodrigo ficaram show de bola, legal também o Opalinha do Mateus, O Raphael manda muito bem no desenho, parabéns, o Victor como sempre abafando, parabéns também a Giovane e Icaro, ao Luiz que manda muito no desenho, João Marcos, Kleber, Rodrigo, Thiago, José, Matheus Gr manja muito de Paint, o Victor meu parceiro de blog, Raí,Diego, Renan, Marcelo, todo mundo mandou bem esse mês, parabéns a todos. Já vou preparam meu pesado. Valeu pelo destaque Du, um abraço!
Cristiano Sousa
Santa Quitéria - MA

Rodrigo Losano de Camargo said...

primeiro , muito obrigado Du pelo espaço ,e tomara que vc se recupere rapido da tendinite , quero ver o Del rey lindão em (rs)

segundo ,todos os artistas estão de parabens , gostei do carro do cristiano souza , do Giovane Silva ,Icaro Nunes , Victor Braga e Bravo e do Rodrigo Alves dos Santos

Nanael Soubaim said...

Adorei as pin-ups clássicas compondo aqueles dois quadros, mas cadê a da Kombi?

Matheus Gr. said...

Esse BMM Painkiller 666 do Renan Maia foi o avô do desconhecido do Bugatti Veyron ein . . . Realmente teve trabalhos muito legais e muito no paint mesmo, mas agora eu vou tentar fazer algum longe do computador, rsrs

Mateus Luiz said...

só uma coisinha Du, o MATT Wave, e a SLS no paint (feitos por mim) e o Opala 6cc de papel também é de minha autoria:
eu mandava por mateusluizandrade@hotmail.com, mas criei um e-mail para o meu blog MATT designs: mattdesigns@hotmail.com.br e acabei mandando os dois por e-mail diferentes, os desenhos pelo meu e o Opala pelo do blog. Os dois são do blog mateusdesigns.blogspot.com.

Desculpe pela confusão e abraços

Du Oliveira said...

Ok, mas por isso que eu sempre peço pra colocar o nome na imagem.
As vezes cai um e-mail pra mim com o trabalho, descrição e sem nenhum nome, aí complica.

Thiago Donato said...

Que legal, muito bom ver um trabalho publicado no seu blog Dú... ñ sou um designer voltado ao mundo automobilístico, mas aceitei a brincadeira pq sou mt fã do seu blog, parabéns e continue assim... ahhh e até o mês que vem!!!

Raí Carlos said...

Parabéns a todos que participaram esse mês, como disse o Cristiano, realmente todos mandaram muito bem. Os que eu mais gostei foram a releitura da Mercedez feita pelo José e da Silverado do Rafael.iano, realmente todos mandaram muito bem. Os que eu mais gostei foram a releitura da Mercedez feita pelo José e da Silverado do Rafael.

Gabriel Oliveira said...

Prometo que na próxima eu participo,já tenho o desenho do caminhão meio que elaborado.No mais parabens ao autor da silverado,a qualidade está muito boa.

☺ João Marcos☺ said...

Notei varios trabalhos maravilhosos, e a maioria deles foram feitos no Paint.Ja tenho minha idéia para o próximo,Du.Obrigado pelo espaço!

Filipe Brito said...

hahaha caramba, voce postou o desenho e o texto inteiro do email. o texto ta imenso e super chato, mas tudo bem. poxa, obrigado, cara. fiquei feliz mesmo!

legal a ideia do cara la em cima q criou a historia de uma marca. haja imaginação!

Darlan said...

Tenho minhas dúvidas sobre o desenho da Silverado.
Essa é a foto original: http://www.carbritus.com/destaque/silver22/foto32.jpg

Acredito que quem diz que "desenhou" tenha apenas usando alguns recursos do PhotoShop para dar o efeito de desenho à lápis e postou aqui.

Abç.